Usuário(a):Terto de Amorim/Arquivo2

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

2009[editar | editar código-fonte]

Opa Terto, desejo o mesmo para você. David Andrade (discussão) 00h47min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)


Obrigada Terto! desejo um ótimo ano pra você tb!!! Abraço, --Nice msg 01h51min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)


Obrigado, igualmente. Abraço! --Rui Silva (discussão) 06h24min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)


Agradeço os votos Terto, e retribuo: que em 2009 consigamos alcançar o milhão de verbetes em língua portuguesa! Carlos Luis Cruz (discussão) 09h36min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)

re: Região Nordeste do Brasil[editar | editar código-fonte]

Olá Terto de Amorim. Criatura do céu, aquele mapinha tem referência. E ela é muito confiável, pois é o IBGE, meu caro. Então não tem o porquê de tirar. Aliás, se não sabe, as informações que você inclui na Wikipédia tem que possuir fontes verificáveis e confiáveis. E não percebi preconceito ou vandalismo algum. Por favor, reveja sua posição. E se puder contribuir com o texto inserindo informações referenciadas, ótimo pra mim pra você, para outros editores, para os consultores e pesquisadores, enfim, para todo mundo. Ah, vou desfazer sua edição. Te desejo um feliz 2009 e boas contribuições. Łυαη fala! 19h45min de 4 de Janeiro de 2009 (UTC)

Se você tá dizendo… Ah, no artigo não fala de percentagem de brancos e negros ou quem tem mais negros e/ou brancos e/ou mulato, etc. Essa informação é exclusiva da imagem. Se puder refazê-la, então; seria ótimo. Łυαη fala! 00h42min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Participe do WikiProjeto Nordeste do Brasil[editar | editar código-fonte]

Ola Terto, Vamos melhorar o artigo Ceará para ele ser destacado? Acho que falta pouco. Dá uma olhada e ajuda no que você achar que pode. t+ David Andrade (discussão) 19h29min de 14 de janeiro de 2009 (UTC)

2009[editar | editar código-fonte]

Muito obrigado. Desejo o mesmo à você! Estarei no Ceará até o próximo final de semana. Fábio Barros 5 de Janeiro de 2009

Aandeel Afro-Brazilianen in bevolking.svg[editar | editar código-fonte]

Beste Niels, Uw bijdraag bij het Commons, is niet geld. De gegevens klopen niet. Grotjes, J. Terto de AmorimTerto de Amorim 4 jan 2009 02:12 (CET)

Bom dia Terto de Amorim, a imagem está basada por File:Aandeel_Afro-Brazilianen in bevolking.JPG, feito da. Por favor, leave him a message (ele fala Português, eu naõ). Groetjes, Niels (discussão) 18h41min de 5 de Janeiro de 2009 (UTC)

Re: Profetas da chuva[editar | editar código-fonte]

Olá Terto de Amorim!

Para remover o aviso remova a predefinição "sem categoria" ou "semcat" do topo do artigo, incluindo os sinais { e } e informações de data.

Saudações --FSogumo (discussão) 15h06min de 9 de Janeiro de 2009 (UTC)

Obrigado. Estou aqui para ajudar. Saudações. Papel (discussão) 19h04min de 11 de Janeiro de 2009 (UTC)

Mapas[editar | editar código-fonte]

Tem mais esse ai e eu ainda tenho mais um aqui pra colocar. To terminando de editar ele. :D

David Andrade (discussão) 03h37min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)

David, Fantátisco este mapa. O mapa de 1818 me encantou pelo fato de ser tão presico e calmo para a visualização. E nele percebe-se muito claro que o fator açude anida não existia, desta forma pode-se ver os nomes e os leitos origináios dos rios cearenses. Onde você consegue tudo isto? Ats, J. Terto de AmorimTerto de Amorim (discussão) 12h43min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)

Tem aqui [1], inclusive num formato com mais detalhes. De onte pra hoje parece que atualizaram o sistema e colocarma disponíveis vasta documentação da "Comissão Científica de Exploração do Ceará" que eu ainda pretendo fazer um artigo sobre. Tudo já em Domínio Público. Divirta-se :D David Andrade (discussão) 13h45min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)

To trabalhando na parte do artigo pra falar disso. Olha esse mapa aqui [2] (você tem que ter o plug-in certo pra abrir que lá na pagina da BN tem o link). É um mapa de 1800 onde o limite territorial do Ceará no litoral oeste é a foz do Rio Timonha, que é a mesma do atual rio que limita da divisa entre o Piaui e o Ceará hoje, Rio São João da Praia. Eu achei uns textos interessantes e vou cita-los, mas minha opinião sobre o caso é a seguinte. Silva Paulete não devia conhecer os mapas constantes na corte e não identificou de cara o Timonha como fronteira. Como havia uma ligação por terra bem desenvolvida entre Granja e Parnaiba, aquela vila de Amarração teve suporte aclesiástico por parte do termo de Granja. Os políticos e administradores do Piaui não identificaram essa relação como de posse tomando parte disso só na década de 1870 quando tem início o litígio pela perra na corte do Rio de Janeiro. De fato, nao tem sentido uma vila a menos de 2 leguas de Parnaiba ser do Ceará, ficando a quase 20 leguas de Granja. Vou escrever um texto bacana sobre isso. Pode aguardar! :D David Andrade (discussão) 16h10min de 24 de janeiro de 2009 (UTC)

Parabéns Terto de Amorim esse mapa data de uma época em que Nova Russas nem existia, mas retrata muito bem elementos que hoje fazem parte da cidade, como o Cortume, o município de Tamboril logo ao lado entre outros aspectos como a Serra da Ibiapaba muito bem destacada, realmente uma relíquea.--Adriano-Oliveira (discussão) 00h09min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)

Sim, tenho interesses em conhecer mais mapas históricos do Ceará, se tem favor mostrar-me.--Adriano-Oliveira (discussão) 18h42min de 22 de fevereiro de 2010 (UTC)

Sobre o território de Nova Russas, o mesmo nunca pertenceu ao estado do Piauí, até onde estudei apenas uma parte da Serra da Ibiapaba, e outra parte do Sertão de Crateús pertenciam ao vizinho estado.--Adriano-Oliveira (discussão) 21h07min de 25 de fevereiro de 2010 (UTC)

Infelizmente não Consegui ver os mapas qie você me mandou.--Adriano-Oliveira (discussão) 21h07min de 25 de fevereiro de 2010 (UTC)

SID[editar | editar código-fonte]

Você está falando de Sistemas de Informação Distribuídos? Se for, eu não sei como é isso. Só ouvi falar. David Andrade (discussão) 21h05min de 26 de janeiro de 2009 (UTC)

Ah, agora eu entendi... sid é a extensão do arquivo. Pega esse plug in [3]. Ai você verá os mapas com uma definição exelente. Boa sorte David Andrade (discussão) 12h46min de 27 de janeiro de 2009 (UTC)

Almofala (Itarema)[editar | editar código-fonte]

Distritos fazem parte de municípios, e estes é que fazem parte de cidades (as quais ficam em estados, que por sua vez compõem o país).

