Usuário(a):GABS/Arquivo/2017

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo

2012  • 2013  • 2014

2015  • 2016  • 2017

2018  • 2019  • 2020

2021  • 2022



Definição da votação da {{Info/Aeroporto2}}?[editar | editar código-fonte]

Que fim levou a votação disto Wikipédia:Projetos/Aviação/GT Infocaixa para aeroportos, vamos implementar o código? Rodrigo, Luz28 (MsG) 01h35min de 18 de agosto de 2016 (UTC).

Sim, Luz28. A votação foi a favor, tivemos apenas um voto neutro. Vamo implementar!
Você não quer mostrar lá nessa página o que você já fez para o pessoal ver e opinar?
Derrepente alguém tem mais boas idéias...
Gabs Diga! Fiz! 03h18min de 18 de agosto de 2016 (UTC)

Marcar edições indevidas como patrulhadas[editar | editar código-fonte]

Olá Gabrielresendev. Por favor, não marque edições indevidas como patrulhadas, como fez aqui. Boas edições. Quintal 09h58min de 25 de agosto de 2016 (UTC)

Quintal, me desculpe, poderia esclarecer porque porque a troca acentual de "Santa Mónica" para "Santa Mônica" é indevida quando o próprio artigo alvo está grafado "Santa Mônica"?
Gabs Diga! Fiz! 18h11min de 25 de agosto de 2016 (UTC)
Quintal, acabo de verificar que se trata da variante européia. Eu não conhecia portanto peço desculpas.
Gabs Diga! Fiz! 18h17min de 25 de agosto de 2016 (UTC)

WikiJogos[editar | editar código-fonte]

Olá Gabrielresendev,

Convidamos você a participar da primeira edição dos WikiJogos, uma competição que visa aumentar a quantidade de conteúdo destacado na Wikipédia lusófona. Atualmente temos 1428 artigos destacados, 1858 artigos bons, 568 listas destacadas, 118 listas boas e 136 portais destacados, mas nós podemos melhorar esta marca!

As inscrições já estão abertas. Se deseja participar, acesse Wikipédia:WikiJogos/1/Participantes e siga as instruções. Você poderá escolher em qual tipo de conteúdo desejará trabalhar. A competição começa em 30 de setembro de 2016 e durará dois meses. Todos os trabalhos devem ser mandados para avaliação dentro deste período para serem contabilizados. Os três usuários com mais promoções em cada área receberão medalhas ao término do concurso.

Se tiver quaisquer dúvidas, pergunte na página de discussão do concurso ou para um dos organizadores. As inscrições se encerrarão às 23:59 (UTC) de 30 de setembro de 2016.

Boa sorte!

  • Aviso: Para candidatar artigos a destacados ou bons, é necessário ser autorrevisor. Caso você ainda não seja, abra um pedido para a atribuição do estatuto aqui.

MediaWiki message delivery (discussão) 00h18min de 13 de setembro de 2016 (UTC)

GT Infocaixa para aeroportos[editar | editar código-fonte]

Olá amigo Gabs! Sim creio que já podemos fazer a implementação da nova info! Fazendo aquilo que eu disse redirecionando a {{Info/Aeroporto2}} para a nova que criamos, mas antes eu irei revisar os campos para ver se todos estão realmente de acordo com a que já esta em uso na Info/Aeroporto2 para não acontecer erros. Assim que eu fazer esta verificação eu avisarei lá no projeto para os membros que já está tudo "OK" para o redirecionamento. Rodrigo, Luz28 (MsG) 13h38min de 1 de outubro de 2016 (UTC).

Legal Luz28, vou arquivar a discussão então.
Gabs Diga! Fiz! 13h47min de 1 de outubro de 2016 (UTC)

Ok! Alegre Rodrigo, Luz28 (MsG) 13h52min de 1 de outubro de 2016 (UTC).

