Usuário(a):Thiagobatistaamorim/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático de informações ou [de dados|processamento de dados]. Um computador pode possuir inúmeros atributos, dentre eles[de dados| armazenamento de dados], processamento de dados, cálculo em grande escala, [Industrial|desenho industrial], tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.

Tipos de Computadores[editar | editar código-fonte]

Exitem vários tipos de computadores no mercado. Cada tipo tem suas características próprias, que atendem várias situações distintas, por exemplo podemos citar:

  • Desktop
  • Notebook
  • Netbook
  • Ultrabook
  • Tablet / Smartphones
  • All-one

Desktop[editar | editar código-fonte]

Desktop

Desktops são computadores de mesa que geralmente incluem um gabinete, um monitor, teclado e mouse separados. Ficam em um lugar fixo, onde não são deslocados com frequência. Muito comuns em casas e escritórios.

São utilizados quando se precisa de poder de processamento sem a necessidade de deslocamento com o computador.[1]

Notebook[editar | editar código-fonte]

Notebook Simples

Notebooks, também chamados de Laptops, são parecidos na capacidade de processamento dos Desktops, porém tem a vantagem de serem menores, com o gabinete, teclado e mouse integrados (juntos). Poderem ser levados e utilizados praticamente em qualquer lugar, graças a uma bateria.

São utilizados quando precisa de poder de processamento e também de deslocamento com o computador.

Netbook[editar | editar código-fonte]

Netbook Comparação com Notebook

Netbooks são uma categoria mais leves, com duração de bateria maior e mais baratos que os Notebooks, porém possuem menor poder de processamento (são mais lentos) que os Notebooks, HD com menor capacidade e não possuem drive de CD ou DVD.

São utilizados quando não se precisa de muito poder de processamento (pouco poder de processamento), mas é necessário deslocar com o computador (computador leve), com maior autonomia de bateria (bateria dura mais que dos Notebooks) e menor custo (preço mais baixo que os Notebooks).

Ultrabook[editar | editar código-fonte]

Ultrabook Toshiba

Ultrabook é um notebook/laptop ultrafino com o poder de processamento semelhante aos notebooks e com a autonomia da bateria maior (como os Netbooks). Por serem mais finos e tão ou mais rápidos que o notebook são mais caros;

Os Ultrabooks foram criados por outras empresas para concorrer com o MacBook Air da Apple.

São utilizados quando se precisa de poder de processamento (computador rápido), deslocamento com o computador (computador ultraleve), autonomia da bateria (bateria dura mais que os notebooks) e preço não é problema.[2]

Tablet / Smartphone[editar | editar código-fonte]

Tablet

Tablet[editar | editar código-fonte]

Tablet é um dispositivo pessoal em formato de prancheta sensível ao toque (Touchscreen) que possibilita acessar internet, organização pessoal, visualização de fotos, vídeos, leitura de livros, jornais e revistas e para entretenimento com jogos.

Smartphone

Possui uma duração da bateria superior aos notebooks, netbooks e ultrabooks, porém possui um poder de processamento muito menor que o deles, além de limitações de utilização de recursos.

Smartphone[editar | editar código-fonte]

Smartphones possuem quase as mesmas características que os Tablets, apesar de alguns Smartphones não possuírem tela touchscreen ou totalmente touchscreen e serem menores que os Tablets. Além disso funcionam como celulares (alguns Tablets também possuem essa função).

São utilizados quando não se precisa de muito poder de processamento (são lentos se comparados a outros computadores), mas precisa de deslocamento, rapidez para realizar tarefas práticas (e-mail, notícia, foto, etc) e praticidade de uso (iniciam rápido o sistema). Não possuem todos os programas de computadores comuns e os que possuem são adaptados para Tablets e Smartphones.

All-in-one[editar | editar código-fonte]

All-in-One HP

All-in-One são computadores iguais aos Desktops, porém não possuem Gabinete, onde todos os componentes do computador são integrados ao monitor (exceto mouse e teclado). Ocupam menos espaço que os Desktops, porém a manutenção é mais complicada.

São utilizados para o mesmo fim que os Desktops, porém ocupam menos espaço e são mais caros. ==

Componentes do Computador[editar | editar código-fonte]

Apensar de existir vários tipos de computadores com finalidades e funcionamentos diferentes, todos os computadores possuem 2 componentes:[3]

  • Hardware
  • Software

Hardware[editar | editar código-fonte]

É a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos. São os componentes físicos que compõe o computador junto com seus periféricos. Exemplo:

  • Processador
  • Placa Mãe
  • Teclado
  • Mouse

Processador[editar | editar código-fonte]

Processador. Também conhecido como "cérebro" do computador.

Também chamado de CPU (Central Processing Unit) ou UCP (Unidade Central de Processamento). É ele quem executa os programas no computador

Pode ser visto como o “cérebro” do computador. Os programas no computador são uma sequência de instruções escritas em binário (0s e 1s). O processador lê estas instruções da memória RAM e as executa.