Nos nomes de distritos, coloca-se nos parênteses o nome do município a que pertencem, não do estado. Se for município, aí sim, o nome do estado, e assim por diante. Veja, por exemplo, os artigos da [:categoria:Bairros de Belém). Todos eles estão marcados como (Belém), nenhum deles como "(Pará)".

Cumprimentos. YANGUAS diz!-fiz 11h27min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

contato[editar | editar código-fonte]

No menu lateral, na página de um usuário, existe na caixa com nome "ferramentas" a opção - Contactar usuário. Esta opção funciona como um e-mail que você manda direto para o usuário. Faça isso que o Ygor receberá sua mensagem. Agradeço a cortesia da sorte. Precisarei. :D t+ David Andrade (discussão) 15h03min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

David, Obrigado pela reação. Porém o Ygor não tem uma página. Então como contactá-lo? Ats, J. Terto de AmorimTerto de Amorim (discussão) 09h14min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)

Albernaz[editar | editar código-fonte]

Prezado Terto, O mérito é todo seu, com o seu interesse em preservar as coisas da terra. Entretanto, fiquei com uma dúvida, uma vez que estou sem acesso à minha biblioteca aqui na minha ilha: o mapa de Albernaz é referido no verbete sobre o Fortim de São Tiago da Nova Lisboa, conexo ao "Livro que dá razão ao Estado do Brasil", de cerca de 1616. Será que este mapa, identificado como de 1629, não seria uma cópia do anterior? Grato, Carlos Luis Cruz (discussão) 17h25min de 3 de fevereiro de 2009 (UTC)

Entendendo a reversão[editar | editar código-fonte]

Prezado,

Vendo que me reverteu, recolocando a tag de protegida-ip na Região Nordeste do Brasil, fiquei realmente intrigado.

Eu lá estivera, antes, revertendo um IP até a vossa última edição e, quando a página carregou, vi que ostentava o aviso de que estava protegida. Ora, ora... como estava protegida contra IPs se eu acabara de reverter um? Aferi, como administrador, o nível de proteção - e efetivamente a mesma já havia expirado em 28 de janeiro.

Agora, porém, vejo que você foi lá e... recolocou a tag! Porventura está ocorrendo algo que me escapara? Existe, quiçá, algum tipo de proteção de verbete que fique invisível aos administradores?

Esperando um esclarecimento, cordialmente, Conhecer ¿Digaê 14h24min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)

Não entendi a reversão também. Łυαη fala! 22h24min de 4 de fevereiro de 2009 (UTC)

E? Conhecer ¿Digaê 00h49min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

  • Terto, retirei a tag porque a página não está mais protegida - de modo que ela deixou de ter qualquer validade. Como você não apareceu para falar, eu reverti. Hoje o próprio sistema gera dois tipos de imagem de cadeado, no alto à direita, das páginas que estão protegidas - e um aviso de que está assim também surge quando se vai editar, tudo automaticamente... Tenho aquela página entre as minhas vigiadas e eu mesmo já a protegi uma vez; entretanto, se for essa tua intenção, diante dos ataques, pode me falar quando me escapar que volta a protegê-la. Abraços e obrigado pela resposta. Conhecer ¿Digaê 11h51min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

Como o André falou, a predef serve somente para avisar a quem passe pelo artigo que ele estaria protegido (ou semi-protegido, dependendo do nível da proteção). Como a proteção tinha expirado, não tinha mais sentido a permanência dela no artigo. Cumprs. Łυαη fala! 18h21min de 5 de fevereiro de 2009 (UTC)

Povos indígenas[editar | editar código-fonte]

É bem problemático mesmo. Sugiro até que você dê uma olhada em outras wikis, como a anglófona. No mais, eu gosto do seu trabalho nos ajustes desse tipo de artigo e acho mesmo adequado essa formatação. Exponha o problema na Esplanada geral e vá mantendo esse trabalho que poderá ser aceito como padrão para todos. Boa sorte David Andrade (discussão) 19h59min de 10 de fevereiro de 2009 (UTC)

Re: Povos índigenas do Brasil[editar | editar código-fonte]

Converse com o pessoal do acordo ortográfico, talvez eles incluam isso no projeto de adequação deles. Você pode também discutir o assunto na Esplanada e tentar encontrar outras pessoas que concordem com suas idéias e te ajudem a formar um projeto neste sentido.

Saudações --FSogumo (discussão) 10h44min de 11 de fevereiro de 2009 (UTC)

Caro Terto, a questão que coloca nada tem a ver com o Acordo Ortográfico, por isso retirei o seu comentário da respetiva página de discussão. Se quer propor a inclusão de alguma recomendação no "manual de redação da Wikipédia", como diz, o melhor será usar a página de discussão do Wikipedia:Livro de estilo. Um abraço, Manuel de Sousa (discussão) 15h17min de 11 de fevereiro de 2009 (UTC)

Hello Terto, I don't speak portugues and I hope you understand english. Would you please have a look on my discussion-site. See also [4]. What do you think of this? --Cocoloi (discussão) 16h57min de 26 de março de 2009 (UTC)

Retorno[editar | editar código-fonte]

Bom retorno Terto.

Eu tenho estudado um bocado, mas nem tanto quanto deveria. Pra falar a verdade, eu deveria mesmo era abandonar a wikipédia por um tempo, mas não consigo... hehehehe

Precisando, estamos ai, na medida do possível. Abraço. David Andrade (discussão) 16h06min de 6 de março de 2009 (UTC)

Peço que não faça isso de novo[editar | editar código-fonte]

Não lhe conheço, mas percebo que não sabe sobre licenças, a licença Cc-by-2.0 que a foto utiliza proíbe o uso se não for citado o autor e não o uso de galeria não é adequado, ainda mais para uma foto apenas que pode ser colocado no corpo do texto, se reverter de novo e não argumentar a respeito, não poderei considerar outra coisa a não ser vandalismo, obrigado. Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 02h41min de 26 de março de 2009 (UTC)

Sim, é possível e necessário, alias você não vê muito, pois as pessoas desconhecem sobre licença livre, mesmo editando em uma enciclopédia que utiliza licença livre, todas as fotos sobre Cc-by devem citar o autor do modo que ele deseja, seja apenas na página descritiva, seja na legenda da foto, sendo essas as duas opções que temos, mas no caso do Silvio ele disponibilizou uma coleção de fotografias e há um artigo na Wikimedia Commons com a galeria dele, o mesmo acontece com o Sérgio Savarese, veja Amaury Jr.. É uma promoção? Não sei, sei sobre licença e entendo um pouco de pessoas, às vezes ver que o material dele está sendo utilizado, pode incentivar ele e a outras pessoas à contribuir, do mesmo modo que aparece no histórico que editor X editou, mas não vêm ao caso temos que seguir o que a licença permite, se ela pede a citação, citemos.

