Usuário(a):Luciana R Araujo/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Instituto Cultural Beneficente Steve Biko
Lema "Queremos a juventude negra viva"
Tipo Organização não-governamental
Fundação 1992 (32 anos)
Estado legal Ativo
Sede Brasil Bahia, Brasil
Línguas oficiais Português
Sítio oficial http://www.stevebiko.org.br/

O Instituto Cultural Beneficente Steve Biko (Instituto Steve Biko) é uma organização não governamental brasileira fundada em 1992 e localizada na cidade de Salvador, na Bahia.[1] A organização promove ações para combater a desigualdade racial, através de projetos de inclusão educacional para a comunidade negra.[2]E os educandos da instituição são chamados pelo apelido de "bikudos".[3]

História[editar | editar código-fonte]

O Instituto Steve Biko surgiu a partir da construção do I Seminário Nacional de Estudantes Negros, que ocorreu em 1993. Essas discussões ocorriam desde 1990, com a motivação de reunir negros em nível nacional para refletir sobre a inserção dos negros no espaço acadêmico. Os fundadores viram a universidade como estratégia para a ascensão social e o combate a discriminação racial, então formaram um grupo com objetivo de fazer um curso pré-vestibular para negros, fundando assim o Instituto no dia 31 de julho de 1992.[4]

O nome Instituto Cultural Beneficente Steve Biko foi escolhido em homenagem ao sul-africano Bantu Stephen Biko, um dos idealizadores do movimento de Consciência Negra,[5] que morreu em 12 de setembro de 1978 por consequência das torturas sofridas nas prisões do regime de segregação racial do Apartheid na África do Sul.[6]

Projetos[editar | editar código-fonte]

O principal projeto do Instituto Steve Biko é o curso pré-vestibular voltado para negros de baixa renda. Além das matérias tradicionais oferecidas nesse tipo de curso, como português e matemática, os alunos estudam Cidadania e Consciência Negra.[7] Além desse, a ONG tem os seguintes projetos:

  • O Programa Oguntec são ações estimulando a ciência e tecnologia.
  • O Programa Pompa - Projetos Mentes Abertas e Portas Abertas consiste em trabalhar a liderança dos alunos com o objetivo de trabalharem em cargos públicos e do terceiro setor.[8]
  • O Programa DHAR (Projeto de Formação de Jovens em Direitos Humanos e Anti-Racismo) consiste em um curso que trabalha a questão dos Direitos Humanos e Racismo.[9]
  • O Programa de Intercâmbio consiste troca de experiências, visitas, palestras, etc. com alunos negros de outros países.[10]
  • O Programa Up With English é um curso de inglês em parceira com a Associação Cultural Brasil – Estados Unidos (ACBEU).[11]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. CORREIA, Tom. Há mais de 20 anos o Instituto Steve Biko vem despertando a consciência de jovens negros da periferia de Salvador e abrindo um horizonte profissional através do acesso ao ensino superior. Mas a iniciativa vai muito além disso. Disponível em: <http://www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=13428&codSecao=17>. Acesso em: 11 jun. 2015.
  2. RIBEIRO, Ana Emília. Sessão homenageia aniversário do Instituto Steve Biko. Disponível em: <http://www.vermelho.org.br/noticia/223929-58>. Acesso em: 11 jun. 2015.
  3. SODRÉ, Jaime. Governador Wagner e Deputados em tempos Bikudos. Disponível em: <http://www.irdeb.ba.gov.br/tamboresdaliberdade/?p=504>. Acesso em: 19 jun. 2015.
  4. SILVA, Nádia Maria Cardoso da. Instituto Steve Biko – Juventude Negra Mobilizando-se por Políticas de Afirmação dos Negros no Ensino Superior. Disponível em: <http://www.cdi.uneb.br/pdfs/educacao/2006/nadia_maria_cardoso.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2015.
  5. AGUIAR, Gilberto Orácio de. Negros malês: a religiosidade islâmica atualizada no Instituto Cultural Steve Biko. Disponível em: <http://ciberteologia.paulinas.org.br/ciberteologia/wp-content/uploads/2009/06/04negrosmales.pdf>. Acesso em: 15 jun. 2015.
  6. RIBEIRO, Milton. A importância de Steve Biko e do Movimento de Consciência Negra na África do Sul. Disponível em: <http://www.sul21.com.br/jornal/a-importancia-de-steve-biko-e-do-movimento-de-consciencia-negra-na-africa-do-sul/>. Acesso em: 15 jun. 2015.
  7. BORGES, Wanja. Pré-vestibular Steve Biko. Disponível em: <http://vestibular.mundoeducacao.com/cursinhos-comunitarios/pre-vestibular-steve-biko.htm>. Acesso em: 18 jun. 2015.
  8. Fundo Brasil de Direitos Humanos. Instituto Cultural Steve Biko. Disponível em: <http://www.fundodireitoshumanos.org.br/v2/pt/projects/view/instituto-cultural-steve-biko-1>. Acesso em: 19 jun. 2015.
  9. Palmares Fundação Cultural. Seminário Direitos Humanos na Perspectiva do Antirracismo. Disponível: <http://www.palmares.gov.br/?p=4151&lang=en>. Acesso em: 19 jun. 2015.
  10. Secom - Secretaria de Comunicação Social. Estudantes afro-americanos visitam o Centro de Referência Nelson Mandela em Salvador. Disponível em: <http://www.secom.ba.gov.br/modules/noticias/makepdf.php?storyid=125897>. Acesso em: 19 jun. 2015.
  11. ACBEU. Responsabilidade Social. Disponível em: <http://www.acbeubahia.org.br/institucional/resp_social.asp>. Acesso em: 19 jun. 2015.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]