Usuário(a):Henrique Fortes/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

.

Ricardo Aronne[1][editar | editar código-fonte]

Na tarde desta quarta-feira dia 30/08/2017 faleceu o Prof. Dr. RICARDO ARONNE [2] [3] [4], filho do ex-Procurador do Estado Gilberto Flávio Aronne e de Valderez Aronne. Pós-doutor em Direito pela Universidade Federal do Paraná, era professor titular da Universidade La Salle, tendo, anteriormente, lecionado na PUC-RS durante vinte anos. Palestrante renomado, com frequencia representava o Brasil em encontros internacionais de Direito, onde dissertava sobre os mais diversos assuntos, sempre a partir do ponto de vista de seus temas preferenciais de pesquisa: constitucionalização do direito civil, novo paradigma e hermenêutica (Sistemas, Discurso, Transdisciplinariedade, Complexidade e Caos), dignidade da pessoa humana, pensamento tópico sistemático, descodificação e função social. Músico, guitarrista, foi pioneiro do rock pesado no estado do Rio Grande do Sul, tendo fundado a banda Spartacus, juntamente com Marco Di Martino, no inicio dos anos 1980. Foi ainda fundador das bandas Dramma (na qual deixa um CD quase completo, em fase de produção) e Black Triad - esta última com destaque internacional pelo disco "Genesis" - além de desenvolver intensa carreira solo como guitarrista, tendo lançado diversos singles ora disponíveis em plataformas digitais como o youtube.com. Foi também comentarista e crítico de Direito, Economia, Política e Sociedade na Tv Pampa, afiliada à Rede TV, no programa Câmera Pampa. Deixa um filho, Felipe Aronne, de 18 anos e sua companheira Marcia Walter.

Reconhecimento da Comunidade Jurídica[editar | editar código-fonte]

"Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do professor e advogado Ricardo Aronne, um dos grandes pensadores do nosso Direito Civil contemporâneo. Com uma vasta obra, Aronne nos fazia pensar o Direito Privado de maneira profunda e diferente. Além disso, destacava-se por sua visão multidisciplinar, notadamente pelas interações entre o Direito e a música. Era também considerado um dos notáveis guitarristas do rock brasileiro. Uma grande perda para o Brasil. Ficarão os seus legados e a saudade." Flávio Tartuce - 31/8/2017[5]


A OAB-ES lamenta profundamente o falecimento do advogado e professor Ricardo Aronne, nesta quarta (30), que atuava no Rio Grande do Sul, mas com participação nos cursos da ESA/OAB-ES. Ricardo Aronne era um grande civilista e se notabilizou pela vanguarda de seus estudos, especialmente no campo do Direito das Coisas e por sua abordagem filosófica. O diretor da ESA, Rodrigo Mazzei, enfatiza que, além de advogado e professor, Aronne era um dos maiores guitarristas do Brasil, um verdadeiro artista. “Esse grande profissional desenvolveu teses extremamente de vanguarda. É uma perda irreparável. Fica um vazio, que jamais será preenchido".[6]

Alguns Artigos[editar | editar código-fonte]

→ Sistemas Jurídicos e Unidades Axiológicas [7]
→ O DIREITO CIVIL-CONSTITUCIONAL E O REINO DA DINAMARCA: HAMLET, CODIFICAÇÃO E O FANTASMA PATERNO [8]
→ Percepções acerca da responsabilidade civil do psiquiatra por erro de diagnóstico na internação compulsória[9]
→ Sentença e Processo de Conhecimento no Direito Civil do Estado Social Contemporâneo: Reflexões de Processo e Direito Civil-Constitucional.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

1 - Propriedade e Domínio: reexame sistemático das noções nucleares de direitos reais – Livraria do Advogado – 1ª edição 1999, 2ª edição 2014 - ISBN: 857348883.
2 - Por uma nova hermenêutica dos direitos reais limitados: das raízes aos fundamentos contemporâneos - 2001
3 - Do contrato parental à socioafetividade – 2004
4 - Propriedade E Dominio: A TEORIA DA AUTONOMIA
5 - Direito Civil-Constitucional e Teoria do Caos – Livraria do Advogado – 2006 - ISBN: 857348430.
6 - Propriedade e Domínio: A Teoria da Autonomia - Titularidades e Direitos Reais nos Fractais do Direito Civil Constitucional – Livraria do Advogado – ano ? .(2ª edição revisado por Simoni Tassarini Cardoso)
7 - Razão e Caos no Discurso Jurídico – Livraria do Advogado – 2010 - ISBN: 857348666.
8 - Estudos De Direito Civil Constitucional V.1 – Livraria do Advogado – 2004 - ISBN: 857348306.
9 - Estudos De Direito Civil Constitucional V.2 – Livraria do Advogado – 2004 -ISBN: 857348329.
10 - O Princípio Do Livre Convencimento Do Juiz – Livraria do Advogado – 1996 - ISBN: 858827884.


Referências[editar | editar código-fonte]

[10] [11] [12]