Todos projetos da Wikimedia Foundation têm uma integração, o que mais afasta-se desta é a Wikipédia, a comunidade não olha para os lados; a ligação para o artigo da Wikimedia Commons é para mostrar o que o nome Silvio Tanaka representa, ele não é suficientemente enciclopédico para caber aqui, mas é perfeito para a Wikimedia Commons, já que ele fornece uma gama de fotos de alta qualidade. E tendo a ligação para o Commons a própria Wp-pt pode ganhar, pois há imagens que cabem em mais de um artigo e até fazem ilustração perfeita para um artigo específico.

Mas eu posso reinserir o nome? Ficou alguma questão obscura?

Rodrigo Tetsuo Argenton Deixe uma massagem 01h56min de 27 de março de 2009 (UTC)

Acaraú e Acarape[editar | editar código-fonte]

Eu só vi estranhezas no artigo de Acarape. Tinha lá em baixo uma marcação de referência sem nada que ficou estranho mesmo. Em Acaraú, não vi nada estranho. Se for algo mais específico... Por acaso meu monitor é de 15", portanto, se o seu monitor foi maior ou menor, pode acontecer distorções já que a wikipédia é um site de dimenções dinâmicas. t+ David Andrade (discussão) 19h03min de 23 de abril de 2009 (UTC)

No caso da imagem, ela fica embaixo da predefinição porque o sistema da wikipédia gera uma ordem de alinhamento de tabelas e imagens. Se estão a esquerda, centro ou direita e assim, como a imagem estava a direita e já existe a predefinição de dados do município, ela vai ficar alinahda a direita logo após a predefinição. Coloquei a esquerda e dessa forma ela ficará alinhada onde está posto que não tem nenhum outro elemento "empurrando" ela para baixo. T+ David Andrade (discussão) 15h01min de 25 de abril de 2009 (UTC)

Padronização dos municípios[editar | editar código-fonte]

Eu estou usando a padronização atual dos países para aplicar nos municípios. Achei lógico que algo válido para um local maior tb o seja para um local menor dentro dele.

Essa padronização não é fixa, nem a final, mas é o início. Tem alguns tópicos que ainda precisam ser discutidos, e outros que só vão aparecer quando um artigo que fale dele tenha esta padronização atual. Só dá pra saber o que tem de errado quando se testa este modelo. E é isso que estou fazendo.

Depois de padronizar as capitais do Brasil e Portugal, e talvez alguns outros municípios grandes, já terei chamado a atenção de mts pessoas, e aí vou voltar a tentar uma discussão mais aprofundada sobre isso. Quando isso acontecer te chamo, quanto mais opiniões melhor.

=> Rjclaudio msg 14h28min de 11 de maio de 2009 (UTC)

Política seria administração. Falaria sobre o poder executivo e o legislativo. No executivo falaria do Prefeito (e um link para a lista de prefeitos) e as secretarias municipais. No legislativo falaria da Câmera Municipal, o número de vereadores da cidade, e as principais leis municipais. Pode falar tb de empresas públicas municipais e conselhos municipais. Qualquer coisa dá uma olhada no artigo de política do Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza.
Sociedade seria Educação, Saúde, Criminalidade, Desigualdade social, Moradia, Favelas.
Houve proposta de dividir a "Sociedade" em duas seções principais, "Sociedade" e "Infra-estrutura", para incluir planejamento urbano, urbanização, energia, água, saneamento, limpeza, transporte, comunicação, etc. Até agora não tivemos uma discussão aprofundada sobre esta seção.
=> Rjclaudio msg 12h07min de 12 de maio de 2009 (UTC)

Peço sua opinião em Wikipedia Discussão:Projetos/Países/Livro de Estilo#Sociedade. => Rjclaudio msg 16h07min de 12 de maio de 2009 (UTC)

Cruz[editar | editar código-fonte]

Boa Tarde Usuário, Vi que fez mudanças no artigo sobre o municipio de Cruz. Mas tive de desfazê-las pois na secção Saúde haviam informações que não são a realidade. Espero que compreenda. Com fontes seguras, eu pretendo editar o mesmo artigo. Boas contribuições. Gean (discussão) 20h22min de 19 de maio de 2009 (UTC)

Caro Terto, mantenho minha alteração pois sou cruzense e sei que a edição foi equivocada. Penso que o site pelo qual você se baseou ao fazer o artigo, ainda que seja oficial, precisa ser atualizado. Mas sou grato por sua resposta. Boa noite.Gean (Diga-me o que queres)

Boa tarde/noite usuário Terto. Vi suas contribuições no artigo de Cruz e estão todas corretas. As datas e nomes que você usou estão de acordo com a história de meu município. Grato por ter me deixado saber de suas alterações. Se precisar aqui estou.

Gean (Fala que eu escuto) 17h20min de 25 de maio de 2009 (UTC)

Açude Acarape do Meio[editar | editar código-fonte]

Existe um grande número de imagens e fotos que não são aproveitadas em todas as suas possibilidades. Estou tentando "aproveitar" as disponíveis.

Um abraço, Fábio

Fábio Barros mensagens 20h24min (UTC); segunda-feira, 25 de maio de 2009

Destacando o Ceará[editar | editar código-fonte]

Olá Terto,

Por meio de uma edição estruturadora do artigo Fortaleza, entrei numa discussão e acelerei o projeto dedestacar o artigo do Ceará. O que você acha? Dê sua opinião...

Abraço David Andrade (discussão) 04h56min de 26 de maio de 2009 (UTC)

PS. Você tinha me perguntado sobre a possibilidade de um encontro aqui em Fortaleza. Mesmo ocupado estou bem disposto a conversar sobre os temas que editamos aqui e sobre o projeto...

