Usuária:Beria/Wikipedia:Evento futuro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Crystal Clear mimetype txt.png Este ensaio contém conselhos ou opiniões de um ou mais contribuidores da Wikipédia. Ensaios não são políticas nem recomendações, mas podem representar práticas já bem difundidas na comunidade ou ainda pontos de vista de minorias. Sinta-se livre e até encorajado para melhorar a página ou discutir na página de discussão, mas tenha prudência ao considerar esses pontos de vista já previamente trabalhados.

A Wikipédia não é uma bola de cristal, mas O que Wikipédia não é não lista os critérios específicos para relatar a antecipação de um acontecimento futuro. A maior parte desses eventos são "prima facie" não enciclopédicos, porque são verificáveis até que tenham realmente ocorrido. A não ser em casos em que o "planejamento ou preparação para o evento já esteja em andamento", como as Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2010, e que este planejamento ou preparação seja por si só digno de mérito, por exemplo, afetando biografias dos envolvidos. Algumas regras relativas a esta situação são:

Coisas a fazer[editar | editar código-fonte]

  • Você precisa dar espaço para a previsão ou a especulação de que o evento nunca vai acontecer, mesmo que isso seja extremamente controverso politicamente ou socialmente. Isso inclui tecnologias que algumas pessoas realmente gostariam que se tornassem reais, como o Inteligência artificial ou a Imortalidade.
  • Para os eventos programados, o calendário como um todo podem também ser adequado e referenciado. Além de ser apresentado em forma de tabela ou lista dentro do artigo.
  • Da mesma forma, os artigos que mencionam vários planos para atingir o mesmo resultado devem ser fundidos, um artigo sobre uma expedição tripulada a Marte deve ter um título como Aterrissagem humana em Marte, que inclua todos os planos conhecidos de fazer isso, e, a medida que os planos avancem, eles poderiam receber cada um os seu próprio artigo.
  • Em alguns casos há a necessidade de diferenciar as teorias sobre um evento, por exemplo, a Teoria do pico de Hubbert, do evento propriamente dito (pico do petróleo).

Coisas a não fazer[editar | editar código-fonte]

  • Artigos específicos sobre cada parte de uma teoria ou evento futuro.
  • Artigos que sejam especulações ou "histórias" são fontes primárias e portanto inapropriados.

Fonte[editar | editar código-fonte]