Usuário(a):Nuno Tavares/2005 Outubro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
ARQUIVO
2004
Dez
2005 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez
2006 Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul—Set Out—Nov Dez
2007 Jan—Mar Abr—Ago Set—Dez
2008 Jan—Mai Jun—Dez
2009 Jan—Dez
2010 Jan—Dez
Deixar mensagem

Índice

Esclarecido[editar | editar código-fonte]

Está tudo esclarecido :). Obrigado pela preocupação. []s --Daniduc 07:52, 1 Outubro 2005 (UTC)

esedehruvhrevbtrhy nj ytn yt nyt nytn ]uyh iu. p; p

]

]oi. >>>>>>>>>>>>>>>>(*-*)<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Vitória de Santo Antão[editar | editar código-fonte]

Nuno, Como é que eu marco o verbete Vitória de Santo Antão para que ele seja wikificado? Ou melhor, qual é a pré-definifição para isso? Grato, Carlos Luis M C da Cruz 11:50, 1 Outubro 2005 (UTC)

Críticas???[editar | editar código-fonte]

Críticas negativas? Não percebi lol... A menos que te estejas a referir à questão do Algarve (lol)... Nunca senti nenhuma a nós dirigida que fosse negativa... Para mim são todas críticas construtivas, e o facto de não concordarmos nalguns pontos não constitui mácula... --André 13:49, 1 Outubro 2005 (UTC)

Uma coisa que agora não tem nada a ver... Reparei por acaso na discussão em torno do castelo de Mós e castelo de Porto de Mós entre ti e o Carlos... Parece que existe um castelo de Mós na freguesia do mesmo nome, em Torre de Moncorvo, Bragança... Por isso vou desfazer o #redir. --André 14:08, 1 Outubro 2005 (UTC)

Voto[editar | editar código-fonte]

Olá, Acabei de ver sua mensagem na pagina da Clara C., não vou dizer o obvio pois já deve saber que concordo com as posições dela. Quanto aos seus comentarios em relação a mim só gostaria de fazer alguns esclarecimentos: É verdade eu já tinha lido aquela pagina de discussão algum tempo atrás, infelizmente na epoca eu realmente não tinha prestado atenção a presença das palavras dominio principal nos comentarios de varios usuarios, creio que o motivo disto tenha sido de que na epoca eu estava lendo a pagina com objetivos definidos, eu estava vendo se a opinião geral era de que os novatos poderiam votar ou não e se alguem tinha se posicionado contra. Eu não enxerguei dominio principal porque não era o que estava procurando. (então sim sou culpado de não ter prestado mais atenção)

No dia 28 que foi quando eu vi que meus votos tinham sido anulados, eu me limitei a olhar a pagina principal porque para mim o obvio é procurar o texto oficial (olhar a pagina de discussão nem passou pela minha cabeça). Foi somente depois de algumas reversões mutuas com o Juntas (e dpois de ter sido indicado) que eu li a pagina de discussão e entendi o que ele estava defendendo ( no inicio não foi me dada nenhuma explicação)

Todavia eu não concordei com ele nem poderia concordar porque para mim (e eu realmente acretido nisso) o que vale é o que esta escrito, levei então a questão á esplanada..

  • A minha pergunta para ti é neste sentido: eu podia ter bloqueado os dois (Juntas e Acer), *podia ter protegido a página (priveligiando o Juntas) ou deixarem-nos resolver a questão. *Autoritário (ou não), o que tu farias, uma vez que era óbvio que o Juntas tinha razão?

Você colocou a palavra obvio em italico, não sei se queria dizer que num primeiro momento você achou que era obvio que o juntas tinha razão e agora não acha mais tão obvio apesar de concordar com ele ou se você quis dizer que continua achando que é obvio.

Se minha primeira interpretação esta certa então não tenho nenhum problema, se for a segunda noentanto gostaria de dizer que não é obvio que ele esta certo (não acho que ele estaja certo, mais assumindo que estivesse), quem não participou da discussão não vai saber que a opinião geral era de que fosse no dominio principal, este tipo de coisa tem que estar bem escrito.

De qualque maneira mesmo sabendo que a opinião geral na votação foi outra não posso concordar pois simplesmente não esta escrito.

Outro ponto em que admito que errei foi ter revertido as anulações do junta mais de uma vez, não deveria te-lo feito e sim levado a questão diretamente a esplanada infelizmente pensei inicialmente que as motivações dele fossem outras..

Outro ponoto: Para mim era obvio que eu estava certo assim como o juntas achava que era obvio que ele estava certo então creio que num primeiro momento não nos entendemos muito bem.. Alem disso ver seus votos invalidados quando você tem certeza de que não havia motivo para tal não é muito agradavel.

Concordo com você quanto a adenda, foi a melhor solução. Já sei qual vai ser o resultado, discordo dele, mas vou respeita-lo.

Espero ter esclarecido melhor a situação, você me parece ser uma pessoa sensata então espero que pelo menos tente entender o que defendo e não fique com a impressão de que estou apenas procurando desestabilizar o projeto. Abraço --Acer 13:50, 1 Outubro 2005 (UTC)

Mandei um e-mail para ti. Bjs, -- Clara C. 06:54, 3 Outubro 2005 (UTC)

Minis[editar | editar código-fonte]

Sim, eu nao falo ben o portugues, mas que "fallos"? (mistakes)?, SqueakBox 20:39, 1 Outubro 2005 (UTC)

Obrigado cambiaros. Nao estava cierto(?) si era e o é. Tenho un minimo do portugues, mas entendo ben, SqueakBox 20:53, 1 Outubro 2005 (UTC)

I see now that you understand English (read your talk page). Sorry about the mistakes. I would like to expand what I have donme to the other Central American countries, basically transferring the Muni name info from the English to here. I think I should be able to do it seamlessly now that my mistakes have been pointed out to me, and I hope this addition will be useful to the encyclopedia and expand the Central American knowledge base in your language. I already do work for the Spanish wiki though mostly contribute to the English version. Cheers, SqueakBox 23:01, 1 Outubro 2005 (UTC)

Transliteração de Osama bin Laden[editar | editar código-fonte]

Citação: Nuno T escreveu: «Lampiao, creio que foi por isso mesmo que o E2m retirou a nota, mas só ele poderá justificar. Queria que desses uma olhada no Califado de Córdoba, ou Omíadas. Estás a pensar em adicionar essa nota em todos eles? O que pretendes fazer com esta nota é o que se tem vindo a praticar desde sempre dentro do parágrafo inicial "XXXX (ou XXYX em Portugal)". A leitura que eu faço de uma nota deste tipo é que alguém preguiçoso não se quis dar ao trabalho de alterar o parágrafo inicial. Ela ficaria bem, como o Get_It sugeriu, na discussão do artigo.» Olá Nuno
Se pretendo acrescentar uma nota daquelas em todos os nomes árabes, a respostão é não. É claro que a questão da transliterção entre os alfabetos árabe e romano se pode pôr também em muito outros nomes. É claro, no entanto, que Osama bin Laden tem actualmente uma relevância maior que os califas de Córdova, designadamente na imprensa que refiro na nota.
Como sabes, muitos bons dicionários e enciclopédias incluem por vezes desenvolvimentos especiais em pequenas caixas junto de artigos específicos, mesmo que esse comentários pudessem ter um alcance mais geral. Imodestamente, creio que o que escrevi é útil, e por isso gostava de o guardar, de não o ver apagado e que não fosse mudado para a página de discussão. Mas, para evitar um eventual mau aspecto gráfico, mudei a nota para o final do artigo. Espero que assim esteja bem.
As melhores saudações, --Lampiao 21:43, 1 Outubro 2005 (UTC)

pedido[editar | editar código-fonte]

Nuno, por favor, quando puderes vai à páginas para eliminar e dá a tua opinião sobre a entrada do Rosário. Muriel 10:45, 2 Outubro 2005 (UTC)

Parabéns a você[editar | editar código-fonte]

Citação: Nuno Tavares escreveu: «Parabéns pelo esforço na campanha da Ajuda. Queria só que considerasses o seguinte: em informática é típico diferenciar um tutorial de um manual. O primeiro é como uma injecção de conhecimento (cujo efeito pode passar rapidamente), algo como "aprenda em 5 minutos", o manual é tido uma referência a consultar sempre que necessário. Assim, não estarei bem certo se é correcto fazer (...). Seja como for, confio no teu discernimento. Bom trabalho!» Nuno, eis aí um excelente e correto exemplo de questionamento a um trabalho colaborativo. Você escreveu direto a mim, indagando sobre o que eu fiz em últimas edições. Este questionamento direto, em tendo dúvidas da tua parte, é correto e é o que eu faria com relação ao trabalho de qualquer um dos wikipedistas, ainda mais em se tratando de administradores e/ou burocratas, que fazem parte da dita panela e que trazem para si a responsabilidade de cumprir e fazer cumprir sempre o melhor pela Wiki PT. Com relação ao que questionas, é evidente que sei a diferença de um tutorial de um manual, também trabalho na área de informática há anos, basta que veja lá na minha página pessoal um pouco do meu perfil e os sites que administro no braço, verás que não sou marinheiro de primeira navegação. Já sobre o redirect, tratou-se apenas de racionalizar, ambas as páginas tinham praticamente o mesmo conteúdo, com pequenas diferenças, fiz apenas encaixar o conteúdo de ambas numa só página, uma fusão, fazendo o redirect na outra. E preferi fazer o redirect para a página do manual porque numa escala axiológica, embora ambos tenham suas finalidades específicas, o manual me pareceu ter a primazia do redirect. Entretanto, esta não é a última palavra, eu não sou o dono da wikipédia, aqui estamos em trabalho colaborativo, tenho sempre isso em conta, por isso quero trocar uma idéia contigo da possibilidade de talvez ser mais adequado manter um mínimo de informações na página do tutorial com um ver também no final apontando para a página do manual... Que pensas a respeito? Gervásio Santana de Freitas 16:52, 2 Outubro 2005 (UTC)

Concluí com uma pergunta, não vais responder? Gervásio Santana de Freitas 06:02, 4 Outubro 2005 (UTC)
Está desculpado. Providenciarei um tutorial bem suscinto na parte de Sumário logo mais durante o dia, com um veja também ao final indicando a página do manual. Mas agora vou-me, até logo mais por volta das 9 horas Brasil. Gervásio Santana de Freitas 06:10, 4 Outubro 2005 (UTC)

Votação da adenda[editar | editar código-fonte]

Uma vez que o texto da votação da adenda ao direito de voto está a gerar polémica, propus na página de discussão, que se cancelasse esta votação para discutir uma nova redação da adenda, espero eu que mais clara. Opiniões são bem vindas para resolver esta questão de uma vez por todas. (não te rias por favor :) )Obrigada, Muriel 18:28, 2 Outubro 2005 (UTC)

MediaWiki:Licenses[editar | editar código-fonte]

Não era mais fácil, porque ainda estou descobrindo todas as páginas especiais Alegre. Mais uma para anotar por aqui.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 22:41, 2 Outubro 2005 (UTC)

Obrigado pelas informações. abraços, Thiago

?[editar | editar código-fonte]

Pelo lugar que inseriu a mensagem, aparenta que foi pela imagem identica à do commons. Eu precisaria ter marcado para que outro a apagasse?--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 05:24, 3 Outubro 2005 (UTC)

Ah sim, deve ter sido a do cineastra. Bom, a pedagopédia se mostrou útil para algo Alegre--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal 05:28, 3 Outubro 2005 (UTC).

Caro Nuno Tavares,

Em relação ao termo "Fly-by-Wire" aplicado ao avião "F16", o mesmo termo poderia ser traduzido à letra por "Voo por Fio" ou "Voo por Cabo", significando que o comando de voo é transmitido às partes móveis da aeronave (leme de direcção, leme de profundidade, trens de aterragem, etc.) por meios eléctrónicos (por cabo ou fio eléctrico) e não por meios mecânicos. No entanto, em Portugal, é normalmente utilizado o termo inglês "Fly-by-Wire" em vez da tradução portuguesa.