Debate sobre as influências linguísticas não européias no idioma português relacionado à denominações indígenas[editar | editar código-fonte]

Olá Terto,

Vi sua participação na discussão sobre os Povos Indígenas do Brasil no livro de estilos e gostaria que se inteirasse da existência de um debate análogo no verbete Embiás.

Mediação de Conflitos: Embiás, denominações indígenas

Pelo acúmulo gerado nas discussão pregressa penso que sua opinião é essencial.

Saudações

AltDelCtrl (discussão) 18h03min de 26 de maio de 2009 (UTC)

Informações sobre Fauna e Flora[editar | editar código-fonte]

Oi, Terto! A seção Fauna e Flora eu redistribuí no 2º parágrafo de "Geografia", onde se fala sobre a adaptação da biodiversidade às condições semi-áridas e sobre a ocorrência de espécies endêmicas. Abraço YgorCoelho (discussão) 22h35min de 28 de maio de 2009 (UTC)

Ola Terto, coloquei as informações distribuidas no artigo do Ceará de forma específica no artigo Geografia do Ceará, esse sim carecendo de uma reforma e ampliação. Depois do estado, vamos a sua geografia. :D t+ David Andrade (discussão) 15h40min de 29 de maio de 2009 (UTC)
Oi, Terto. Só para esclarecer, seu texto anterior na seção "Fauna e Flora" era este:

O Ceará tem uma diversidade de fauna e flora[35], espalhado nos habitates como Litoral, Sertão e Serras. Uma das plantas mais conhecidas é a carnaúba, que é um dos símbolos do Ceará, e é uma importante fonte econômica.

A Zephyranthes sylvestris[36] é uma planta bulbosa, mais conhecida como "cebola de calango" sendo uma flor original do habitat cearense e um dos itens mais apreciado por colecionadores de bulbos no mundo[37].

O Soldadinho-do-araripe foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe e só é encontrado nessa região. Outras aves características do Ceará são o Uirapuru-laranja e a Jandaia.

Todo o teor desse texto está aproveitado no texto da seção "Geografia", especificamente no 2º parágrafo: "O estado está no domínio da caatinga, com período chuvoso restrito a cerca de quatro meses do ano e alta biodiversidade adaptada[34]. A sazonalidade característica desse bioma se reflete em uma fauna e flora adaptadas às condições semi-áridas. Consequentemente, há grande número de espécies endêmicas[35], sobretudo nos brejos e serras, isolados pela caatinga e refúgios da flora e fauna de matas tropicais úmidas [36]. Na Serra de Baturité, por exemplo, 10% das espécies de aves são endêmicas [37]. O soldadinho-do-araripe foi descoberto em 1996 na Chapada do Araripe e só é encontrado nessa região. Dentre as aves, são ainda característicos o uirapuru-laranja e a jandaia. Destacam-se, na flora cearense, a carnaúba, considerada um dos símbolos do estado e também importante fonte econômica e a zephyranthes sylvestris[38], flor original do habitat cearense."

Portanto, não se preocupe que suas contribuições foram aproveitadas! Além do mais, como o Davidandrade incluiu especificamente a seção que você havia feito, as informações podem também ser vistas separadamente no artigo principal sobre geografia do CE. Abraço!YgorCoelho (discussão) 06h53min de 30 de maio de 2009 (UTC)

Diminuindo seção "História" no artigo Ceará[editar | editar código-fonte]

Oi! Só estou escrevendo para avisar que vou começar a diminuir a seção História no artigo Ceará, que está enorme. Para "acalmar" os ânimos, vou logo avisando que vou repassar todo o texto para o artigo principal História do Ceará. O que eu pretendo fazer basicamente é retirar exemplos, informações a mais, estatísticas, etc., deixando só os fatos mais enxutos, de forma que se alguém quiser mais informações irá ao artigo principal. Abraço!YgorCoelho (discussão) 22h44min de 30 de maio de 2009 (UTC)

Olá, Terto! Acho melhor deixar o nome das etnias, apenas exemplificativos já que não são exaustivos, para o artigo principal História do Ceará. Além disso, como pretendemos reduzir o conteúdo do artigo, eu estou retirando algumas informações que pareciam estar repetidas, ao menos em sua informação básica. Fiz assim em várias partes escritas po mim da seção Geografia, em que de um jeito ou de outro se repetia alguma informação sobre alguma região do Ceará. Da mesma forma, na seção Etnias já há uma lista de etnias ainda existentes no Ceará, incluindo muitas das que antes estavam citadas na seção História, portanto já há uma informação para quais etnias existem ou existiam no Ceará, também exemplificativa, claro. Abraço!YgorCoelho (discussão) 16h33min de 3 de junho de 2009 (UTC)
Não entendi o "personalizar as etnias". Até onde sei os grandes ramos estão indicados e, um pouco abaixo, há uma seção inteira chamada "Etnias" que possui uma lista das etnias principais ainda existentes no Ceará, todas com artigos principais sobre cada etnia. Não vejo como ficar mais claro e "personalizado" que isso. A questão é que eu pretendi diminuir os textos retirando informações duplicadas ou que podem muito bem ser consideradas como "detalhes que, se a pessoa quiser saber mais, vai olhar no artigo principal História do Ceará". Para mim me parece muito claro. O problema é que o artigo Ceará já é bem grande, então devemos ir resumindo o máximo possível, trabalhando depois nos artigos principais sobre cada um dos temas mais específicos. Não é melhor assim? Inclusive eu ainda pretendo diminuir mais as seções sobre a história mais recente do Ceará, principalmente a última (que eu mesmo fiz), para torná-la mais enxuta. Essa exigência de diminuição do artigo foi feita para "possibilitar" que o artigo Ceará venha a ser destacado, então é algo importante. Abraço!YgorCoelho (discussão) 20h02min de 3 de junho de 2009 (UTC)

Ah, Terto, você ta certo. desculpe-me pelas ausências, estudo e fico olhando a wiki o tempo inteiro... :D estamos mesmo melhorando e aprofundando o rigor no artigo. Melhor para nós, para todos. Abraço David Andrade (discussão) 19h40min de 5 de junho de 2009 (UTC)

Forte de Nossa Senhora do Rosário[editar | editar código-fonte]

Prezado Terto,

Perdoe a demora em responder, mas por alto o texto que me linkou fala de diversas fortificações. A primeira, referida como "presídio" (uma colónia militar), é indicada pelos estudiosos como Presídio do Pontal do Rio Acaraú e não há muita informação complementar. O outro é mesmo o Fortim de Nossa Senhora do Rosário de Jericoacoara. Desconheço informações adicionais sobre outras fortificações, mas teria que voltar a compulsar o Studart, o que só poderei fazer nas férias de Agosto, caso tenha paciência. Forte abraço, Carlos Luis Cruz (discussão) 23h44min de 12 de junho de 2009 (UTC)

