Usuário(a):Yone Fernandes/Arquivo 2008

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo: 2007 · 2008 · 2009 · 2010 · 2011 · 2012 · 2013 · 2014 · 2015 · 2016 · 2017 · 2018 · 2019

Partido Popular do Paquistão.[editar | editar código-fonte]

Oi, Yone!

Quanto a nomenclatura do Partido Popular do Paquistão, eu usei como referência o nome conhecido do partido em português - ao menos no Brasil. Você não encontra "Partido dos Povos do Paquistão". Isso não significa que a forma correta seja a dada pela imprensa em português - é sabido que eles erram bastante com termos em outros idiomas... Sinta-se livre para fazer direcionamentos... Abraços, Renato 15h35min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)

Não é apenas a es.wiki. Em alemão é Pakistanische Volkspartei e, em português, todos os partidos cujos nomes contêm ou contiveram Volkspartei são traduzidos como "Partido Popular...". O mesmo se dá em grego com "Λαϊκό κόμμα". Entendo que o termo "popular" possa ter o sentido de algo ordinário e não necessariamente algo "do povo". Sinceramente, prefiro "Partido Popular" (forma tradicional em português), mas não me incomoda "Partido do Povo...", embora me passe uma conotação um tanto fascitóide demais em português. Já "Partido dos Povos do Paquistão" parece-me inadequado em português, pois não é a conotação do título dado em inglês. Quanto à palavra "assassinato", dando meu pitaco, já está totalmente incorporada ao nosso vocabulário e usar "assassínio" é um preciosismo sem sentido. E você deve notar que sou conservador... Dantadd¿Por qué no te callas? 19h34min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu estou no Brasil, usando o lamentável PC do meu irmão... como é muito lento eu logo me irrito e desisto de editar... Bom, o que eu quis dizer na minha mensagem anterior, é que cada país/cultura tem uma forma preferida para designar os "partidos populares". O "Partido Popular" espanhol é "People's Party" em inglês ou "Volkspartei" em alemão. Em português nunca cruzei com "Partido do Povo..." ou "Partido dos Povos...". A tendência é optar pela forma mais tradicional: "Partido Popular...". Seria interessante saber o que diz o nome em urdu, mas acho tarefa difícil! Dantadd¿Por qué no te callas? 20h37min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá..![editar | editar código-fonte]

Yone Fernandes/Arquivo 2008, por favor, leia isso: Wikipedia:Projetos/Subdivisões do Brasil/Primeiros passos, é estado de São Paulo e é: Página da câmara...Ok?--Reynaldo Avaré Msg 17h53min de 31 de Dezembro de 2007 (UTC)

Yone, feliz ano novo! As "regras" não foram "ditadas" pelo Rafael, ele é o coordenador do projeto (subdvisões do Brasil) e foi quem "colocou" no artigo. Foi muito (mesmo) amplamente discutido na ocasião tudo que lá está...! Mas... como aqui é democrático... São discussões recentemente "revividas" como cidade e município um editor novato fez um "barulho" grande há pouco tempo...Minha sugestão é que espere, se integre ao projeto wiki, veja como funciona e daqui um tempo... Mas fique a vontade. Só não modifique os artigos enquanto não for novamente discutido e votado...! Ok? Abraço.--Reynaldo Avaré Msg 01h04min de 1 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá Yone, boa tarde! Acho que você deveria colocar sua "tese" em Wikipedia:Esplanada/geral, assim mais editores tomarão conhecimento do que se você colocar no artigo. Essas discussões foram há mais de 18 meses, tenho quase certeza disso, só percorrendo com muita paciência todas as discussões e são muitas!!!--Reynaldo Avaré Msg 16h43min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Lá na Geral sempre funciona... além do que o assunto proposto não é só geográfico mas da nossa língua. Se você "jogar" lá no artigo pode cair em uma "gaveta" é preferível no "mar"...hehehe.--Reynaldo Avaré Msg 17h58min de 7 de Janeiro de 2008 (UTC)

Feliz ...[editar | editar código-fonte]

Ano Novo a você também. Muito sucesso e boas edições para o ano 2008. Abraços, --Nemracc (discussão) 09h59min de 2 de Janeiro de 2008 (UTC)

"Assassínio"[editar | editar código-fonte]

