Usuário(a):NateOutsutsukiX/Esmaga Átomo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

{{Personagem de quadrinhos da Infobox <! - Wikipedia: WikiProject Comics -> | imagem = Ficheiro:JSA 12.jpg | caption = Albert Rothstein como Atom Smasher
Arte de Alan Davis | alter_ego = Albert Julian Rothstein | editora = DC Comics | debut = 'As Nuklon' :
All-Star Squadron # 25 (setembro de 1983)
'As Atom Smasher' :
Arquivos secretos JSA and Origins # 1 (agosto de 1999) | criadores = Roy Thomas
Jerry Ordway
Mike Machlan | homeworld = | espécie = | alianças = Esquadrão Suicida
Sociedade da Justiça da América
Liga da Justiça América
O Conglomerado
Infinity, Inc. | partners = Atom | aliases = Nuklon, Atom Smasher | suporta = | poderes = crescimento, aumento de força, resistência, velocidade e durabilidade. Anteriormente controle de densidade. |}} 'Albert Rothstein' (conhecido pelos pseudônimos 'Núcleo' e 'Esmaga Átomo' ) é um ficcional super-herói na DC Comics universo. Esmaga Átomo é conhecido por seu poder de crescimento e super força. [1]

Esmaga Átomo fez sua primeira aparição live action na segunda temporada de The Flash interpretada por Adam Copeland. O personagem fará sua estreia cinematográfica em 2021 Adão Negro retratado por Noah Centineo no DC Extended Universe.

Histórico de publicação[editar | editar código-fonte]

Criado por Roy Thomas e Jerry Ordway, ele apareceu pela primeira vez em All-Star Squadron # 25 (setembro de 1983). [2] Thomas escolheu seu nome como uma homenagem a seu amigo e fã de quadrinhos Allan Rothstein. [3]

Biografia de personagem fictício[editar | editar código-fonte]

Origem[editar | editar código-fonte]

O afilhado de Al Pratt, a Idade de ouro Atom, Albert Rothstein adquiriu seus metahumanos poderes de superforça e controle sobre sua estrutura molecular , permitindo que ele altere o tamanho e a densidade de seu corpo, de seu avô, um relutante supervilão conhecido como Cyclotron. [4] Isso permitiu que ele lutasse contra o crime primeiro como Núcleo e, depois, como Esmaga Átomo. Como Nuklon, Albert foi um membro fundador da Infinity, Inc. e posteriormente serviu na Liga da Justiça. Ele foi considerado um super-herói confiável, mas bastante inseguro e indeciso enquanto estava na Infinity, Inc. Durante esse tempo, ele tinha um corte de cabelo moicano. Enquanto estava no JLA, ele forjou uma forte amizade com um ex-colega de equipe da Infinity Inc. Obsidian.

A Sociedade da Justiça[editar | editar código-fonte]

Esmaga Átomo prestes a esmagar Kobra. Albert finalmente realiza seu sonho e é convidado a se juntar ao JSA reunido com seu novo nome e identidade, Esmaga Átomo (ele zomba de seu velho moicano e traje nesse meio tempo). Por anos, Esmaga Átomo valoriza seu papel na defesa do legado de Pratt e busca constantemente provar que é digno de seus ídolos da Idade de Ouro & ndash; especialmente quando muitos deles se tornaram seus companheiros de equipe na JSA. Ele admira os membros mais velhos da JSA, mas ele mesmo é admirado pela jovem membro novata Estrela. Quando a mãe de Albert é assassinada em um acidente de avião planejado pelo terrorista Kobra, ele é consumido pela vingança, quase esmagando Kobra em suas mãos antes de ser reprimido por seu colega de equipe Jack Knight, que o convence de que ele não deve contaminar a memória de sua mãe, associando-a ao assassinato de Kobra. Não muito depois do acidente fatal, Albert & ndash; com a ajuda de Metron dos Novos Deuses & ndash; volta no tempo e substitui sua mãe pelo vilão enfraquecido Extant. Isso acaba salvando sua vida, mas torna Albert um assassino, mesmo que não houvesse outra maneira de conter Extant e impedi-lo de causar mais danos.

