Usuário(a):Tarsila

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Olá a todos que passarem por aqui. Gosto muito de consultar a Wikipédia e hoje resolvi tornar-me membro da mesma. Estou de bom humor =)

Falo português do Brasil, inglês e alemão fluentemente. Possuo conhecimento básico em espanhol e francês. De quase todas as línguas a gente sabe um pouco, afinal, no meu dia-a-dia o que mais há são pessoas de todos os lugares deste planeta.

Acho o projeto Wikipédia primordial e importantíssimo para a Humanidade. Não tenho dúvidas de que é a educação e o conhecimento (mais ainda o desejo de aprender) que proporcionam ao ser humano sua capacidade de se desenvolver. A esperança é que o desenvolvimento resulte em aspectos positivos, mas não compartilho da idéia de que uma sociedade educada e culta seja livre de "cânceres da alma", muito pelo contrário, a própria Alemanha, por exemplo, é um paradigma do paradoxo sugestionado.

Desejo contribuir com aquilo que estiver ao meu alcance e o que não estiver há de ser, com certeza, realizado por tantos experts por essas bandas. Gente jovem e espirituosa que sente prazer em aprender e discutir.

Um sincero abraço a quem passou por aqui.

Línguas, Languages, Sprachen


Línguas do(a) usuário(a)
pt-N Este utilizador tem como língua materna o português.
en-N This user has a native understanding of English.
de-1 Dieser Benutzer beherrscht Deutsch auf grundlegendem Niveau.
es-2 Esta persona tiene un conocimiento intermedio del español.
Utilizadores por língua


Por uma wikipédia livre!


 
"Por uma Wikipédia LIVRE!"
Diga NÃO ao Fair Use você também


Ficheiro:Wikipedia-logo-pt.png125px

A wikipédia se diz uma enciclopédia livre. Mas ao aprovarmos a fair use, estaremos criando uma enciclopédia com conteúdo que não é livre, o que contradiz com a idéia da enciclopédia livre propriamente dita. Além disso, o fair use é permitido apenas nos Estados Unidos - o uso de material que possui direitos autoriais é explicitamente proibido na maioria dos países. O Brasil aceita fair use? Não. Portugal? Também não. De fato, apenas os Estados Unidos e as Filipinas autorizam fair use, que é ilegal no resto do mundo.

Alguns dos usuários que apoiam a campanha a favor do fair use apoiam a idéia do fair use com argumentos. Mas a maioria (infelizmente) parece entender que fair-use significa a autorização do uso indiscriminado de qualquer imagem. E isto é totalmente errado. Veja Fair use na wikipédia inglesa.

A wikipédia japonesa, com seus 120 mil artigos, e a wikipédia alemã, com seus 240 mil artigos, também não aceitam fair use - uma vez que respeitam tanto as leis de direitos autoriais dos Estados Unidos quanto a do Japão e da Alemanha. E mesmo a wikipédia inglesa está a mostrar que o uso de material com restrições de uso não é bem-vindo por lá. Precisamos de fair use para criar bons artigos? A resposta é não. Precisamos de imagens com restrição de uso? Também não. Uma enciclopédia que se diz livre deve possuir todo seu conteúdo acessível, a todos, e de forma verdadeiramente livre. Somente assim, a wikipédia será realmente uma enciclopédia livre.



Fundação Wikimedia:

Interessou-se pela Wikipédia? A Wikipédia é parte da Wikimedia, uma fundação sem fins lucrativos. Ao participar ativamente por aqui, você também pode interessar-se nos seguintes ramos da wikimedia:

Wikcionário
Um dicionário de uso livre
Wikibooks
Livros e manuais de uso livre
Wikiquote
Coleção de citações
Wikisource
Documentos de domínio público
Wikispecies
Catálogo de espécies
Wikinotícias
Notícias do mundo atual
Commons
Banco de imagens, sons e vídeos
Meta-Wiki
Coordenação dos projetos