Não me diga que algum portuga babaca fez essa mudança no artigo da Bhutto! --Andr3 sfc (discussão) 02h30min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Não, mas aposto que por preciosismo. Como tá o "Alcaida"? Vi que será mudado, ótimo. --Andr3 sfc (discussão) 12h39min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Eu havia visto, sim, a discussão lá no artigo do "assassínio". Mas independente disso, simplesmente não se pode mudar o título de um artigo assim, por puro capricho, e por um sinônimo! É como o carinha lá no "alcaida" falou: Há pessoas que vêm para a Wikipédia tentar fazer reformas ortográficas e impingir concepções pessoais, que julgam impecáveis, mas às vezes não são. Já pedi o retorno à "assassinato" no artigo da Bhutto. Abraço. --Andr3 sfc (discussão) 19h43min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)

Resolvido o artigo da Bhutto. --Andr3 sfc (discussão) 21h26min de 5 de Janeiro de 2008 (UTC)
De fato é uma discussão mais apropriada para o Wikicionário, mas eu a deixaria lá. Sinceramente. Se quiser mesmo movê-la, pode fazê-lo e deixar o link como referência. Dantadd¿Por qué no te callas? 02h40min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu entendi que você se referia à discussão. Eu resolveria da seguinte forma: moveria o artigo para "atentado" e faria as adaptações necessárias. Afinal, se você olhar os interwikis vai ver que o melhor título mesmo é "atentado" e não "assassínio"/"assassinato". Dantadd¿Por qué no te callas? 14h03min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)
Minha sugestão seria mover (manualmente mesmo) o que for aproveitável para o Wikicionário. Depois move-se o artigo para "atentado" e aproveita-se também o possível, assinalando na página de discussão as edições e movimentos feitos. Dantadd¿Por qué no te callas? 22h19min de 10 de Janeiro de 2008 (UTC)

Esboços sobre história do Irão[editar | editar código-fonte]

Feitinho... Padronizei o Categoria:!Esboços sobre história do Irão e fiz um {{esboço-históriair}} de acordo com o mesmo que existe para o Brasil. Já tinha para vários países, Irã estava faltando mesmo. Acho que agora já é possível usar =). --Leonardo Stabile msg 06h00min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Pelo que entendi é uma bandeira no canto direito né? Você colocar o seguinte texto bem no começo de Categoria:História do Irão:
[[Imagem:Flag of Iran.svg|150px|border|right]]
Também pode colocar qualquer outra imagem. Aquele "right" indica que a imagem é para ficar à direita; também é possível centralizar com "center". Pode ser que esteja muito grande. Geralmente aquelas bandeirinhas pequenas que tem nos artigos tem "25px", acima coloquei 150, para usá-las você pode escrever no meio do texto:
{{IRNb}}
Sairá algo como Irã. Que tal? Abraço, --Leonardo Stabile msg 19h32min de 11 de Janeiro de 2008 (UTC)

Bandeirinha dentro da tag da categoria? Creio que isso não é possível; existe algum exemplo aqui na wiki? Sim, aquelas figurinhas são usadas geralmente só nos esboços mesmo, para artigos ainda não desenvolvidos por completo. Outra opção é criar uma barra inferior, para ser usada no rodapé da página. Por exemplo, no final de Brasil há o {{Brasil/Tópicos}}, uma barrinha colocada em todos os artigos citados. Poderia haver algo parecido para o Irã, um dos itens inclusive é a história do país. Posso te fazer uma barrinha daquelas, tendo a do Brasil como exemplo fica fácil transpor para outro país. --Leonardo Stabile msg 19h59min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)

Fui criar e não tinha percebido que já existia: {{Irão/Tópicos}}... ¬¬ para mim. --Leonardo Stabile msg 22h59min de 12 de Janeiro de 2008 (UTC)

Nomes dos países[editar | editar código-fonte]

Yone, gostava de lhe fazer o convite a votar numa proposta de alteração de alguns nomes de países em Discussão:Lista de países. Obrigado. Gameiro (discussão) 01h55min de 16 de Janeiro de 2008 (UTC)

Tag[editar | editar código-fonte]

Yone, desculpe me expressei errado na votação. É necessário esperar o término da votação. Cumprimentos. Fabiano msg 22h33min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

