Usuária:EricaAzzellini/Testes/40

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página inicialTemplatesMbabel para eleições brasileiras

Narrativas estruturadas para eleições estaduais e municipais brasileiras:

A ferramenta Mbabel também pode ser utilizada para gerar rascunhos estruturados de eleições estaduais e eleições municipais no Brasil. Verbetes sobre eleições tendem a ser muito semelhantes, uma vez devem indicar em quantos turnos se deu aquela eleição, para quais cargos os candidatos estavam concorrendo, quais candidatos foram eleitos e com quantos votos válidos, nulos e brancos, além do partido e das coligações dos candidatos etc. Também são verbetes que ficam mais completos com a inserção de tabelas com os dados dos resultados da eleição.

Com isso, a ferramenta Mbabel pode auxiliar o editor tanto na elaboração de texto quanto de outros recursos de visualização da informação compatíveis com a estrutura de um verbete da Wikipédia. A proposta é disponibilizar à comunidade de usuários uma ferramenta que gera automaticamente rascunhos de verbetes de eleições brasileiras já com tabelas dos resultados das eleições, a fim de reduzir trabalho manual e possíveis erros. Também é um exercício de exploração entre as potenciais integrações entre Wikipédia e Wikidata.

Diferente dos templates de museus, livros e filmes, por exemplo, os rascunhos estruturados de eleições requerem a coordenação de mais de um item Wikidata por vez. Com isso, o usuário deve se atentar para as instruções de uso adequado da funcionalidade do Mbabel para eleições brasileiras descritas nesta prágina.


Como estruturar eleições brasileiras no Wikidata

O Wikidata é um banco de dados estruturado que opera a partir de entidades de itens e propriedades. Itens são marcados pela letra Q, seguida de sequência numérica única (Qid), enquanto que propriedades são marcadas pela letra P, também seguida de sequência numérica própria (Pid). Uma declaração no Wikidata consiste na elaboração semântica de um item a partir do arranjo de propriedades. Qualificadores também auxiliam na atribuição de sentido das declarações.

No Wikidata, as eleições foram organizadas basicamente em um item para a eleição geral e em outros itens ligados a esse com as informações específicas para a eleição de cada cargo, conforme os diagramas nas seções abaixo. Embora a ferramenta Mbabel para eleições brasileiras não faça uso necessariamente de todos os itens no botão para geração de rascunhos automáticos, é importante que todos os itens estejam cadastrados no Wikidata para que aqueles utilizados no botão da ferramenta estejam operando adequadamente, seguindo as normas de estruturação do Wikidata.

O Tribunal Superior Eleitoral disponibiliza dados sobre eleições estaduais e municipais, que podem ser utilizados como fonte no preenchimento de itens no Wikidata.

Os itens que tratam da eleição geral, devem conter as seguintes propriedades cadastradas:

  • P31 instância de (eleição Q40231)
  • P17 país (Brasil Q155)
  • P1001 pertencente à jurisdição (Estado ou município correspondente)
  • P155 precedido por (eleição estadual/municipal anterior)
  • P156 seguido por (eleição estadual/municipal posterior, caso exista)
  • P585 data de ocorrência (ano da eleição)
  • P541 cargo disputado (governador, vice-governador, senador, deputado federal, deputado estadual ou prefeito, vice-prefeito, vereador)
  • P1867 eleitores aptos (quantidade)
  • P527 composto de (indicação de itens no Wikidata de 1º e de 2º turno, sem que haja necessidade de utilização quando possui turno único)

Já os itens que tratam da eleição por cargo, devem conter as seguintes propriedades cadastradas:

  • P31 instância de eleição (Q40231)
  • P361 parte de (eleições estaduais no Acre em 2014 - 1º turno)
  • P17 país Brasil (Q155)
  • P1001 pertencente à jurisdição (Estado ou município correspondente)
  • P585 data de ocorrência (dia, mês e ano)
  • P541 cargo disputado (apenas um cargo: ou senador, ou deputado federal, ou deputado estadual etc.)
  • P991 candidatos eleitos (nome do candidato eleito, com número de votos recebidos, partido e coligação política como qualificadores)
  • P726 candidatos (nome do candidato, com votos recebidos, partido e coligação política como qualificadores)
  • P1867 eleitores aptos (quantidade)
  • P5043 número de abstenções (quantidade)
  • P5044 número de votos nulos (quantidade)
  • P1697 número total de votos válidos (quantidade)
  • P5045 número de votos em branco (quantidade)

Os itens são arranjados entre si a partir da utilização de propriedades como "composto de" (P527), "parte de" (P361), "seguido por" (P156) e "precedido por" (P155). Por exemplo, a Eleição municipal de Açailândia em 2016 (Q61870782) é composta pelos itens Eleição municipal de Açailândia em 2016 para Prefeito (Q61868798) e Eleição municipal de Açailândia em 2016 para Vereador (Q61868593). Da mesma forma, tanto o item sobre a eleição para o cargo de prefeito em Açailândia quanto o item sobre a eleição para o cargo de vereador no município possuem a propriedade "parte de" (P361), que os conecta ao item da eleição geral Q61870782.

