Usuário(a):Wcsantosbr/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Sobre[editar | editar código-fonte]

Valdirene Ambiel

Valdirene do Carmo Ambiel (São Paulo, 28 de julho de 1971) é arqueóloga e historiadora, com grandes trabalhos nas áreas. Começou sua carreira em 2006, e foi neste ano que notou o grande potencial que teria pela frente. Seu desempenho impulsionou a ascensão no ano de 2013, quando defendeu a dissertação de mestrado cujo tema foi a família imperial brasileira (D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia), trabalho este motivado pelo descaso com a preservação do edifício Monumento à Independência, e pela preocupação com a possível deterioração dos remanescentes humanos dos Imperadores. O desejo de conhecer e preservar melhor o passado, tão importante quanto os dias atuais. Além dos trabalhos e da vida acadêmica, Ambiel se dedica sempre quando tem oportunidade a esportes como equitação, futebol e natação. Ela também atua em diversas frentes de estudos e trabalho, bem como assistência filantrópica a animais abandonados.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Infância e juventude

Filha do motorista de caminhão de entrega de gás Alfredo Ambiel, e da operária Zenaide Longo Ambiel, Valdirene Ambiel nasceu em 28 de junho de 1971, na Clínica Infantil do Ipiranga, hoje Hospital Dom Antonio Alvarenga, no tradicional bairro do Ipiranga, São Paulo. A mãe de Valdirene era filha de imigrantes italianos e seu pai era neto de suíços. Soube desde cedo batalhar muito, nasceu prematura e perdeu a mãe aos sete meses de idade, vítima de câncer, sendo educada pelo pai e demais familiares. É a mais nova de dois irmãos: Valdete Aparecida Ambiel Chiavelli e Cesar Alfredo Ambiel. Estudou na Escola Municipal de 1º grau Altino Arantes, e depois na Escola Estadual de 1º e 2º graus Professor Antônio Firmino de Proença. Apesar de ser incentivada pelo pai e irmãos a concluir e seguir o aprendizado escolar, Valdirene interrompeu os estudos em 1988, e só retomou mais tarde com o supletivo, pois entendeu a importância de todo conhecimento e formação estudantil. Em julho de 1986, com 15 anos de idade, ingressou na Escola de Equitação para Civis do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho – PMESP, onde permaneceu até o ano de 1995. Entre os anos de 1995 e 1999 representou a Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo em competições de atletismo e biathlon. Apesar de ter o sonho de ser policial militar para defender e servir a população do Estado de São Paulo, este nunca se concretizou, mas a admiração, amizade e o respeito pela Corporação existem até hoje. Ambiel não se importa em ser criticada por ter apreço à Polícia Militar, pois entende que bons e maus profissionais existem em todas as áreas, e que não devemos generalizar, tampouco nivelar negativamente a eficácia dos serviços prestados pela instituição. Também na área esportiva, fez curso de pilotagem de carros no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, São Paulo, na Alpie Escola de Pilotagem. Entretanto, os altos custos do esporte e a falta de patrocínio fizeram com que ela não tivesse êxito na carreira. Valdirene coleciona uma passagem marcante de 1988 a 1994 no Consulado de Mônaco em São Paulo onde fez parte do quadro de funcionários do local. O carinho pelo pequeno Principado se deu desde muito pequena, quando assistia aos filmes da imortal Grace Kelly e se estendeu para toda a família Grimaldi. Enquanto descendente de suíços, fez parte por alguns anos do Grupo de Dança Folclórica da Colônia Helvetia, em Indaiatuba, interior de São Paulo.

