Usuário:Music01/Testes/The Mrs. Carter Show World Tour

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
The Mrs. Carter Show World Tour
Concerto mundial de Beyoncé
Data de início 15 de abril de 2013
Data de fim 27 de março de 2014
Partes 6
N.º de apresentações 60 na Europa
47 na América do Norte
7 na América do Sul
18 na Oceania
132 no total
Receita US$ 229.7 milhões
Cronologia de turnês de Beyoncé
I Am... Tour
(2009-10)
On the Run Tour (com Jay-Z)
(2014)

The Mrs. Carter Show World Tour foi a terceira turnê mundial da artista musical estadunidense Beyoncé. Anunciada em fevereiro de 2013 após a apresentação da cantora durante o show do intervalo do Super Bowl XLVII (2013), juntamente com o seu pôster oficial, a excursão constituiu de 132 datas, espalhadas em seis etapas. A turnê foi iniciada em 15 de abril de 2013 em Belgrado, na Sérvia, concluindo-se em 27 de março de 2014 na capital de Portugal, Lisboa. O seu título é uma referência ao sobrenome de Beyoncé após o seu casamento com o rapper Jay-Z — cujo nome verdadeiro é Shawn Carter —, que fez diversas aparições ao longo da digressão.

Antecedentes e anúncio[editar | editar código-fonte]

O título da turnê é uma referência ao nome verdadeiro de Jay-Z, marido da artista — Shawn Carter.

Durante uma coletiva de imprensa para o Super Bowl XLVII em 31 de janeiro de 2013, Beyoncé revelou que iria fazer um anúncio após o show do intervalo do evento esportivo, acrescentando que "os fãs deveriam apenas ficar atentos para ver".[1] Ela anunciou a turnê e seu respectivo nome depois de apresentar-se no show do intervalo do Super Bowl, ocorrido três dias depois. O título é uma referência ao seu casamento com o rapper Jay-Z, cujo nome original é Shawn Carter. Entretanto, o pôster oficial da digressão com o seu nome foi divulgado na página oficial da Live Nation para comprar os ingressos, antes de ser anunciado o primeiro lote de bilhetes.[2] A imagem caracteriza Knowles vestindo um top Victorian de ouro e uma coroa real, referenciando a Rainha Elizabeth I.[3] Rosie Swash, periodista do The Guardian, descreveu-a como um "selo visual da autoridade".[4] Juntamente com o título da excursão, as datas iniciais da Europa e da América do Norte foram anunciadas, com as datas da América Latina, da Austrália e da Ásia sendo posteriormente adicionadas.[5]

Após anunciar o título da turnê, Beyoncé foi criticada por profissionais e feministas por conceder o sobrenome de seu marido para o título da excursão, já que ela havia sido considerada uma feminista.[4] Foram levantadas questões sobre como a cantora concordou em ser conhecida como uma noiva de outra celebridade.[6] Durante uma entrevista à revista Vogue, Beyoncé se descreveu como uma "feminista moderna" e falou sobre a decisão de referenciar o nome de seu marido no título da digressão: "Eu sinto que a Sra. Carter é quem eu sou, porém mais ousada e mais destemida do que eu já fui. (...) Isso acontece ao saber o meu propósito e realmente me encontrar desde que eu vi minha filha. Eu fiquei tipo, 'OK, foi para isso que você nasceui'. O propósito do meu corpo ficou completamente diferente".[7] Após o anúncio da segunda etapa europeia feito no dia 11 dezembro de 2013, um novo pôster foi revelado e usado para a promoção de todos os concertos recém-adicionados.[8] Originária do vídeo musical de "Partition", a fotografia apresenta a artista usando um chapéu com lantejoulas e segurando uma máscara, vestindo um figurino com diversos acessórios.[8]

O concerto na O2 Arena em Londres foi anunciada no dia 3 de fevereiro, juntamente com uma pequena propaganda da turnê sendo divulgado na página de Beyoncé na Internet; uma versão estendida do anúncio foi divulgada no final do mesmo mês. O vídeo apresenta a cantora segurando um cetro com um figurino que inclui manto de arminho, golas douradas, botas com saltos, uma saia "enjaulada", e um espartilho dourado incrustrado com joias, com suas unhas pintadas com a mesma cor. Ela é vista andando em um salão de dança com vários bailarinos e um DJ, vestido como um bobo da corte tentando distraí-la. O fim da propaganda mostra trechos em preto-e-branco de seus bastidores, onde aparecem diversos assistentes e coreógrafos. Alexis L. Loinaz, do E!, comparou o olhar aristocrático da cantora no vídeo com os de Maria Antonieta e da rainha Elizabeth I. Margaret Eby, do New York Daily News, escreveu que o "estilo imponentemente bufante e opulento" de Beyoncé é similar com o de Maria Antonieta e comparou o figurino com o de Lady Gaga.