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha do editor
Perfeito, Usuário de Respeito e Bom Senso, um bom editor! MatheusCaitano (discussão) 04h38min de 29 de outubro de 2016 (UTC)

Votação sobre a alteração nas regras do direito ao voto[editar | editar código-fonte]

Sugestões para o Portal:Aviação[editar | editar código-fonte]

Olá membro do Projeto Aviação! Para um acompanhamento das votações para as sugestões do Portal:Aviação, sugiro o uso da marca que criei para alertar sobre novas votações eu a atualizo toda as quartas-feiras. Use assim em sua página de usuário:

Código Resultado
<div style="float:right; border:1px solid gainsboro; width:200px; height:200px; padding:5px;">{{Wikipédia:Projetos/Aviação/Aviso Portal}}</div>
Aviso de novas sugestões para destaque no Portal:Aviação.


Não há novas sugestões para o Portal:Aviação

Última atualização: 13 de outubro de 2019. NÃO HÁ PROPOSTAS para VOTAÇÃO para o dia 20 DE OUTUBRO.

Próxima atualização: 20 de outubro de 2019.

Saudações, Rodrigo, Luz28 (MsG) 16h25min de 2 de novembro de 2016 (UTC).

Dados sobre movimentação no ano de 2015 do SBEG[editar | editar código-fonte]

Caro, Gabriel Resende, gostaria que me esclarecesse que dados são aqueles e os porquês de irem contra aos dados publicados pela Infraero. O movimento desse aeródromo passa dos 3,2 milhões, em 2015. Sem falar na discrepância na movimentação de cargas e o movimento operacional contabiliza pousos + decolagens e não somente decolagens. Os dados publicados lá por mim estão de acordo com os fornecidos pela Infraero. Poderia me explicar? --Naldo Arruda (discussão) 00h55min de 3 de novembro de 2016 (UTC)


Olá Naldo Arruda, sem problemas. A única fonte fiável para dados estatísticos sobre a indústria de aviação no Brasil é mantido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), qualquer outra fonte documental disso não é (nem pode, nem deve) ser reconhecida como fiável, principalmente quando o confronto de dados vier da operadora do aeroporto, que independente de ser pública ou privada, possui interesse econômico claro na melhora constante de indicadores próprios. A ANAC é por definição independente e, portanto, mais confiável.

Mesmo considerando isso, os dados que estão disponíveis ali parecem estar corretos pelos dados da INFRAERO (observe a imagem abaixo)

Base ANAC - «Dados Estatísticos» (XLSB). Agência Nacional de Aviação Civil. 2015. Consultado em 2 de outubro de 2016. Cópia arquivada em 2 de outubro de 2016 

Base INFRAERO - «Estatísticas» (HTML). INFRAERO. 2015. Consultado em 16 de outubro de 2016 

Utilizando qualquer programa de planilhamento eletrônico nas bases acima você consegue chegar nos seguintes números:

ANAC:

  • PAX = [PASSAGEIROS PAGOS] + [PASSAGEIROS GRÁTIS]
  • CARGA = [CARGA PAGA (KG)] + [CARGA GRÁTIS (KG)] + [CORREIO (KG)]
  • Decolagens = [DECOLAGENS]

INFRAERO:

  • PAX = [Embarcado no Ano (Passageiros)]
  • CARGA = [Carregada no Ano (Carga Aérea)] + [Carregada no Ano (Correios)]
  • Decolagens = [Decolagens no Ano (Aeronaves)]

Por essa contagem os números que chegamos para o aeroporto de de SBEG para os dois bancos é:

Note que ainda sim existe discrepância (bem menor), no caso a ANAC deve ser contada pelos motivos que expliquei acima.

Devemos considerar dados apenas de embarcados, pois para qualquer indicador da indústria a se considerar devemos assumir que um ciclo operacional (uma decolagem + um pouso) começa e termina em aeroportos diferentes (os que retornam ao mesmo aeroporto não compõem suficiência em voos regulares), logo os aeroportos dividem as mesmas unidades estatísticas. É por isso que a ANAC conta apenas "Decolagens" em seu banco de dados, pois se a mesma soma decolagens + pousos (e consequentemente embarques + desembarques) estará contando todos os passageiros regulares e carga transportada mais de uma vez.