Cumprimentos J Sobral

bloqueio[editar | editar código-fonte]

Nuno tive que bloquear o autor das polémicas de Bragança porque o ip insistiu, após diversos avisos, em reverter o redirect de [Maria Pia etc etc] para [Duque de Bragança] (que foi decidido nas páginas para eliminar) e em reverter os esforços do André em desPOVisar o artigo [Duque de Bragança]. Se bem o conheço amanhã está na esplanada a armar barraca. Vou precisar do teu apoio! Muriel 14:03, 3 Outubro 2005 (UTC)


Votação para Administrador[editar | editar código-fonte]

Senhor Tavares,

Esta é a prática corrente que costuma a utilizar para resolver questãoes que estão minimamente dentro dos trâmites normais da legalidade e discussão saudável?

Aguardo um posicionamento a respeito e uma explicação. Para onde foi/irá o resultado da votação?

sem mais

RicardoF 14:14, 3 Outubro 2005 (UTC)


Muito conveniente...

RicardoF 14:19, 3 Outubro 2005 (UTC)


Senhor Tavares,

Nenhuma de minhas mensagens foi provocante e só estava a tentar estabelecer um diálogo amigável dentro dos limites corretos e da discussão saudável. Entendi o seu ponto e concordo com a decisão tomada (no momento em que fiz o questionamento não sabia qual era e por isso o fiz, ressalto, dentro dos limites da boa educação e sem provocações!)

Saudações

RicardoF 14:29, 3 Outubro 2005 (UTC)


Sua atitude a respeito da votação para administrador, pondo-lhe um ponto final.

Pelo menos me pareceu conveniente!

RicardoF 14:50, 3 Outubro 2005 (UTC)


Posso saber o motivo da irritação contra a minha pessoa?

Estou aqui a defender sua posição e vem me atacando de DESORDEIRO e ARROGANTE!

Vejamos:

Do dicionário Houaiss:

  • conveniente {verbete}
-Datação:

1260 cf. IVPM

Acepções:


■ adjetivo de dois gêneros
que convém
1 que é apropriado, oportuno
Ex.: palavras c. naquelas circunstâncias
2 que traz vantagem; útil, proveitoso, vantajoso
Ex.: negócio c.
3 que facilita; cômodo, favorável
Ex.: para ele, é c. trabalhar de manhã
4 decente, decoroso
Ex.: conduta pouco c.
■ adjetivo e substantivo de dois gêneros
5 que ou aquele que toma parte em convênio


  • Etimologia

lat. convenìens,entis 'que convém, que está adequado ao acordado entre as partes', part.pres. do v. conveníre 'convir'; cp. convenente; ver -vir; f.hist. 1260 conuenente, sXV conveniente, sXV comvynyemte

Foi isso!

Leia com atenção o que escrevi e verá que o ânimo aqui só está exasperado em sua parte.

Por favor, reflita antes de partir a atacar outrem.

Atenciosamente

RicardoF 15:26, 3 Outubro 2005 (UTC)

RicardoF, vai ver se eu estou na televisão. -- Nuno Tavares 15:59, 3 Outubro 2005 (UTC)


Olá Nuno, eu vi você disendo na pagina do Ricardo que a nomeação do Slade foi negada, eu não entendi o motivo já que ele teve 10 votos afavor (como eu removi o meu ficam 9) e 9 contra ou seja deu impate... --Acer 19:59, 3 Outubro 2005 (UTC)

Usuários[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno! Dá uma olhada nisso: Usuário:Joao Gomes, Usuário:Joao Cruto, Usuário:André Filpe Fortuna Calado, Usuário:Dulce. Não sei se cabe fazer alguma coisa...

Este também é digno de nota. Bjitos, -- Clara C. 14:55, 4 Outubro 2005 (UTC)

Cristianismo[editar | editar código-fonte]

ah, trata-se de fazer um esquema ? Um quadro ? Tudo bem, só que graficamente será complicado, já que há dezenas de Igrejas protestantes. Como melhor representar isso ? Talvez com uma timeline com uma nova entrada sempre que surge uma nova igreja ? Alguma outra ideia ? Entendi bem o que se pretende ? --Joaotg 14:57, 4 Outubro 2005 (UTC)

Querido Nuno, ainda bem que te meteste na conversa. A minha ideia era elaborar esta Imagem:Denominacoescristas.jpg, continuando de forma a incluir as Igrejas Protestantes e etc., com notas sobre a separação. O que é TeX, já agora? Muriel 16:25, 4 Outubro 2005 (UTC)



Para uma conversa a três já precisavamos de uma esplanada :-) (mas sou eu a sonhar) (com a esplanada Joaotg/Nuno Tavares/Muriel :-)

Nuno, o GRAMPS tem uma versão windows ? É o que eu uso, sorry. Nunca fiz uma timeline. Como é que se é suposto fazer uma ? Com o GRAMPS ? ou também há um método manual ? Podiamos até começar por uma timeline simples, feita com asteriscos, que depois se converteria. Até porque assim qualquer um contribui e eu não sou Deus ;-) O próprio Deus já se deve ter esquecido de muitos dos marmanjos que andaram por aqui a criar igrejas em seu nome ;-) Se houver dúvidas telefonamos-lhe ;-) E já agora a partir de Jerusalém. Assim só pagamos o preço de uma chamada local ;-) --Joaotg 21:22, 4 Outubro 2005 (UTC)

Comentários do bot[editar | editar código-fonte]

Olá, Nuno. Estou a começar a correr um bot em ka e queria saber como fazer para que os comentários do teu bot sejam robot Adicionando em vez de robot Adding. Procurei nas sources py mas não encontrei nada. Como fazes? Um abraço, Malafaya 19:13, 4 Outubro 2005 (UTC)

Obrigado pela tua resposta, Nuno. A questão aqui era mesmo perceberem. Estou a correr o bot na Wikipédia Georgiana (onde sou user activo) e os comentários aparecem em Inglês. Entrentanto já falei com um developer to pywikipediabot e ele acrescentou as traduções georgianas ao CVS. Obrigado na mesma, Malafaya 00:02, 5 Outubro 2005 (UTC)

Wikipedia:Fusão[editar | editar código-fonte]

Nuno, grato pela ajuda no artigo Wikipédia:Fusão, ficou muito bom sim. Já agora, com relação ao factual, desconheço o que seria, poderia lançar manpower e escrever algumas linhas para ele? Gervásio Santana de Freitas 19:45, 4 Outubro 2005 (UTC)

Portal de Portugal.[editar | editar código-fonte]

Ola' Nuno,
Por favor da'-me um toque quando este portal estiver pronto, ou editavel. Saudacoes, --Lampiao 20:40, 4 Outubro 2005 (UTC)

Esconde-esconde[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno. Quando criei Usuário Discussão:Slade/2005/Até outubro meu objetivo não era esconder os avisos de imagens, e sim agrupar mensagens antigas em um arquivo, já que ja tinham sido atingidas 50 mensagens distintas. Não acho que foi uma tentativa de esconder os avisos. Para dar maior destaque criei até Usuário Discussão:Slade/Imagens e incluí o link no meu arquivo e em um lembrete bem destacado na minha discussão, como pode ver. Até, Slade | | WP:PT: 1 010 249 artigos 21:43, 4 Outubro 2005 (UTC)

PS: O Usuário:Martiniano Hilário criou o Wikipédia:Portal de Psicopedagogia. Será que não foi um tema muito específico para um portal? Dá pra ver que é um usuário novato...

Desarmamento[editar | editar código-fonte]

Respondi lá: Discussão:Referendo sobre a proibição da comercialização de armas de fogo e munições --FMLoi 02:34, 5 Outubro 2005 (UTC)

Pois é, eu coloquei lá porque acho mais fácil, acho que vândalos devem ser rastreados pela sua página de usuário, que pode dar até alguma explicação sobre a situação do usuário. Um exemplo disso é: <http://en.wikipedia.org/wiki/User:Lir>. Aliás, este bloqueio é um dos exemplos de absurdos na en.wp: foi bloqueado porque falava de si próprio na terceira pessoa, hehehe. Agora o E2m se despede. --E2m 03:52, 5 Outubro 2005 (UTC)

Garanto que não foi só por isso, e podem crer que foi uma excelente decisão. Muriel 08:07, 5 Outubro 2005 (UTC)

Portal[editar | editar código-fonte]

O Portal de Portugal está a ficar óptimo. Bom trabalho... -- Lijealso (msg) 04:14, 5 Outubro 2005 (UTC)

Já agora: voltou a atacar: http://pt.wikipedia.org/wiki/W/index.php

Timeline[editar | editar código-fonte]

João e Nuno: movi esta nossa conversa para uma página à parte. Vamos continuara a conversa lá, OK? Muriel 08:07, 5 Outubro 2005 (UTC)

Bot[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno, ví que está rodando warning´s para outras wikipedia´s, já que tem conta em várias wikis poderia rodar o python login.py -all iria fazer os interwikis para todas as wikis que você tem conta simultaneamente, veja esse screenshot de um interwiki alterando artigos da fr e da pt. Abraço, LeonardoG 11:54, 5 Outubro 2005 (UTC)

Citação: Nuno escreveu: «Clara C., já está na hora de criar Usuário:Clara C./Babete ahahahahaah» Gostoso rir contigo! hahahahaha Mas o que seria isso???? :)))) -- Clara C. 21:15, 5 Outubro 2005 (UTC)

Sem medicação![editar | editar código-fonte]

Meu caro! Que falta de educação a minha! Voltei sem cumprimentar. Tudo bem? Agora vou sair de novo :-) O vício tolheu-me por que hoje não tomei a medicação. Grande abraço! Agil 01:28, 6 Outubro 2005 (UTC)

Pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno! Eu sei que variações de palavras não tem artigos proprios, mas sera que esta não merece ser uma exeção visto que é a maior palavra de nossa lingua? só uma sugestão :) --Acer 00:34, 7 Outubro 2005 (UTC)

Freguesia do Oriente (proposta)[editar | editar código-fonte]

Olá! Não é que faça muita questão, mas penso que a categoria freguesias pode incluir freguesias extintas, freguesias actuais e freguesias propostas. São tudo realidade abrangidas pela palavra "freguesia". Mas, claro, esta é a minha opinião. Vou deixar da forma como está. Cumprimentos sinceros, Marco Neves 01:16, 7 Outubro 2005 (UTC)

Olá, de novo! Penso que em relação à possível recusa da proposta, o artigo poderá ser integrado no artigo sobre o Parque das Nações (por exemplo, secção sobre "Antiga proposta de criação de freguesia"). Bom trabalho e cumprimentos! Marco Neves 01:29, 7 Outubro 2005 (UTC)

Nomes de igrejas[editar | editar código-fonte]

Bom dia! Estou com um problema existêncial... Na odisseia de corrigir os links das listas de património edificado em Portugal surgiu-me agora a dúvida com o que fazer com determinados tipos de nomes. P.ex. a Igreja de São João Baptista (Figueiró dos Vinhos) também Igreja Paroquial de Figueiró dos Vinhos foi movida ontem para Igreja Matriz Paroquial de São João Baptista de Figueiró dos Vinhos. Na minha opinião o nome não pode ser apresentado assim. Como em Igreja de Santa Maria (Estremoz) (também designada por Igreja Matriz de Estremoz) e que é diferente de Igreja de Santa Maria de Airães em que o nome da terra faz parte do nome. Preciso de uma opinião... Lusitana 06:38, 7 Outubro 2005 (UTC)

Adia aí a viagem mais 2 minutitos! No caso então de nome de igreja que não inclui (oficialmente) o nome da terra (como Igreja de São João Baptista (Figueiró dos Vinhos) este deve então ficar entre parênteses e não ser composto como em casos em que o nome da terra é parte integrante do nome (como Igreja de Santa Maria de Airães). Ja? Lusitana 06:53, 7 Outubro 2005 (UTC)

Hmmm nã, a igreja chama-se Igreja de Santa Maria de Airães, em Airães. Tás a ver? E outras chamam-se só Igreja de Santa Maria, mas como há várias assim chamadas eu coloco o nome da terra entre parênteses, tipo Igreja de Santa Maria (Estremoz). Então o que pergunto é: devo incluir o nome da terra tb no nome da igreja, logo Igreja de Santa Maria de Estremoz? Eu acho que não. Porque, se calhar, a Santa Maria que dá o nome à Igreja de Santa Maria de Ariães era a tal santa que tinha vivido em Ariães, ou a padroeira, sei lá eu, e a santa da Igreja de Estremoz é a santa nacional logo não se pode dizer que é a Santa Maria de Estremoz. Enfim, a explicação é ranhosa, mas tás a ver? Lusitana 07:13, 7 Outubro 2005 (UTC)

Fixe pá, obrigado! Volto então pros meus links. Jocas. Lusitana 07:30, 7 Outubro 2005 (UTC)

Aiii ainda bem que o fizeste, que tava aqui cuma preguiça! Sabes que eu só vejo os erros depois de os fazer. Enfim, já tou abananada com tanta igreja. Lusitana 12:33, 7 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, desculpa meter a colherada, mas se movi foi por me parcer o mais correcto... A explicação é simples... Uma freguesia pode ter várias igrejas e capelas, mas só uma, e apenas essa, é a Igreja Matriz da Paróquia/Freguesia... o que é o caso da Igreja de Figueiró dos Vinhos... Se for para uniformizar tudo, então dá uma olhada em categoria:Loures, categoria:Sacavém e categoria:Camarate e renomeia as igrejas e capelas como te aprouver... Um abraço --André 16:15, 7 Outubro 2005 (UTC)

Metatron[editar | editar código-fonte]

O livro de Urantia são ensinamentos e teorias a respeito do Universo e tudo o que nos rodeia. É a linguagem perfeita e o conhecimento fundamental de tudo o que é matéria mais que existe. Não está ligado a nenhuma religião, nem tem seguidores. É conhecimento puro de factos. A fundação Urântia Existe. Basta procura-la...