Divulgação[editar | editar código-fonte]

Em março de 2013, a intérprete postou um novo pôster da excursão em sua página oficial do Facebook, caracterizando-a fazendo poses diferentes usando uma peruca loira, um top branco e shorts azuis. Um escritor do The Huffington Post comentou que a estadunidense estava canalizando sua "personalidade interior dos anos 1960 completada com uma peruca loura no estilo de Brigitte Bardot". Escrevendo para a Billboard', Gregory DelliCarpini Jr. prezou o olhar de Beyoncé no pôster, avaliando que ele combina com seu "estilo divaliciososo[nota 1] e chique". Antes do primeiro show, foi anunciado que a cantora faria parte da Miss A Meal, uma campanha de doação de alimentos, e apoiaria a caridade Goodwill durante a turnê, onde fãs poderiam levar alimentos, roupas e bens de consumo. Ao decorrer da The Mrs. Carter Show World Tour, um leilão para a campanha foi feita pela artista e sua mãe no portal Charitybuzz, no qual o leilão valeria US$ 25 mil. O vencedor teria uma chance de trabalhar nos bastidores do concerto de Beyoncé em Los Angeles e ajudar Tina Knowles no departamento de figurino, ganharia um ingresso VIP para a apresentação e encontraria-se pessoalmente com a intérprete.

Em 24 de abril de 2013, foi anunciado pelo assessor de Beyoncé, Yvette Noel-Schure, que todos os fotógrafos, com exceção de seu fotógrafo pessoal, Frank Micelotta, foram banidos da turnê, declarando que nenhum profissional "sem credenciais para foto" estariam presentes. O banimento foi interpretado como uma reação às imagens "desfavoráveis" da apresentação da cantora no show do intervalo do Super Bowl XLVII mostrado seus "esforços exultantes", divulgadas em páginas como Gawker e BuzzFeed. As imagens não foram removidas mesmo após Noel-Schure pedir através de um e-mail que os portais mudassem seus artigos usando "algumas fotos melhores". Em 13 de maio de 2013, o conselheiro geral da National Press Photographers Association (NPPA), Mickey H. Osterreicher, escreveu uma carta para o assessor em nome de outras 19 organizações pedindo-o para "imediatamente rever suas diretrizes para restaurar o credenciamento de fotos" para o resto da turnê na Europa e nos Estados Unidos.

Em maio de 2013, Beyoncé lançou uma loja promocional da digressão na Internet, na qual diferentes roupas estavam disponíveis para compra. Em junho, ela acrescentou uma edição limitada de sua linha de perfumes Heat, intitulada: Heat: The Mrs. Carter Show World Tour. Inspirada pela turnê, Beyoncé afirmou que a fragrância foi feita para "dar [aos fãs] uma recordação especial desta turnê e (...) refletir o poder, a paixão e a diversão que eu coloco nas minhas apresentações". Em 22 de agosto do mesmo ano, Beyoncé lançou um vídeo retrô em preto-e-branco promocional para as datas da turnê no Brasil. A gravação a retrata em um biquíni na água, escrevendo Brasil na areia e relaxando em uma rede. Em 8 do mês seguinte, ela fez uma coletiva de imprensa no Estádio Plácido Aderaldo Castelo, onde ocorreria o primeiro show da excursão no território. Beyoncé falou sobre seu amor pelo país e seus fãs brasileiros, falando também sobre sair em turnê com sua filha e porque a digressão recebeu o seu nome.

Desenvolvimento[editar | editar código-fonte]

Concepção e repertório[editar | editar código-fonte]

Beyoncé interpretando "Grown Woman", acompanhada pela dupla de dançarinos Les Twins.