  • Coloquei a tag de volta e fiz um redirecionamento para votação, podes criar a desambiguação. E desculpe meu engano. Fabiano msg 22h44min de 19 de Janeiro de 2008 (UTC)

Lista de países[editar | editar código-fonte]

Prezada Yone,

Muito, mas muito obrigado mesmo pelos generosos encômios. 8-) Abração, Gabbhhhein? 19h27min de 20 de Janeiro de 2008 (UTC)

Colocation comunitario[editar | editar código-fonte]

Oi yone, sou toya, deixei um comentario na pagian de votacao sobre a 'colocation comunitario'. Vi que voce ajudou na diagramacao e edicao da pagina e ficou muito legal. Queria entrar em contato, talvez a gente pode trabalhar juntas na criacao dessa pagina. Eu sou uma 'contribuidora nova' aqui na wikipedia. se quiser trabalhar em conjunto na traducao e edicao da pagina me de um toque

Toyamileno (discussão)toyamileno

Eférmides.[editar | editar código-fonte]

Caro urtilizador, venho por este meio fazer vários reparos sobre a sua actuação na edição das eférmides noemadamente na página do dia 25. Nos acontecimentos, têm que variar a localização, ou seja, não pode estar tudo relacionadade com São Paulo. Nos nascimentos, substituiu Eusébio que é o maior futebolista de Portugal por uma escritora que ninguém conhece. De seguida, as pessoas têm que ter relevância cultural. Se toca no MPB ou noutra coisa qualquer, isso não não interessa para ninguém. As eférmides têm que ser variadas, imparciais (ou seja não pró-Brasil nem pró-Portugal) e mostrar relevância. PTJoel (discussão) 09h35min de 25 de Janeiro de 2008 (UTC)

Cumprimentos[editar | editar código-fonte]

Yone, gostaria de te dar os parabéns pelas suas ótimas cotribuições. Sei que temos nossas pequenas divergências, mas há algum tempo quero te cumprimentar pelo trabalho que tem feito por aqui. É sempre bom contar com pessoas como você! Abraços, Dantadd¿Por qué no te callas? 15h13min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC)

Heheh... esta mítica figura voltará paulatinamente à ativa... ;- Dantadd¿Por qué no te callas? 15h21min de 27 de Janeiro de 2008 (UTC)

2 de Fevereiro[editar | editar código-fonte]

  • Por favor não altere a grafia do português europeu para o brasileiro, como fez no artigo acima, a Wikipédia aceita ambas as versões.-- Jo Lorib d 09h49min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)
Desculpe, mas vamos tornar isso em pratos limpos, porque isto já me irrita. Primeiro, as eférmides têm que ser VARIADAS, quer nos acontecimentos, quer nas pessoas, quero ciência, história, música, etc. Segundo, você tem algum problema com a falta de estadunindense? É que a mim parece que sim. Terceiro, porque não consulte o histórico e vê que as alterações que fiz já mudaram grande parte do que estava antes? Ou você para com este tipo de alterações, ou então peço a um administrador para intervir. PTJoel (discussão) 10h18min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)
Eu entendo o seu ponto de vista e até tem razão nos último caso. (Respiração) Mas como hei de explicar. A Wikipédia é um enciclopédia variada e todo o seu conteúdo tem que ser variado também. Enfim, nao entremos em guerras.Até já. PTJoel (discussão) 13h49min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)
Sei lá, somos malucos, quem mais perderia tempo fazendo uma enciclopédia gratuita. As palavras existem, as pessoas as usam e nós não revertemos o que está certo. Agora falando sério, as pessoas da região sudeste do Brasil tem a mania de usar esta frase que usou:Não conheço quem use esta forma. Você é de SP? Juro que não olhei seu perfil antes, agora sim vou lá olhar,está lá, paulistana. Bingo. A Wikipédia é um excelente local para conhecer outros modos de falar e pensar. Você é uma editora que tem futuro aqui, logo logo dobram seu salário. Abraço e boas contribuições-- Jo Lorib d 21h46min de 31 de Janeiro de 2008 (UTC)
Realmente o dicionário é uma boa fonte, mas Estaline e Estalinegrado também existem. Paulistas tem o ouvido duro, encrencam com o boi, mas se estiver em inglês a boiada passa. Existe o verbete downsizing no Houaiss ?-- Jo Lorib d 04h24min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)
  • Yone,para terminar essa discussão inútil, se aceita palavras em inglês, hebraico, turco, tupi-guarani, aceite também Estaline, em bom português de Portugal. Nós paulistanos temos o ouvido duro para o português europeu, é coisa de dono de padaria. Prometo que não tem réplica, já está de bom tamanho.-- Jo Lorib d 15h03min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