Nem podes comentar :o)

http://www.urantia.org/index.html

Ela existe LOL...

--Metatron 13:38, 7 Outubro 2005 (UTC)

Colunas[editar | editar código-fonte]

Nuno, uma questão: é possível dispor texto (ou uma lista) em colunas, para evitar que se torne demasiado longo? Eu vi uma lista dessas mas não reconheci nenhum código que pudesse copiar (infelizmente não me lembro de que lista se tratrava). Mas eram mesmo colunas, ou então "tables" ou estava a sonhar? Obrigado pela ajuda! Teixant 16:35, 7 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, muito obrigado, era o que suspeitava Teixant 07:36, 10 Outubro 2005 (UTC)

Bot status[editar | editar código-fonte]

Done. By, by Nuno [[Usuário:Gac|Gac]] 17:09, 7 Outubro 2005 (UTC)

Bom dia! Para se tiveres afim -> Discussão:Lista de património edificado em Portugal#Denominação de igrejas Jocas! Lusitana 08:53, 8 Outubro 2005 (UTC)

Proposta para Livro de Estilo[editar | editar código-fonte]

Caro administrador,
Dirijo-me a si, e a aos outros administradores dado que estes são naturalmente os utilizadores mais frequentes, interessados e influentes da Wikipédia.
Gostaria de chamar a sua atenção para a minha proposta em Wikipedia Discussão:Livro de estilo. A proposta consiste em permitir acrescentar brevíssimas notas linguísticas no início dos artigos, quando (e só quando) haja a necessidade de esclarecer pormenores sobre o título do próprio artigo, por exemplo refrências a grafias correctas em caso de erros banais e comuns. Alguns dirão que a infomação também poderia ser colocada no corpo do próprio artigo. Presumo que concordará que uma referência breve no início com um formato normalizado teria uma muito maior força nde comunicação. Gostaria de ter a sua opinião. Obrigado.--Lampiao 22:29, 8 Outubro 2005 (UTC)

Pedidos ao bot[editar | editar código-fonte]

Que tal transformar Categoria:Província do Japão em Categoria:Províncias do Japão? Bjitos, -- Clara C. 12:56, 9 Outubro 2005 (UTC)

Bot support[editar | editar código-fonte]

No problem, Nuno, I know your bot does a lot of good work on it:wiki. And we tend to look a lot into each other's talk pages on it:, I guess that happens as well on pt.wiki? Cheers, --Cruccone 17:34, 10 Outubro 2005 (UTC)

Desarmamento[editar | editar código-fonte]

Citação: Nuno escreveu: «...alguém ou algum analista considerou a hipótese desta medida ser uma tentativa disfarçada de minimizar a probabilidade da ocorrência de um golpe de estado?»

Meu querido padrinho, Quem respondeu lá a esta tua indagação parece estar mais longe do Brasil do que tu mesmo! Estamos votando um referendo a uma lei aprovada há dois anos atrás pelo Congresso (em vigor, portanto). Na aprovação da lei foi previsto o tal referendo (fruto de lobby da indústria armamentista). De lá para cá a população vem se desarmando voluntariamente (cerca de 400.000 armas já entregues) e as pesquisas de opinião indicam que cerca de 75% da população vai votar a favor. Não há casuísmo nenhum nisso, apenas sensatez. A democracia no Brasil já tem um caráter bastante sólido. Não há nada por trás disto a não ser o desespero de uma minoria (que sabe ser minoria). Beijos, -- Clara C. 06:59, 11 Outubro 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Recebi a sua mensagem mas não tive oportunidade de a ler atempadamente. Sou "maçarico" nestas andanças, apenas esta semana começei a colaborar, e ainda ando em experiência. Para um iniciante estou na fase da descoberta, ainda não domino totalmente a matéria. Mas a vontade é muita e penso que tenho conhecimentos em diversas áreas que poderão ser muito úteis para este tipo de projecto.

Quanto às imagens, esteja há vontade pode transferi-las para o Commons, ainda não estudei como mandâ-las para esse sítio, se o processo é o mesmo,etc. Mas prometo que vou estudar o Commons.

Já agora aproveito para lhe dizer que uma das minhas paixões é a fotografia e possuo centenas de fotos de monumentos portugueses, cidades,etc,etc,etc

Sou de Lisboa e já verifiquei que também, pelo menos, temos um interesse de desenvolvimento comum as: forças armadas. Por dever de profissão, se tiver interessado, poderei colaborar nesse tema, em especial no que diz respeito às forças aéreas. (SoAres 09:13, 11 Outubro 2005 (UTC))

Moçambique[editar | editar código-fonte]

Obrigado pela catalogação das páginas de Moçambique que tenho actualizado :) Teixant 10:54, 11 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, olhando com mais atenção para o mapa das províncias (com elas numeradas) notei que o mapa contém um erro: a província de Sofala (#9) está indicada como sendo maior do que realmente é, incluindo território que pertence à província de Manica, como se pode comprovar comparando com o mapa que está em http://mz.web.pt.Eu sei que o problema é da fonte e nem sei como o resolver, mas aqui vai a informação. Teixant 13:30, 11 Outubro 2005 (UTC)

outra vez[editar | editar código-fonte]

Sorry. Falas disto? Não farei isto novamente. Devo undeletar? Leslie Msg 11:43, 11 Outubro 2005 (UTC)

Não creio que manter as páginas sirva para outra coisa senão dar mau aspecto em algumas listas de páginas, afinal o anônimo sempre muda de nick e sempre inventa uma ofensa nova. O que seria ótimo talvez fosse implantar a idéia do Manuel de bloquear a moção de páginas de usuários.
Já a discussão que reproduziste em Grossos, eu já havia comentado sobre na Esplanada. Gostaria da tua opinião lá! Bjs, -- Clara C. 15:51, 11 Outubro 2005 (UTC)
Nuno, mais 2 ataques, agora são diarios e ao pares. Especial:Contributions/Juvenal_Machado e Especial:Contributions/Manuel_Ferraz. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 20:42, 11 Outubro 2005 (UTC)
Ao enviar uma resposta para a Clara C., não pude deixar de reparar em seu comentário. Eu não votei na sanção, aliás, naquela época estava sumido da wiki, mas, tive de proteger contra edição todas as minhas páginas e subpáginas para parar de ganhar novos adjetivos. Mesmo assim, descobri que após isso, a minha de discussão já havia sido esvaziada. Se bem que, depois do dia que estava desfazendo as mentiras de upload (quando me atacaram pela primeira vez), não duvido de mais nada, e demoro para acreditar em algo. Quando tiver novidades sobre esses logins (e, se eles da wikimedia liberarem os ips deles), por favor, as publique.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 21:07, 11 Outubro 2005 (UTC)

Re[editar | editar código-fonte]

Thanks. Wink.png. Paulo Juntas 16:08, 11 Outubro 2005 (UTC)

Anigo Nuno Gostaria que me orientase de donde posso coseguir maquinas de descascar pinhoes de pinho nao de araucarias. Qualquer informacao qiue me posa dar e ben recebida. Os meus agradecimentos antecipadamente Carlos machadocarlosa@yahoo.com.ar

informacao[editar | editar código-fonte]

Amigo Nuno Gostaria que me orientase de donde posso coseguir maquinas de descascar pinhoes de pinho nao de araucarias. Qualquer informacao qiue me posa dar e ben recebida. Os meus agradecimentos antecipadamente Carlos machadocarlosa@yahoo.com.ar

Predef: concelhos[editar | editar código-fonte]

Citação: Nuno escreveu: «Lampião, gostei da iniciativa eheheh Porém, não me parece viável, já que introduz muitas imagens que (à parte da estética) nada trazem ao artigo e tornam-no mais pesado (imagens levam tempo a carregar). Mas era engraçado... talvez reduzindo as imagens... não sei. Seja como for, como pensas fazer para distritos com muitos concelhos?» Artigos pesados, é verdade. Mas não tenho tido problemas, talvez por ter um acesso super-rápido. A predefinição não traz nada de novo? Bem, os olhos também comem... ;-) Como fazer com outros distritos com mais concelhos? Confesso que não pensei nisso. Para os grandes distritos talvez valha a pena reduzir os brasões. Vou fazer umas experiências.
PS:Devo dizer que me inspirei num jardim de Castelo Branco, onde estão representados os brasões dos concelhos do distrito...
--Lampiao 20:33, 11 Outubro 2005 (UTC)

Fotografias aéreas[editar | editar código-fonte]

Continuo a aprender e já consegui meter fotos no Commons (Exemplo:Castles in Portugal-Castelo de Penamacor) mas reparei que as minhas fotos são de boa definição (Ocupam cerca de 800kb),em comparação com as outras.Embora tenha lido que era aconselhavel mandá-las com a melhor definição possivel.Está correcto? Quanto às fotografias aéreas não é muito fácil arranjá-las, até porque a Força Aérea já não faz esse tipo de trabalho, só as faz por motivos operacionais e geográficos. Mas...pedir não custa. Se necessitares de algumas, solicita-me que eu logo verei o que poderei fazer. Quanto ao participar nos artigos das forças armadas estou disponivel e tenho ou arranjarei algum material. Ja contactei também com alguns possiveis colaboradores para o ramo aeronáutica. Já agora um pequeno pedido. Poderei contactar-te quando tiver dúvidas metafísica da técnica da wiki? (SoAres 22:14, 11 Outubro 2005 (UTC))

Foram foram[editar | editar código-fonte]

09:09, 11 Outubro 2005 Nuno Tavares desbloqueou "Usuário:OS2Warp" (Ao que vejo não foram vários artigos, foi apenas um. Algo se deve ter passado, e 3 dias é demais.)

