Usuário(a):CharllesCSCorrea/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Turbi
CharllesCSCorrea/Testes
Razão social Turbi Compartilhamento de Veiculos S/A
Empresa de Capital Fechado
Slogan Se for de carro, Turbi.
Atividade Aluguel de carros
Gênero Carsharing
Fundação 3 de janeiro de 2017 (2017-01-03)
Fundador(es) Diego Lira, Daniel Prado
Sede São Paulo, SP
 Brasil
Presidente Diego Lira
Pessoas-chave Diego Lira, Daniel Prado, Thiago Mendonça, Luiz Bonini, Marcio Pedrozo
Empregados 50 (2020)
Produtos Mobility Tech
Serviços Aluguel de carros por hora por aplicativo
Website oficial turbi.com.br


Turbi é uma startup brasileira do segmento de mobilidade urbana. Sendo o maior carsharing da América Latina, oferece o serviço de aluguel carros por hora, direto pelo aplicativo de forma 100% digital. Fundada em 03 de janeiro de 2017 por Diego Lira e Daniel Prado, a empresa sediada em São Paulo, iniciou sua operação com 3 modelos de carro na cidade de São Paulo.

O primeiro Turbi alugado foi um Nissan Kicks preto em 31 de agosto de 2017, data de lançamento do serviço. Atualmente, a empresa conta com mais de 600 carros e está presente nas cidades de São Paulo, Guarulhos, Barueri e Campinas.

Recebe aporte financeiro das empresas Devas Invest e Domo Invest.

O Serviço[editar | editar código-fonte]

Para utilizar a Turbi é necessário fazer o download do aplicativo, criar uma conta com uma foto da CNH e assinatura digital do contrato de locação. Uma vez aprovado, o usuário reserva o carro, vai até ele e abre o veículo pelo próprio app por reconhecimento facial. No porta-luvas existe um dispositivo que guarda a chave do veículo e um cartão para abastecimento.

O aluguel é feito por hora, podendo ser contratado em horas avulsas ou pacotes de horas com desconto para períodos mais longos. Além disso, é cobrado R$0,50 por km rodado durante uma viagem. A gasolina é gratuita e o seguro já está incluso.

Todos os veículos são automáticos e completos. Atualmente, estão disponíveis os modelos Chevrolet Ônix, Ford Ka, Hyundai HB20, Mitsubishi Lancer, Mitsubishi ASX, Nissan Kicks, Mini Cooper S e Mini Cooper Conversível e, ao contrário das locadoras tradicionais, o cliente seleciona o carro, não a categoria.

A frota ainda conta com a tag de pedágio e estacionamento da ConectCar para utilização das cancelas de cobrança automática e Kit Pet, um kit com protetor para os bancos e cinto de segurança para transporte de animais domésticos.

Tecnologia[editar | editar código-fonte]

A Turbi utiliza uma tecnologia proprietária para controle das viagens realizadas por seus clientes, através da autonomia e facilidade de uso.

Através do hardware desenvolvido pelo time de IoT, é possível gerenciar todas as viagens e funcionalidades do carro em tempo real. Com as tecnologias atualmente empregadas, é possível enviar, por exemplo, comandos de abertura e fechamento de portas, início de reserva e fim de viagem remotamente. Além disso, é possível verificar em tempo real a localização geográfica do carro, presença da chave e do cartão combustível dentro do porta-luvas, velocidade média e nível do tanque de combustível.

Para compor a solução, são utilizados microcontroladores, GPS, bluetooth, comunicação GPRS, leitora de cartões por radiofrequência e linguagens de programação de alto e baixo nível. Para o desenvolvimento do produto em si, são empregadas diversas tecnologias como softwares de programação para embarcados, processamento em nuvem, modelagem e impressão 3D, desenvolvimento de PCB (placa de circuito impresso) e construção de jigas de teste.

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]