O processador é composto por milhões de componentes eletrônicos (como transistores), que com sua característica de chaveamento permite o processador compreender a escrita em binário (0 e 1).

A capacidade de um processador pode ser definida pela sua frequência de clock, que medida em GHZ. A frequência de clock pode ser vista como a velocidade com o que o processador trabalho. Quanto maior, mais potente o processador, mas esta não a única forma de medir a velocidade de um computador.

Placa Mãe[editar | editar código-fonte]

Placa mãe, conecta todos os componentes do computador

É uma placa em que as outras serão encaixadas nela. É nela que o processador, memória RAM, placa de som, placa de vídeo e todas as outras placas são colocadas. É similar a uma “mãe que acolhe todo mundo”. É nela que a comunicação entre os componentes de hardware ocorre.

Possui vários barramentos para se comunicar tanto com o processador como com as outras placas. É uma peça muito importante, trocá-la pode significar trocar todos os outros componentes (devido a compatibilidade). A placa mãe é que torna possível a comunicação entre os hardwares.

Por exemplo, permite que o processador, a memória RAM e as outras placas troquem informações, se comuniquem.

Vamos ver agora alguns dos principais conectores da Placa Mãe, lembrando que a função da Placa Mãe é conectar os componentes do computador, ou seja, para conectar qualquer dispositivos no computador é preciso conectá-lo na Placa Mãe.

Software[editar | editar código-fonte]

É a parte lógica do computador que coordena seu funcionamento. São os programas que rodam no computador como Word, Writer, Windows Media Player, Internet Explorer, Autocad, Promob, etc.

Tudo o que queremos fazer no computador (um texto, uma planilha, um projeto de móvel, etc) fazemos através de um programa instalado no computador.

Requisitos de Software[editar | editar código-fonte]

Todo software, programa, tem alguns requisitos mínimos de hardware para o seu funcionamento. Ou seja, para um software funcionar corretamente ele precisa minimamente de alguns hardwares (as vezes até softwares) no computador com certas configurações.

O que pensar antes de comprar um computador?[editar | editar código-fonte]

Configuração do Computador[editar | editar código-fonte]

No momento de comprar um computador podem aparecer várias dúvidas, afinal são muitos modelos e características diferentes existentes no mercado. Nesta parte não vou citar marcas e características de um computador, mas, com base no livro Introdução á Informática da nossa ementa, levantar pontos importantes para se pensar antes de comprar um computador.

Antes de comprar um computador é importante saber como e para que você quer usá-lo. O que dita se um computador é bom ou ruim são as suas necessidades, se um computador atende você totalmente, então para quê comprar um mais potente?

Saber para que quer o computador já ajuda a definir que tipo de software (programas) você vai utilizar e assim descobrir qual hardware é capaz de executá-lo (lembram dos requisitos mínimos e recomendados dos programas?)

Se você não sabe qual tipo de programa existe para atingir seu objetivo, então pesquise! Pergunte para amigos e parentes que utilizam o computador para o mesmo fim que você quer ou então pesquise na internet em algum site de busca. Dependendo do programa que você quer utilizar vai precisar de um hardware mais potente (mais caro) ou menos potente (mais barato) que atenda as suas necessidades;

Por exemplo, programas que envolvem gráficos e animações (jogos, editores de fotos e filmes, animação em 3D, etc) exigem mais poder do hardware.Programas que envolvam apenas textos, planilhas, slides, internet, etc, exigem menos poder de hardware.

Você pode se guiar pelos requisitos mínimos ou recomendados de um ou mais programas para comprar um computador. Neste caso se guie pelos requisitos mínimos ou recomendados do programa que exige um hardware mais potente.

==

Tipo de Computador[editar | editar código-fonte]

== Um outro ponto a se pensar, depois de definir o que você quer fazer com o computador e os programas que quer utilizar, é o tipo do computador. No objetivo de utilização do computador ele pode ficar fixo em casa ou eu preciso deslocar ele para outro lugar (trabalho, biblioteca, etc)?

Se não é preciso deslocar o computador de lugar pode ser melhor comprar um Desktop ou o All-in-One. Agora se é necessário deslocar o computador é melhor pensar em um Notebook, Netbook, Ultrabook, Tablet ou Smartphone (sempre se guiando pelo seu objetivo no computador).

Por exemplo, se você só quer acessar a internet, e-mail ou criar arquivos de texto, apresentações de slides e planilhas um Tablet, Smartphone ou Netbook pode te atender, mas se você precisa se deslocar e utilizar programas pesados (animação 3D, jogos, editor de filmes e fotos, etc) um Notebook ou Ultrabook pode te atender.

==

Referências [editar | editar código-fonte]

  1. Torres, Gabriel (2001). Hardware Curso Completo 4ª Edição ed. Rio de Janeiro: Axcel Books do Brasil 
  2. «O que é ultrabook e qual suas vantagens» 
  3. [www.ifb.edu.br «Site IFB»] Verifique valor |URL= (ajuda) 

Categoria:Computador