Só que [[:pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Especial:Contributions&target=200.150.185.3 com este ip]. Mas definitivamente, algo se passou e [1]]. Paulo Juntas 00:46, 12 Outubro 2005 (UTC)

Caixas taxonómicas[editar | editar código-fonte]

Vou deixando os meus comentários na discussão do Portal Biologia. Lijealso msg 01:11, 12 Outubro 2005 (UTC)

Romanização[editar | editar código-fonte]

Ave Nuno! A expressão usada seria romanização mesmo, que se no verbete da Wiki está tendendo para o lado linguístico, é porque não foi suficientemente desenvolvido para os demais aspectos culturais (religiosos, arquitetônicos, econômicos, legais, etc.) do período, regionalmente. A boa e velha Enciclopédia Meridiano-Fischer, no volume História, organizado por Waldemar Besson não me ajudou nem com a periodização, nem com a historiografia. O Livermore (A new history of Portugal, da Cambridge University Press) denomina o período, para Portugal, de "Roman Portugal" (Portugal romano). De imediato eu o redigiria como Ocupação romana da península Ibérica, ainda que provisoriamente. Como profeta do Apocalipse, eu lembraria que na linha do tempo teríamos, a seguir, a Ocupação bárbara da península Ibérica e depois a Ocupação islâmica da península Ibérica, enfatizando que embora óbvio, alguns esquecem que "ibérica" compreende Portugal e a Espanha. Nos momentos anteriores à gênese dos reinos cristãos na península, não podemos ficar confinados às atuais fronteiras nacionais, retomando uma discussão clássica na Wiki-pt suscitada pela confecção das listas de reis por reinos. Como auxílio ao verbete, ouso sugerir partir-se dos bons e velhos lusitanos, evoluindo para a paz oferecida pelo general Galba que culminou na chacina, à traição, de cerca de 30.000 guerreiros e no refúgio de cerca de 6.000 sobreviventes na serra da Estrela, liderados por Viriato. Após o assassinato do líder luso, abrir o período de Sertório, um romano exilado, que viria a ser assassinado por Terpena. Findo o período de lutas, abre-se a paz (a chamada romanização), até à queda do Império Romano do Ocidente e à invasão da península pelos Alanos, Vândalos e Suevos, sucedidos pelos Visigodos até à derrota de Rodrigo na batalha de Guadalete, a resistência de Pelágio na batalha de Covadonga e por aí. A quantidade de hiperlinks a azul parece indicar, "a priori", que o assunto vai bem encaminhado. Perdoe não conseguir ajudar melhor neste momento. Volto se tiver algo a acrescentar. Sds, Carlos Luis M C da Cruz 01:41, 12 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, Você escreveu:

  • Romanização: (...) surge nova questão: teremos dois artigos, um para o processo (Romanização) e outro para o período de ocupação, específico a cada região (...) sugere que tratará sobre o processo de romanizar. (...) - Correto: creio que fica claro que se trata, em qualquer hipótese de um processo de aculturação, quer seja romana ou, posteriormente, bárbara, islâmica, cristã, capitalista...
  • (...) predefinição de "esboço-históriapt-es" que encaixa os artigos quer na c:História de Portugal, que na c:História de Espanha. (...) - Aqui, lembro-me de imediato de verbetes como o do Tratado de Tordesilhas, o da União Ibérica (no Brasil) / Dinastia Filipina (em Portugal), o da Guerra Peninsular e o da Questão de Olivença, por exemplo. Na realidade todos os verbetes sobre os atritos entre as Coroas peninsulares deveriam ser comuns a ambos.
  • (...)ando mesmo empenhado em acabar o artigo História de Portugal (que, reparei ontem, nem artigo era, mas apenas uma lista de tópicos). - Engraçado, nem eu! Mas se a pátria é nossa (também voto em Portugal), devemos recordar as palavras do velho capitão lusitano quando inaugurou o Real Forte Príncipe da Beira, nos confins da Amazônia:
"A soberania e o respeito de Portugal impõem que neste lugar se erga um Forte, e isso é obra e serviço dos homens de El-Rei nosso senhor e, como tal, por mais duro, por mais difícil e por mais trabalhoso que isso dê, (...) é serviço de Portugal. E tem que se cumprir." (D. Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, jun/1776).
  • (...) Criar sempre os redireccionamentos da designação científica (latim) para o nome mais comum (como fiz com Cuminum cyminum, para Cominho). - Vou tentar, mas vou começar tentando ver o que é que dá para fazer com a tabela bacana e a foto do verbete em inglês. Não entendi que a foto desta última esteja no "commons": haverá problema em usá-la?

Abraço forte, Carlos Luis M C da Cruz 09:44, 12 Outubro 2005 (UTC)

STS[editar | editar código-fonte]

Não conhecia esta predefinição, vou passar a usa-la agora, parece bem mais prática, obrigado pela informação. Assim que possível passo também os artigos que já criei para esta definição.

Severino666 01:49, 12 Outubro 2005 (UTC)

Respondi na esplanada e desfiz o bloqueio. Mas, ainda acredito que havia certo tom provocativo (e, coloquei 1 sem. por ser o prazo posterior ao bloqueio que ele já havia recebido anteriormente). Mas, aquilo de bloquear outra pessoa junto ainda me intriga. Aproveitando: notará que, antes dessas alterações de agora, havia bloqueado um IP. Pois bem, era um que estava removendo fotos (e, que pela mensagem anterior, deu a impressão de ser ele). Mas, notei que neste último caso fui bem precipitado. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 02:10, 12 Outubro 2005 (UTC)

Entendi. Eu mesmo eustou chegando à conclusão de que preciso pensar dez vezes antes de exercer certos "poderes". No fim, se o projeto já me ajudou a mudar algumas partes reflexivas minhas, agora é vez dele me forçar a tomar determinadas decisões com mais cautela. E, sim, aquilo da bloqueada extra era o que você falou. Pensei que o sistema cruzava o banco de dados de logins dos últimos dias e bloqueava possíveis WP:SP automaticamente (se fosse assim, muitas coisas seriam mais fáceis). Bom trabalho.--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 04:13, 12 Outubro 2005 (UTC)

Eletronica Embarcada[editar | editar código-fonte]

Eletrônica embarcada é um ramo que se dedica ao estudo de circuitos, equipamentos e soluções eletrônicas para navios, aviões, satélites, automóveis, etc.

A aviônica(aviónica em pt-pt) é a eletrônica embarcada em aviões. Destaquei-a no portal por sua importância e seguindo o precedente na wikipédia anglófona.

--Majtec 03:58, 12 Outubro 2005 (UTC)

Re:[editar | editar código-fonte]

Ah, então está bom! abraço. --FMLoi 04:25, 12 Outubro 2005 (UTC)

Se não me persegue, então está bom! Cada um na sua mais com alguma coisa em comum: a contribuição a este projeto. abraço, --FMLoi 05:00, 12 Outubro 2005 (UTC)
Do que você está falando Nuno? Não entendi nada. abraços, --FMLoi 06:59, 12 Outubro 2005 (UTC)


Justificando[editar | editar código-fonte]

Se não entendeu (ou não quis entender) o que eu escrevi, escrevo aqui com outras palavras:

"Contrariamente do que — de uma impressão pessoal que tenho — alguns costumam fazer (escondendo algumas votações — omitindo, não divulgando, colocando-as em lugares não facilmente acessíveis) fiz o grande favor (...)"

Trata-se de uma impressão minha; se estou errado, então eu sou maluco e preciso rever meus conceitos. Ou agora não tenho o direito também de ser maluco? De expressar o que sinto? abraços, --FMLoi 07:15, 12 Outubro 2005 (UTC)

Palavras ofensivas[editar | editar código-fonte]

Não precisa ir muito longe: "vai-te tratar", "Estás longe de perceber o que é a wikipédia", "porcaria do referendo", "tu não estás minimamente interessado em fazer um artigo enciclopédico mas sim escrever aquilo que te vai na alma" — tudo isso para mim é ofensivo. Mas, Nunão, apesar de me ofender tanto, não ligo, meu objetivo não é confrontar com você. abraços e paz, --FMLoi 07:57, 12 Outubro 2005 (UTC)

Que crápula... o de sempre... -- Clara C. 08:04, 12 Outubro 2005 (UTC)
Pois Clara C., e não anda sozinho no mundo. Conheço um idiota igualzinho, com a mesma atitude, o mesmo comportamento, tudo. Se não fosse venezuelano eu até desconfiava!... -- Nuno Tavares 08:11, 12 Outubro 2005 (UTC)
Mas Nuno, eu peço paz, enquanto você me ofende cada vez mais. É isso que não entendo. Se quiser, me passe seu telefone para que possamos conversar melhor. Conversas pela internet as vezes confunde a todos. Quem sabe podemos até ser bons amigos. abraços, --FMLoi 08:16, 12 Outubro 2005 (UTC)
Pronto, parti-me a rir! -- Nuno Tavares 08:21, 12 Outubro 2005 (UTC)
Tentei entrar no chat, mas só tem um tal de "SoulSeek", é você? Bom, o lance do telefone estou falando sério, quero levar um papo sério com você, quero que entenda de uma vez por todas que está equivocado da imagem que faz de mim. abraços, --FMLoi 08:24, 12 Outubro 2005 (UTC)

Ajuda[editar | editar código-fonte]

Nuno, quando a votação Wikipédia:Votações/Versões do português terminar, ajude-me a encerrá-la? Sei que você já fez isso outras vezes, eu nunca fiz antes. O que devo fazer? Como marcar e onde arquivar?

obrigado, abraços, --FMLoi 08:20, 12 Outubro 2005 (UTC)

Nuno[editar | editar código-fonte]

movi a mega-super-caixa para Wikipédia:Como ler uma caixa taxonómica#Galeria de predefinições

Grande ideia: faz, por favor uma caixa com *tudo*, que sirva de base a todas as outras. Depois, eu pego nisso e faco Caixa 1, para os artigos ABCDE; Caixa 2, para os artigos FGHI; Caixa 3, etc. Com esta lista o NTSuperBot pode fazer o seu trabalho em seguranca. O que acontece às imagens que já estao no artigo durante a passagem do bot?

Tudo inclui:

  • Nome (em cor)
  • Estado de conservacao: pré-histórico / seguro / vulnerável / em perigo /extinto
  • Imagem
  • Classificacao científica (em cor)
  • Reino
  • Super-filo
  • Filo
  • Sub-filo
  • Super-classe
  • Classe
  • Sub-classe
  • Super-ordem
  • Ordem
  • Infra-ordem
  • Sub-ordem
  • Super-família
  • Família
  • Sub-família
  • Género
  • Espécie
  • Nome binomial (em cor)
  • espaco para o dito centrado
  • autor
  • Nome trinomial (em cor)
  • espaco para o dito centrado
  • autor

Assim cada pode construir se a caixa com os bloquinhos (*s) que se quiser. Sim, descobri a pólvora... Muriel 10:44, 12 Outubro 2005 (UTC)

Experiência para o bot: Todos os artigos em Usuário:Muriel Gottrop/Caixas devem ter uma caixa do tipo que lá está queres tentar? Muriel 11:26, 12 Outubro 2005 (UTC)

Fiz mais umas predefs para acrescentar subtilezas de classificacao e acrescentei o link à predef. Aí está a mae de todas as taxo-caixas. Muriel 12:24, 12 Outubro 2005 (UTC)

Mas terás que reverter os parêntesis que adicionaste às predefinições, senão obrigas o pessoal a 1) ligar a redirects ou 2) a ligar com nomes comuns (em vez dos nomes científicos). Percebes o que quero dizer? Nao! :) Muriel 13:00, 12 Outubro 2005 (UTC)
Vou reverter e sim, descarta. Até amanha! (agora vou Mesmo ter que ir preparar aulas...) Muriel 13:30, 12 Outubro 2005 (UTC)

Æblerød[editar | editar código-fonte]

I've noticed that you've translated a page from the English Wikipedia regarding a Danish municipality called Æblerød. I'm sorry to say it, but that article is a complete hoax. Denmark doesn't even have a settlement by that name. I've deleted the page on the English Wiki. Since I don't read Portuguese, I can't find the appropriate page to kill it here. Will you fix it?

