Usuário(a):DomPedroIII58/Existe esquerda e direita na Wikipédia? (versão completa e otimizada)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Eu sei, provavelmente você está achando absurdo o título. Não, eu não estou dizendo que há mais editores mortadelas ou coxinhas por aqui, isso é assunto pra um desciclopedista. O que realmente estou dizendo é: Será que a Própria Wikipédia Inventou sua Esquerda e Direita? abreviada como SEPROWIESD? (se pronuncia cê prô uiésdi). Neste ensaio, estou tentando resolver essa pergunta, que até hoje não vi ninguém fazer, por mais óbvio que fosse.

O porque da importância disso[editar | editar código-fonte]

Bom, é uma coisa surpreendente, mas com todas as provas que tenho sobre a SEPROWIESD?, eu posso dizer que ela existe em todo tipo de Wiki com mais de 20 usuários e que tenha superado a fase meio Orkut. Repito: a SEPROWIESD? se aplica a todas as wikis que tenham superado a fase meio Orkut, lembre-se disso.

E a grande importância dela é o fato que os conflitos entre editores aumentam com a SEPROWIESD?, principalmente neste exemplo citado ao final do ensaio, que é uma discussão muito facilmente encontrável em artigos que tem controvérsias entre uma coisa ou outra. Revisando bem o que ali está escrito e várias outras discussões que encontrei enquanto lia artigos para resolver que dicionário não resolve, isso é simplesmente uma inutilidade.

Veja bem: eu não estou dizendo que no exemplo, Uruguai14 está certo de querer manter um artigo que não tem muito o que dar ou a 'Brasil10 que quer remover um artigo muito útil no estudo da Guerra do Paraguai no universo em que se passam os exemplos. Eu não estou dizendo que as discussões sobre se um artigo deve ser eliminado ou não devem ser suspensas ou que deveriam parar de eliminar artigos. Eu estou dizendo: que absurdo é esse pra no fim tudo não passar de uma grande disputa política?.

É esse tipo de situação do Exemplo 1 que temos que evitar: por duas "Filosofias Wikis", como é o nome que é usado para esse tipo de política (no sentido de Esquerda e Direita) dentro da Wikipédia. Vamos falar a verdade: Filosofia Wiki é só um jeito de disfarçar que a Wikipédia não é imparcial neste aspecto. Na verdade, imparcialidade é uma lenda. Um ser humano jamais consegue ser tão sem gracinha que consiga falar sobre o voto de um amigo imparcialmente. A língua portuguesa é pobre demais para falar uma coisa imparcial assim.

Eu tenho muito o que falar, e por isso, é provável que você esteja vendo somente a primeira parte do artigo. Isso acontece porque eu não tenho todo tempo do mundo para escrever aqui, mas não quer dizer que o assunto acabou. Ele acabou de começar, na verdade.

Exemplos de SEPROWIESD?[editar | editar código-fonte]

Exemplo 1[editar | editar código-fonte]

Eis que dois editores encontram um artigo, um numa hora diferente que a do outro, que era algo entre um porco de batom e um esboço infinito. Um é exclusionista e o outro, melhoracista. Digamos que o exclusionista se chame Brasil10 e o melhoracista, Uruguai14. Quase que imediatamente Brasil10 coloca o porco de batom em eliminação rápida, e logo depois Uruguai14 coloca na página de discussão que não fazia sentido o que fizera Brasil10.

Página de discussão de Mercado do Zé[editar | editar código-fonte]

Posto a página para Eliminação por ela ser um Porco de Batom. Bom dia, Brasil10 14h00min +5 (UTC)

Discordo e sou Contra. Usuário1 14h01min +5 (UTC)

Concordo. Usuário2 14h03min +5 (UTC)

Discordo e sou Contra. Usuário3 14h06min +5 (UTC)

Concordo. Usuário4 14h09min +5 (UTC)

Concordo. Usuário5 14h12min +5 (UTC)

Discordo e sou Contra. Para que colocar o Mercado do Zé para eliminação rápida por ser "um Porco de Batom"? O Mercado do Zé tem sim, importância histórica na Guerra do Paraguai, e isso é uma história comprovada, além de muito importante para a história desta guerra. Buenos dias, Uruguai14 14h15min +5 (UTC)

@Uruguai14 Infelizmente é um conteúdo supérfluo, e me desculpe se todas as fontes são fiáveis e independentes, mas o Mercado do Zé é um artigo que não tem nada mais para dar. Portanto, eu achei melhor eliminá-lo. Bom dia, Brasil10 14h16min +5 (UTC)

@Brasil10 mas que "conteúdo supérfluo" que você está vendo que ninguém mais está vendo. Olhe quantas predefinições Discordo e Contra estão ali? Buenos dias, Uruguai14 14h17min +5 (UTC)

@Uruguai14 e quantos Concordo estão ali também? Bom dia, Brasil10 14h16min +5 (UTC)

A discussão fica inconclusiva. O Mercado do Zé acabaria sendo colocado ironicamente Em Manutenção após tanta discussão que haveria por ali além da que já está aqui escrita.