Black Adam[editar | editar código-fonte]

Quando o adversário de longa data do Capitão Marvel Black Adam se reforma e se junta à JSA, ele e Rothstein desenvolvem uma rivalidade no início, pois Al se recusa a acreditar que Adam se reformou. Isso logo se transforma em parentesco depois que Adam justifica as ações assassinas de Al em relação a Extant. Aliás, Adão Negro comenta que pensa em Esmaga Átomo como o irmão que nunca teve. Incentivado por Adam, Esmaga Átomo fica frustrado com os limites morais do JSA, especialmente quando Kobra chantageia as autoridades para que concedam sua libertação. Albert e Adam desistiram prontamente do JSA após a fuga de Kobra.

Pouco depois, a dupla improvável acerta as contas pessoais uma da outra. Adam mata Kobra, enquanto Rothstein mata o presidente ditatorial de Khandaq, país de Adão. Esmaga Átomo ajuda a liderar uma equipe de metahumanos desonestos (incluindo ex-companheiros de equipe da Infinity Inc. Brainwave e Northwind) em uma invasão de Khandaq e derrubar seu regime opressor. Esmaga Átomo inicialmente luta contra seus companheiros de equipe do JSA em Khandaq antes de decidir ajudar a forjar uma trégua incômoda - Adão Negro e seus compatriotas podem permanecer no poder enquanto nunca saírem do país.

Esmaga Átomo permanece na nação do Oriente Médio por um tempo, embora ele eventualmente comece a questionar os motivos de Adam. Rothstein morre em JSA # 75 enquanto lutava contra o Spectre, mas é revivido por um raio de Adão Negro, e levado de volta para a sede da JSA.

Mais tarde, ele é levado a julgamento por suas ações em Khandaq e se declara culpado de todas as acusações. A companheira de equipe Stargirl promete "estar lá para ele" quando ele sair. Enquanto está na prisão, ele é abordado pelo fundador do Esquadrão Suicida, Amanda Waller. Em 52 , ele é visto montando um novo Esquadrão Suicida sob as ordens de Waller, instruído a lutar contra Black Adam e, sem o conhecimento do próprio Esmaga Átomo, forçar sua família a reagir exageradamente. Eles tiveram sucesso, e Osiris foi desgraçado e exposto por ter matado um membro do Esquadrão, enquanto Amanda Waller estava filmando os eventos, levando à queda de toda a Família Marvel Negra, e um fúria assassina de Adão Negro, apelidada de Terceira Guerra Mundial.

Ele então se alia à Sociedade da Justiça, tentando prender Adão Negro, mas se recusa a condená-lo de forma alguma, nem mesmo o acreditando culpado do genocídio em Bialya (“Me diga que não foi vocês..."). Quando Adam é roubado de seus poderes pelo Capitão Marvel, e está prestes a mergulhar para a morte, é Esmaga Átomo quem o salva, embora nenhum personagem jamais veja isso, e Al mantém isso escondido. [1]

Na série Black Adam: The Dark Age , Albert é mostrado procurando por seu ex-amigo, que pretende ressuscitar sua esposa morta Isis. Em Black Adam # 5, Albert traz para Adam um osso dos restos mortais de Ísis (sem o conhecimento do JSA, com quem ele estava procurando por Adam), e tenta sem sucesso persuadir seu amigo a se esconder.

Problemas modernos de JSA[editar | editar código-fonte]

No especial Justice Society of America: The Kingdom , Stargirl recruta Esmaga Átomo para dar algum sentido a Damage, que se tornou uma espécie de evangelista do Terceiro Mundo deus Gog depois que o ser cósmico (temporariamente) curou seu rosto com cicatrizes. Ele vê o filho de Pratt como uma figura de irmão, já que ele foi criado por Pratt em primeiro lugar.

Atom Smasher finalmente retorna ao JSA durante o arco "Black Adam and Isis" impresso em Justice Society of America # 23-25. Pedindo à equipe uma segunda chance de honrar a memória de Al Pratt, Atom Smasher se junta à Sociedade da Justiça na batalha contra Adão Negro e Ísis, que roubaram do Shazam seus poderes e seu trono em a Rocha da Eternidade. Na conclusão da história, apesar da desconfiança de Wildcat, Esmaga Átomo é readmitido na JSA como um membro pleno, [5] junto com todos os outros membros da equipe que agiram mal nas edições recentes. Ele desaparece por vários problemas, mas reaparece no livro JSA: All-Stars como uma vítima de sequestro.