For documentation please see: [2] (an official internet portal to the 271 Danish municipalities) or (List of municipalities on the Danish Wiki). Thanks. == França Antártica == Nuno, Que tal um redirect bonito de França Antártica para Invasões francesas do Brasil? Podíamos fazer o mesmo para França Equinocial (fazia-se mais um verbete para os 100.000, o que é desonesto mas não existe pecado abaixo do Equador...) e matava-se o assunto. Sds, Carlos Luis M C da Cruz 14:40, 12 Outubro 2005 (UTC)

  • Fazer o quê, não é mesmo? Parece que vai sobrar para mim outra vez... (LOL!) Abraço, Carlos Luis M C da Cruz 20:21, 12 Outubro 2005 (UTC)

Re: Magenta[editar | editar código-fonte]

Eu desconhecia a função desta aba, desculpe. Mas rejeito a acusação de que copiar o texto da própria Wikipedia e colar em outro artigo seja violação de direitos do autor, uma vez que, sendo a Wikipedia "livre", sob a licença GPL, ninguém pode reivindicar os direitos autorais dos artigos.

conado portucalense[editar | editar código-fonte]

Quanto à questão em epígrafe, nada tenho a acrescentar :)

Quanto ao Garcia, a explicação aparece logo no primeiro parágrafo. Vê, pelos mesmos motivos, a lista de reis de Leão e Lista de reis de Castela: há um Sancho II de Leão (que é também o II de Castela), sem que tenha havido um I em Leão; há um Afonso IX de Leão sem ter havido um Afonso VIII (este reinou apenas em Castela); similarmente, também não há Afonso IX de Castela, passando-se do VIII para o X, e não há nenhum Fernando II de Castela, passando-se do primeiro para o terceiro... não me perguntes os motivos, mas lá que no fim joga tudo certo é verdade... As razões apontadas são idênticas para o Garcia... (tomei a liberdade, no entanto, de criar os artigos inexistentes e redireccioná-los, não fosse para ai alguém criar uma desgraça...). Abraço --André 17:25, 12 Outubro 2005 (UTC)

Wanted[editar | editar código-fonte]

Nuno mais um ataque, agora com o nome Especial:Contributions/Mario_Marques_Azambuja. Temos que ofeecer uma recompensa para quem dar informações que leve à identificação do nosso homem. ele é o nosso Bin Laden, é o nº1 da lista dos mais procurados da wikipédia. :) Mas a verdade é que não tem piada nenhuma... — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 19:10, 12 Outubro 2005 (UTC)

Objetos NGC[editar | editar código-fonte]

Obrigado pelo reconhecimento Nuno e pelos elogios, só tem um porém, ao mudar a tabela para a predefinição você me traz um problema, não sei se você sabe mas eu criei um programa pra fazer os artigos e ele segue um texto pré-definido muito difícil de mudar, a solução seria o seguinte: eu vou fazendo os artigos desse jeito, aí a cada dois meses o senhor poderia passar o bot... se não for muito trabalho... Alegre -- Marcelo-Silva 20:16, 12 Outubro 2005 (UTC)

Predefinições[editar | editar código-fonte]

Existe alguma razão especial para não se colocar interwikis nas predefinições?

Severino666 20:40, 12 Outubro 2005 (UTC)

Certo Nuno, vou deixar esta mudança de lado por enquanto, apenas tome cuidado pois alguns artigos incluem um campo para uma imagem, o que os deixa fora deste padrão.

Severino666 21:33, 12 Outubro 2005 (UTC)

Verifiquei as paginas da Soyuz e vi que o bot fez um trabalho muito bom, realmente, as páginas com imagens não foram modificadas. No momento não lembro de nenhum outro artigo que precise de modificações. Obrigado pela ajuda Severino666 15:32, 13 Outubro 2005 (UTC)

Estranhíssimo[editar | editar código-fonte]

Nuno, editei a seção "Datas importantes" de Alsácia ainda há pouco, e o software salvou a seção como se fosse o artigo inteiro! O artigo ficou composto somente da seção "Datas importantes"!! Reverti, e isso pode ser visto no histórico do artigo. Bug? --Mschlindwein msg 23:58, 12 Outubro 2005 (UTC)

Já agora aproveito esta secção.
Vai às preferências, os dev's andaram a brincar com aquilo :S -- Get_It (discussão | enviar mensagem) 00:57:17, 2005-10-13 (UTC)

Olá! Está tudo meio esquisito aqui... Já percebeste que páginas estão com o histórico desatualizado? Mas vim te perguntar o que se faz com o FML, acerca daquela polêmica de ontem. Hoje uma outra pessoa ponderou na página de discussão do Referendo sobre o desarmamento, concordando que aquele argumento era parcial, e propôs uma nova redação (boa). O FML simplesmente reverteu! (No histórico não aparece nada disso). Eu reverti de volta, mas não quero ter que fazê-lo de novo... -- Clara C. 04:47, 13 Outubro 2005 (UTC)

Bom... Se ele reverter de novo, levo o assunto à Esplanada. E agora, o que farias com Portal de Museus e Portal de Universidades Brasileiras? Nem precisa responder. Faz e pronto! :))) Bjitos, -- Clara C. 05:47, 13 Outubro 2005 (UTC)

plim... :)) que tal ver msgs?

Bom dia![editar | editar código-fonte]

Olha, sempre experimentaste o bot ontem? E dá-te mais que o bot funcione em artigos com ou sem caixa? Porque eu tenho um monte de artigos de animais para revisar, onde posso ir aplicando a caixa nova. Muriel 12:24, 13 Outubro 2005 (UTC)

  • Pois! Já calculava que nao devia ser fácil... Mas o lado positivo é que todo este projecto me vai dar a oportunidade de fazer uma árvore de todos os animais da wikipedia, o que andava a querer fazer há uns tempos. Nao sei quantos artigos tem a categoria:Animais, mas sao certamente suficientes para dar trabalho ao NTBot. Se fosse à pata, era trabalho para uma semana de manha à noite! A ideia de fazer a substituicao por módulos é boa. Podemos comecar com os cabecalhos, como o teu teste. Depois (talvez ao mesmo tempo) as imagens. Outra aposta segura é Reino:Animal + Filo:Chordata (isto apanha mais de metade dos artigos). O que é que precisas de mim? Uma lista? Se sim, que tipo? Agora que comecamos com isto quero acabar antes que a wiki.pt tenha 1000 artigos de bichos. Muriel 13:14, 13 Outubro 2005 (UTC)
  • E que tal uma tabela de excel? Diz-me que tipo de dados precisas que eu arranjo. Muriel 13:27, 13 Outubro 2005 (UTC)

Mas indiscriminada como? Nao era melhor fazer uma lista com artigos que precisem da *mesma* caixa, isto é, que tenham a mesma sequencia de reino, filo, ordem, etc? É que se é assim já há duas coisas para fazer:

Entao vamos comecar de cima. Na minha página das caixas: Usuário:Muriel Gottrop/Caixas, já estao os filos. Podes comecar por ai e pelos perciformes. Entretanto vou preparar as classes, aliás já comecei. Se fizermos assim, penso que nao vai haver problema. Só uma adenda... Se vários artigos têm vários tipos de caixa, nao é para complicar! É porque os taxonomistas tanto dividem uma ordem em sub-ordens, como em infra-ordens, como em super-famílias ou logo para famílias. E depois sobra pra nós. Eu estou a aprender estas coisas. Eu é mais é pedras. :) E se isto me vai dar trabalho, que dê. Por enquanto é uma confusao mas fazível. Imagina se esperarmos um ano... Muriel 14:03, 13 Outubro 2005 (UTC)

Boas! Bem que tabelao que tu encontraste! Vai dar jeito, tenho a certeza. Só uma nota: nao podes usá-la directo porque foi construida essencialmente para grupos fósseis. A árvore que eu estava a pensar fazer era mais para efeitos de manutencao - tipo isto. Uma página(s) onde pudesse monitorizar o que falta fazer, o que apareceu, etc. E é com esta lista que vou fazer a lista para o bot. Entao só para ter a certeza que nos estamos a entender:

  • o plano é fazer passar o bot N vezes, com N = n° de taxo-predefinicoes, certo?
  • para isso é preciso N listas, onde lista N1 contem todos os artigos que levam o lego N1; lista N2 contem todos os artigos que levam o lego N2... etc
  • é isto, nao é?
  • Bjs! Muriel 13:03, 14 Outubro 2005 (UTC)

Eu é que se calhar disse mal o que queria dizer, porque estás a pensar bem - claro! A tua comparacao T.rex - macaco foi excelente: tem de facto coisas em comum, neste caso reino e filo. O que eu queria dizer é que o tabelao é fossil-oriented, ou seja: tem clades (grupo taxonómico no sentido lato) que já nao existem e faltam clades actuais pouco ou nada representadas no registo fóssil. Entretanto estou a preparar a tua lista... Mas vai levar ainda uns dias. Muriel 14:59, 14 Outubro 2005 (UTC)

Estou uma compilacao dessas para construir a lista - vê: Usuário:Muriel Gottrop/Árvore. E ainda nem cheguei às espécies... Muriel 15:14, 14 Outubro 2005 (UTC)

  • A minha ideia é fazer esta lista no meu domínio e algures no tempo passar para o domínio principal. Nao gosto muito do formato lista, mas é a única maneira de fazer os nomes aparecerem com os linques. As timelines aqui nao servem, é demasiado caótico. Até segunda, beijinhos, Muriel 16:12, 14 Outubro 2005 (UTC)

Done. Obrigado, estava mesmo querendo saber como fazer isto.--Martiniano Hilário 13:15, 13 Outubro 2005 (UTC)

Link FA[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno, vi sua proposta na Esplanada em relação ao Link FA. Estou disposto a ajudar, mas não vou incluir as páginas na sua lista Por Fazer. A medida que eu descobrir um destaque na EN vou adicionar no mesmo momento aqui. Também temos que fazer isto lá na anglófona, não? Por fim, não entendi a idéia da sua predefinição... Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 18:10, 13 Outubro 2005 (UTC)

Bom dia Nuno Tavares, Exacto, essas contribuições foram feitas por mim. Muitas vezes faço isso no intervalo do trabalho e não tenho tempo de fazer log in. Em relação aos logotipos das instituições, dado que elas são públicas, os mesmos não estão protegidos por licenças que impeçam a publicação. Ainda não tive tempo de aprender a colocar imagens na wikipédia por isso não o tenho feito. Cumprimentos. JSobral

Licenças de Logotipos[editar | editar código-fonte]

É assim, eu não sou um grande especialista neste tipo de assunto, mas, segundo sei, desde que os logotipos ou símbolos não sejam utilizados para fazer passar mensagens publicitárias, mensagens políticas ou ideias de carácter ilegal, poderão ser utilizados. Tenho vários livros históricos e técnicos com logotipos de instituições (e mesmo de empresas) e creio que não houve problemas pois são aplicações culturais e científicas. Em princípio à utilização destes símbolos deve-se aplicar as mesmas regras da utilização de brasões e bandeiras nacionais, regionais, municipais, etc... (81.193.124.60 14:58, 14 Outubro 2005 (UTC))

Logotipos de instituições (2)[editar | editar código-fonte]

Tive acesso à portaria que define o regulamento de heráldica do exército e lá não fala nada sobre licenças ou sobre o usos dos símbolos. Cp. JSobral 15:08, 14 Outubro 2005 (UTC)

Estou saindo... Vê, por favor, que tipo de bobagem eu fiz em Imagem:Drumkit.jpg? Ao reverter o vandalismo sumiram algumas informações... Bjs! -- Clara C. 16:49, 14 Outubro 2005 (UTC)
Vê agora Imagem:Mona Lisa.jpeg. Mesmo caso? Como assim "imagem não existe"? -- Clara C. 17:40, 14 Outubro 2005 (UTC)

Template[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno. Eu estou completando as sessões propostas na criação das páginas, como foi feito na Insuficiência cardíaca, de maneira gradual. A idéia é padronizar os artigos. Os artigos sobre doenças tem formatos muitos variados e muitas impropriedades. Um artigo padrão desestimularia a carga de informações de maneira aleatória. Informação não organizada tende ao caos. Achei que poderia ser útil, mas se não é consenso, eu paro, não tem problema. Osni Disc 19:18, 14 Outubro 2005 (UTC)


(Registo de movimento); 18:49 . . Clara C. (Discussão) (Westfälische Wilhelms-Universität (Universidade de Münster) movido para Universidade de Münster)

(Log de eliminação); 19:02 . . Nuno Tavares (Discussão) (apagou "Universidade de Münster": Eliminada para poder mover outra página para este título)

(Registo de movimento); 19:02 . . Nuno Tavares (Discussão) (Westfälische Wilhelms-Universität (Universidade de Münster) movido para Universidade de Münster)

Não entendi... O que eu fiz de errado??? -- Clara C. 22:07, 14 Outubro 2005 (UTC)

Putz! :))) Tem muita coisa estranha e tb aparecido outras que eu não sei o que fazer, como aquelas páginas de imagem... Agora achei Imagem:Revoluindo.pdf, Imagem:SaiDessa!.pdf, Imagem:Técnicas de Guerrilha Conjugal.pdf e Imagem:A Cultura da Empresa.pdf, todas carregadas por Usuário:Drmarcio. Apaga-se por ER? Fala-se o que ao cidadão? -- Clara C. 22:27, 14 Outubro 2005 (UTC)