Terto: A questão prende-se à forma como a história do Brasil foi estudada e escrita ao longo dos séculos - pelos intelectuais dos grandes centros, privilegiando heróis e batalhas. Nos verbetes onde não aparecem datas no material sobre o Ceará, é porque as fontes consideradas "clássicas" sobre o tema não as citam, e necessita-se recorrer a trabalhos mais especializados, refinando a pesquisa, o que demanda tempo e mão-de-obra. Neste momento, por exemplo, estou trabalhando com o "Elucidário Madeirense", para cobrir as fortificações da ilha da Madeira, material que vai ser complementado com alguns textos que obtive no e-learning do Instituto Açoriano de Cultura sobre História da Madeira. Na sequência, devo seguir para a História de Cabo Verde e, nas férias de Agosto em Portugal, devo voltar para a História do Brasil. Sigo ao seu dispor, Carlos Luis Cruz (discussão) 18h23min de 14 de junho de 2009 (UTC)

RE: Big Brasa[editar | editar código-fonte]

Olá, bom dia! Eu não precisaria nem responder...!! O artigo estava(está) "chuim", com categoria errada, sem a formatação exigida pela Wiki, sem referências, você não é novato...capricha por favor! Você acabou de dar uma arrumada mas ainda falta muito. Abração.--Reynaldo Avaré Msg 14h16min de 19 de junho de 2009 (UTC)

Dei uma "arrumada" no artigo, mas ainda falta. Não tenho disponível dados para melhorar. --Reynaldo Avaré Msg 14h34min de 19 de junho de 2009 (UTC)

É o que sempre digo, aqui a gente não ensina...aprende! Sou sempre um neófito...hehehe. Abração.--Reynaldo Avaré Msg 14h59min de 22 de junho de 2009 (UTC)

Re: Morada Nova[editar | editar código-fonte]

Eu é que agradeço pela sua compreensão. No que precisar, estou à disposição. Grande abraço. Leandro Martinez msg 06h15min de 21 de junho de 2009 (UTC)

Biblioteca Nacional de Portugal[editar | editar código-fonte]

Olá, Terto.

O que usei foi a velha força bruta do ctrl-c ctrl-v usando o Paint para colar as imagens. Dá trabalho, mas funciona. :D David Andrade (discussão) 16h32min de 22 de junho de 2009 (UTC)

Olá!!! Terto de Amorim[editar | editar código-fonte]

Olá!!! Muito obrigado pela sua contribuição no artigo Liceu do Ceará, se puder Wikificar o artigo eu também agradeço muito, Muito obrigado pela sua ajuda
--Eduardo Mendes (discussão) 21h51min de 24 de junho de 2009 (UTC)

RE: Prefeito (vermelho)[editar | editar código-fonte]

Olá, boa noite! O erro está lá no começo, nesta edição: 18 de setembro 2006, também não consegui achar....! Vou pedir ajuda aos "universitários".--Reynaldo Avaré Msg 04h13min de 25 de junho de 2009 (UTC)

Rio Aracoiaba[editar | editar código-fonte]

Caro usuário,

Nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes !

Você modificou/criou o artigo Rio Aracoiaba com trechos copiados de http://www.aracoiaba.ce.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=45&Itemid=142, o que não está de acordo com a política da Wikipédia.

Exceto se se tratar de material no domínio público ou se tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que pode provocar danos muito sérios ao projeto.

Se você for o detentor dos direitos de autor do texto copiado, por favor envie uma autorização conforme descrito em Wikipedia:OTRS/Como enviar a permissão.

Note no entanto que o que está protegido por direitos de autor é a expressão artística da informação e não a própria informação. O que isto significa é que você pode utilizar a informação obtida de fontes exteriores desde que a expresse pelas suas palavras. Ou seja: não pode copiar os textos, mas pode reutilizar a informação neles contida.

  • Boas contribuições! YANGUAS diz!-fiz 20h14min de 3 de julho de 2009 (UTC)

Violação de direito autoral: Aviso[editar código-fonte]

Caro usuário, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes.

Você modificou/criou um determinado artigo com trechos e/ou imagens copiados de outras fontes, o que não está de acordo com a política da Wikipédia, pois utilizamos as licenças livres Creative Commons Attribution/Share-Alike License 4.0 e GFDL.

Exceto se for material de domínio público ou se você tiver a autorização expressa do autor, nunca copie para a Wikipédia material de outras fontes. O motivo é simples: os direitos de autor estão defendidos por legislação adotada por todos os países do mundo, e se um autor se sentir lesado pode processar a Wikipédia, o que traria danos muito sérios ao projeto.

Se você detém os direitos de autor das imagens ou do texto copiados, deve enviar uma autorização conforme descrita em Wikipédia:VRT/Como enviar a permissão.

No caso de texto, note que os direitos de autor protegem apenas a expressão artística da informação, e não a própria informação. Isso significa que você pode utilizar a informação contida nas fontes exteriores, desde que a expresse por suas palavras (sem copiar os textos).

Boas contribuições! 

  • Olá, desculpe a demora em responder, estou com problemas de conexão. Já liberei a página. Você mesmo podia ter removido o aviso, bastava ter avisado. Abraço. YANGUAS diz!-fiz 14h01min de 7 de julho de 2009 (UTC)

RE: Coité e Coco[editar | editar código-fonte]

O mais fácil é editar Coité e fazer o artigo com as informações certas, ao editar logicamente você vai substituir as informações pelas corretas. Eu acho muito mais prático. Inclusive fica um novo artigo. Abraço --Reynaldo Avaré Msg 20h36min de 15 de julho de 2009 (UTC)

Desculpa a demora Terto. Tava viajando lá por Granja. Mas sobre Coité, faça mesmo como o Reynaldo sugeriu. Até existe algum texto colocando antes que pode ser usado. Procure também outras fontes. Acho que deve existir publicações acadêmicas sobre o tema. Boa sorte. David Andrade (discussão) 14h39min de 21 de julho de 2009 (UTC)

Índios no/do Ceará[editar | editar código-fonte]