De novo, a Alcaida...[editar | editar código-fonte]

  • Pois é... A página Al-Qaeda foi protegida por 2 dias... mais tarde espero falar ao usuário, advertindo-o. Espero que ele, sinceramente, possa dialogar antes de agir arbitrariamente. As ações de ajuste foram bem amplas e radicais, de modo que, doravante, qualquer alteração tenha de passar primeiro pelo debate. Abraços, Conhecer ¿Digaê 23h04min de 2 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Esboços sobre Sri Lanka[editar | editar código-fonte]

É pra já: {{esboço-histórialk}}, {{esboço-geolk}} e {{esboço-políticalk}}. Abraços, --Leonardo Stabile msg 01h03min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Está se referindo a {{esboço-economialk}}? Ficou perfeito, estou vendo que estás tirando de letra nisso. Depois cobro por meus serviços --Leonardo Stabile msg 06h49min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Negócio fechado. Podemos até expandir o negócio depois, mercado em potencial é o que não falta. --Leonardo Stabile msg 07h16min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Foi só você falar em sono que percebi o horário, passou rápido. Chega de wikis e trabalho por hoje que já virei zumbi Dormindo. Boa noite (ou já seria bom dia por aí?) --Leonardo Stabile msg 07h36min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Exônimo[editar | editar código-fonte]

Yone, seguindo sua sugestão, criei o artigo Exônimo aqui na pt-Wiki. E não é tradução! Abraços, --Pedro (discussão) 18h35min de 5 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Sim, foi nela mnesmo. Mais especificamente neste trecho. E obrigado pelo elogio. :o) Abç, --Pedro (discussão) 00h30min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Insulto[editar | editar código-fonte]

Fica desde já muito bem avisado do seguinte: o comentario que fez sobres as minhas alterações ao me chamar ignorante é considerado um insulto. Caso não saiba, eu não tolero qualquer tipo de insulto pelo que da próxima vez comunicarei a um adminsitrador. Não se esqueça que os insultos são comportamentos proibidos aqui. 1º aviso PTJoel (discussão) 14h02min de 6 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Efemérides/12 de Fevereiro[editar | editar código-fonte]

Yone, por gentileza, não elimine informação útil como fez aqui. Grato. Leandro Martinez msg 06h12min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Entendí sua substituição, só não entendí a preocupação excessiva em relação a isto em detrimento das correções que se faziam necessárias no texto (sua última edição). Leandro Martinez msg 11h15min de 12 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Esboço[editar | editar código-fonte]

Yone, sempre coloque a marcação de esboço no fim (no finzão mesmo) dos artigos. Obrigado,Dantadd (α—ω) 03h42min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

É que no caso do Costa-Gravas, depois do teu aporte, já não se trata de um esboço. Dantadd (α—ω) 03h54min de 13 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Campo de Concentração[editar | editar código-fonte]

Não é a primeira vez que cometo esse erro, de não postar a resposta na página de discussão do usuário. É que, atarefado, distraí-me com as ferramentas. Espero que me perdoe. Não concordamos sobre este assunto dos campos, mas é assim a vida. Espero que possamos colaborar, no futuro, em um ponto que tenhamos em comum. Nessa esperança, firmo--Limper (discussão) 15h21min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Creio que o artigo melhorou bastante, após suas sucessivas intervenções. Pode, contudo, ser aperfeiçoado. Parabéns.--Limper (discussão) 18h27min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Olá Yone Fernandes. Vejo pelas edições subsequentes em Campo de concentração que parece ter havido um consenso. Se necessitar de minha ajuda, pode falar comigo. Abraços.--OS2Warp msg 23h19min de 19 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Bom, espero que o problema com o artigo tenha sido resolvido. Peço desculpas por não ter ajudado a tempo. Já está sabendo do Wikipedia:Encontros/WikiSampa/WikiSampa 4? Abraços, Dantadd (α—ω) 02h35min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Parece simpático?! Que desânimo! Dantadd (α—ω) 03h43min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Ok ok... heheh. Dantadd (α—ω) 03h50min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Wikipedia:Efemérides/20 de Fevereiro[editar | editar código-fonte]