E tem outras, carregadas por outros usuários: Imagem:Matthew.pdf, Imagem:O-lindo-sitio-de-carnide.pdf, Imagem:Questoeslegaisdesoftware.pdf, Imagem:Apostila Exames Contrastados.pdf, Imagem:Obtendo Produtividade e Conhecimento.pdf. -- Clara C. 22:35, 14 Outubro 2005 (UTC)

Hubble[editar | editar código-fonte]

Citação: Tu escreveu: «^^^^^ Ora bolas, devia ter esperado uns dias LOL »

Nem tenho a mínima dúvida da tua capacidade para adaptar o Hubble à Lusofonia. Paulo Juntas 23:27, 14 Outubro 2005 (UTC) Ah! Lol

Então?[editar | editar código-fonte]

Então compadre? Andas a fugir? -- Get_It (discussão | enviar mensagem) 23:52:01, 2005-10-14 (UTC)

#REDIRECT Mainframe[editar | editar código-fonte]

O Usuário:Cesarius já fez a fusão. Valeu! Obrigado, Jeronimo Barbosa dos Santos 22:35, 20 Outubro 2005 (UTC)

Respostas[editar | editar código-fonte]

Desculpa Nuno, esqueci e acabei respondendo tudo na minha própria página de discussão. abraço, FMLoi 01:48, 15 Outubro 2005 (UTC)

artigos novos[editar | editar código-fonte]

Ok, obrigado pela ajuda! já estou arrumando as páginas. --Algumacoisaqq 02:00, 15 Outubro 2005 (UTC)

Re: Administração[editar | editar código-fonte]

Nuno, obrigado! Pode deixar que eu vou ter cuidado com o sabre de luz :) Um abraço (a leitura, agora...). --Daniducmsgs 05:43, 15 Outubro 2005 (UTC)

Resposta Portal eletrônica[editar | editar código-fonte]

Ao que entendi, a proposta de criar portais tem por objetivo organizar os artigos que falam de um determinado tema, e não se restringe, de nenhuma forma, a história. Na internet, o conceito de portal é um site com conteúdo variado(pelo menos no Brasil).

Colocar no Portal eletrônica tudo que se refere a eletrônica somente cumpre o objetivo deste portal: falar de tudo que se refere a eletrônica, telecomunicações e áreas afim. Tenho muitos planos interesantes com relação para este projeto, como expandir artigos esboço-mínimos, criar e traduzir artigos, criar predefinições, caçar e criar imagens, diagramas, criar categorias e muitas outras coisas.

Com muito respeito a sua figura, que tenho notado ser muito conhecida e admirada nesta comunidade, não acho exagerado o que estou fazendo fazendo. Estou apenas no começo.

Sensacional[editar | editar código-fonte]

Sensacional esta sua proposta. Acho que tal censo e providências podem dar-nos uma ótima visão e uma dimencionalidade das expectativas dos usuários.--Águia msg 14:40, 15 Outubro 2005 (UTC)

Ainda o condado[editar | editar código-fonte]

Estive a fazer umas breves modificações aqui... ainda quero trabalhar mais o conteúdo, mas o essencial está lá e já não dá para confusões (penso eu de que...) --André 22:09, 15 Outubro 2005 (UTC)

O que farias com ASBC?-- Clara C. 00:02, 16 Outubro 2005 (UTC)
Depois me diga se recebeu os dois e-mails que andei te enviando (um hoje e outro dias atrás).--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 03:25, 16 Outubro 2005 (UTC)


dagger[editar | editar código-fonte]

Opa. Desculpe, sou meio alheio às discussões que ocorrem. Vi em uma página e achei q fosse normal. Estou me prometendo para tirar mais tempo lendo a wikipedia q apenas editando =P mas vlw por avisar de qqr modo. -Plataformista 06:05, 16 Outubro 2005 (UTC)

ER[editar | editar código-fonte]

Nuno, Coloquei para {ER} a categoria:predefinições (salto de namespace), que foi lançada em duas predefs utilizadas em vários artigos. Os artigos não saem da categoria se não forem editados (aquele bug...). Assim, alguém que for apagá-la, sem esta explicação, vai achar que os artigos estão categorizados. Apaga lá? Bjs, -- Clara C. 06:20, 16 Outubro 2005 (UTC)

Então como se chama o problema de uma categoria interna à wikipédia estar categorizada no principal? No caso de Categoria:!Imagens eu recategorizei para Categoria:Wikipédia, mas ela não deveria começar com "!"? E, ainda..., como fizeste sumir os artigos??? :)) -- Clara C. 06:43, 16 Outubro 2005 (UTC)
Mas teu bot não edita há 3 dias! kkkkk Tem algum segredinho aí... E agora, o que acontece com a formatação em Fair use? Não faço idéia de como consertar e não achei nenhum vandalismo... Bjitos, -- Clara C. 08:07, 16 Outubro 2005 (UTC)
É exatamente aquilo! Para ti não aparece o texto a seguir ao lado da caixa, estourando lateralmente e quase que uma letra por linha?-- Clara C. 08:17, 16 Outubro 2005 (UTC)

Xiii! Então fica diferente em cada navegador? Eu não sei resolver e tu não enxergas. O que se faz? Como posso te mandar o "visual" que aparece aqui? -- Clara C. 08:43, 16 Outubro 2005 (UTC)

Wikipédia:Ferramentas[editar | editar código-fonte]

boas,

Nuno eu criei a Wikipédia:Ferramentas, onde tu estás em destaque, penso que não te importas. É sobre programas úteis para a wiki, se conheces mais algum, não hesites em colocar. uma abraço — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 09:00, 16 Outubro 2005 (UTC)

Nuno sinceramente não sei quais são os modelos, eram fotografias que estavam em domínio publico que eu só coloquei no commons. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 09:42, 16 Outubro 2005 (UTC)
Nuno, afinal este heli não é da Força Aérea mas sim da Marinha, está escrito no próprio heli. Nem tudo que voa é da força aéria. :) — Rei-artur Flag of Portugal.svg 09:50, 16 Outubro 2005 (UTC)


Eu vou fazendo, o projecto é muito extenso, eu não tenha paciência para passar várias horas sempre na mesma coisa, assim vou fazendo ao poucos. uma ajuda era bem vinda. Eu já fiz todas as Freguesias de Setúbal e Lisboa. Não seu se reparaste, em cada tabela, ao lado da palavra "votos" está detalhe e é ai onde está muito trabalho. e já agora Nuno, eu criei a Predefinição:Percentagem para servir de gráfico, mas este tem um problema quando as percentagem estão entre 0% e 1%. Estas percentagens ficam maior que a 2 e 3%. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 10:41, 16 Outubro 2005 (UTC)

Vamos a isso... — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 10:49, 16 Outubro 2005 (UTC)


só falta inserir os votos e percentagens, o contiudo está oculto.

Os dados eu retirei da rtpHaha Rei-artur Flag of Portugal.svg 11:20, 16 Outubro 2005 (UTC)

Ai coloco quantas camara venceu esse partido neste distrito. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 12:56, 16 Outubro 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Nuno, se há qualquer restrição de uso não podemos usar. Pensa no seguinte: posso imprimir a imagem numa camiseta e vender na rua? Posso fazer uma propaganda na TV de alguma coisa e usar a imagem? Posso modificar a imagem e utilizá-la para uma campanha publicitária? Se uma das respostas a essas perguntas for "não", então não podemos aceitar a imagem. Quanto à Imagem:CEFDM.jpg, faltou indicar a fonte/origem, por isso marquei-a com "LicençaIncompleta". --Mschlindwein msg 12:30, 16 Outubro 2005 (UTC)

Ops!

Lista de Castelos[editar | editar código-fonte]

Nuno, Preciso de seus conselhos em informática: não estou conseguindo transferir/extrair da minha lista de artigos vigiados na Wiki apenas os castelos, torres e fortes/fortalezas já redigidos/editados em Portugal para cotejá-la com a minha sandbox (aqui dizemos "muita areia para o meu caminhão" para definir um passo maior do que as pernas). Há alguma maneira mais fácil de eu fazer isso, já que a Lista de Patrimônio Edificado é e-n-o-r-m-e e as listas de castelos, etc, não estão acompanhando o meu ritmo (tenho encontrado várias que não estão enquadradas/classificadas)? Outra questão (perdoe-me se já mencionei o assunto e não estou me lembrando): É possível passarmos as Torres de Portugal para a categoria de Castelos de Portugal por similaridade de tipologia (uso/finalidade, construtiva, arquitetônica, de época/estilo)? Grato, Carlos Luis M C da Cruz 14:07, 16 Outubro 2005 (UTC)

Again[editar | editar código-fonte]

Em relação à predefinição, óptimo, não lhe mexas mais, está espectacular assim :). Quando tiver tempo (coisa que agora muito me vai faltar...) a ver se acabo o condado... Também queria mexer noutras coisas de HP (como tou no ano dos descobrimentos queria retocar aquilo, dava para fazer um artigo com 100 kb só em texto lol), mas não vai ser pra já... Vou entretanto é ver se meto os brasões nas freguesias portuguesas, há por aí muitas imagens falsas a precisarem de ir para o lixo...

Já agora, queria a tua opinião acerca de Discussão:Maomé e Discussão:Pirâmides de Gizé... Estou muito tentado a mover os artigos para Mohammad e Pirâmides de Guiza, mas não quero levantar para aí grandes celeumas :S

Abraço --André 14:10, 16 Outubro 2005 (UTC)

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Lol! Com tu funcionastes o link|en! Para mim, os dois últimos links ficavam quebrados, e o link não aparecia... Leslie Msg 15:32, 16 Outubro 2005 (UTC)

Predefinição:Dados Município Portugal[editar | editar código-fonte]

Só para lembrar que há mais duas correlatas: DadosMunicípioRegiaoAutónoma e DadosMunicipio/Freguesia. Se vais alterar uma, não te esqueças das outras... --André 15:39, 16 Outubro 2005 (UTC)

....s[editar | editar código-fonte]

tens razão, não custa nada, mas alguém tem que o fazer :) . o que achas da ideia de um projecto para os Automoveis (a minha pagina de teste). Um abraço — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 18:02, 16 Outubro 2005 (UTC)

Queres um bom motivo, eu tenho carta e não tenho carro, tenho de andar pé, tu ainda tem uma "nave espacial". — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 18:13, 16 Outubro 2005 (UTC)

Flores[editar | editar código-fonte]

Ando nas flores??? Vê lá... Acho que te estás a habilitar!!!... :) Manuel Anastácio 18:16, 16 Outubro 2005 (UTC)

Uma flor bastante ambígua, por acaso... Manuel Anastácio 18:26, 16 Outubro 2005 (UTC)

Admin[editar | editar código-fonte]

Oi Nuno,

Eu fiquei procurando, mas nada parece ter mudado na minha interface em relação a quando eu não era admin. Será que estou procurando nos lugares errados? Um abraço --Daniducmsgs 18:20, 16 Outubro 2005 (UTC)

Agora foi! =:0) ´Brigado! []s --Daniducmsgs 19:40, 16 Outubro 2005 (UTC)

Lixos[editar | editar código-fonte]

Nuno, o que é preciso fazer para se começar a pôr em prática a eliminação dos lixos? Lembro que disseste não sei bem onde que irias tomar não sei qual providência para podermos ajudar. Estou disposta a me engajar neste "projeto"... Bjs, -- Clara C. 18:28, 16 Outubro 2005 (UTC)

Havia entendido que, de alguma forma, ter-se-ia que selecionar os lixos que fossem para apagar. Era nisso que achei que podia ajudar... :)) -- Clara C. 18:43, 16 Outubro 2005 (UTC)

Forças Armadas[editar | editar código-fonte]

Reparei que andas a tratar a Força Aérea Portuguesa. Ja me inscrevi na lista de colaboradores conforme a ultima mensagem que me envias-te. A minha experiência na área da Força Aérea e mais ou menos longa, duas décadas e tal...Tudo o que necessitares e dentro das possibilidades poderei cooperar. Como exemplo terminei agora a página Academia da Força Aérea casa que tanto admiro e que lá desempenhei funções. Gostaria que desses opinião sobre o que escrevi,forma, conteúdo, etc. Agradeço. Cumprimentos. (SoAres 19:37, 16 Outubro 2005 (UTC))