A razão dos operadores aeroportuários contarem os dados somados é bastante óbvia, isso aumenta os indicadores da indústria (movimentações de pessoas e máquinas) e consequentemente valoriza o aeroporto para fins comerciais ou orçamentários no caso dos geridos pelo poder público. Mesmo com os passageiros internacionais, por exemplo, que utilizam grande infraestrutura e serviços de desembarque, a sua contagem não é apropriada. Isso não significa má fé, uma vez que os dados são reais, apenas são contados de maneira diferente. O mais importante é esclarecer quais dados são utilizados, em "notas" eu indico o banco utilizado e coloco a palavra "decolagens" para esclarecer o que está sendo contado.

Não reverti a sua edição unicamente pelos dados em si (porque assumi que você estava contando decolagem + pouso) mas muito mais pelo resultado estético final da INFO. Colocar apenas a palavra "Manaus" no primeiro campo deixa o resultado final bem melhor e não muda o título ou a definição do artigo, onde continua com " Aeroporto Internacional de Manaus — Eduardo Gomes". Na INFO (que é parte resumida do próprio corpo de texto) devemos aplica um pouco de bom senso para que o artigo não fique em frangalhos com as quebras de linhas.

Espero ter esclarecido;

Abçs;

Gabs Diga! Fiz! 01h51min de 3 de novembro de 2016 (UTC)

Gabriel Resende, esclareceu, e muito bem! Há uma discrepância absurda quanto ao movimento de carga aérea. A Infraero diz que são 123 mil toneladas movimentas em seu complexo de cargas em 2015 no SBEG, já a ANAC diz que são 43,6 mil. Mas é inegável o movimento de carga aérea no SBEG, haja vista que a cidade de Manaus conta com um grande parque industrial, e não há como escoar a produção via terrestre por conta da péssima infraestrutura da BR-319. A maioria da produção escova via TECA, moro em Manaus e posso falar com propriedade do assunto. Não estou contestando os dados da ANAC, depois de seu esclarecimento só trabalharei com esses.

Só uma dúvida: gostaria de saber a capacidade anual de passageiros do SBEG. A Infraero diz que são 18,2 milhões, em outros lugares vejo 13 milhões. Poderia me dizer se a ANAC disponibiliza esses dados? Saudações aeronáuticas! --Naldo Arruda (discussão) 02h34min de 3 de novembro de 2016 (UTC)


Naldo Arruda, Novamente, é provável que ambos os dados estejam corretos pois a ANAC também só conta carga embarcada (carregada) e não descarregada.
O que você vai estranhar bastante é que tanto a INFRAERO quanto a ANAC declaram a grandeza em Kg não em toneladas, ou seja é 43 6000 Kg (43 toneladas). Infelizmente carga aérea é uma industria completamente subdesenvolvida no Brasil.
Se a ANAC registra capacidade dos aeroportos eu desconheço. conheço como o cálculo é feito e geralmente quem o faz é o próprio operador, ninguém mais teria o interesse.
Gabs Diga! Fiz! 23h25min de 3 de novembro de 2016 (UTC)

Gabriel[editar | editar código-fonte]

Vi que está atualizando aeroportos, parabéns pelo trabalho! Se puder, peço que possa atualizar a padronização da "Info/Aeroporto de dois aeroportos do Daesp, o aeroporto de Presidente Prudente e o aeroporto de São Carlos! Abraços! Braz Leme (discussão) 10h09min de 3 de novembro de 2016 (UTC)

Braz Leme, Feito!
Gabs Diga! Fiz! 00h07min de 4 de novembro de 2016 (UTC)
Agradeço a rapidez! É possível criarmos um logo para o Daesp, como há o da Infraero? Abraço. Braz Leme (discussão) 11h06min de 4 de novembro de 2016 (UTC)
Braz Leme, sobre a logomarca, é melhor aguardar o resultado desse consenso antes de qualquer ação.
Gabs Diga! Fiz! 15h30min de 4 de novembro de 2016 (UTC)

Aviso sobre votação de Oversight em andamento[editar | editar código-fonte]

Movimentação pax CNF[editar | editar código-fonte]

Oi, Gabriel, tudo bem? Vi que você reeditou a parte das movimentações de CNF, por preferir os dados da ANAC. No entanto, os números da Agência estão visivelmente desatualizados, e na própria página, mais abaixo (em "Movimento Operacional"), consta o número fornecido na página da BH-Airport. Por que não se pode, então, deixar o número da própria administradora do aeroporto na infocaixa? Desde já agradeço a atenção. Att,