Protegi a página devido à guerra de edições em curso. Discutam na página de discussão e contactem um admin para desbloquear a página quando tiverem chegado a um consenso. Cumprimentos, EuTugamsg 16h06min de 20 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Maneira de estar na Wikipéia[editar | editar código-fonte]

Devia ter um pouco mais de atenção na linguagem que usa perante a Wikipédia. Aqui não se pode fazer de quero, posso e mando como disse na eférmide do dia 20 e com toda a pomposidade Altman fica. Como quem diz, eu sei o que faço, faço o que me apetece, o resto não quero saber. Depois vem com um comentário pouco agradável que não respeita as pessoas defuntas ao chamá-las cadáver. As eférmides são para mostrar acontecimentos. Acontecimentos esses que têm que ser variáveis, não interessando se o artigo em causa tenha uma linha ou 250 parágrafos.

Eu não vou alterar aquilo que fez na eférmide de hoje pela simples razão de, apesar de apagar uma personalidade lusófona, não querer mais uma guerra de edições em que insiste a começar a alterar tudo aquilo que já está feito. Já pedi a alguns administradores para vigiarem as eférmides e tomar as decisões necessárias e que não me competem.PTJoel (discussão) 13h26min de 21 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Torre de rádio Gliwice e Torre de rádio de Gliwice[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Eu fiz um redirecionamento de Torre de rádio de Gliwice apontando para Torre de rádio Gliwice. Alterei um pouco a categoria e coloquei um esboço-telecomunicações e no texto do artigo, citei as duas denominações.

Fiz o redirecionamento, porque a tradução era muito ruim. Não sei o nome correto da torre. De vez em quando me deparo com estas situações e chuto. As vezes alguém reclama de minha edição muitos meses depois.

Tem quem consiga saber o nome correto, mas eu apenas faço um trabalho mais primário, deixando para outros, a tarefa de ajustar para o nome correto, se for necessário. Abraços. --OS2Warp msg 18h57min de 24 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Perguntinha[editar | editar código-fonte]

Você tem formação superior em que área? Pedro Spoladore (discussão) 14h38min de 25 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Na, não fez nada de errado. Pelo contrário, és muito competente! Alegre É que eu sou curioso, e também porque se tiver alguma especialidade eu te ponho aqui, ó. Pedro Spoladore (discussão) 12h33min de 26 de Fevereiro de 2008 (UTC)

VDA[editar | editar código-fonte]

O texto era evidentemente um "copia-e-cola". Além da tabulação, a redação continha trechos como "você vai...". Não dá! Abraços, Dantadd (α—ω) 18h18min de 26 de Fevereiro de 2008 (UTC)

  • Prezada...

Por favor veja o movimento que fiz num verbete criado por ti, aqui. Note que temos diversos interwikis onde poderá basear-se para melhormente informar.

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 08h23min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

RE:Wikipedia:Efemérides/20 de Fevereiro[editar | editar código-fonte]

Desculpe a demora na resposta, só agora vi sua mensagem. Vamos por partes:

Citação: Yone Fernandes escreveu: «Gostaria de saber exatamente em que momento é caracterizada a guerra de edições.» - Transcrevo o texto de Wikipedia:Guerra de edições: Uma guerra de edições ocorre quando se detecta no histórico de um artigo que dois ou mais editores revertem as edições feitas pelo outro. Este fenómeno pode ser acompanhado pela escrita de sumários de edição agressivos ou de comentários exaltados na página de discussão do artigo. Pessoalmente, quando vejo várias reversões mútuas de edições num curto espaço de tempo (como é o caso), protejo para evitar a sua continuação e peço aos envolvidos para tentarem chegar a um consenso.

Citação: Yone Fernandes escreveu: «Depois que você protegeu a página, outro editor congelou a página em um outro ponto da história, alegando que revertia para antes do início da guerra de edições. Mas como se define esse ponto?» - Nesses casos a orientação é para reverter para a "última versão estável", i.e., para a última versão antes do início da guerra de edições. Como eu por lapso só fiz a protecção, outro admin veio e fez a tal reversão para a "última versão estável". Normalmente, define-se como "versão estável" a última versão não editada pelos envolvidos na guerra de edições.