Carreira

Graduada em Licenciatura Plena em História no Centro Universitário Assunção – Unifai (2006 a 2008), conquistou aprovação através do Trabalho de Conclusão de Curso - TCC intitulado: D. LEOPOLDINA: A FILHA DOS CÉSARES. Paralelo à graduação, participou como aluna especial, na disciplina optativa “Arqueologia do Mediterrâneo Antigo” oferecida Pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. Seu primeiro trabalho na área de arqueologia ainda como auxiliar foi entre os anos de 2008 e 2010 nos trabalhos arqueológicos realizados no Mosteiro da Luz em São Paulo sob a supervisão e responsabilidade do MAE-USP. Posteriormente participou das pesquisas arqueológicas realizadas no Sítio Fazendinha na cidade de Custódia – Pernambuco como auxiliar de arqueologia na empresa Zanettini Arqueologia. Fez mestrado pelo Programa de Pós-graduação em Arqueologia no MAE-USP concluindo sua dissertação de mestrado intitulada: ESTUDOS DE ARQUEOLOGIA FORENSE APLICADOS AOS REMANESCENTES HUMANOS DOS PRIMEIROS IMPERADORES DO BRASIL DEPOSITADOS NO MONUMENTO À INDEPENDÊNCIA. No ano de 2012, após o término da pesquisa no Monumento à Independência em São Paulo, iniciou o acompanhamento voluntário semanal dos despojos de D. Pedro I, D. Leopoldina e D. Amélia, sob a supervisão do Serviço de Verificação de Óbitos da Capital, vinculado a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, trabalho realizado até fevereiro de 2018. Em 2013 também realizou pesquisas de campo e escavações arqueológicas bem como levantamento histórico do Quartel da Luz na cidade de São Paulo, visando restauro e a readequação deste patrimônio histórico. Foi arqueóloga coordenadora nos trabalhos de campo na prospecção arqueológica oficina Cultural Casa da Palavra (Mário de Andrade), em São Paulo, no ano de 2014. Atuou como arqueóloga coordenadora na prospecção arqueológica na Oficina Cultural Oswald de Andrade em São Paulo, 2014. É responsável pelo processo de tombamento de patrimônio histórico imaterial da Banda de Clarins e do Carrossel do Regimento de Polícia Montada 9 de Julho que aguarda parecer do Departamento de Patrimônio Histórico da Prefeitura de São Paulo. Especialista em Arqueologia Forense, além dos estudos com os corpos dos Imperadores realizou pesquisas com os despojos do Visconde de Porto Seguro, Francisco Adolfo Varnhagen, também conhecido como Pai da História do Brasil. Ambiel, hoje faz seu doutorado na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, no Departamento de Patologia, dando prosseguimento as análises de tomografias coletadas dos remanescentes humanos dos primeiros Imperadores do Brasil. Realizou e realiza diversos trabalhos na área com grandes empresas e instituições como GasBrasiliano, Comgas e Departamento de Estradas de Rodagem – DER de São Paulo.

Condecorações[editar | editar código-fonte]

  • 2012 – Medalha da Ordem do Mérito Cívico e Cultural, da Sociedade Brasileira de Heráldica e Humanística
  • 2016 – Colar Almirante Álvaro Alberto da Mota e Silva, Instituto Histórico Geográfico e Genealógico de Sorocaba e Marinha do Brasil
  • 2019 – Medalha São Paulo é o Direito e a Força - Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. – Polícia Militar do estado de São Paulo
  • 2019 – Medalha Governador Pedro de Toledo, Sociedade Veteranos de 32 - M.M.D.C. – Polícia Militar do estado de São Paulo


Referências[editar | editar código-fonte]

  • História do Brasil - Exumação traz novidades sobre D. Pedro I [1]
  • Amélia - A imperatriz desconhecida [2]
  • Exumação de D.Pedro I e suas mulheres reconta a História [3] [4]
  • Os segredos da família imperial [25] [26]
  • Palestra sobre os “segredos” da Família Real do Brasil acontece em São Paulo [27]
  • Material encontrado com corpo de Dom Pedro I fará parte de exposição [28] [29]
  • Feito em sigilo, transporte dos corpos da cripta ao hc teve até escolta [30]
  • Restos mortais de Varnhagen estão no IHGGS [31] [32]
  • Instituto Brasileiro de Museus – Ibram [33]
  • Realeza exumada [34]
  • Estudos de Arqueologia Forense aplicados aos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil depositados no monumento à Independência [35]
  • Ícone histórico e arquitetônico, Museu do Ipiranga deve ficar mais sete anos fechado [36]
  • Arqueologia no quintal de casa [37]
  • Visita monitorada à cripta do Monumento à Independência [38]
  • Sem luz desde 2ª, cripta de D. Pedro está fechada [39]
  • Pesquisas arqueológicas nos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil [40]
  • Palestra aborda relação entre a física nuclear e Dom Pedro I [41]
  • Historiadores e médicos analisam a importância do estudo [42]
  • Próximo passo é reconstituir rosto e voz[43]


Bibliografias[editar | editar código-fonte]

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto. Kaiserin Maria Leopoldine: Kaiserin und Wissenschaftlerin, Begründerin der Wissenschaft in Brasilien. Martius-Staden-Jahbuch, v.62, p.260 - , 2018.

• AMBIEL, V. C.; Traslado dos remanescentes humanos da Imperatriz D. Maria Leopoldina para São Paulo. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo. Vol. CI, São Paulo, 2017, pp.137-144.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto; OLIVEIRA, F. V. N. Recuperação e estudos antropológicos e arqueológicos dos remanescentes humanos do Visconde de Porto Seguro. Martius-Staden-Jahrbuch, v.61, p.113 - 127, 2016.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto; OLIVEIRA, F. V. N. Rekuperation sowie anthropologische und archäologische Studien der menschlichen Überreste des Visconde de Porto Seguro. Martius-Staden-Jahrbuch, v.61, p.101 - , 2016.