ArthurBaz (discussão) 02h32min de 5 de novembro de 2016 (UTC)

ArthurBaz, nunca os dados da própria operadora (que tem interesse comercial nos indicadores) serão mais confiáveis do que os divulgados pela ANAC, os dados de 2015 na ANAC estão completos, apenas são contados de maneira mais apropriada estatisticamente, vide discussão anterior
Gabs Diga! Fiz! 12h20min de 5 de novembro de 2016 (UTC)

Entendi, Gabrielresendev. A diferença entre os dados da ANAC e da concessionária é tão enorme que eu pensei que a ANAC simplesmente não estava mandando dados atualizados; afinal, estes números são próximos dos de 2009 pelo método de contagem da Infraero. Você sabe dizer especificamente porque os dados da BH-Airport (provavelmente os mesmos da Infraero) são o dobro dos da Agência? Li a discussão sobre a movimentação de MAO, e não vi muita diferença entre os dois métodos naquele caso, então suponho que a metodologia seja diferente. ArthurBaz (discussão)

ArthurBaz, desconheço a metodologia da BH, desconfio que seja parecido com a infraero, tente cruzar apenas decolagens no banco da ANAC e talvez seja o mesmo.
Gabs Diga! Fiz! 14h23min de 8 de novembro de 2016 (UTC)

Convite para participação no Wikipedia Asian Month[editar | editar código-fonte]

Caro Gabrielresendev,

O Mês Asiático da Wikipédia (Wikipedia Asian Month) é um edit-a-thon online multi-idioma que visa a estabelecer uma melhor relação entre as comunidades asiáticas da Wikipédia. O evento será realizado ao longo do mês de novembro de 2016 e tem como propósito, na Wikipédia em português, aumentar a qualidade e a quantidade de artigos relativos a países e territórios asiáticos. Na última edição, mais de 7 000 artigos foram contribuídos em 43 línguas diferentes.

Como símbolo da amizade entre as comunidades asiáticas da Wikipédia, cada participante que criar pelo menos quatro (4) artigos que cumpram os critérios receberá um cartão-postal da Wikipédia especialmente fotografado por outros países participantes.

Os wikipedistas que criarem o maior número de artigos em cada Wikipédia serão honrados com o título Embaixador Asiático da Wikipédia.

Mais informaçõesEstados e territóriosParticiparPerguntas & respostasTire suas dúvidas

Você está recebendo essa mensagem pois considero seu apoio como participante fundamental para o sucesso deste edit-a-thon. Cada editor(a) receberá um cartão-postal após ter 4 de seus artigos criados validados, e outro quando atingir a marca de 15 contribuições. O editores que forem eleitos Embaixador Asiático da Wikipédia receberão um cartão-postal extra e um certificado assinado. Conto com sua participação! --ArgonSimdúvidascontato 19h56min de 8 de novembro de 2016 (UTC)

King of Bones[editar | editar código-fonte]

O verbete King of Bones, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Stego (discussão) 00h22min de 11 de novembro de 2016 (UTC)

Critérios de notoriedade para carnaval[editar | editar código-fonte]

Bom dia, gente, eu sei que é chato, mas preciso da sua opinião aqui, se possível, por gentileza, dê uma olhada. Participe, se puder, pois acho importante e conte comigo para opinar por você, caso precise. Boas edições!! Alessandro SILmanda 11h08min de 27 de novembro de 2016 (UTC-3).

Correção do código para o aviso de sugestões do Portal:Aviação[editar | editar código-fonte]

Olá fiz uma correção no código do aviso de sugestões do Portal:Aviação para que possa usá-lo em sua página para saber das atualizações das sugestões.

Dentes. Rodrigo, Luz28 (MsG) 12h21min de 15 de dezembro de 2016 (UTC).

Pesquisa Wikipédia - Por que alguns membros contribuem mais do que os outros?[editar | editar código-fonte]

Olá,

Na minha dissertação do mestrado estou pesquisando os fatores que influenciam o nível de contribuição dos membros da Wikipédia.

