Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa

A Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (antes conhecida como Usina Hidrelétrica de Itaparica) é uma usina hidrelétrica brasileira localizada na cidade de Petrolândia, no estado de Pernambuco, na divisa com o estado da Bahia. A usina, que pertence à Eletrobras Chesf, foi renomeada em homenagem ao cantor e compositor brasileiro Luiz Gonzaga, o Rei do Baião (1912-1989).[1]

Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga

Características[editar | editar código-fonte]

A hidrelétrica pertence a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Eletrobras Chesf) e esta inserida na bacia hidrográfica do rio São Francisco.

Com capacidade de gerar cerca de 1480 MW, o reservatório acumula quase 11 bilhões de m³ (metros cúbicos) ocupando área de 834 km².[2] A formação do lago inundou áreas da Bahia e Pernambuco antes habitadas por cerca de 10,5 mil famílias que foram reassentadas em 3 cidades e um povoado, em projetos de irrigação que hoje contam com mais de 15.000 hectares em operação.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «​Descrição do Aproveitamento de Luíz Gonzaga». CHESF. Consultado em 20 de julho de 2018.  zero width space character character in |título= at position 1 (ajuda)
  2. Itanotempo. «História da Usina Hidrelétrica de Itaparica». Consultado em 28 de abril de 2010. 
  3. Ministério de Minas e Energia, Governo Federal do Brasil. «Reassentamento de Itaparica». Consultado em 28 de abril de 2010. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]