Na sequência "Watchmen" " Doomsday Clock," Atom Smasher retorna ao Universo DC ao lado do resto da Sociedade da Justiça da América quando Doctor Manhattan, inspirado por Superman, desfaz as mudanças que ele fez na linha do tempo que apagou a Sociedade da Justiça da América e a Legião de Super-Heróis. [6]

Poderes e habilidades[editar | editar código-fonte]

Já super forte em seu tamanho normal - 7 & nbsp; ft 6 pol, ou 2,3 ​​m - (embora recentemente ele tenha sido descrito como tendo uma altura mais normal quando não está usando seus poderes), a força e a densidade do Atom Smasher aumentam proporcionalmente ao tamanho que ele escolhe (foi explicado em JSA # 75 que seus músculos e ossos realmente se quebram e se reformam à medida que crescem para atingir essas grandes alturas).

Na DC Encyclopedia , afirma-se que ele poderia crescer até 60 pés sem problemas. Não se sabe se há um limite para as alturas que ele pode atingir. A 60 pés, ele era forte o suficiente para nocautear Power Girl com um pisoteio, e dizimou facilmente a maior parte do JSA durante "Black Reign", mas ele é vulnerável a socos superfortes de nomes como Adão Negro, sendo nocauteado com um golpe várias vezes. Durante seu tempo como Núcleo, Albert era capaz de atravessar paredes; ele não foi mostrado usando esse poder nos últimos anos, mas não está claro se ele foi retcon nulo. Rothstein também é um piloto e mecânico habilidoso. Nos primeiros anos de JSA, ele pôde ser visto pilotando o jato da JSA, o Steel Eagle, bem como o Star Rocket Racer em JSA: Our Worlds at War , e anteriormente sendo Infinity , Inc. É o piloto principal.

Relações com mulheres[editar | editar código-fonte]

Albert teve relacionamentos complicados com mulheres durante sua gestão em vários times de super-heróis. Enquanto na Infinity, Inc., ele mostrou estar claramente apaixonado pela colega de equipe Fury, apesar do noivado dela com seu amigo Silver Scarab. Muitos outros personagens notam isso, embora nenhum deles inveje Al e realmente sinta pena dele, porque ele inevitavelmente terá seu coração partido. Olhando para ela mesmo quando criança, ele finalmente propõe quando Hector é morto e ela fica grávida, para que ela não fique sozinha. Ela o recusa, dizendo que prefere que eles sejam amigos. Ele também teve um breve flerte com a segunda Wildcat Yolanda Montez, mas as coisas nunca se desenvolveram entre eles. Durante seu tempo com a Liga, ele namora Fire, [1] mas ele interrompe o relacionamento porque ela não é Judia ish - embora isso não impediu suas paixões anteriores ou posteriores.

Seu relacionamento com Stargirl é ainda mais complexo. Embora Stargirl tenha mostrado alguns sentimentos românticos por Esmaga Átomo no passado, nunca houve qualquer reciprocidade de sua parte. Edições posteriores estabelecem claramente os verdadeiros sentimentos de Stargirl, já que vários amigos (como Shazam ou sua amiga Mary) a acusam de gostar de Al, e ela promete esperar por ele quando ele retornar da prisão. Quando Al é morto temporariamente por O Espectro, ela revela a profundidade de seus sentimentos por ele, chorando por seu cadáver. Albert finalmente reconhece seus próprios sentimentos quando ele se junta à JSA para lutar contra Adão Negro, admitindo que Billy Batson a merece muito mais do que o próprio Al, em um tom arrependido. Os companheiros de equipe de Al percebem a atração mútua do casal quando eles começam a se bajular abertamente em público, e enquanto a Power Girl apóia ("Vá resgatar sua bela donzela"), os membros mais velhos forçam Al a recusar Courtney devido à diferença de idade. Isso deixa Al melancólico e Courtney sai correndo chorando. Edições posteriores de JSA: All-Stars revelam que os dois ainda se amam, mas depois que Johnny Sorrow imita Al para forçar um beijo da jovem, ambos reconhecem a necessidade de "espaço". Em Injustiça: Deuses Entre Nós , Ano 5 Anual, (A injustiça está fora da continuidade normal do universo DC), ele revelou estar em um relacionamento com Giganta, mas ambos frequentemente discutem e brigam, levando a eles entrando em grandes lutas. De acordo com Lanterna Amarela, eles discutem e brigam muito, mas sempre acabam se reconciliando. Enquanto limpam Metropolis, os 2 discutem por causa de uma viga de metal e começam a lutar, destruindo metade da cidade.