Reversão[editar | editar código-fonte]

Eu reverti por engano a alteração em Guerra Civil. Estou a reverter o artigo novamente (a última das edições do usuário não pareceu-me adequada, e não vira o restante das edições do usuário, só isto). Leslie Msg 21:40, 16 Outubro 2005 (UTC)

Imagens[editar | editar código-fonte]

Depois de ter enviado a mensagem anterior, verifiquei que a Imagem:CEFDM.jpg que eu coloquei no artigo Comissão de Educação Física e Desporto Militar, corre o risco de ser apagada. É um símbolo de um organismo público que é utilizado livremente em diversos trabalhos relacionados com o desporto militar e até conheço o autor do desenho, que é colega meu, e estou autorizado a utilizá-lo. Gostaria que me explicasse como dar a volta no registo. E já agora, os brasões de unidades da força aérea, das esquadras de voo,etc são ou não livres de serem utilizados aqui? A minha experiência em heraldica diz-me que podem ser utilizados livremente Mais uma vez cumprimentos. (SoAres 22:46, 16 Outubro 2005 (UTC))

Cuidado! Usuário:Educorpo/Arquivo (31299 byte) está na tua lista! -- Clara C. 07:22, 17 Outubro 2005 (UTC)


Tens razao - já corrijo. Muriel 08:07, 17 Outubro 2005 (UTC)

Na wiki.pt deve usar-se pt. Pensava que as predefs em inglês tinham alguma vantagem para o robot. Se sim, ficam em inglês. Se é igual, muda-se para português... O bot nao podia fazer isso?... <pleaseplease> :] Muriel 08:37, 17 Outubro 2005 (UTC)

Propostas[editar | editar código-fonte]

Concordo com suas propostas. Se houver votação, diga-me aonde eu assino :-). --161.148.124.153 13:45, 17 Outubro 2005 (UTC) --Patrick msg 13:47, 17 Outubro 2005 (UTC)

Já opinei em ambas. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 13:46, 17 Outubro 2005 (UTC)

NTBot[editar | editar código-fonte]

Nuno, já estou no processo final da compilacao da lista. Confirma-me estas coisas:

  • Faz diferença se o artigo já tem caixa ou não? Suponho que sim.
  • Há vários tipos de caixa à solta: tipo esta e outras cheias de <td> e coisas do estilo. Faz diferença?
  • Faz diferença se o artigo já tiver uma taxo-caixa pré-definida? Suponho que não.

Outra coisa: e se eu, em vez de fazer uma lista, criar uma categoria temporária? Tipo [Categoria:NTBot]. Assim, depois da passagem ficava mais fácil conferir se houve asneira em cada artigo. E depois podias fazer uma última passagem a tirar a dita categoria, que tal?

Até amanhã! Muriel 15:47, 17 Outubro 2005 (UTC)

Lixos[editar | editar código-fonte]

Citação: Nuno Tavares no artigo Reforma do sistema de eliminação escreveu: «Estava eu a apagar os lixos com mais de 15 dias ... que vai demorar algum tempo pois estou a fazer a validação do histórico)» Nuno não seria mais fácil, marcar todos os artigos Actuais (lixos, vda, improprios) com uma marca através de um bot. daqui a 15 dias estaria tudo fora de "praso", pronto para eliminação. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 21:10, 17 Outubro 2005 (UTC)

eu estou a utilizar a tua lista para eliminar os artigos, é uma grande ajuda. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 21:29, 17 Outubro 2005 (UTC)
Agora que tinhamos chegado aos mil e tal lixos tinham de apagar - que timing!, hunf :( -- Get_It (discussão | enviar mensagem) 21:31:46, 2005-10-17 (UTC)

Lista de Castelos de Portugal[editar | editar código-fonte]

Nuno, Agradeço, mas não funcionou. Acabei por resolver à velha moda lusitana: cruzei os dados numa tabelinha de dupla entrada, para entender onde é que eu estava no trabalho. Tenho agora 207 estruturas de Portugal na sandbox (73 a redigir, o resto em revisão). Andei a brincar de pôr imagens na da Nazaré e na de Leiria, mas fiquei com dúvida quanto à referência ao "Commons", uma vez que não pude deixar de perceber que as imagens mais recentes lançadas nos verbetes nos últimos meses, não constam da lista de "Castles of Portugal", lá. Grato, Carlos Luis M C da Cruz 23:33, 17 Outubro 2005 (UTC)

Del[editar | editar código-fonte]

Cuidado com as deletações! Estamos tendo um WikiConcurso de lixos e impróprios neste exato momento!--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 00:11, 18 Outubro 2005 (UTC)

  • Pois, eu já tinha visto e pensado se as leis da concorrencia desleal nao se aplicariam aqui... ;) Muriel 07:18, 18 Outubro 2005 (UTC)

kjukuz[editar | editar código-fonte]

Bom dia!

Taxo-caixas pre-definidas sao as tuas-nossas-estas-que-se-está-a-discutir, seu tonto! :D É que alguns artigos já as têm, mas pela analogia das maçãs (obrigada, foi uma explicacao genial) acho que nao faz diferenca. A minha ideia das categorias era: em vez de fazer uma lista para ti (que me dá muito trabalho), eu preferia editar directo os artigos que vao ser varridos pelo bot e colocar uma categoria temporária. Tipo a que o teu bot ia pôr. Para mim era muito melhor que a tal lista.

E como é que ficam as predefinicoes: inglês ou português? E se em português, o bot pode fazer a traducao, ou queres que eu faca isso?

Beijinhos, Muriel 07:18, 18 Outubro 2005 (UTC)

Nuno! Ainda bem que te apanhei! Eu criei a Categoria:Temp para os animais a serem varridos pelo NTBot. Nao cries outra! Até amanha, Muriel 12:10, 18 Outubro 2005 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Convite[editar código-fonte]

Olá, Nuno Tavares/2005 Outubro , receba nossas boas-vindas.

Wikimedia-cotw.png

Notamos teu interesse em Entretenimento e gostaríamos de convidar-te a participar do desenvolvimento do Projeto Entretenimento. Se desejares poderás inscrever-te aqui. Estamos à disposição para contato. Saudações, Slade

Obrigado, Slade Clique na imagem para ir à minha discussão 16:42, 18 Outubro 2005 (UTC)

Predefinição:Sinonímia/Primeira morte[editar | editar código-fonte]

Eu vou escrever um novo artigo sobre a primeira morte, vista pela projeciologia. Os sinônimos da primeira morte são os mesmo da morte tradicional, para facilitar em não ficar editando os dois artigos sempre que alguém colocar um novo sinônimo, criei como predefinição.

Aonde é recomendavel colocar a sinonímia sobre a Morte? Aqui ou no Wikcionario?

Pandora[editar | editar código-fonte]

Querido Nuno, acho que abrimos uma caixa de Pandora com as caixas taxonómicas... A Cat:Temp já tem 383 artigos + Cat:Dinossauros (que tem cento e tal) e ainda falta mais de metade dos passarocos e os mamíferos todos. Nao fazia ideia que eram tantos! Ainda bem que te lembraste disto agora... Mas nao facas nada agora. Já vi que tens uma data de cenas no wikiconcurso e essas coisas "ganham" às taxo-caixas. Boas escritas! Muriel 14:35, 19 Outubro 2005 (UTC)

{vaidade2}[editar | editar código-fonte]

Conheces? LOL Veja [[:pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Usu%C3%A1rio_Discuss%C3%A3o%3ABrigachaise&diff=899003&oldid=881270] Bjs quase desesperados com as em acessar a wikipédia], -- Clara C. 03:04, 20 Outubro 2005 (UTC)

E falaste tanto às paredes que elas resolveram te reponder, com eco eco eco eco... :)) -- Clara C. 08:34, 20 Outubro 2005 (UTC)


Nuno,[editar | editar código-fonte]

Criei mais uma pré-def para a taxo-caixa: {{Estado-QuaseAmeaçado}}. Já está em português... Muriel 10:10, 20 Outubro 2005 (UTC)

Editando página em votação[editar | editar código-fonte]

Nuno, tenho visto condutas diferentes quanto a edição de páginas em votação para eliminação. Não consegui encontrar uma norma específica. Por exemplo Roberto Requião de Mello e Silva foi colocado em votação para eliminação e marcado como parcial. Se um editor "imparciabiliza" o texto, tem autonomia para retirar a marcação para eliminação? Ou uma vez em votação, a conduta mais ética seja "congelar" o texto até a definição da votação? No contexto atual da votação das páginas a eliminar, onde eu poderia colocar este assunto em discussão. Você poderia me ajudar? Osni Disc 18:15, 20 Outubro 2005 (UTC)

Eliminação de User[editar | editar código-fonte]

Nuno é possivel eliminar user, é porque hoje apareceu um chico esperto que regitou vários user que não ficam muito bem na wikipedia. Usuário:Cumi sua mãe, aquela puta, Usuário:Seu filho da puta, Usuário:Vai toma no seu cú, Usuário:Meu saco na sua lingua, Usuário:Pau no seu cú cabeludo da silva. Um abraço — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 18:12, 21 Outubro 2005 (UTC)

Convite para almoço[editar | editar código-fonte]

Nuno, Convido-te para almoçar hoje, mas antes dá-me lá uma ajuda para categorizar o nosso mestre-cozinheiro François Vatel, se não queimam-me as favas... (LOL!) Abraço forte, Carlos Luis M C da Cruz 11:27, 22 Outubro 2005 (UTC)

Salvador (Ribeira de Pena)[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno

No artigo Salvador(Ribeira de Pena) escreveste: Este artigo deverá ser fundido com o artigo Ribeira de Pena (freguesia).

Parece-me que devia era ser mudado para Salvador (freguesia).

Agradeço que me digas alguma coisa sobre o assunto.João Carvalho 13:30, 22 Outubro 2005 (UTC)


Categoria:Aviões[editar | editar código-fonte]

Nuno, eu coloquei em discussão a alteração do sistema de subdivisão da Categoria:Aviões, aqui, comente!!! Eu utilizei uma citação tua, penso que não levas a mal, lol. Um abraço. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 12:07, 23 Outubro 2005 (UTC)

e já agora, para quando os 50.000, tu não deves dormir... lol — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 20:49, 23 Outubro 2005 (UTC)

MUF[editar | editar código-fonte]

OK! Obrigado. ; )) !!! Gandhiano 01:21, 24 Outubro 2005 (UTC) P.S. Estou na casa do professor Ângelo, mandou-te um abraço. Está sorvendo um vinho do Porto :))Gandhiano 01:21, 24 Outubro 2005 (UTC)

...[editar | editar código-fonte]

Discussão:W/index.php--Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 20:06, 25 Outubro 2005 (UTC)

A atitude foi, já que a votação indicava o caminho oposto, não querendo dizer que eu tenha lhe atribuído esta característica como predominante/freqüênte em sua personalidade. E, quanto aos meus erros, eu nenhum momento os neguei. Pelo contrário, admiti e fiz o máximo possível para corrigí-los e evitar que se repetissem. Li sua justficativa, e me darei ao direito de riscar trechos meus da discussão, agora que o engano foi explicado. --Cachorrinho está latindo lá no fundo do quintal msg 20:50, 25 Outubro 2005 (UTC)

Updates[editar | editar código-fonte]

Nuno, como vais? Espero que a escrever obras-primas... Acabei de acabar a mega-lista para o bot. Outra coisa que fiz foi traduzir as pré-definicoes para português. Podes ver como ficou aqui, por exemplo. As mega-caixas já foram actualizadas na minha sub-página, no teu pending, no [Wiki:Como ler uma...] e no portal de Biologia. Isto significa que as predefinicoes antigas com taxobox estao todas substituidas e prontas para serem apagadas. A [Categoria:Temp] tem 836 artigos, incluindo os 165 dinossauros do Marcelo. Falta alguma coisa? Se nao, podes mandar o NTbot começar. Beijinhos, Muriel 13:36, 26 Outubro 2005 (UTC)

Unesco[editar | editar código-fonte]

Boas

Nuno, eu criei esta predef verticalmente só para não ser sempre igual, só se criar uma 2ª predef na horizontal, o que achas? — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 20:47, 26 Outubro 2005 (UTC)

Comentei em Predefinição Discussão:Unesco, e deixei proposta para Predefinição:Património Mundial. -- Tintazul 12:40, 27 Outubro 2005 (UTC)

Agradecimentos[editar | editar código-fonte]

Nuno Tavares, vários agradecimentos:

  • Primeiramente quero te agradecer pelas importantes observações que me enviastes. Estou tentando estruturar o “Portal biográfico” e você que já criou e mantém o “Portal das tecnologias de informação” sabe como essa fase inicial é trabalhosa. Estou certo de que com suas anotações e outras mais que virão dos Wikipedistas, eu consiga me aproximar do alto nível que se encontram atualmente os demais “Portais”.
  • Peço-te desculpas pelo modo como movi os artigos Lista de biografias.

