Usuário(a):Marcosmayer/Sheps do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Sheps do Brasil foi a primeira importadora de cervejas gourmet do Brasil, fundada em 1997, por Alberto Ferreira e Alessandro Saade. A empresa foi precursora da Cervejaria Baden Baden, criada em 1999.

História[editar | editar código-fonte]

A Sheps do Brasil foi fundada em 1997 por Alberto Ferreira e Alessandro Saade.

Alberto era um executivo do segmento de tecnologia e Alessandro era proprietário de uma empresa de importação. Ambos lecionavam na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), em São Paulo, e foi na sala de professores que eles tiveram a ideia de criar a Sheps do Brasil.

A empresa iniciou suas atividades importando cervejas especiais britânicas, até então desconhecidas no Brasil, desenvolvendo um novo segmento de mercado e uma nova categoria no país: as cervejas especiais.

Por meio de uma parceria exclusiva com a Shepherd Neame, considerada a cervejaria mais antiga da Grã-Bretanha[1], a Sheps do Brasil inicialmente trouxe ao país as cervejas Spitfire, Bishops Finger e Original Porter.

Pouco tempo depois, fechou outro acordo de exclusividade, dessa vez com a cervejaria canadense Unibroue, trazendo para o Brasil as cervejas artesanais Raftman, La Fin du Monde, Trois Pistoles, Maudite e Blanche de Chambly.

Em 1998, acontece uma mudança societária na empresa, com a saída de Alessandro Saade e a chegada de Aldo Bergamasco.

A Sheps do Brasil continuou desenvolvendo o segmento de cervejas especiais com produtos importados até que, com a crise da desvalorização do real em janeiro de 1999 (conhecida como Efeito Samba), surgiu a ideia de produzir cervejas artesanais aqui no Brasil, o que acabou levando à criação da Cervejaria Baden Baden.

Como os sócios da Sheps do Brasil—Alberto Ferreira e Aldo Bergamasco—foram dois dos quatro fundadores da Cervejaria Baden Baden, a Sheps do Brasil exerceu as funções de Marketing, Vendas e Logística da cervejaria até o final de 2001, quando finalmente foi incorporada à Cervejaria Baden Baden e encerrou suas atividades de importação, construção de marcas e distribuição seletiva.

Referências

  1. Britcher, Chris (1 de novembro de 2018). «Shepherd Neame signs £107.5m financial restructuring deals». Grã-Bretanha: KM Media Group. Kent Online. Consultado em 18 de fevereiro de 2019 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]