Outras versões[editar | editar código-fonte]

Kingdom Come[editar | editar código-fonte]

Albert fazia parte da Superman Liga da Justiça em Mark Waid e Alex Ross ' Kingdom Come' 'sob o codinome "Esmaga Átomo". Esta foi a estreia de seu novo nome, que mais tarde foi usado na continuidade DC mainstream.

Injustiça: Deuses Entre Nós[editar | editar código-fonte]

Esmaga Átomo faz uma aparição especial como um ovo de Páscoa fora do palco do Hall of Justice, onde ele está lutando contra o vilão Giganta no fundo enquanto o jogador está lutando.

Em outras mídias[editar | editar código-fonte]

Televisão[editar | editar código-fonte]

  • No episódio "Legends" da Justice League, um personagem chamado 'Tom Turbine' dublado por Ted McGinley é baseado em Esmaga Átomo e Superman. Tom Turbine era um super-herói alternativo da Terra e membro da Justice Guild of America (com sede na Justice Society of America). Durante seu tempo como um super-herói, Tom Turbine lutou contra a Guilda da Injustiça. Ele morreu junto com o resto do JGA durante uma guerra que destruiu a maior parte de seu mundo. Ele, junto com o resto da Justice Guild, "morreu" uma segunda vez derrotando Ray Thompson, que os havia recriado todos, em uma ilusão de seu mundo passado. De acordo com Bruce Timm, Tom Turbine foi baseado principalmente no Golden Age Atom, Albert Pratt. Várias características do antigo Superman foram incorporadas ao personagem também.

[Arquivo: AtomSJLU.jpg | thumb | right | Atom Smasher em Justice League Unlimited no episódio "Task Force X".]]

  • Esmaga Átomo aparece na série Justice League Unlimited como membro da expandida Liga da Justiça. Em "Dark Heart", Esmaga Átomo ajuda a Liga da Justiça a lutar contra os alienígenas gerados pelo Dark Heart. Em "Task Force X," Esmaga Átomo luta contra o Aniquilador enquanto Shining Knight e Vigilante lutam contra a Task Force X. Esmaga Átomo é rapidamente derrotado. Enquanto Caçador de Marte luta contra o time, Plastique o força a parar quando ela ameaça colocar uma bomba na boca de Esmaga Átomo; porém Capitão Átomo chega e a impede. Em "Panic In The Sky", Atom Smasher é mostrado lutando contra um clone de Long Shadow e derrotando-o.
  • No episódio The Flash , Al Rothstein é mencionado como uma das pessoas que aparentemente morreu como resultado do acidente acelerador de partículas que deu ao The Flash seus poderes. Para a segunda temporada, Adam Copeland foi escalado como Esmaga Átomo estreando no primeiro episódio "The Man Who Saved Central City". Este Albert Rothstein é considerado um meta-humano da Terra-2. Por alguma razão, ele mata sua contraparte neste universo que, contraditório a "Queda de energia", não morreu no acidente e estava de fato no Havaí na época. Com esta versão, ele é retratado como um vilão que vem para Central City on Earth-1 para matar o Flash a pedido de Zoom. [7] Ganhando seus poderes absorvendo radiação em sua vizinhança, ele é derrotado quando o Flash o atrai para um reator nuclear e o expõe a uma dose letal, sendo Rothstein incapaz de absorver toda aquela energia. Um moribundo Rothstein diz a Flash que a pessoa prometeu levá-lo para casa se ele derrotasse o Flash com o nome de Zoom.

Filme[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Universo estendido DC

Em março de 2019, The Hashtag Show relatou que Albert Rothstein / Atom Smasher apareceria no DC Extended Universe, enquanto era apresentado em Black Adam ' '. [8] Em julho de 2020, isso foi confirmado, com Noah Centineo escalado para retratar o papel no filme. [9] [10]

Videogames[editar | editar código-fonte]

Esmaga Átomo faz uma aparição especial em Injustiça: Deuses entre nós . Ele é visto na área externa do palco do Hall of Justice, lutando com Giganta ao fundo. Quando um herói ou vilão passa para a próxima parte do palco, o personagem é lançado por um robô na mão de Giganta e ela dá um soco no Atom Smasher com o personagem antes que ele seja lançado no Salão da Justiça (Grande Salão). [11]

