Usuário(a):Wilfredor

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Línguas do(a) usuário(a)
pt-4 Este utilizador tem um nível quase nativo de português.
en-3 This user has advanced knowledge of English.
es-N Esta persona tiene una comprensión nativa del español.
fr-4 Cet utilisateur dispose de connaissances proches de la langue maternelle en français.
Utilizadores por língua
Eu sou BRASILEIRO
com muito ORGULHO e
com muito AMOR.

Olá, sou Wilfredor!, anteriormente conhecido como The Photographer nos projetos Wikimedia.

Nasci em uma humilde casa venezuelana na pequena ilha caribenha de Margarita. Apesar de modesta, a casa é um reflexo da rica herança cultural e da beleza que encontro em meu país natal, uma beleza que me inspirou a compartilhar a magnificência da Venezuela com o mundo através da lente da minha câmera.

Meu dia com o movimento Wikimedia começou há mais de uma década e, desde então, contribuí com mais de 40.000 imagens para o Wikimedia Commons. Diferente de muitos, escolhi liberar muitas das minhas fotos para o domínio público, renunciando ao direito de ser creditado quando meu trabalho é compartilhado. Acredito que a mensagem transmitida por uma imagem é mais relevante do que a autoria, uma convicção que tem me guiado em minha jornada fotográfica.

Estacão Ana Rosa do metro de São Paulo

Durante a minha infância, fui fascinado pela natureza que me cercava, especialmente pela pequena primavera que brotava perto de nossa casa, criando um pequeno rio. Este cenário natural era um playground para a minha curiosidade, onde eu desenhava as árvores e iguanas que ali habitavam, ganhando o apelido carinhoso de 'iguana' entre os amigos e familiares.

A despeito das adversidades enfrentadas pela minha família durante a crise econômica na Venezuela nos anos 80, tive a oportunidade de frequentar uma universidade local e me especializar em engenharia de sistemas. Após a graduação, comemorada com a aquisição da minha primeira câmera, uma generosa oferta de minha família, descobri uma nova paixão que complementou minha formação técnica: a fotografia.

Teatro Municipal de São Paulo

Foto de um cenário venezuelano.

Minhas primeiras contribuições ao movimento Wikimedia foram ao projeto Kiwix, um software gratuito que permite acessar a Wikipedia sem conexão com a internet. Esta foi uma iniciativa para levar conhecimento às áreas remotas da Venezuela, amenizando o impacto da censura governamental e da crise humanitária que assola o país.

Posteriormente, voltei minha atenção à fotografia, capturando a essência e os desafios da vida cotidiana na Venezuela. Estas fotografias tornaram-se um meio de protesto pacífico, uma forma de documentar a realidade para as futuras gerações.

Recife, a capital brasileira da desigualdade social

As jornadas para capturar imagens nem sempre foram fáceis. Lembro-me das escaladas aos picos Bolívar e Humboldt, e das viagens a ranchos em Caracas durante protestos anti-governo, desafios que exigiram preparação e coragem, mas que resultaram em fotografias impactantes.

Acredito que cada foto conta uma história, e, ao compartilhar minhas imagens em domínio público, espero inspirar e educar outros sobre a Venezuela, sua cultura e seu povo, mesmo em tempos de adversidade. A minha fotografia é um convite para explorar e entender melhor a complexidade e a beleza do mundo ao nosso redor.

Minhas fotografias foram exibidas em algumas das maiores exposições do mundo, incluindo o Museu Nacional de História Natural da França, a Enciclopédia Britannica, e galerias locais em Maracaibo, apenas para citar alguns. Este reconhecimento, embora gratificante, não se compara à satisfação de contribuir para o movimento Wikimedia e ajudar a promover a missão de compartilhar conhecimento livre com o mundo.

Visite minha galeria !
Mais sobre mim

Algumas imagens em destaque[editar | editar código-fonte]