Olá Terto,

Estive hoje no Museu do Ceará e vi um livro lá que pode te interessar. Dê uma olhada nesse link. O livro chama-se Na mata do sabiá: contribuições sobre a presença indígena no Ceará” e custa R$ 20,00. Se puder comprar a enriquecer a wikipedia, vá em frente. Abraço, David Andrade (discussão) 00h59min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Eu quase comprei esse livro ontem, mas o dinheiro tava curto, comprei só um livrinho da coleção outras histórias. A imagem eu não me lembro, mas acho que foi de um livro. Granja é muito interessante sim, só que é uma cidade maltratada pelos políticos e pela politicagem. Histórias, belezas arquitetônicas e naturais tem pra ver. Talves, com a inauguração das novas estrada ligando Granja a Viçosa e a Jijoca as coisas por lá melhorem. :D David Andrade (discussão) 14h22min de 22 de julho de 2009 (UTC)

Poxa, que massa! Do Fort eu so conhecia uma reprodução em baixa resolução com uma tradução quase inlegivel de tão pequena. Onde foi que você achou? David Andrade (discussão) 16h04min de 23 de julho de 2009 (UTC)

Boa Viagem (Ceará)[editar | editar código-fonte]

Feito - Veja o motivo aqui: mapa, outro era aqui, abraço.--Reynaldo Avaré Msg 14h55min de 27 de julho de 2009 (UTC)

RE:Umari[editar | editar código-fonte]

Caro editor, de facto efectuei alterações no artigo, contudo de forma semi-automática, por isso fiquei alarmado com o aviso. Ao verificar a edição, reparei que o erro não foi introduzido pela minha edição, mas que ja constava anteriormente, como pode constatar aqui. Entretanto já corrigi o problema, que se deve a um erro na predefinição. Qualquer outra edição que tenha duvidas, agradeço a consulta imediata, pois estou a aprimorar um código de correcções para edições semi-automáticas, para que sejam efectuadas com menor esforço, libertando assim os editores para trabalhar os conteúdos. Alchimista Fala comigo! 11h10min de 7 de agosto de 2009 (UTC)

No final do ano passado houve uma alteração no mediawiki, e então o namespace correcto passou a ser ficheiro. Actualmente ambos funcionam, mas é como se fosse um redirect, sendo por isso preferivel usar o namespace correcto. Assim, aproveita-se outras edições necessárias para alterar o máximo possivel, no mínimo de edições. Alchimista Fala comigo! 11h48min de 7 de agosto de 2009 (UTC)

Re: VDA[editar | editar código-fonte]

Acho que esta página poderá ajudá-lo. Abraço. YANGUAS diz!-fiz 14h58min de 13 de agosto de 2009 (UTC)

sim. foi um erro técnico. E eu esqueci de desfazer em algumas páginas. Sds Kim ®i©hard correio 13h35min de 12 de setembro de 2009 (UTC)

Forte Schoonemborch[editar | editar código-fonte]

Terto, Mil perdões, mas não consegui entender a sua enigmática mensagem "Durante o domínio hollandez, a fortaleza perdeu o seu antigo nome Nossa Senhora do Amparo e recebeu o de Schounembourg, (...)." (op. cit., p. 73)." A citação refere-se ao trabalho do autor na revista do IHGB (SOUSA, 1885:73), que é essencial em termos de historiografia, pelo que não pode ser omitida. Se não for isso, sigo à sua disposição. Forte abraço, Carlos Luis Cruz (discussão) 09h31min de 14 de setembro de 2009 (UTC)

Prezado Terto, Como de hábito, o seu raciocínio é corretíssimo e o seu desenvolvimento também. Entretanto, por favor considere que o que está escrito apenas ratifica o que relata. Se não vejamos: "Em termos historiográficos, SOUZA (1885) NÃO PERCEBEU essa sucessão de estruturas, compreendendo-as como uma única apenas: "Durante o domínio hollandez, a fortaleza perdeu o seu antigo nome Nossa Senhora do Amparo e recebeu o de Schounembourg, (...)." (op. cit., p. 73)." (grifo meu) Ou seja, à época, SOUSA cometeu um lapso, sim. Só que pelo fato de ele ser considerado uma autoridade na matéria, esse lapso necessita ser claramente ressalvado, o que é feito com essa justificação. Complemento: Pelo fato de ele ser uma autoridade na matéria e de ter cometido um equivoco, não quer dizer que um forte tenha sido no lugar do outro, e sim estruturas distintas, como, com o seu precioso auxílio, Terto, passamos a discorrer no parágrafo seguinte, referenciando as fontes documentais que nos traz à luz e repondo a verdade histórica... Por vezes as palavras são realmente difíceis, mas não consegui uma frase mais neutra para o ressalvar, uma vez que não pretendo acusar ninguém de erros, dos quais, de resto, nenhum de nós, em pesquisa, consegue escapar. Sds, Carlos Luis Cruz (discussão) 10h24min de 14 de setembro de 2009 (UTC)
Como pedido... Carlos Luis Cruz (discussão) 14h01min de 14 de setembro de 2009 (UTC)
Sempre atento, Terto, muito obrigado pela correção: ninguém escapa mesmo de falhas... Boas edições, Carlos Luis Cruz (discussão) 14h58min de 14 de setembro de 2009 (UTC)

Matias Beck[editar | editar código-fonte]

Caro Terto, colega, não vamos criar um problema no artigo do Matias Beck. "Não existe" a grafia Mathias. O nome dele original era em holandês e não era Mathias. O nome seguindo a regra do português é Matias, como na própria praça Matias Beck em Fortaleza, renomeada recentemente para o nome de um professor que desconheço. Por favor, sigamos a regra onomástica. Salu2. Maisonneuve (discussão) 11h12min de 17 de setembro de 2009 (UTC)

Terto, tal diário está em português antigo (arcaico), não justifica o uso do nome hoje em dia. A nossa wiki é escrita em português que segue a onomástica atual, prescrita. O nome tem que ser grafado Matias, como é em sua praça em Fortaleza ou, p ex, como é nos livros do historiador Raimundo Girão, que o defende como fundador da cidade. A mais, esta Wiki não é em holandês, ou iremos agora grafar Maurício de Nassau com sua grafia em holandês? Quando um nome, especialmente nomes próprios, encontra tradução no português, assim deve seguir. Infelizmente, vou reverter. Maisonneuve (discussão) 13h25min de 17 de setembro de 2009 (UTC)
Terto, sério, você está brincando, né? Nós quem? Em português do Brasil é AMSTERDÃ. http://pt.wikipedia.org/wiki/Amsterd%C3%A3. Estou respeitando o português nosso. Simples. Maisonneuve (discussão) 13h24min de 18 de setembro de 2009 (UTC)
Usar o nome estrangeiro e não o em português pode causar um efeito cascata imenso na Wiki. Imagine mudar vários títulos de artigos convertendo-os para a escrita estrangeira em uma ou mais palavras? Sabemos que a Wiki tem por regra usar nomes aportuguesados para figuras como ele, Maurício de Nassau, Guilherme de Nassau, Guilherme Tell, figuras históricas como estas, assim como para a realeza de vários países, notadamente da Europa Ocidental. Quanto ao caso particular do Matias Beck, ainda não compreendo o motivo de tanta celeuma por um 'h' que não é usado nem por Raimundo Girão, nem em qualquer registro como o de residenciais em Fortaleza, ou escolas públicas ou mesmo o famoso logradouro que leva seu nome no Meireles. 'Mathias' só o foi quando era a escrita vigente, hoje (e há muito) já arcaica, daí não dever ser mais usada, inclusive aqui na Wiki, que segue esta regra o quanto pode para pessoas na mesma condição que o oficial neerlandês. Maisonneuve (discussão) 15h05min de 18 de setembro de 2009 (UTC)