Espero ter sido esclarecedor. Cumprimentos, EuTugamsg 11h30min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Bom, para ser franco não sou apologista da existência dessa secção: acho que dá mais problemas do que proveitos. Mas tudo bem. Quanto às regras para edição da mesma, concordo contigo. Aliás já tive oportunidade de transmitir ao PTJoel [1] que acho que as regras recentemente adoptadas para os eventos recentes são um bom ponto de partida. Cumps, EuTugamsg 16h09min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)
Faça como quiser, quer uma eférmide só com brasileiros, então pronto, faça-o. Aquela pessoa que pos no lugar de Baptista-Basto não é conhecido cá em Portugal. Mas quer eférmides só com brasileiros, não é? então está bem. desisto que consigo não dá para colaborar. Lamento PTJoel (discussão) 21h49min de 27 de Fevereiro de 2008 (UTC)

SABIA QUE[editar | editar código-fonte]

Muito obrigado, colega. Você é menina ou menino? rsrsrs. Irei pesquisar mais sobre o Gandula e provavelmente já colocarei nas curiosidades de amanhã, certo? Um abração, --— auréoladisc. 00h19min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Ah sim, mas vejo que seu nome real não é Yone, ou é? É um nome muito singelo e, inclusive, lembra as flores... Veja o nome de minha mãe, Iraci... Vejo em homens e em mulheres por aqui... Abraços, --— auréoladisc. 17h24min de 29 de Fevereiro de 2008 (UTC) obs.: nao pense que meu nome é auréola, hihi

"Governadorato"[editar | editar código-fonte]

Prezada Yone,

Tudo bem? Tenho um desafio para você. Se bem me lembro, você estuda ou se interessa pela língua e cultura árabes, pois não? Pois bem, veja o artigo Governadorato. Parece-me uma tradução impensada do inglês Governorate, pois os dicionário lusófonos não registram a palavra: o que encontrei de mais próximo é "governança" e "governadoria". Lendo o artigo da Wiki inglesa, vi que o termo é empregado naquela língua não apenas para as subdivisões de países árabes (muhafazah), como também para as antigas províncias imperiais russa (Guberniya) e para o governo do Estado do Vaticano (segundo as páginas em espanhol e italiano do Vaticano, Governatorato).

Começo a pensar se não seria melhor desmembrar aquele artigo em muhafazah e Guberniya. Quais são suas impressões?

Abraço, Gabbhhhein? 15h08min de 1 de Março de 2008 (UTC)

Prezada Yone,
Vim abusar de sua paciência uma vez mais. Quando tiver um tempo, você me brindaria com sua opinião sobre as alterações que fiz no artigo "Governadorato"? Numa próxima etapa, eu pensaria em criar um segundo artigo, algo como "Governo-Geral da Rússia Imperial", e, quem sabe, uma página de homonímia (abomino "desambiguação") explicando os diferentes usos de "Governo-Geral" (Rússia, Brasil, Alemanha Nazista e o que mais surgir). Abração, Gabbhhhein? 02h15min de 7 de Março de 2008 (UTC)
Prezada Yone,
Desculpe te incomodar, vejo que você está às voltas com uma discussão "barra-pesada", mais abaixo. Mas terminei tentando resolver a questão que me toca da seguinte maneira:
-- criei o artigo Governorate, assim mesmo, necessidade nascida das traduções impensadas de outrora. Ali se explica que o termo não existe em português, mas que pode significar qualquer uma dentre várias coisas (devidamente ligadas para artigos como guberniya, mohafazah, governo-geral da Polônia ocupada e outros que tais).
-- criei o artigo Mohafazah, outro estrangeirismo, eu sei, mas que reúne uma explicação sobre o significado e uma lista (que chequei duas vezes, para ter certeza do que escrevi) dos países que o adotam como divisão administrativa de primeiro ou segundo nível.
Fiz o que pude. Vamos ver no que dá. Abração, Gabbhhhein? 21h35min de 12 de Março de 2008 (UTC)

Deturpação[editar | editar código-fonte]

Cara Yone,

1) Quer especificar a deturpação que alega que fiz nas notícias recentes? Que eu saiba, não é notícia alguém, mesmo que de uma organização como o Hamas, que tem a cargo o governo da Faixa de Gaza, alegue alguma coisa. Queira confirmar nos sites/sítios noticiosos e verá que a notícia principal ou relevante é que Israel continua a atacar as instalações do Hamas, e não as alegações do sr. Kalhed. E repare que não tomo qualquer partido sobre a questão, mas não deixo de reparar que a notícia dos ataques do Hamas a Israel ocorridos na última semana não é noticiado nos "Eventos recentes" da Wikipédia Lusófona.

