Usuário:Filipe Leite/Overscan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Overscan é um comportamento em determinados aparelhos de televisão, em que parte da imagem de entrada é mostrada fora dos limites visíveis da tela. Existe porque os aparelhos de televisão de tubos de raios catódicos da década de 1930 até o início da década de 2000 eram altamente aleatórios em como a imagem do vídeo era posicionado dentro dos limites da tela. Em seguida, tornou-se uma prática comum ter sinais de vídeo com bordas pretas ao redor da imagem, em consideração que a televisão destinava descartar parte da imagem desta forma.

Origens[editar | editar código-fonte]

Os primeiros televisores analógicos variavam na forma em que a imagem era exibida devido a um problema de tolerância de fabricação. Havia, também, efeitos a partir da limitação dos primeiros designs das fontes de alimentação, cuja tensão de Corrente contínua  não era bem regulada como nas fontes de alimentações mais novas. Com as variações na tensão da linha de Corrente alternada, isso pode causar a alteração do tamanho da imagem, bem como em um processo chamado ''blooming'', em que o tamanho da imagem aumenta ligeiramente quando uma imagem muito clara é exibida, devido ao aumento da corrente de feixe de elétrons, fazendo com que a tensão do ânodo caia. Por causa disso, produtores de TV não poderiam ter certeza de até onde seriam visíveis as bordas da imagem. Para compensar, eles definiram três áreas:[1]

  • Title safe: Uma área visível mantida razoavelmente por todos os conjuntos, onde textos certamente não seriam cortados.
  • Action safe (Zona de Ação): Uma área maior, onde uma representação "perfeita" de configuração (com alta precisão que permitia o mínimo de overscan) poderia cortar a imagem.
  • Underscan: Era a imagem completa até o limite eletrônico do sinal, com bordas pretas adicionais que não eram parte da imagem original.
  • Fullscan: Era a imagem completa até o limite eletrônico do sinal (com as bordas pretas da imagem, se elas fizessem parte do sinal).
  • Observável Fullscan: Um overscan na área da imagem que descarta apenas as bordas pretas da imagem (se existissem).

Um número significativo de pessoas que gostaria de ainda ver um pouco da área de overscan, já que nada importante, em uma cena que seria colocado lá, ele também tinha que ser mantido livre de microfones de palco mãos, e outras distrações. Monitores de estúdio e câmera de visores foram definidas para mostrar esta área, para que os produtores e diretores podem ter certeza de que ficou claro de elementos indesejados. Quando usado, este modo é chamado de underscan.[2]

Porcentagem de Overscan[editar | editar código-fonte]

Ilustração das Zonas de Ação e Zonas de Título para proporções de tela 4:3 e 16:9 de acordo com a BBC.

Não há uma especificação dura para a porcentagem de overscan para os formatos de baixa definição. Alguns dizem 5%, outros dizem 10%, e a figura pode ser duplicada para título seguro. a qual precisa de mais margem em comparação com a Zona de Ação. A porcentagem de overscan especificada para a alta definição está especificada acima. 

Imagens diferentes e sistemas de transmissão teleDifferent video and broadcast television systems require differing amounts of overscan. Most figures serve as recommendations or typical summaries, as the nature of overscan is to overcome a variable limitation in older technologies such as cathode ray tubes.

480 vs 483[editar | editar código-fonte]

O sistema de 525-linhas originalmente continha 483 linhas de imagem, não 480. O NTSC analógico foi esperado que tivesse 480 linhas de imagem desde o início de 1990, de fundações digitais até os maiores sistemas de armazenamento e transmissão – ver SDTV, EDTV e DVD. Como isso afeta a interpretação da "proporção 4:3" como igual a 704x480 ou 704x486 é incerto, mas o padrão VGA de 640 x 480 tem tido um grande impacto. Category:All articles with unsourced statements Category:Articles with unsourced statements from August 2009

Veja também[editar | editar código-fonte]

Notas[editar | editar código-fonte]

[[:Categoria:Tecnologia de televisão]]