Usuário(a):Matheus Wahl/Simulação da Página principal tendo Joinville como artigo destacado

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Página principal
Título a ser usado para criar uma ligação interna é Usuário(a):Matheus Wahl/Simulação da Página principal tendo Joinville como artigo destacado.

Boas-vindas Guia Perguntas freqüentes Comunidade Políticas da Wikipédia Doações Contatos

a enciclopédia livre que todos podem editar.
Joinville é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Está situado na região norte do estado, fazendo divisas com municípios de Jaraguá do Sul (ao oeste), São Francisco do Sul (ao leste), Campo Alegre e Garuva (ao norte) e Araquari, Guaramirim e Schroeder (ao sul). É a mais rica e populosa cidade de Santa Catarina e a terceira mais populosa da região sul, com uma população que ultrapassou os 500 mil habitantes em 2007, segundo o IBGE. Também é, ao lado de Vila Velha (ES), uma das duas únicas cidades do Brasil maiores do que a capital de seu estado. A cidade possui um dos mais altos índices de desenvolvimento humano (IDH) entre os municípios brasileiros (0.88), ocupando a décima terceira posição.

Robert Falcon Scott
Robert Falcon Scott

Sexta-feira Santa no cristianismo ocidental (2024)

Nasceram neste dia…

John Tyler (17901862)  • Manuel Monteiro de Castro (n. 1938)  • Rui Manuel César Costa (n. 1972)  • Vanessa Giácomo (n. 1983)

Morreram neste dia…

Go-Murakami (13281368)  • Robert Falcon Scott (imagem) (18681912)  • Lise de Baissac (19052004)  • José Alencar (19312011)

… os anéis de Urano (imagem), apesar de descritos por William Herschel em 1789, somente foram considerados "descobertos" em 1977?

… até o final do século XIX, Campinas tinha mais habitantes que a cidade de São Paulo, contudo, uma epidemia de febre amarela provocou uma redução abrupta de 75% na população total da cidade?

… apesar de levar o nome do matemático Pitágoras, o Teorema de Pitágoras já havia sido descoberto e usado por outras civilizações antigas?

… em 2004, o governo do Chade tentou recorrer à ONU para que analisasse uma questão envolvendo a extrema semelhança entre a bandeira de seu país e a da Romênia?

… os gatos possuem trinta e dois músculos distintos em cada uma de suas orelhas, o que lhes permite obter audição direcional, movendo cada orelha independentemente da outra?

Eventos a decorrer: Crise haitianaGuerra Israel-Hamas (crise do Mar Vermelho) • Invasão da Ucrânia pela Rússia (cronologia)
Mortes recentes: Richard SerraOswald BarrosoGina SantosJoana NevesOsvaldo BenderNuno Júdice


Veja mais no Wikinotícias
Procissão da Sexta-feira Santa em Malta. A Sexta-feira Santa é um feriado cristão que comemora a crucificação de Jesus e sua morte no Calvário. É observado durante a Semana Santa como parte do Tríduo Pascal. Membros de muitas denominações cristãs observam a Sexta-Feira Santa com jejum e serviços religiosos. A data varia de um ano para outro nos calendários gregoriano e juliano. O Cristianismo oriental e ocidental discordam sobre o cálculo da data da Páscoa e, portanto, da Sexta-Feira Santa. (definição 3 264 × 2 168)

Procissão da Sexta-feira Santa em Malta. A Sexta-feira Santa é um feriado cristão que comemora a crucificação de Jesus e sua morte no Calvário. É observado durante a Semana Santa como parte do Tríduo Pascal. Membros de muitas denominações cristãs observam a Sexta-Feira Santa com jejum e serviços religiosos. A data varia de um ano para outro nos calendários gregoriano e juliano. O Cristianismo oriental e ocidental discordam sobre o cálculo da data da Páscoa e, portanto, da Sexta-Feira Santa.
(resolução original: 3 264 × 2 168)



Interesse geral

Filosofia · Matemática · Epistemologia

Ciências humanas e sociais

Antropologia · Arqueologia · Direito · Economia · Geografia · História · Linguística · Psicologia · Sociologia

Arte

Arquitetura e urbanismo · Cinema · Dança · Escultura · Fotografia · Literatura · Música · Música Clássica · Pintura · Teatro

Política

Diplomacia · Eleições · Movimentos · Partidos · Políticos · Regimes políticos

Biografias

Artistas · Chefes de Estado · Cientistas · Escritores · Filósofos · Políticos · Religiosos

Saúde

Doenças · Drogas · Enfermagem · Farmácia · Medicina · Nutrição · Odontologia · Saúde sexual

Ciências exatas, naturais e tecnologia

Astronomia · Biologia · Ciências da Terra · Eletrônica · Física · Informática · Meteorologia · Química

Sociedade

Comportamento · Culinária · Cultura · Entretenimento · Esporte/desporto · Religião · Turismo

Commons
Commons
Wikimedia Commons
Imagens, sons e vídeos
Wikiquote
Wikiquote
Wikiquote
Coletânea de citações
MediaWiki
MediaWiki
MediaWiki
Software Wiki
Wikisource
Wikisource
Wikisource
Documentos originais livres
Wikcionário
Wikcionário
Wikcionário
Dicionário de várias línguas
Wikispecies
Wikispecies
Wikispecies
Diretório de espécies
Wikiversidade
Wikiversidade
Wikiversidade
Centro ilimitado do aprender
Wikinotícias
Wikinotícias
Wikinotícias
Fonte de notícias livres
Wikilivros
Wikilivros
Wikilivros
Livros e manuais livres
Wikivoyage
Wikivoyage
Wikivoyage
Guia de viagens
Wikidata
Wikidata
Wikidata
Base de conhecimentos livre
Meta-Wiki
Meta-Wiki
Meta-Wiki
Coordenação dos projetos