Brinquedos[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. a b c Jimenez, Phil (2008). «Atom-Smasher». In: Dougall, Alastair. The DC Comics Encyclopedia. Londres: Dorling Kindersley. p. 31. ISBN 0-7566-4119-5<! - Nenhum -> 
  2. Manning, Matthew K. (2010). «1980». In: Dolan, Hannah. DC Comics Ano a ano A Visual Chronicle. [S.l.]: Dorling Kindersley. p. 203. ISBN 978-0-7566 -6742-9. Os filhos da Sociedade da Justiça da América original fizeram sua estréia estrondosa nesta edição do escritor Roy Thomas e do desenhista Jerry Ordway ... Esquadrão All-Star # 25 marcou o primeiras aparições de futuros heróis favoritos de culto Jade, Obsidian, Fury, <! - Hippolyta "Lyta" Trevor fez sua primeira aparição em Mulher Maravilha # 300 (fevereiro de 1983), All-Star Squadron # 25 foi sua primeira aparição usando o nome "Fury" -> Brainwave Jr., o Silver Scarab, Northwind e Nuklon. 
  3. Thomas, Roy; Jerry Ordway (primavera de 1999). «Revelação de dois co-criadores - The Secret Origins of Infinity, Inc.». 3. Two Morrows Publishing. Consultado em 20 de abril de 2008  Parâmetro desconhecido |problema= ignorado (ajuda); Parâmetro desconhecido |diário= ignorado (ajuda)
  4. Cowsill, Alan; Irvine, Alex; Korte, Steve; Manning, Matt; Wiacek, Win; Wilson, Sven (2016). O DC Comics Encyclopedia: The Definitive Guide to the Personagens of the DC Universe. [S.l.]: DK Publishing. p. 22. ISBN 978-1-4654-5357-0 
  5. Justice Society of America (vol. 3) # 23–25 (janeiro a abril de 2009). DC Comics.
  6. Relógio do Juízo Final # 12 (fevereiro de 2020). DC Comics.
  7. Russ Burlingame (16 de julho de 2015). [http: //comicbook.com/2015/07/16/the-flash-to-introduce-wwes-adam-edge-copeland-as-atom-smasher/ «EXCLUSIVO: Adam "Edge" Copeland Cast As da WWE Atom-Smasher On The Flash Season 2»] Verifique valor |url= (ajuda). Comicbook.com. Consultado em 16 de julho de 2015 
  8. Murphy, Charles (março 8, 2019). [http: //www.thathashtagshow.com/2019/03/08/exclusive-new-black-adam-script-features-hakwman-atom -smasher-and-stargirl / «EXCLUSIVE: Novo script 'BLACK ADAM' apresenta Hawkman, Atom Smasher e Stargirl»] Verifique valor |url= (ajuda). That Hastag Show. Consultado em 8 de março de 2019 
  9. Kit, Borys (16 de julho de 2020). [https : //www.hollywoodreporter.com/heat-vision/noah-centineo-joins-dwayne-johnson-shazam-spinoff-black-adam-1303476 «Noah Centineo se junta a Dwayne Johnson no filme New Line DC 'Black Adam' ( Exclusivo)»] Verifique valor |url= (ajuda). The Hollywood Reporter. Consultado em 16 de julho de 2020 
  10. Earl, William (22 de agosto de 2020). [https: //variety.com/2020/film/news/justice-society-of-america-black-adam-hawkman- cyclone-1234744998 / «'Black Adam' apresentará a Sociedade da Justiça da América: Hawkman, Doctor Fate e mais»] Verifique valor |url= (ajuda). Variety 
  11. { {cite web | url = http: //www.newsarama.com/games/injustice-gods-among-us-preview.html | title = INJUSTIÇA DEUSES ENTRE OS EUA Vídeos revelam DC Easter Eggs | publisher = Newsarama.com | date = | accessdate = 2015-05-23}}

Links externos[editar | editar código-fonte]

Predefinição:O átomo Predefinição:Esquadrão All-Star


Categoria: Personagens criados por Jerry Ordway Categoria: Personagens criados por Roy Thomas Categoria: personagens de quadrinhos introduzidos em 1983 Categoria: personagens da DC Comics com força sobre-humana Categoria: super-heróis da DC Comics Categoria: Terra-Dois Categoria: Judeus americanos fictícios Categoria: Personagens fictícios que podem mudar de tamanho Categoria: gigantes da ficção Categoria: super-heróis judeus Categoria: Personagens masculinos em quadrinhos