Nas eleições em que há segundo turno, é necessário que cada turno tenha um item geral no Wikidata. Tais itens devem ser conectados com itens específicos para a eleição do cargo sujeito à segundo turno. No caso de eleições estaduais, há segundo turno para eleger governadores e seus respectivos vices. Com isso, o item geral do primeiro turno deve como valor na propriedade "instância de"(P31) "turno de votação", com o qualificador "ordem na série - 1" e na propriedade "cargo disputado" (P541) todos os cargos da eleição: governador, vice-governador, senador, deputado federal e deputado estadual como valores. Já no item geral do segundo turno, deve constar como valor na propriedade "instância de "(P31) "turno de votação", com o qualificador "ordem na série - 2" e na propriedade "cargo disputado" (P541) apenas os cargos de governador e de vice-governador como valor. A propriedade "data de ocorrência" (P585) deve constar em ambos os itens, sendo preenchida com dia, mês e ano. Já a mesma propriedade no item geral da eleição deve ser preenchido apenas com o ano no caso de eleições com dois turnos.


Eleições estaduais

A narrativa estruturada de eleições estaduais deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes de eleições na página de testes do editor. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações, de acordo com dados disponíveis em seus respetivos itens estruturados no Wikidata, como data e local da eleição, número de eleitores aptos e de abstenções por turno, quantidade de votos válidos, votos nulos e votos em branco, candidatos, candidatos eleitos e seus respectivos vices (no caso de governadores), partidos e coligações. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são: antecedentes, campanha e análise.

O rascunho estruturado de eleições estaduais contém tabelas automática com os resultados da eleição, introdução estruturada, infocaixa automática, sugestões de seções, referências, navbox e categorias. Cabe ao usuário a devida revisão do rascunho em sua página de testes antes da publicação do verbete no domínio principal.

Nas eleições estaduais, há a possibilidade de segundo turno para eleger os candidatos aos cargos de governador e vice-governador. Os cargos de senador, deputado federal e deputado estadual são decididos na primeira etapa da eleição. Com isso, é necessário verificar as diferenças possíveis na estruturação de dados no Wikidata entre eleições com apenas um turno ou com dois turnos.

Modelo de estruturação de itens no Wikidata para eleição estadual com dois turnos. No exemplo, eleições estaduais no Acre em 2014.

Para que a narrativa seja gerada corretamente, é necessário que o usuário insira os seguintes itens do Wikidata (qids) necessariamente na ordem indicada, chamando por último o template desejado:

  • Eleições estaduais com turno único:
  1. qid_estado
  2. qid_eleição_geral
  3. qid_eleição_gov
  4. qid_eleição_senador
  5. qid_eleição_federal
  6. qid_eleição_estadual
  7. Eleição estadual


  • Eleições estaduais com dois turnos:
  1. qid_estado
  2. qid_eleição_geral
  3. qid_eleição_gov1
  4. qid_eleição_gov2
  5. qid_eleição_senador
  6. qid_eleição_federal
  7. qid_eleição_estadual
  8. Eleição estadual

Abaixo, pode ser executado como exemplo a narrativa estruturada da eleição estadual do Acre em 2014, decidida em dois turnos:

  1. Acre Q40780 (qid_estado)
  2. Eleições estaduais no Acre em 2014 Q17813784 (qid_eleição_geral)
  3. Eleições estaduais no Acre em 2014 para Governador - 1º turno Q51333850(qid_eleição_gov1)
  4. Eleições estaduais no Acre em 2014 para Governador - 2º turno Q51336202(qid_eleição_gov2)
  5. Eleições estaduais no Acre em 2014 para Senador Q51330919(qid_eleição_senador)
  6. Eleições estaduais no Acre em 2014 para Deputado Federal Q51332426(qid_eleição_federal)
  7. Eleições estaduais no Acre em 2014 para Deputado Estadual Q51332950(qid_eleição_estadual)
  8. Eleição estadual


ATENÇÃO: Após a inserção dos qids e do template desejado no botão Mbabel, o editor será redirecionado para uma sequência de páginas que geram as tabelas com os resultados das eleições. No caso de eleições estaduais, as tabelas são geradas com os resultados das eleições na seguinte ordem: governador, segundo turno para eleição de governador (caso haja), deputado federal, deputado estadual e senador. As tabelas são geradas com a ferramenta Listeria, por isso o usuário deve publicar a página. Em seguida, clicar no botão superior direito "atualizar a lista automaticamente agora". Na página do Listeria, clicar no link com o título da página a ser criada. Logo em seguida, será possível visualizar a narrativa e a tabela de resultados correspondente ao cargo selecionado. Repita o procedimento para todos os cargos, até que a última página a ser publicada na área de testes do usuário é o verbete completo, contendo as tabelas geradas anteriormente, a narrativa estruturada e os outros recursos do rascunho, como infocaixa automática e categorias. Uma vez que a página com o rascunho estruturado for publicada na área de testes do usuário, será possível realizar edições no corpo do texto.