Vi aqui que você já contribuiu para a Wikipédia e ficaria muito grato se pudesse responder ao meu questionário. Leva só alguns poucos minutos:

https://form.jotformz.com/61228374874665

No final do questionário tem uma opção para deixar o email caso queira saber os resultados da pesquisa.

Agradeço desde já!

Luiz Fernando Silva Pinto - Mestrando em Administração - PPGA - UnB - Universidade de Brasília

Luiz Fernando Silva Pinto (discussão) 23h31min de 9 de janeiro de 2017 (UTC)

Compartilhe suas experiências e comentários como wikimedista na nossa nova pesquisa[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Seus comentários importam – Lembrete final para realizar a pesquisa global da Wikimedia[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre votação em andamento[editar | editar código-fonte]

Remoção do estatuto de administrador do usuário Érico[editar | editar código-fonte]

Votação para Administrador em andamento[editar | editar código-fonte]

Aviso de votação para Oversight em andamento[editar | editar código-fonte]

Votação para administrador em andamento[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Zoldyick[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de burocrata do usuário Érico[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador do Chicocvenancio[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Conde Edmond Dantès[editar | editar código-fonte]

B777-200 LR[editar | editar código-fonte]

Olá Gabs,

Obrigado pelas dicas que deixou.

Fiz a retificação da informação inserindo a fonte.

Agora uma pergunta, alguém lê aquela informação que inserimos antes de publicar? Lá eu havia escrito que só estava igualando as informações que já estavam na tabela e tinham fonte.

Obrigado!

comentário não assinado de Dantax (discussão • contrib) 18h49min de 14 de maio de 2017‎ (UTC)

Olá Dantax, não importa. Na WIkipédia temos que referenciar todas as informações, da mesma maneira você pode referenciar a mesma fonte várias vezes nos textos e tabelas com o código Wiki, mas nunca deve inserir informações sem referências. Lembre-se sempre de assinar sua mensagens no final digitando quatro tiles (~~~~).
Saudações
Gabs Diga! Fiz! 22h01min de 14 de maio de 2017 (UTC)

Referências em Kingfisher Airlines[editar | editar código-fonte]

Olá Gabs,

A Kingfisher Airlines faliu em 2012. Fiz edições na página, coloquei como fonte o PlaneSpotters, mas você reverteu.

Sou aeronauta, tenho 46 anos. Você como aeroviário sabe e, possivelmente, entusiasta da aviação, deve saber da situação da kingfisher.

O que vejo na nossa Wikipedia é uma burocracia que, a meu ver, prejudica a livre ciculação do conhecimento, pois presume-se o vandalismo, daí reverte-se a edição e o verbete fica quatro anos desatualizado.

Agora minha dúvida é que significa : fontes confiáveis e independentes, já que são conceitos subjetivos.

Grato. Dantax (discussão) 17h29min de 27 de maio de 2017 (UTC)

Dantax, independentemente do estado real e atual da CIA, na Wikipédia só pode permanecer informações com fontes confiáveis e devidamente referenciadas. O problema é que o PlaneSpotters não é confiável, ele é apenas uma repetição de outras fontes com verificação desconhecida de cunho colaborativo e frequência de atualização também desconhecida. O site é uma fonte segundária que apenas copia e cola o que é publicado pelas fontes primárias (órgãos governamentais dos quais você pode verificar nessa parte do site) sem nenhum método de verificação conhecido. Nesses pontos o site não é nada além de um repetidor sem verificação. Jamais poderá ser considerado como fonte confiável pois não é fonte de nada. Para o fim orientado, você pode usar reportagens que citem o ocorrido ou relatórios oficiais que mostrem o fato. Vide: Wikipédia:Fontes confiáveis.
Saudações;
Gabs Diga! Fiz! 00h11min de 28 de maio de 2017 (UTC)

Gabs,

Neste caso, entendo que seria mais prudente da sua parte deixar com o "carece de fontes" do que reverter. O que vejo aqui na Wikipédia Brasil é uma briguinha de vaidades, um apagando a edição do outro, sabendo que a edição é correta, porque entende que a fonte não é confiável...etc

Além disso, confio mais nas informações do PlaneSpotters do que na Veja, que divulgou recentemente que o Roberto Carlos teria um Gulfstream V (um erro grosseiro, já que a máquina dele, PR-CRC é um 280), então o conceito de "fonte confiável" é relativa.

