Usuário(a):Viçosa do Ceara/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Viçosa do Ceará
  Município do Brasil  
Igreja Nossa Senhora da Assunção.
Igreja Nossa Senhora da Assunção.
Igreja Nossa Senhora da Assunção.
Símbolos
Bandeira de Viçosa do Ceará
Bandeira
Brasão de armas de Viçosa do Ceará
Brasão de armas
Hino
Gentílico viçosense
Localização
Localização de Viçosa do Ceará no Ceará
Localização de Viçosa do Ceará no Ceará
Localização de Viçosa do Ceará no Ceará
Viçosa do Ceará está localizado em: Brasil
Viçosa do Ceará
Localização de Viçosa do Ceará no Brasil
Mapa
Mapa de Viçosa do Ceará
Coordenadas 3° 33' 43" S 41° 05' 31" O
País Brasil
Unidade federativa Ceará
Municípios limítrofes Norte: Granja, Leste: Granja e Tianguá, Sul: Tianguá, Oeste: Cocal e Cocal dos Alves (ambas no estado do Piauí)
Distância até a capital 348,8 km
História
Fundação 7 de julho de 1759 (264 anos)
Características geográficas
Área total [1] 1 311,592 km²
População total (IBGE/2010[2]) 54 961 hab.
Densidade 41,9 hab./km²
Clima tropical
Altitude 740 m
Fuso horário Hora de Brasília (UTC−3)
Indicadores
IDH (PNUD/2000[3]) 0,593 baixo
PIB (IBGE/2008[4]) R$ 176 460,969 mil
PIB per capita (IBGE/2008[4]) R$ 3 169,77

Viçosa do Ceará é um município do estado brasileiro do Ceará. Localiza-se na microrregião da Ibiapaba, Mesorregião do Noroeste Cearense. Foi criado em 1882. É terra do jurista Clóvis Beviláqua e de General Tibúrcio.

História[editar | editar código-fonte]

Viçosa do Ceará é o primeiro município criado na Serra da Ibiapaba, inicialmente habitada por índios Tabajaras pertencentes ao ramo Tupi, anacé, arariú e croatá do ramo Tapuia. Viçosa foi antiga aldeia de índios dirigida por padres da Companhia de Jesus(Veja Missão da Ibiapaba). Foi desbravada ao findar o século XVI, quando do contato dos índios com os franceses, vindos do Maranhão entre 1590 e 1604, data em que foram expulsos por Pero Coelho de Sousa, quando este fazia tentativas de colonização portuguesa no Ceará.

Marco importante da história de Viçosa do Ceará foi a construção da Igreja de Nossa Senhora da Assunção, conta-se que existem túneis subterrâneos embaixo da Igreja que dão acesso a várias casas antigas da Cidade. Estes túneis eram usados pelos jesuítas para escapar dos ataques indígenas. Conforme informações do Padre Ascenso Gago, sua fundação data do ano de 1695. Nesse contexto, o dia 15 de agosto de 1700 deve ser tomado como marco da fundação oficial da aldeia da Ibiapaba, futura cidade de Viçosa do Ceará. O padre Ascenso Gago, como Superior da Aldeia da Ibiapaba, dirigiu todo o processo de formação da futura Vila. Foi o grande missionário da Ibiapaba.

Em 1759, são abolidas, no Brasil, as missões da Companhia de Jesus, por determinação de Marquês de Pombal, ministro do rei de Portugal, D. José I. Com isso, também foram abolidas as aldeias que tinham o comando dos jesuítas, sendo as mesmas substituídas por vilas e povoados. A 7 de julho de 1759, a Aldeia da Ibiapaba foi elevada à categoria de Vila, recebendo o nome de Vila Viçosa Real da América, cuja instalação foi feita pelo o Ouvidor da Comarca de Pernambuco, Desembargador Bernardo Coelho da Gama Casco, que esteve na Vila para instala-la, em comunicado feito ao povo na Igreja Matriz.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Relevo[editar | editar código-fonte]

Boa parte do território está localizado na Chapada da Ibiapaba, mas uma grande área é de relevo característico das regiões sertanejas. Há alguns que chamam de "Região de todos os biomas", por apresentar desde o cerrado até mesmo mata atlântica.

Clima[editar | editar código-fonte]

Tropical quente semi-árido brando nas regiões de menor altitude (próximas à divisa com o Piauí) e tropical quente sub-úmido nas regiões de maior altitude e nas encostas da Chapada/Serra da Ibiapaba. A precipitação pluviométrica média é de 1.349 mm, sendo concentrada principalmente de janeiro a abril. A temperatura média anual situa-se entre 20 e 31°C na maior parte do território.

Demografia[editar | editar código-fonte]

O município tem 54.961 habitantes,[2] sendo a densidade demográfica de 42,2 hab/km². A população urbana está estimada em 32,4%, o que o caracteriza como município com predominância rural.

Pontos turísticos[editar | editar código-fonte]

  • Igreja do Céu
  • Igreja Matriz
  • Teatro Pedro II
  • Poço da Princesa
  • Cachoeira do Itarumã
  • Cachoeira da Pirapora
  • Cachoeira do Engenho Velho
  • Pedra do Machado
  • Pedra do Itagurussu
  • Pilões (Formações Rochosas)
  • Bica do Itacaranha

Eventos e comemorações[editar | editar código-fonte]

  • Festejos de Nossa Senhora da Assunção, padroeira da cidade (15 de Agosto)
  • Festejos de Santa Luzia - Vila Oiticicas(Lambedouro) (13 de Dezembro)
  • Festa de Nossa Senhora da Saúde - Vila Manhoso(Lambedouro) (11 de Setembro)
  • Festa de São Francisco (4 de Outubro)

Obs. As festas patrocinadas pelo poder publico, como "o mel, chorinho e cachaça" não podem ser considerados "atrativos" nem manifestaçoes culturais do municipio, vez que não tem carater historico. E um festival(?) forjado, que não leva em consideração as manifestaçoes historico-culturais do povo viçosense. Mas apenas uma ocorrencia que tem por objetivo promover uma agremiação politica no municipio. Lastimavel.

Divisões administrativas[editar | editar código-fonte]

O município de Viçosa do Ceará está subdividido em sete unidades, sendo a sede e mais seis distritos: General Tibúrcio, Vale do Lambedouro (Vila Manhoso, Vila Oiticicas e Carrapateiras), Padre Vieira, Juá dos Vieiras, Passagem da Onça e Quatiguaba.

Referências

  1. IBGE (10 out. 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 dez. 2010 
  2. a b «Censo Populacional 2010». Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de novembro de 2010. Consultado em 11 de dezembro de 2010 
  3. «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008 
  4. a b «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 dez. 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Predefinição:Mesorregião do Noroeste Cearense