Oitocentos dançarinos fizeram testes para serem incluídos na apresentação de Beyoncé no show do intervalo do Super Bowl XLVII, e um grupo selecionado por ela, composto apenas por mulheres, também participaram da turnê. Seu coreógrafo Frank Gatson descreveu-as como "profissionais e mágicas". Durante as performance, a cantora foi acompanhada por diversas dançarinas nas coreografias, três vocalistas de apoio chamadas The Mamas e uma banda de onze mulheres, incluindo uma guitarrista com fogos de artifício saindo de seu instrumento, uma baterista, duas saxofonistas e duas tecladistas. Dois dançarinos chamados Les Twins também acompanharam a intérprete no palco, realizando movimentos de dança de rua. Máquinas de vento também estiveram presentes nos concertos. Durante as trocas de roupa de Beyoncé, haviam danças de balé, coreografias feitas por seus dançarinos, solos de piano e guitarra, e interlúdios em vídeo. Estes interlúdios foram completados com vozes falando sobre capacitação e feminilidade. Philip Matusavage, do musicOMH, comentou que o valor de produção do show foi relativamente discreto em comparação à maioria dos concertos em arenas feitas por outros artistas pop, já que a artista e suas dançarinas apenas dançavam em frente à ele. Em sua análise para o Daily Mail, Tim de Lisle escreveu: "A tela de vídeo ultra-larga permite alguns efeitos deslumbrantes: quando as dançarinas se separam em uma linha de silhuetas, a tela reflete e as multiplicam, evocando um momento de [um] musical de Busby Berkeley". Escrevendo para o Las Vegas Weekly, Andrea Domanick avaliou que a "produção do show parece uma fórmula para um sucesso em Las Vegas: telas LED interativas... pirotecnias, lasers, coreografia digna do Cirque [du Soleil] e roupas... e, claro, a voz [como] atração principal — todas as quais foram executadas com simplicidade e elegância".

Um tema de Louis XVI também esteve presente ao longo do show, destacando "as perucas enormes, bustiês e maquiagem em pó da França do século XVIII", conforme notado por Tiffany Poole, periodista do The Oklahoman. Dois palcos foram usados durante as apresentações: um principal e um secundário, onde Beyoncé foi transferida com uma corda ao longo do público e cantou três músicas — "Irreplaceable", "Love on Top" e "Survivor" —, sendo levada de volta da mesma maneira. Ela disse que sua parte favorita dos concertos era quando estava no palco secundário, mais próxima dos fãs, já que poderia ler todos os sinais e sentir suas energias. O repertório da The Mrs. Carter Show World Tour incorporou canções dos quatro álbuns de estúdio da cantora: Dangerously in Love (2003), B'Day (2006), I Am... Sasha Fierce (2008) e 4 (2011). Muitas das músicas interpretadas continham diferentes coreografias e arranjos, em comparação às apresentações anteriores da Beyoncé, algumas das quais foram entrelaçadas com material de outros artistas. Para os shows de 2014, várias faixas foram removidas e oito novas do álbum homônimo da cantora, lançado no ano anterior, foram acrescentadas ao repertório.

Figurino e maquiagem[editar | editar código-fonte]

Durante a apresentação de "Freakum Dress", Beyoncé e suas dançarinas usaram longos vestidos de cores diferentes.

Beyoncé trabalhou com vários estilistas para o figurino da turnê, incluindo Peter Dundas para a Emilio Pucci, Riccardo Tisci para a Givenchy, The Blonds, Julien Macdonald, Dean e Dan Caten, Ralph and Russo, David Koma, Alon Livné, Vretto Vrettakos, estilistas da Kenzo, que conceberam a peça usada na performance de "Grown Woman", Gucci, Roberto Cavalli e Dennis Kolpodinos. A roupa desenhada por Dean e Dan Carter, conhecidos profissionalmente como DSQUARED², é originada da coleção primavera-verão 2013 no desfile de moda Glamazon, que foi inspirado por modelos da década de 1990 como Linda Evangelista, Cindy Crawford e Christy Turlington. Vários figurinos foram desenhados por Dundas, que os descreveu como uma "visão moderna no glamour", tirando-os de sua coleção outono-inverno 2013 e desenhando as roupas que permitissem Beyoncé de fazer a coreografia durante os concertos.

No que Beyoncé presta atenção especificamente é ser capaz de [calçar os sapatos] sem notar que eles estão em seus pés. (...) Ela não quer que seu pé queime, então não podemos ter muita fineza em uma sola, mas [ela pede] a acumulação dentro do sapato para que não pareça muito pesado. O público não vê ou se importa com isso, mas Beyoncé sim. (...) Eu tenho feito sapato para ela por muito tempo, descobrimos o que ela precisa. (...) No que ela está realmente interessada é a forma de como o sapato está em seu pé. Ela absolutamente tem a impressão de não estar disposta a sofrer, não importa como o sapato esteja em seu pé.