• AMBIEL, V. C. A Missão Leopoldina: Primeira Expedição da Missão Científica ao Brasil No Século XIX. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, v.XCVIII, p.70 - 84, 2014.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto. O que pode ter matado D. Leopoldina In: Seminário Internacional do Museu Histórico Nacional, 2014: D. Leopoldina e Seu Tempo: Sociedade, Política, Ciência e Arte No Século XIX, 2016, Rio de Janeiro.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto. D. Leopoldina e Seu Tempo: Sociedade, Política, Ciência e Arte no Século XIX. Rio de Janeiro: Livros do Museu Histórico Nacional, 2016. p.200 - 213

• SECCO, Gustavo Rodrigues; BARBOSA, Mariana Martin; AMBIEL, V. C. 'Cuartel Tabatinguera: estudio de las técnicas constructivas paulistas In: I Congreso Internacional Hispanoamericano de Historia de la Construcción, 2015, Segovia. I Congreso Internacional Hispanoamericano de Historia de la Construcción. , 2015.

• FONTES, Luiz Roberto; AMBIEL, V. C. Breve digressão sobre a evolução do controle de pragas urbanas no contexto da ciência brasileira. Vetores & pragas. Rio de Janeiro, p.3 - 4, 2015.

• AMBIEL, V. C.; MUNIZ, V. D. Insígnias Honoríficas de D. Pedro IV. DH-Debater a História. Vila Nova de Gaia, p.34 - 39, 2015.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto. O que matou a Imperatriz Dona Leopoldina?. DH-Debater a História. Vila Nova de Gaia, p.10 - 23, 2015.

• AMBIEL, V. C. Os ossos do Imperador: Estudo da Família Real Brasileira., 2015.

• AMBIEL, V. C. Estudos de Arqueologia Forense Aplicados nos Primeiros Imperadores do Brasil, 2014.

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto A Redescoberta de Dom Pedro e Suas Esposas, 2013.

• AMBIEL, V. C. Estudos de Arqueologia Forense Aplicados aos Remanescentes Humanos dos Primeiros Imperadores do Brasil Depositados no Monumento à Independência,

• AMBIEL, V. C.; FONTES, Luiz Roberto; MUNIZ, V. D. História e Arqueologia do Primeiro Império: resgate da Família Imperial Brasileira, 2013.

• AMBIEL, V. C.; RIZZUTTO, M. A. Análises não destrutivas em objetos arqueológicos, 2011.

• AMBIEL, V. C.; Dias, M.H; LIMA, S. L. L. Etiqueta e Cultura na corte do Império do Brasil, 2008.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

• Plataforma Lattes: http://lattes.cnpq.br/9156122790046943

• Dissertação de Mestrado: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/71/71131/tde-27032013-173516/publico/VALDIRENE_Dissertacao_Revisada.pdf

• Site oficial: www.valdireneambiel.com.br

• Redes sociais (facebook; twitter e instagram): @ambielvaldirene

• Canal Telegram: t.me/ambielvaldirene

• Canal YouTube: www.youtube.com/valdireneambiel

Referências

  1. História do Brasil - Exumação traz novidades sobre D. Pedro I, [1]
  2. Amélia - A imperatriz desconhecida, [2]
  3. Exumação de D.Pedro I e suas mulheres reconta a História, [3]
  4. [4]
  5. Entenda o que significa a exumação do corpo de Dom Pedro I e suas mulheres, [5]
  6. [Exumação inédita de Dom Pedro I e suas mulheres permite confrontar registros históricos, [6]
  7. Exumação da família imperial une ciência e história, [7]
  8. A volta de Dom Pedro I, [8]
  9. [9]
  10. [10]
  11. [11]
  12. [12]
  13. [13]
  14. [14]
  15. [15]
  16. [16]
  17. [17]
  18. [18]
  19. [19]
  20. Historiadora quer retorno do coração de D. Pedro I, [20]
  21. [21]
  22. [22]
  23. [23]
  24. [24]
  25. Os segredos da família imperial, [25]
  26. [26]
  27. Palestra sobre os “segredos” da Família Real do Brasil acontece em São Paulo, [27]
  28. Material encontrado com corpo de Dom Pedro I fará parte de exposição, [28]
  29. [29]
  30. Feito em sigilo, transporte dos corpos da cripta ao hc teve até escolta, [30]
  31. Restos mortais de Varnhagen estão no IHGGS, [31]
  32. [32]
  33. Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, [33]
  34. Realeza exumada, [34]
  35. Estudos de Arqueologia Forense aplicados aos remanescentes humanos dos primeiros imperadores do Brasil depositados no monumento à Independência, [35]
  36. Ícone histórico e arquitetônico, Museu do Ipiranga deve ficar mais sete anos fechado, [36]
  37. Arqueologia no quintal de casa, [37]
  38. Visita monitorada à cripta do Monumento à Independência, [38]
  39. Sem luz desde 2ª, cripta de D. Pedro está fechada, [39]
  40. [40]
  41. Palestra aborda relação entre a física nuclear e Dom Pedro I, [41]
  42. Historiadores e médicos analisam a importância do estudo, [42]
  43. Próximo passo é reconstituir rosto e voz, [43]