Usuária:Mesocarpo/Pão de Viena

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Pão de Viena

O pão de viena é um pão longo de crosta macia e brilhante, decorado com incisões, e feito com ingredientes que fazem-o se categorizar como viennoiserie, dando origem ao seu nome. Os ingredientes usados são açúcar (25g para cada quilo de sêmea utilizado), leite, malte e manteiga. As proporções dos ingredientes podem ser aumentadas para um produto mais rico, ficando próximas aobrioche ou pão de leite, mas em quantidades menores.

Deve ser consumido no mesmo dia de sua preparação, normalmente no desjejum ou em lanches. O pão de viena pode ser feito com gotas de chocolate e, normalmente, é assado no formato de baguete.

História[editar | editar código-fonte]

No século XIX, os pães passaram a usar levedura em sua composição. Acredita-se que as viennoiseries foram importadas para a França em 1839 pela Boulangerie viennoise, uma padaria fundada por um austríaco de nome August Zang. A invenção do pão de viena é atribuída à ele, que cansado das taxas sobre os pães, se tornou padeiro e em 1840 passou  produzir em Paris um pão com um nome que homenageia seu país natal, usando como base sêmea importada da Hungria.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

Referências

[[Categoria:Pães]]