Usuário(a):Mvojgnn/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Arca Dados
Arca Dados

Repositório institucional da Fiocruz
Informações Gerais
Instituição Fiocruz
Ano de Criação 2019
Site https://arcadados.fiocruz.br/
Presidido por Comitê Gestor do Arca Dados

O Arca Dados é o repositório institucional de informações geradas por pesquisas da Fiocruz[1]. É o repositório oficial da Fiocruz para arquivar, publicar, disseminar, preservar e compartilhar os dados digitais para pesquisa produzidos pela comunidade Fiocruz ou em parceria com outros Institutos ou órgãos de pesquisas, com o objetivo de fomentar novas pesquisas, garantir a reprodutibilidade ou replicabilidade de pesquisas existentes e promover uma Ciência Aberta e Cidadã.

Desde 2017, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem ampliando o debate no âmbito da Ciência Aberta, com ênfase na gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa, delineando estratégias para o estabelecimento de estruturas, processos e normas para a gestão dos dados oriundos das pesquisas científicas na Instituição.

Um desses resultados é a “Política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa: princípios e diretrizes”[2] , lançada em 2020, que traz orientações para que os dados para pesquisa, como bens públicos, sejam disponibilizados de forma aberta, ética, íntegra, acessível, de maneira oportuna e responsável, considerando as políticas estratégicas da pesquisa científica nacional, os interesses institucionais e as normas regulatórias vigentes.

No aspecto prático, se tornou fundamental consolidar uma infraestrutura tecnológica para a implantação do Repositório de Dados de Pesquisa da FIOCRUZ – Arca Dados, uma plataforma para a gestão, compartilhamento, abertura e preservação dos dados para pesquisa produzidos pela Fiocruz, cujo desenvolvimento se deu a partir de 2019, a partir de um projeto piloto, desenvolvido em duas fases.

Referências

  1. ISMEP- Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa (19 de abril de 2022). «Fiocruz lança repositório com informações do Programa de Controle da Doença de Chagas - ISMEP - Instituto Santa Marta de Ensino e Pesquisa». Arca: Repositório institucional da Fiocruz. Consultado em 19 de abril de 2024 
  2. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (24 de setembro de 2020). «Política de gestão, compartilhamento e abertura de dados para pesquisa: princípios e diretrizes». Arca: Repositório institucional da Fiocruz. Consultado em 16 de setembro de 2022