Deixarei como está.

Saudações.

Dantax (discussão) 22h44min de 30 de maio de 2017 (UTC)

Re:China Southern Airlines[editar | editar código-fonte]

Olá, obrigado por teres dito para usar a previsão, já tinha notado antes que o URL do site oficial da CSA aparecia em bruto...Diego7864(Aqui o correio!!)

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Rodrigo Padula[editar | editar código-fonte]

Aviso sobre pedido de administração em andamento[editar | editar código-fonte]

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário RadiX[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Skartaris[editar | editar código-fonte]

Pedido de remoção do estatuto de administrador para o usuário Chicocvenancio[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de CheckUser para o usuário OnlyJonny[editar | editar código-fonte]

Pedido de opinião sobre o administrador Pedrohoneto[editar | editar código-fonte]

Pedido de aprovação de administrador para o usuário Joalpe[editar | editar código-fonte]

Artigo câmera[editar | editar código-fonte]

Percebi seu interesso em fotografia, e lhe convido a comentar e votar na candidatura a artigo destacado do verbete câmera.--a wiki mate discussão 13h27min de 12 de julho de 2017 (UTC)

Uma medalha![editar | editar código-fonte]

Medalha pelo trabalho em equipe
Pela sua participação na tradução das datas sobre aviação para o Portal:Aviação e pelo tempo passado junto ao Projeto Aviação. Condecoro-te com a "Medalha do Trabalho em Equipe". Rodrigo, Luz28 (MsG) 20h49min de 19 de julho de 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de burocrata para o usuário Tuga1143[editar | editar código-fonte]

Pedido de confirmação de CheckUser para o usuário [[Usuário:EVinente|EVinente

Pedido de aprovação de administrador para o Contreiras45[editar | editar código-fonte]

Aeroporto da Madeira[editar | editar código-fonte]

Olá GABS, promovemos a revitalização do Memorial às Vitimas do Acidente Aéreo TP-524 - 19/11/1977 . Iniciativa de meu sócio e mais cinco descendentes de vitimas entre os tripulantes. Eu, Mauro Oru am Sudá de Andrade, Alexandre Varela Cid da Cunha Maldonado e o Comandante José Alves (autor da escultura) estivemos reunídos para a revitalização do monumento que foi vandalizado e apresentou ineficiências para devida manutenção. Tudo foi resolvido e participamos no último dia 19 do cerimonial que entregou o monumento à Ilha da Madeira. Decidimos entre outras prerrogativas durante a elaboração de nosso projeto, a feitura de uma referência dentro da Wikipedia para que o visitante, a partir da placa e seu título pudesse encontrar via web referências ao monumento. Eis porque tentei criar uma publicação.

Tomo a liberdade, se não for muito, de pedir que faças isso por nós, pois não encontro muita disponibilidade de investir nesta iniciativa. Pensamos que seria importante o título "Memorial às Vítimas do Acidente Aéreo TP-524", pois é a partir dele que a pessoa acessa os dados pela web ao ver a placa do Memorial... Outras pequenas modificações e acréscimos no texto - teríamos muito mais a relatar - quer em novo título ou como parágrafo do "Aeroporto da Madeira" pensamos ser adequado para ajustar o texto aos fatos...

Desculpe-nos quaisquer inabilidades, desde já muito gratos por sua atenção,

Oru am Sudá (Relator da Equipa Engenho e Arte)--Engenhoearte (discussão) 16h12min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

Segue Sugestão para modificação no parágrafo do "Aeroporto da Madeira":