2) Quer indicar onde é que o português do seu texto é mais corre(c)to do que o que lá coloquei? Que eu saiba, "dias" não leva acento, "Faixa de Gaza" escreve-se com F maiúsculo, e deve-se procurar escrever, tanto quanto possível, em português aceite dos dois lados do Atlântico (e Índico também), pelo que troquei "Ataques Israelenses" por "Israel continua ataques".

Agradecido e aguardando as suas respostas com ansiedade, Alexg pqntc? 23h40min de 2 de Março de 2008 (UTC)

Discussão:Media[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Costumo reverter muitos textos colocados nas discussões dos artigos. Muitas vezes são enormes textos copiados de algum lugar e que o usuário preferiria ter no artigo, do que o conteúdo original.

Então eu fiz esta edição em Discussão:Media, revertendo o comentário.

Costumo reverter alguns comentários opinativos, geralmente escrito por adolescentes, palavrões, textos enigmáticos, perguntas sobre tratamento médicos, sobre a vida pessoal de atores , políticos. O objetivo desta página deve estar em alguma política da wikipédia.

Vou ver se acho onde está escrito, ou vamos fazer um texto objetivo sobre este assunto. Abraços.--OS2Warp msg 17h50min de 3 de Março de 2008 (UTC)

Calendário gregoriano[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Eu já havia visto este problema de duas datas devido ao calendário. Já ví mudarem datas devido a este problema. Por mim tudo bem em criar um predefinição específica como no caso do escritor. Assim evitamos um texto longo como em Pervomartovtsi.

Eu apenas não saberia traduzira a predefinição dele em http://de.wikipedia.org/wiki/Vorlage:JULGREGDATUM que parece esre bastante detalhada. Abraços.

Olhei a predefinição acima e ela engloba mais outras predefinições. Não conheço um editor que saiba o alemão e que possa traduzir parte do esquema. --OS2Warp msg 19h54min de 4 de Março de 2008 (UTC)
Sim. Conheço o usuário. Pode ser que ajude. Seria apenas para criar a predefinição, sem ser necessário transferir toda a documentação. Eu até que faria isso, mas acho que tem que saber o que os textos dizem. Abraços.--OS2Warp msg 20h36min de 4 de Março de 2008 (UTC)
Sim, falo com ele. Mas antes quero ver melhor a predefinição da wiki em alemão.--OS2Warp msg 21h08min de 4 de Março de 2008 (UTC)

Wikimedia São Paulo[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes

Está sendo proposto, na Meta-Wiki (wiki de coordenação entre os projetos da Wikimedia Foundation) um local chapter da Wikimedia para a Região Metropolitana de São Paulo. Mais precisamente, em meta:Wikimedia São Paulo.

Um local chapter é uma organização sem fins lucrativos destinada a melhor divulgar e procurar por apoio aos diversos projetos de cultura livre mantidos pela Wikimedia Foundation — sendo a Wikipedia um deles. Eu localizei, através de userboxes ou outros recursos desta wiki, que você mora na área vizinha ao município de São Paulo, e, por isso mesmo, te convido a dar uma olhada em meta:Wikimedia São Paulo (que possui vários links informativos) e, se for de seu interesse, assinar na lista de possíveis interessados.

Peço desculpas se esta mensagem te incomodar. Caso incomode, por gentileza, me escreva relatando isso e não será mais perturbado com este assunto.

