Urso Russo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

O urso russo (em russo: Русский медведь, transl. Russky medved) é um símbolo difundido (geralmente de um urso pardo europeu-asiático) para a Rússia, usado em caricaturas, artigos e peças dramáticas desde o século XVI[1] relacionado ao Império Russo, à União Soviética e atualmente à Federação Russa. Muitas vezes foi e é usado por ocidentais, originados em caricaturas britânicas e, posteriormente, também usados nos Estados Unidos, e nem sempre em um contexto lisonjeiro — de vez em quando era usado para sugerir que a Rússia é "grande, brutal e desajeitada".

História[editar | editar código-fonte]

A imagem do urso foi em várias ocasiões (especialmente no século XIX) também adotada pelos próprios russos. Tendo o filhote de urso "Misha" como mascote dos Jogos Olímpicos de Moscou em 1980 que evidentemente pretendia combater a imagem do "grande e brutal urso russo" com um filhote de urso pequeno, fofinho e sorridente.

Na Rússia, as associações com a imagem do urso receberam reações relativamente confusas. Por um lado, os próprios russos apreciam o urso por seu poder bruto e astúcia, e os ursos são frequentemente usados como mascotes ou como parte de um design em um logotipo. Por outro lado, o uso excessivo da imagem do urso por estrangeiros que visitaram a Rússia antes do século XX levou a imagem do urso a ser uma espécie de piada privilegiada, postulando que "as ruas russas estão cheias de ursos" como um exemplo de imprecisão factual informações sobre a Rússia.

Após o colapso da União Soviética, houve apoio no parlamento russo para ter um urso como o novo brasão de armas, embora eventualmente tenha sido o brasão da era czarista da águia de duas cabeças que foi restaurada.

Mais tarde, o urso foi considerado o símbolo do Partido Rússia Unida, que domina a política russa desde o início dos anos 2000.

Em sua bem-sucedida campanha de reeleição em 1984, Ronald Reagan usou o motivo do urso no famoso anúncio "Urso na floresta", que alegava reconhecer a existência de uma ameaça soviética e que seu oponente negava sua existência.

Galeria[editar | editar código-fonte]

De dentro da Rússia[editar | editar código-fonte]

Fora da Rússia[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]