Acidente de 1977 Aos 19 de novembro de 1977, um avião Boeing 727-200 da TAP despenhou-se no fim da pista do Aeroporto da Madeira. Foi o segundo mais grave acidente da história da aviação em Portugal (a seguir ao voo Independent Air 1851) e provocou 131 mortos e 33 sobreviventes. Segundo o relatório de investigação do acidente publicado pelo INAC, os fatores apontados foram as condições meteorológicas adversas aliadas ao comprimento da pista e a falha humana.[15] Foi erguido um memorial próximo à zona onde o avião teve a sua explosão e vitimou 131 pessoas entre passageiros e tripulantes.[16] Uma escultura monumental em forma de árvore, confecionada com peças de avião é então concebida e realizada voluntariamente pelo Comandante Sr. José Alves atendendo a iniciativa de cinco filhos de tripulates que 38 anos depois regressam à Ilha da Madeira despertados para a importância de sinalizar a memória a seus pais. O Memorial às Vitimas do Acidente Aéreo TP524 - 19/11/1977 é inaugurada na quinta-feira, dia 19 de novembro de 2015, em Santa Cruz, em honra às 131 pessoas que morreram nesse triste episódio da aviação portuguesa. Recentemente, o monumento recebeu, neste ano de 2017, ao quadragésimo ano do acidente, um processo de revitalização, ganhamdo iluminação, pintura e gradeamento novos. Além de nova placa, restabelecimento paisagistico e também a abertura pela Camara Municipal de Santa Cruz da Madeira de um processo que eleve o monumento ao status "de interesse público", garantindo ação de proteção judicial sobre o mesmo. Essa escultura monumental apresenta a forma de árvore com 131 “folhas” que dela parecem se desprender e representam cada pessoa que perdeu a vida no acidente junto às 33 que ainda conectadas à “arvore” representam as sobreviventes.


Engenhoearte
Caro Mauro Oru,
Pela maneira que a Wikipédia é formada seria melhor incluir o texto dentro artigo que fala sobre o próprio acidente (Voo TAP Portugal 425), no entanto qualquer inclusão requer citação de fontes fiáveis, independentes e verificáveis. Embora o seu relato seja bastante detalhado e crível, ele só pode estar nos artigos quando corroborado por outras fontes.
Reportagens de jornais ou revistas, livros e artigos científicos são as fontes mais comuns. Irei ver o que posso fazer para melhor o artigo sobre o acidente e incluir texto sobre o memorial dentro dessas condições. Se você já souber de citações sobre o memorial na imprensa (qualquer reportagem deve servir), por gentileza me diga.
Como todos editores na Wikipédia são voluntários, pode ser que isso leve algum tempo.
Saudações;
Gabs Diga! Fiz! 22h07min de 22 de novembro de 2017 (UTC)

Pedido de aprovação de Oversighter para o usuário !Silent[editar | editar código-fonte]

Resposta sobre a mensagem que tu me escreveu[editar | editar código-fonte]

Obrigado pela sua orientação sobre o histórico de edições que eu fiz em Henrique Dumont. Conto com seu apoio e orientações quantas vezes tu puder fazer. Até mais Antuérpio Damaceno (discussão) 00h30min de 21 de dezembro de 2017 (UTC)

Gabs[editar | editar código-fonte]

Por que você está retirando trechos referenciados que estão lá a muito tempo e referenciados, do artigo Aeroporto de São Carlos e coloca que falta referencias? Pode explicar? Abraço. Braz Leme (discussão) 18h51min de 27 de dezembro de 2017 (UTC)

Por que não arrumou as referências e o contexto, já que se preocupou e retirar trechos? Braz Leme (discussão) 18h53min de 27 de dezembro de 2017 (UTC)

Braz Leme, Não importa se existem referências, o tipo de informação não é enciclopédica.
Não somos um balcão de informações, nem uma lista de serviços, nem uma agência de viagens.
Esse tipo de informação geralmente não pode ser verificado de maneira independente dos próprios prestadores, requer atualização constante (que não podemos realizar) e viola O que a Wikipédia não é (Páginas amarelas, Guias turísticos e Guia viário).
Isso foi explicitado no resumo de edição, leia antes de reverter, principalmente quando existe interlink para a regra citada. Por gentileza não reverta situações de controvérsia como você fez 2 vezes, principalmente como na 1ª, sem resumo de edição, isso pode ser considerado guerra de edições e desconsidera deveras o trabalho de outros editores. Deixarei como está caso você tenha alguma dúvida a mais, eventualmente a informação será removida novamente.
Gabs Diga! Fiz! 19h07min de 27 de dezembro de 2017 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Olá GABS, gostaríamos de convidá-lo(a) a participar do Sabia que/Propostas, pois, devido à baixa participação, as novas curiosidades estão a estagnar. O "Sabia que" é um projeto da Wikipédia que tem como objetivo a publicação de curiosidades na página principal com o intuito de atrair os leitores a Wikipédia. Nós precisamos de sua ajuda para avaliar as propostas já existentes e propor novas curiosidades, de forma a evitar que o projeto deixe de existir.