—Stuart Weitzman comentando sobre os sapatos usados por Beyoncé na turnê.

A cantora pediu pessoalmente para que Tamara Ralph, diretor criativo da Ralph and Russo, lhe desenhasse uma roupa para a The Mrs. Carter Show World Tour. Stuart Weitzman desenvolveu os sapatos usados na turnê para Beyoncé, suas dançarinas de apoio e sua banda, colaborando com os estilistas Ty Hunter e Raquel Smith e a mãe da intérprete, Tina Knowles. Entre quarenta e cinquenta calçadas foram criados para a excursão, feitos de sapatilhas com joias Swarovski e fechaduras na altura do tornozelo com acabamento de metal. Weitzman disse que eles foram feitos até a coxa, possuíam uma influência militar e são desenhados em diferentes cores, assim o palco se assemelharia a um campo de batalha. Os saltos foram concebidos com uma altura especial para que Beyoncé os usasse nas coreografias e possuíam solas de borracha, "assim ela não escorrega e desliza", conforme dito por Weitzman. Um dos figurinos de Beyoncé era um macacão dourado desenhado por The Blonds, enfeitados com seios da mesma cor e completados com um detalhe nas mamas. A peça foi uma colaboração entre o grupo, Beyoncé e sua mãe Tina e seu estilista Ty Hunter. Cerca de 30 mil cristais Swarovski foram colocados à mão na roupa — um processo que levou mais de 600 horas para ser concluído. Segundo o conjunto, foi concebido para dar a ilusão de estar coberto em mel cristalizado e refletir a personalidade da cantora para a turnê. O grupo inspirou-se pelas canções de capacitação feminina lançadas pela artista e por mulheres nuas pintadas por Tamara de Lempicka. O produto recebeu atenção da mídia e reações mistas por críticos e fãs. Tess Merich e Donna McConel, do Daily Mail, considerou-o o "mais ousado" de Beyoncé até então e acrescentou que ele "chamou a atenção" do público. Meghan Blalock, da InStyle, opinou que esta roupa foi a "mais escandalosa" já vestida pela estadunidense em sua carreira. Um escritor do The Huffington Post avaliou que o figurino era "chocante".

No primeiro concerto da The Mrs. Carter Show World Tour, foi noticiado que Beyoncé trocou de roupa oito vezes, um número que mudou para nove em outras apresentações. Rosa Silverman, do The Daily Telegraph, comentou que ela estava "hipnotizando o público com suas roupas de parar o show e coreografia polida (... ) ela subiu ao palco em uma série de trajes ousados que não fizeram nenhuma tentativa de esconder suas famosas curvas". Owen Tonks, do Daily Mirror, avaliou o figurino positivamente: "Impressionante e totalmente não surpreendente como Beyoncé parecia mais do que excelente em suas diferentes roupas". Jocelyn Vena, da MTV News, descreveu as peças como "atraentes... deslumbrantes... [e] provocantes", enquanto um editor da revista Life & Style disse que esta foi a turnê "mais sensual" da intérprete até a data e que ela parecia "mais sensual do que nunca". Erika Ramirez, da Billboard, avaliou que muitos dos figurinos "deslumbrantes" foram destacados com lantejoulas. Um vestido criado por Furne One, da alta costura da Amato e que foi usado por Beyoncé para a turnê, foi originalmente utilizado pela cantora estoniana Kerli na sessão de fotos de seu EP Utopia, que elogiou Beyoncé após vê-lo. O concerto incluiu diversas mudanças de roupa, durante as quais interlúdios de vídeos foram projetados na tela enquanto a cantora se trocava. Uma influência do século XVIII na França foi usada na maquiagem de pó-branco e na primeira peça usada por Beyoncé, bem como um tema de Louis XVI ao longo do espetáculo com perucas grandes e bustiês. Os outros trajes foram notados por canalizar rainhas como Maria Antonieta, Cleópatra e Elizabeth I. Kitty Empire, do The Observer, descreveu a apresentação como um show de moda com um tema régio e baseado em Dangerous Liaisons.