Matias Beck 2[editar | editar código-fonte]

Caro Terto, sugiro que pare de pensar na Wikipédia como algo só seu. A contribuição que você fez um dia pode ser corrigida. Ninguém é perfeito. Eu mesmo já fui corrigido várias vezes. O conteúdo que você trouxe está mantido. Você pede que eu justifique o porquê das mudanças e eu já justifiquei de maneira clara e objetiva: pelo respeito à onomástica vigente. Você cita obras de pessoas que deram enorme contribuição para a história, mas estas obras são antigas, quando se escrevia diferente. Para ilustrar, são obras de quando Eça era de Queiroz e não Queirós, p ex. Se tem uma figura histórica que conheço e faço questão de exaltar em Fortaleza é a de Matias Beck. Como quando pugnei pelo respeito de seu nome na praça em frente ao Náutico. Portanto, não cabe aqui colocar em causa o meu conhecimento sobre o líder neerlandês. O que eu não vou é mudar as 'regras do jogo' na Wiki por vontadezinhas minhas. Aqui a regra é seguir a onomástica vigente, onomástica inclusive respeitada, no caso de Matias Beck, repetirei agora de novo, na praça pública, na escola secundária, em vários escritos/registros históricos, em notícias de jornais hodiernos etc. Não falta mais nada, para mim, no que se refere a conhecimento sobre o indivíduo Matias Beck e respeito pelas normas comuns da língua portuguesa, diria até banais no ambiente Wiki, mas que neste caso aqui têm-se transformado numa discussão sem motivo, por ser algo que em quase nada atinge a contribuição de quem se interessa por tais artigos relacionados ao líder holandês. Maisonneuve (discussão) 11h40min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Nada disso, quem começou esta discussão contra algo consagrado e seguidor da norma, querendo impor algo que não se verifica hodiernamente, foi o senhor, quando viu tais correção/edição/movimento serem realizados (e olhe que a grafia 'Matias' já existia dentro da própria Wiki, em mais de um artigo, como no do forte). Portanto, não inverta as coisas. Por favor, pare de insistir com algo tão pequeno (pequeno em extensão), mas tão consagrado, tão usado, tão conhecido e dentro da norma enciclopédica vigente. Não tem cabimento agora querer impor um "inútil e anacrônico" 'h', neste caso, onde ele não deve estar. Maisonneuve (discussão) 12h21min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Tapioca, pela segunda vez[editar | editar código-fonte]

Terto do Amorim,

A minha última edição em Tapioca foi esta, na qual acrescentei links, mudei levemente o estilo e consertei erros de digitação. Você provavelmente está reclamando desta edição, feita pelo Toluaye. Deste modo, não tenho nada a ver com isso.

Até! --Brandizzi (discussão) 14h17min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Tapioca[editar | editar código-fonte]

Olá Terto! Fique tranquilo garoto! Sei o quanto é polémico este assunto. todavia posso afirmar por experiência que tapioca não é beiju, e sim a goma ou fécula da mandioca que serve para preparar um tipo de panqueca que tem o nome de (beiju de tapioca), existe também o (beiju de massa)que é feito com toda a mandioca sem a extração da goma, (beiju de carimã) feito com a mandioca em estado de decomposição. Aqui em salvador, interior da bahia e reconcavo, chamamos de tapioca também a goma pre-assada, geralmente em gãos que serve para fazer bolos de tapioca e cuscuz de tapioca e preparo de punheta "bolinho de estudante"., esta ultima maneira foi desenvolvida para ter mais durabilidade devido ao ambiente húmido. Quando tiver tempo da um olhada em Deus google que pode chegar a uma conclusão. Um grande abraço e boas contribuições.--Toluaye (discussão) 15h11min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Caro Terto! Por mim tudo bem e respeito a sua ótica e dos demais, mas digo-lhe que os artigos estão aqui para ser sempre reformulados, tentando melhorar sempre e com certeza vão ter outros que vão modificar, principalmente aqueles que moram no nordeste e norte do país. Por mim deixarei como está. Ate mais amigo.--Toluaye (discussão) 00h27min de 22 de setembro de 2009 (UTC)

Carnaubal (Ceará)[editar | editar código-fonte]

