Usuário(a):MARIZA

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Mariza Viana

identificação[editar | editar código-fonte]

mariza viana brasileira,paraense,estudante do curso de biblioteconomia da UFPA,nascida no dia 02/07/1976.

Interesses[editar | editar código-fonte]

Artigos Editados[editar | editar código-fonte]

A biblioteca foi fundada por Felipe V em1712 como a bibblioteca pública do palácio.devido um privilégio real,precedente do atual depósito legal ,os impressores tiveram que depositar uma exemplar dos livros imprimidos na Espanha. Em 1836, a biblioteca não fez mais parte dos bens da coroa e começou a depender do ministério do gobernacion,tomando por último o nome de biblioteca nacional. Foi durante o século XIX que maior parte do livros antigos e de valor da biblioteca foi integrada a confisco por compra ou por doação.

30 de setembro dia de são jerônimo (padroeiro dos bibliotecários ) são jerônimo nasceu entre 340-2 em <stridon>,uma cidade nos confins da Dalmácia .é considerado o santo padroeiro dos bibliotecarios .ele morreu em belem,em 420.saõ jeronimo foi escolhido pelo papa damásio para fazer atradução do novo testamento do grego para o latim.mais tarde,foi imcubidotambe´m da traduçãodo antigo testamento,apartir do texto original em hebraíco .de fatop ,são jerônimo é chamado " doutor máximo das escrituras".ele passou a parte mais rica de sua vida em belém ,junto ao berço de jesus ,aliás o único que podia domar o seu temperamento quase selvagem . o que há mais de saboroso nos escritos de são jerônimo é o seu estilo epistolar .correspondeu-se com quase todas as pessoas importantes do seu tempo.e dirigiumuitas outras a deus . a mais celebre de suas traduções é ainda hoje a chamada vulgata.uma tradução da bília ,a partir dos originas ,para olatim clássico .são jerônimo morreuno início do século v. [mariza viana]

O arquivista administra com eficácia os documentos ,organiza e conserva arquivos.identifica e seleciona documentos e a informação ,seguindo critérios de importância ,raridade,valor,etc.

o profissional atua na gestão de documentos que estão sendo produzidos .o arquivista deve ser extremamente organizado e precisa ter talento para lidar com o público. a profissão é reconhecida pela lei 6546 de 04/07/1978.os profissionais são representados pelo conselho naional dos arquivistas .













MARIZA VIANA