Eleições municipais

Modelo de estruturação de itens no Wikidata para eleição municipal de turno único. No exemplo, eleição municipal de Açailândia em 2016.
Modelo de estruturação de itens no Wikidata para eleição municipal com dois turnos. No exemplo, eleição municipal de Volta Redonda em 2016.

A narrativa estruturada de eleições municipais deve ser utilizada como suporte para a elaboração de verbetes de eleições na página de testes do editor. Ela gera automaticamente um rascunho de verbete que deverá conter informações, de acordo com dados disponíveis em seus respetivos itens estruturados no Wikidata, como data e local da eleição, número de eleitores aptos e de abstenções por turno, quantidade de votos válidos, votos nulos e votos em branco, candidatos, candidatos eleitos e seus respectivos vices (no caso de prefeitos), partidos e coligações. As seções sugeridas para esse tipo de verbete são: antecedentes, campanha e análise. O rascunho estruturado de eleições municipais contém tabelas automáticas com os resultados da eleição, introdução estruturada, infocaixa automática, sugestões de seções, referências, navbox e categorias. Cabe ao usuário a devida revisão do rascunho em sua página de testes antes da publicação do verbete no domínio principal.

Recomenda-se o uso do Mbabel para a geração de rascunhos de verbetes de eleições em municípios brasileiros com mais de 100 mil habitantes. Vale ressaltar que as eleições municipais estão sujeitas a 2º turno em municípios com mais de 200 mil habitantes, de forma que é necessário verificar as diferenças possíveis na estruturação de dados no Wikidata entre eleições com apenas um turno ou com dois turnos. Nas eleições municipais, há a possibilidade de segundo turno para eleger os candidatos aos cargos de prefeito e vice-prefeito. O cargo de vereador é decidido por sistema proporcional, sem que haja um segundo turno.

Para que a narrativa seja gerada corretamente, é necessário que o usuário insira os seguintes itens do Wikidata (qids) necessariamente na ordem indicada, chamando por último o template desejado:


  • Eleições municipais com um único turno:
  1. qid_município
  2. qid_eleição_geral
  3. qid_eleição_prefeito
  4. qid_eleição_vereador
  5. Eleição municipal


  • Eleições municipais com dois turnos:
  1. qid_município
  2. qid_eleição_geral
  3. qid_eleição_prefeito1
  4. qid_eleição_prefeito2
  5. qid_eleição_vereador
  6. Eleição municipal


Abaixo, pode ser executado como exemplo a narrativa estruturada da eleição municipal de Volta Redonda de 2016, decidida em dois turnos:

  1. Volta Redonda Q276176 (qid_município)
  2. Eleição municipal de Volta Redonda em 2016 Q60667680 (qid_eleição_geral)
  3. Eleição municipal de Volta Redonda em 2016 para Prefeito - 1º turno Q60675995 (qid_eleição_prefeito1)
  4. Eleição municipal de Volta Redonda em 2016 para Prefeito - 2º turno Q60676067 (qid_eleição_prefeito2)
  5. Eleição municipal de Volta Redonda em 2016 para Vereador Q60676126 (qid_eleição_vereador)
  6. Eleição municipal




ATENÇÃO: Após a inserção dos qids e do template desejado no botão Mbabel, o editor será redirecionado para uma sequência de páginas que geram as tabelas com os resultados das eleições. No caso de eleições municipais, as tabelas são geradas com os resultados das eleições na seguinte ordem: prefeito, segundo turno para eleição de prefeito (caso haja) e vereador. As tabelas são geradas com a ferramenta Listeria, por isso o usuário deve publicar a página. Em seguida, clicar no botão superior direito "atualizar a lista automaticamente agora". Na página do Listeria, clicar no link com o título da página a ser criada. Logo em seguida, será possível visualizar a narrativa e a tabela de resultados correspondente ao cargo selecionado. Repita o procedimento para todos os cargos, até que a última página a ser publicada na área de testes do usuário é o verbete completo, contendo as tabelas geradas anteriormente, a narrativa estruturada e os outros recursos do rascunho, como infocaixa automática e categorias. Uma vez que a página com o rascunho estruturado for publicada na área de testes do usuário, será possível realizar edições no corpo do texto.