Quando eu comecei a pensar em criar o Portal biográfico, a primeira coisa que fiz foi ver o que dizia o artigo sobre “Biografia”. Ele trouxe o artigo “Biografias” com o texto do que é hoje a “Lista de biografias”. Quando eu procurei por “Lista de biografias” surgiu na tela a mesma tela da então “Biografias”, ou seja, tanto “Biografia”, quanto “Listas de Biografias” estavam redirecionadas para o artigo “Biografias”. O que então eu fiz foi apenas desfazer esse redirecionamento. Pude então, editar a página que se encontrava em branco “Biografia” (essencial para o Portal que estava sendo criado) e devolver o texto de “Biografias” para a sua posição original (Lista de biografias). Quanto a sua anotação: “Cada artigo contém um histórico que deve ser preservado”, você pode constatar que ele se manteve após essa minha mudança de biografias&action=history. Porém, como já te disse, agradeço imensamente sua anotação, e no futuro, caso seja necessário alguma moção, farei como me indicastes.

  • Quando me dizes: “Não entendo porque queres mudar o formato actual das datas, mas eu não concordo”, quero te dizer que eu não tive e não tenho nenhuma pretensão em fazê-lo. Apenas não encontrei nenhum artigo que dizia como elas deveriam ser, nem mesmo no Livro de estilo.
  • Mais uma vez te agradeço pela anotação quanto a propor para concordância o modelo apresentado. Estou imediatamente a fazê-lo. Não quis de forma alguma impor esse modelo, tanto é que se for aceito pela Comunidade, mesmo assim ele está em caráter de sugestão para quem se propor a editar uma biografia. Minha intenção é para que haja uma certa padronização dos artigos biográficos, além de tornar o trabalho de edição mais fácil para aqueles que estão iniciando e não venham a cometer os mesmos erros e a ter as mesmas dificuldades que eu encontrei quando comecei a contribuir para esta enciclopédia.
  • E finalmente, no que diz respeito às predefinições da “secção de ligações externas”, não encontrei nenhuma menção sobre elas na Wikipédia:Namespace predefinição ou mesmo no Livro de estilo – Páginas Externas. Este foi o motivo porque não as mencionei.

Espero ter podido esclarecer alguns pontos de seus questionamentos e espero continuar a ter a sua ajuda e experiência para o desenvolvimento do Portal biográfico.

Um forte abraço, bonás 02:13, 27 Outubro 2005 (UTC)

Orientação[editar | editar código-fonte]

Nuno Tavares, bom dia!

Estou propondo juntar dois artigos da categoria: Direito ("Pessoa jurídica" e "Pessoa física") em um só com o título "Pessoa". Qual a maneira correta de proceder? bonás 10:57, 28 Outubro 2005 (UTC)

Asteróides[editar | editar código-fonte]

Essa lista de que falas existe no Minor Planet Center. Vou ver se encontro. -Pedro 13:45, 28 Outubro 2005 (UTC) listas de asteróides do MPC:

Guerra do Ultramar[editar | editar código-fonte]

Lamento, mas penso que tive a sorte de nunca andar por essas paragens. Mas tenho amigos meus que por lá andaram se tivessemos mais tempo talvez conseguisse algumas fotos.

Tenho continuado a desenvolver o tema Força Aérea Portuguesa (Academia da Força Aérea, Centro de Formação Militar e Técnica da Força Aérea) e desporto militar (Orientação, Pentatlo Militar).

Gostaria de dar uma volta aquilo que escreves-te Força Aérea Portuguesa porque penso que deste ênfase só à parte operacional e a Força Aérea não é só aviões...Mas não sei bem como fazer, posso acrescentar livremente? Embora mantendo a tua base de trabalho.Cumprimentos

(SoAres 11:18, 30 Outubro 2005 (UTC))

Guerra do Ultramar[editar | editar código-fonte]

Penso que o EMGFA não tem disponiveis fotos da guerra. Isso é um assunto que a sociedade quer esconder... Fiz um procura no Sapo por guerra colonial e há vários sites de antigos combatentes com fotos... É só pedires para as utilizar... (SoAres 13:02, 30 Outubro 2005 (UTC))


Predef wikimedia[editar | editar código-fonte]

Nuno, não sei se reparaste na proposta das biografias do Bonás , aqui. A ideia dele para as predef do commons, wikibooks, ..., colocadas nos Links externos e em forma de texto, sem estar dentro de uma caixa é muito interessante. Assim os texto ficam mais arrumados, não seria uma boa ideia começar a utilizar, este sistema? Agora fora deste assunto, a wikipedia está cada vez mais desunida, os user´s participa pouco nas discussões, nesta discussão do Bonás só eu ainda participei, na nossa discussão de ontem da Categoria do benfica, só eu, tu e o Juntas. Na discussão das categorias dos aviões está parada, entre outras discussões. Uma abraço — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 14:57, 30 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, existe 2 predef commons em linha, predefinição:commons1 e predefinição:commons2, são práticamente iguais. o melhor seria converter estas duas para a ideia do Bonás. Assim ficaria {commons} predef em caixa e {commons1} predef em texto, seria igual para os outros projectos irmãos .Eu já criei a lista de predef em texto, aqui, sugueres alguma alteração?
Enquanto ao wikiconcurso3, eu não participei, porque eu não gosto desse tipo de competição, talvez participe para a próxima. É uma pena que o artigos longos e bem elaborados só aparecem quando existe o concurso. Tem de começar a existir concurso todos os meses...talvez assim a wiki se desenvolva. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 15:32, 30 Outubro 2005 (UTC)
Nuno, eu já criei as predef e fiz a fusão da commons, mas ela ficam um pouco afastadas entre sí, pode ver aqui. Eu nas predef tive de colocar dois <br> para não ficar uma predef à frente da outra, mas assim ficam um pouca afastadas. — Haha Rei-artur Flag of Portugal.svg 17:48, 30 Outubro 2005 (UTC)

Guerra do Ultramar - Rui[editar | editar código-fonte]

Parabéns! Excelente trabalho de pesquisa e apresentação que fizeste. Claro que o assunto é polémico, mas acho que conseguiste uma boa forma de o apresentar. A única coisa que EE escrveria de forma diferente é o papel da guerra fria e das grandes potências - dá ideia que os movimentos de libertação eram todos fantoches das potências... Mas o resto está bem, pelo menos do ponto de vista de Moç., aliás bastante resumido, mas não me parece que tenha erros.

Em termos de revisão, tenho algumas coisinhas pequenas que poderás mudar para tornar o artigo ainda melhor:

  1. Na introdução referes os "três teatros...", mas não dizes quais são; claro que um português da nossa idade ou africano sabe quais eram, mas os brasileiros e jovens portugueses podem não saber...
  2. Alguns "typos": princípipo (logo no início), evitação (no google, esta palavra aparece associada a uma situação de ansiedade) soberiania Undenamo (o nome correto é UDENAMO), Norte (com maíuscula), ultímios;
  3. Alguns links que não me parecem interessantes [fuzileiros]x fuzileiro naval[independência branca da Rodésia] (devia ser declaração unilateral da independência da Rodésia [Descolonização portuguesa da África] (será necessário? já existe a história da descolonização de África); [Independência de Moçambique] - será necessário? [stress de guerra], idem
  4. OUA - penso que seria justo referir também o reconhecimento dos movimentos de libertação pela ONU.

Bom trabalho e obrigado por me consultares.--Rui Silva 16:51, 30 Outubro 2005 (UTC)

Lista de elementos arquitectónicos[editar | editar código-fonte]

Oi! Acho que a lista é uma óptima ideia. Assim que terminar as correcções de links e desambiguações das listas de património edificado em Portugal, dedico-me a fazer um esquema de igreja onde estejam todas as áreas em simultâneo. Talvez com cores diferentes e legenda. Puf, agora vou relaxar, que o azulejo já tá arrumado. Beijocas Lusitana 17:56, 30 Outubro 2005 (UTC)

Revertendo[editar | editar código-fonte]

Olá Nuno,

Tinha feito a alteração na "cidade, dia/mês/ano" atendendo a sugestão do Rei-artur, aliás, você e ele são as únicas pessoas , até agora, que contribuiram para esta proposta. Fico definitivamente com a sua devido seu argumento: "um modelo que não corresponde à quase totalidade dos artigos que seguem outro modelo". Obrigado mais uma vez e até a próxima. bonás 20:51, 30 Outubro 2005 (UTC)

Nuno Tavares, sendo você "um ser informático", será que poderia me auxiliar? No Portal biográfico estou querendo que o artigo Biografia em destaque apareça automaticamente na página quando esta fosse acessada. Atualmente, eu só consigo visualizá-la quando "clico" em editar, na parte inferior esquerda. Será que você consegue fazer isso para mim? Grato. bonás 03:03, 31 Outubro 2005 (UTC)

Nuno, era exatamente isso! Ficou excelente. Muito obrigado mais uma vez. Espero não estar te encomodando. Abraços bonás 12:33, 31 Outubro 2005 (UTC)


Eu de novo abusando! Será que você poderia me ajudar? É sobre o "lay-out" do Portal biográfico. Você colocaria a "biografia de destaque" para cima e deixaria a coluna da direita "Onde pode ajudar" mais larga?. Grato bonás 15:24, 31 Outubro 2005 (UTC)

Marines[editar | editar código-fonte]

Me entendeste mal - eu não querer um artigo para os "bravos marines portugueses"?! O que eu queria dizer (se calhar, escrevi mal) era fazeres o link mais próximo dos que já existem - e no singular! Vê fuzileiro naval.

Em relação à descolonização, eu acho que não é necessário um artigo só para a descolonização portuguesa de África - por favor, verifica que na História da descolonização de África... Ah, fui lá ver, tu fizeste uma caixinha para mais 4 artigos... Vão ficar mais 4 esboços... Mas não sou contra, claro. Bom trabalho.--Rui Silva 08:02, 31 Outubro 2005 (UTC)

  1. Fuzileiros - mais de acordo com os que já existem; não sei se em Portugal se chama(va)m Corpo de Fuzileiros, se for assim então devia ser Corpo de Fuzileiros de Portugal.
  2. Gostei muito do rodapé com as histórias todas, mas achei um bocado a mais fazeres a caixa em cima com as descolonizações todas de África; já deves ter visto que não é fácil fazer artigos novos quando são todos relacionados. Mas não, eu não queria propor um red para a Guerra do Ultramar - para mim, a descolonização é muito mais que isso! A ideia era não inventar muitos links que talvez nunca cheguem a ser verdadeiros artigos - e deixar o teu artigo para concurso com menos coisas vermelhas. Abraço.--Rui Silva 12:26, 31 Outubro 2005 (UTC)
Kanimambo (=obrigado pelo elogio).Mais um trabalhinho, se tiveres tempo - acho que não carece uma página de desambiguação, só redirects. Abraço.--Rui Silva 12:48, 3 Novembro 2005 (UTC)

Informações oficiais sobre a Wikipedia[editar | editar código-fonte]

Caro Nuno, não sei se viu na Esplanada o pedido de uma repórter sobre informações oficiais da wikipédia, me parece que ela vai fazer uma matéria sobre o site. Poderia entrar em contato com ela o mais breve possível? Eu pensei em fazer isto, porêm ainda não conheco todos os detalhes este local. Isto pode dar uma boa ajuda à divulgação do site (e não ia ser muito interessante caso ela se zangasse e acabasse nos criticando)

Severino666 22:52, 31 Outubro 2005 (UTC)