Usuário(a):Aacj03/Testes/Portal

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Portal do Estado do
Rio de Janeiro
Início Cultura História Geografia Economia Esporte Política
Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Bandeira do Estado do Rio de Janeiro
Brasão do Estado do Rio de Janeiro
Brasão do Estado do Rio de Janeiro
Mapa do estado e localização
O Estado do Rio de Janeiro, localizado na Região Sudeste do Brasil, é o menor em extensão territorial (43.696 km²), mas possui a maior população (15,4 milhões hab.) e o maior PIB do país (R$ 222,5 bilhões).

A história do estado pós-descobrimento do Brasil começa com a ocupação da Baía da Guanabara por um grupo de franceses, entre 1555 e 1567, que pretendiam fundar ali uma colônia, a França Antártica. Tentando evitar a colonização francesa, em 1º de março de 1565 é fundada a cidade do Rio de Janeiro e, posteriormente, a Capitania Real do Rio de Janeiro, assegurando a posse do território para a Coroa Portuguesa.

Com o crescimento da exploração de ouro e diamantes em Minas Gerais, em 1763 o Rio de Janeiro torna-se sede do Vice-reino do Brasil. Em 1834, a cidade do Rio de Janeiro torna-se Município Neutro (espécie de Distrito Federal), e Niterói passa a ser a capital da província. Com a transferência da capital federal para Brasília, a cidade do Rio passa a constituir o Estado da Guanabara, que em 1975 foi fundido com o Estado do Rio de Janeiro.

Artigo em destaque

Oscar Ribeiro de Almeida de Niemeyer Soares (Rio de Janeiro, 15 de dezembro de 1907) é um arquiteto brasileiro considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. Foi pioneiro na exploração das possibilidades construtivas e plásticas do concreto armado.

Imagem em destaque


Vista da entrada da Baía da Guanabara no anoitecer.

Nos jornais...

Regiões e municípios

O estado do Rio de Janeiro possui 92 municípios, divididos geograficamente (mas não politicamente) em 6 mesorregiões (em negrito) e 18 microrregiões:

Abaixo, a lista completa dos 92 municípios do estado, em ordem alfabética.

Fluminenses notáveis

Ordenar por: Ordem alfabética | Cidade de origem | Área de atuação