Gabs[editar | editar código-fonte]

Você está removendo do artigo Aeroporto de São Carlos, mais de vinte referências e boa parte do artigo! Pergunto, porque você não faz a mesma coisa nos artigos de outros aeroporto? Eu pesquisei muito para referenciar vários artigos de aeroportos, aí vem você e simplesmente fica nessa de retirar dados, só porque acredita que está certo. Faça uma revisão no que fez, por favor e faça o mesmo nos artigos de outros aeroportos. Abraço e bom ano novo. Braz Leme (discussão) 11h52min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)

Braz Leme:
Citação: [...]mais de vinte referências e boa parte do artigo!
A quantidade de texto e as referências são irrelevantes, como eu já disse aqui e em resumo de edição, são informações não enciclopédicas e que violam O que a Wikipédia não é (Páginas amarelas / Guias turísticos / Guia viário). Não é sem razão que nenhuma outra enciclopédia impressa do mundo possui esse tipo de informação.
Citação: Pergunto, porque você não faz a mesma coisa nos artigos de outros aeroporto?
Eu estou fazendo! mas eu sou apenas 1 e existem mais de 1500 artigos dentro da árvore da categoria "Aeroportos". Obviamente não se pode fazer isso em todos de maneira instantânea, estou corrigindo essa irregularidade conforme patrulho edições inadequadas dessas seções.
Citação: [...]só porque acredita que está certo.
Não se trata de "acreditar", é a minha interpretação das regras vigentes, e não só a minha, caso contrário isso não estaria dentro de WP:GUIA e além disso a esmagadora maioria dos membros do projeto aviação apoiam a ideia, recomendo a leitura dessa discussão: Proposta sobre listas em artigos de aeroportos que acabou evoluindo para esse consenso no projeto: Consenso Sobre Listas onde vários editores, de dentro e fora do projeto aviação, deixaram bem claro que esse tipo de listagem não-enciclopédica não deveria existir. seguindo esse consenso, apagar a informação é a única alternativa porque no geral ela não é necessária para o entendimento didático do artigo.
Comentário - Eu estou bem ciente do trabalho enorme que existe na composição dessas listas, tendo eu mesmo feito várias delas. Eu reconheço o seu esforço para melhor nossa amada enciclopédica. No entanto não podemos nos apegar de maneira pessoal as nossas edições, elas não são "nossas", elas são para o resto do mundo. Boas festas amigo!
(ps: caso continuemos a discutir o assunto seria melhor que fosse na PDD do artigo em questão, para que seja referência no futuro.)
Gabs Diga! Fiz! 14h09min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)

RE[editar | editar código-fonte]

Olá, boa noite Gabs! Protegi por 1 mês, pois não tinha visto que eles estavam colocando rotas, o que simplesmente é proibido. Espero ter ajudado, feliz ano novo! Vida longa e próspera!-- Leon saudanha 22h48min de 30 de dezembro de 2017 (UTC)

Caro Usuário:Leon saudanha, aproveita e coloca proteção nos outros aeroportos também, pois todos estão com rotas, como você diz acima e espero ter ajudado! Abraço e bom Ano Novo! Braz Leme (discussão) 12h29min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)
Ok, bom dia!-- Leon saudanha 12h39min de 31 de dezembro de 2017 (UTC)
  1. Essa pesquisa foi projetada para receber comentários sobre o trabalho atual da WMF, não sobre sua estratégia a longo prazo.
  2. Por questões legais: nenhuma compra necessária. Deve ser maior de idade para participar. Patrocínio pela Fundação Wikimedia, localizada em 149 New Montgomery, São Francisco, CA, EUA, 94105. Válido até 31 de janeiro de 2017. Nulo onde esteja proibido. Clique aqui para ver as regras do concurso.(em inglês).