Todo artigo com categoria própria deve ser categorizado unicamente com sua categoria. Essa é uma regra básica da Wikipedia. Muito me estranha alguém com tanto tempo de edição, como você, desconhecer essa regra. Portanto, pare de reverter minhas edições sem justificativas ou denunciarei por vandalismo. Tive o cuidado de explicar porque desfiz a edição e você continua sem ler o livro de estilos e sobre a forma correta de categorizar. Pois leia que você está precisando. Prowiki (discussão) 15h33min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Ao invés de atrapalhar, por que não ajuda no trabalho que estou fazendo de organização da Categoria:Municípios do Ceará que é um dos poucos estados que precisa ser consertado. O objetivo é evitar a duplicidade na página. Quando o município tem categoria própria, deve estar como subcategoria, quando não tem deve estar o artigo puro. Existem 55 subcategorias de municípios, então lá embaixo, na seção Artigos, deve ter apenas os 129 restantes. Entendeu agora, o porquê que artigos com categoria única devem ser categorizados com sua única categoria? Prowiki (discussão) 16h14min de 21 de setembro de 2009 (UTC)
Vou tentar lhe explicar: se colocar as duas categorias, haverá redundância na categorização. Porque na Categoria:Municípios do Ceará haverá tanto a subcategoria Carnaubal quanto o artigo Carnaubal. E isto é completamente errado. Outro exemplo, perceba que na Categoria:Municípios do Rio de Janeiro a categorização está perfeita, já que há 92 munícipos do estado, sendo 83 com subcategorias e mais 9 sem subcategoria (observe na parte inferior), totalizando os 92. Não há redundância! O mesmo acontece com todos os estados (pode conferir), exceto Ceará, São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul (talvez um ou outro mais), que devem sofrer manuntenção para que isso seja corrigido. Entendeu agora? Lembro novamente que isso é uma regra geral para todos os artigos da Wikipedia. Por último: categorização não significa qualidade do artigo, e sim sua organização correta nas categorias, o fato de ter apenas uma categoria (caso o artigo tenha categoria própria) não é falta de mérito, ou perda de qualidade, aliás significa o contrário, significa que o assunto do artigo tem tanto conteúdo que é necessário uma categoria para agrupar as páginas relacionadas. Como mais um exemplo, veja como é a categorização do artigo Brasil. Espero que você tenha entendido, conserte a categorização em Carnaubal e, se quiser, ajude na organização da Categoria:Municípios do Ceará. Prowiki (discussão) 17h55min de 21 de setembro de 2009 (UTC)
Já que se recusa a obedecer as normas da Wikipedia sobre categorização, só me resta denuncia-lo aos administradores para que seja punido. Boa sorte. Prowiki (discussão) 18h13min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Siga as regras que Prowiki D​ C​ E​ F está te explicando, elas são corretas e caso não as cumpra poderá ser punido pela administração da Wikipédia. Este é o conselho que te dou. ThiagoRuiz msg 18h24min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Por uma questão de redundância, assim como já explicado acima. Esqueceu de mencionar que a categoria Categoria:Carnaubal (Ceará) está lá listada na categoria de municípios, categorizar também o artigo seria redundante. Eventualmente, Categoria:Municípios do Ceará listará somente subcategorias. Do ponto de vista da categorização, um artigo é somente uma categoria especial que não se expande, que não contém outros artigos. --Leonardo Stabile msg 05h29min de 23 de setembro de 2009 (UTC)

Tapioca[editar | editar código-fonte]

Não entendi absolutamente nada que você disse, não tenho nada a ver com sua confusão no artigo. Você está reclamando com a pessoa errada, assim como parece ter feito com Brandizzi D​ C​ E​ F. ThiagoRuiz msg 15h35min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

RE:Carnaubal[editar | editar código-fonte]

Olá, boa tarde! Não esqueça de colocar datas completas p. ex. 21 de setembro de 2009. No caso das categorias não há necessidade de colocar do Ceará já que a Categoria Carnaubal está na Categoria Ceará. Ok? É redundância, veja: [Categoria Carnaubal] - veja lá em baixo como está na categoria Municípios do Ceará. Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 18h00min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Com relação a categorização, é isto que tento explicar pro Terto de Amorim. Fiz um texto enorme explicativo no item acima. Vamos ver se agora ele entende... Prowiki (discussão) 18h02min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Prowiki, protegi o artigo para evitar a continuação da "guerra". Terto, leia com atenção minha explicação acima e vai entender, quando um artigo já tem uma categoria que já faz parte de outra e é o caso é redundância, ou seja deixe a principal no caso a principal é Categoria:Carnaubal. Simplificando deixe só a categoria Carnaubal, ok? Quanto a data é o seguinte: quanto colocar datas não faça como aqui: fundação = 22/07/1957 e sim coloque a data completa, ou seja 22 de julho de 1957. Seria bom você ler/reler as orientações da Wiki, e aqui também: Wikipedia:Projetos/Países/Brasil/Primeiros passos. Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 18h22min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Quanto as categorias que você disse que não "entende" (ou outros assuntos) não insista se não conhecer bem para não dar "guerra de edições". Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 18h36min de 21 de setembro de 2009 (UTC)

Olá! categoria:Carnaubal (Ceará) é uma subcategoria de Categoria:Municípios do Ceará, ou seja não é uma "artigo" que está na Categoria:Municípios do Ceará. Ok? Veja outros exemplos de municípios (e mesmo de artigos), estando na subcategoria automaticamente já está na categoria. Veja Avaré está na Categoria Avaré (que também tem suas subcategorias como Paulistas de Avaré - assim sucessivamente como galhos de uma árvore) que por sua vez está na Categoria Municipios de São Paulo como subcategoria logicamente. --Reynaldo Avaré Msg 18h25min de 22 de setembro de 2009 (UTC)

Ceará[editar | editar código-fonte]

Veja bem o histórico de edições pra não fazer acusações infundadas. Um abraço, Fabiobarros discussão 12h46min de 26 de setembro de 2009 (UTC)

Jaçanaú[editar | editar código-fonte]

Olá. Veja se pode fazer algo por este artigo Jaçanaú. Grato. Prowiki (discussão) 05h25min de 5 de novembro de 2009 (UTC)

RE: Boa Viagem[editar | editar código-fonte]

Olá Terto! Se IP ou outro editor fizer vandalismo ou colocar "coisas" fora do padrão ou sem referência, você pode reverter. Você só não consegue proteger a página, mas se o IP insistir você pode pedir para proteger ou bloquear o IP aqui: Wikipedia:Pedidos a administradores/Proteção de páginas, abraço.--Reynaldo Avaré Msg 17h18min de 9 de novembro de 2009 (UTC)

  • Na verdade não vigio o artigo, vigio as mudanças recentes e foi ali que peguei o vandalismo. Como o Reynaldo já lhe disse se acontecer novamente peça a proteção do artigo e ainda o bloqueio do vândalo se for o caso. Cumprimentos. Fabiano msg 19h49min de 10 de novembro de 2009 (UTC)

Re: Campos de concentração no Ceará[editar | editar código-fonte]

Não é questão de necessário ou não, mas de padronização para títulos. "Desnecessário", no caso, seria usar maiúscula quando não é nome próprio. A Wikipédia tem políticas e estilo próprio (que podem ser diferentes das referências que o senhor mencionou), nos quais o uso da inicial maiúscula está reservado apenas para nome próprio.

Queira ver também WP:LE.

Atenciosamente, Yanguas diz!-fiz 18h37min de 23 de dezembro de 2009 (UTC)

A Liberdade É Azul é nome próprio — de um filme, segue as mesmas regras de A Incrível e Triste História de Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada, que é o nome de um livro.
Campos de concentração no Ceará é uma designação genérica, segue as mesmas regras de Escândalo da quebra do sigilo bancário do caseiro Francenildo ou ainda Anexo:Lista dos 18 deputados acusados no escândalo do mensalão, por exemplo. Boas Festas. Yanguas diz!-fiz 19h55min de 24 de dezembro de 2009 (UTC)


Feliz Natal![editar | editar código-fonte]


Gean Carlos Diga Fiz! 13h22min de 24 de dezembro de 2009 (UTC)