A maquiagem utilizada por Beyoncé na turnê teve como foco imitar estrelas cósmicas com os temas subjacentes baseados na estratosfera. Outras referências usadas como inspiração incluíram film noir, Londres dos anos 1960, beleza cibernética, constelações cósmicas e felinos. O livro da The Mrs. Carter Show World Tour teve o objetivo de ilustrar todos os diferentes aspectos visuais da turnê através de colagens multimídia e manipulação de imagem. Utilizando a colagem, a equipe da cantora criou páginas completadas com imagens inspiradas tanto por certas músicas ou pela própria artista; a manipulação de imagem foi bastante explorada, com fotos sendo solarizadas, empilhadas e recebendo camadas. Com o produto, fãs tiveram a oportunidade de "levar uma parte da turnê para suas casas", conforme declarado pela equipe de Beyoncé. No show feito na edição de 2013 do festival Made in America, Beyoncé usou um novo figurino desenhado por Timothy White, acompanhada por sapatos de Reed Krakoff. Na etapa de 2014, a cantora usou uma série de novas roupas, colaborando de novo com DSQUARED², Givenchy, Pucci e Weitzman, e trabalhando com novos profissionais como Tom Ford, Versace e Karen Langley.

Repertório[editar | editar código-fonte]

2013

O repertório de 2013 baseia-se na apresentação feita em 2 de julho de 2013 no HP Pavillion em San José, Califórnia, não sendo representativo de todos os concertos.[9]

  1. "Run the World (Girls)"
  2. "End of Time"
  3. "Flaws and All"
  4. "If I Were a Boy" / "Bitter Sweet Symphony"
  5. "Get Me Bodied" / "Baby Boy"
  6. "Diva"
  7. "Naughty Girl"
  8. "Party"
  9. "Freakum Dress"
  10. "I Care"
  11. "I Miss You"
  12. "Schoolin' Life"
  13. "Why Don't You Love Me"
  14. "1+1"
  15. "Irreplaceable"
  16. "Love on Top"
  17. "Survivor"
  18. "Crazy in Love"
  19. "Single Ladies (Put a Ring on It)" / "Movin' on Up"
  20. "Grown Woman"
Bis
  1. "I Will Always Love You"
  2. "Halo"
2014

O repertório de 2014 baseia-se na apresentação feita em 28 de fevereiro de 2014 na O2 Arena em Londres, não sendo representativo de todos os concertos.[10]

  1. "Run the World (Girls)"
  2. "Bow Down" / "Flawless"
  3. "Yoncé"
  4. "Get Me Bodied"
  5. "Baby Boy"
  6. "Diva"
  7. "Naughty Girl"
  8. "Blow"
  9. "Partition"
  10. "Haunted"
  11. "Drunk in Love"
  12. "1+1"
  13. "Why Don't You Love Me"
  14. "Irreplaceable"
  15. "Love on Top"
  16. "Crazy in Love"
  17. "Single Ladies (Put a Ring on It)"
  18. "I Will Always Love You"
  19. "Heaven"
  20. "XO"
  21. "Halo"

Notas

  1. Tradução livre de "divalicious", uma junção de "diva" e "delicious".

Referências

  1. Sam Rigby (1º de fevereiro de 2013). «Beyoncé to make tour announcement after Super Bowl» (em inglês). Digital Spy. Hachette Filipacchi Médias. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  2. David Greenwald (1º de fevereiro de 2013). «Beyoncé's World Tour: The Mrs. Carter Show?». Billboard (em inglês). Prometheus Global Media. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  3. «Beyoncé and the Mrs Carter Show» (em inglês). The Guardian. 4 de fevereiro de 2013. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  4. a b Rosie Swash (5 de fevereiro de 2013). «Why is Beyoncé calling herself Mrs Carter?» (em inglês). The Guardian. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  5. «Beyoncé Announces 'The Mrs. Carter Show World Tour' Dates and promotes her fifth album yet to be released». Rap-Up (em inglês). Townsquare Media. 3 de fevereiro de 2013. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  6. Aisha Harris (4 de fevereiro de 2013). «Who Run the World? Husbands?». Slate (em inglês). The Slate Group. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  7. Jocelyn Vena (3 de abril de 2013). «Beyonce Considers Herself A 'Modern-Day Feminist'» (em inglês). MTV News. Viacom. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  8. a b Greg Laing (11 de dezembro de 2013). «Beyoncé announces UK, Ireland tour dates for 2014» (em inglês). Digital Spy. Hachette Filipacchi Médias. Consultado em 25 de agosto de 2014 
  9. «Setlist: Beyonce in San Jose». San Jose Mercury News (em inglês). 3 de junho de 2016. 3 de julho de 2013. Cópia arquivada em 5 de julho de 2013 
  10. Mark Savage (1º de março de 2014). «Jay-Z joins Beyonce show in London» (em inglês). BBC Online. British Broadcasting Corporation. Consultado em 3 de junho de 2016