Atenciosamente, Lugusto 04h34min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Efemérides[editar | editar código-fonte]

Acho que você quis dizer sobre a proteção das efemérides de 5 de março, suponho. Há, sim. Está na Página Principal, que precisa estar estável. Por isso, as efemérides são preparadas antes, não no dia. Quanto as demais datas, elas ficam protegidas de IPs, apenas. Nos últimos dias, as efemérides tem sido alteradas quando já estão na PP, o que não fica bem. Saudações cordiais. Alex Pereirafalaê 18h25min de 5 de Março de 2008 (UTC)

Não é uma regra escrita, mas é do senso comum para a Página Principal, é que ela é muito sensível a vandalismos. Mas corrigirei lá. Saudações. Alex Pereirafalaê 18h58min de 5 de Março de 2008 (UTC)
Olá, Yone. Tudo bem? Voltando às efemérides, acho que esta questão não deve tomar contornos de discussão, como já aconteceu comigo e com o Joel no passado. Nos acertamos que, sempre que possível, colocar fatos ligados à lusofonia, sem privilegiar um país em especial. Quanto à proteção, eu estive fazendo por esses dias (hoje, mesmo, já não o fiz) pois tivemos casos de vandalismo forte na nossa PP. O que sempre peço, para quem faz as efemérides, é o bom senso de não querer privilegiar um determinado segmento. As efemérides são para fatos históricos, marcantes, em nível mundial. Conte comigo. Saudações. Alex Pereirafalaê 12h58min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Yone, não disse que as efemérides foram vandalizadas. Eu disse que a página principal foi vandalizada. Quanto a ele vir falar comigo, é normal, pois sou administrador e também edito as efemérides (não nos últimos dias, pela falta de tempo para isso). Assim como você deve ter me procurado um pouco por essa razão, também. Se você quiser ir lá, editar, tudo bem. Se quiser me pedir para proteger a página, irei protegê-la. E se eu encontrar algum erro, discrepância ou perceber que as efemérides estão elencando mais fatos a um determinado país, irei atuar. Não há, em nenhum momento, ditadura de edições. Espero que tenha entendido. Amplexos. Alex Pereirafalaê 17h10min de 6 de Março de 2008 (UTC)

Calendário gregoriano 2[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Acabei esquecendo do seu pedido. Eu vou ver a predefinição solicitada. Abraços.--OS2Warp msg 02h35min de 8 de Março de 2008 (UTC)

Não sei bem. Pode ser.--OS2Warp msg 02h49min de 8 de Março de 2008 (UTC)

Norte-americano[editar | editar código-fonte]

Não altera as versões do português escritos nos artigos. em relação à eférmide de hoje, 9, estava em primeiro lugar norte-americano. A sua alteração viola um dos princípios da Wikipédia. PTJoel (discussão) 14h45min de 9 de Março de 2008 (UTC)

Você deve pensar que a Wikipédia é só brasileira? Aqui em Portugal usa-se o termo norte-americano. Coloquei norte-americano em primeiro lugar e deverá respeitar o que foi colocado quer goste ou não goste. Voltou-me a ofender com a palavra gendarme tosco e vou apresentar uma queixa a um administrador. Já a avisei duas vezes, à terceira, é de vez. PTJoel (discussão) 15h17min de 9 de Março de 2008 (UTC)

Deve pensar que a Wikipédia é so brasileira? apesar de o termo não ser mais correcto, é assim usado pelos portugueses e esquece o facto que também existem utilizadores portugueses e dos PALOPS que visitem a Wikipédia mais habituados ao termo norte-americano. eu já apresentei uma quixa contra si nesta página [2]. PTJoel (discussão) 15h40min de 9 de Março de 2008 (UTC)

Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário com seus patéticos erros ortográficos, suas ameaças inócuas e seu ultranacionalismo histérico. Yone (discussão) 17h52min de 11 de Março de 2008 (UTC)


Sabe quais são as três regras da segurança rodoviária antes de atrevessar uma estrada? Eu digo: pare, escute e olhe.
Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário com seus patéticos erros ortográficos, suas ameaças inócuas e seu ultranacionalismo histérico. Já parou?
Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário com seus patéticos erros ortográficos, suas ameaças inócuas e seu ultranacionalismo histérico. Já escutou?
Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário com seus patéticos erros ortográficos, suas ameaças inócuas e seu ultranacionalismo histérico. Já olhou?
Sabe, eu ia suspender a minha queixa contra si a pedido do Alexanderps e também porque não era o local certo. Mas este seu último comentário insultuoso apenas me vem confirmar que você não tem tente na lingua e discernimento. ultranacionalismo histérico? Você nem sabe do que fala... sinceramente a sua maneira de ser não é dos mais correctos e vou apresentar formalmente a minha queixa e pedir um dia de suspensão contra si. Entretanto leia e pense (se sabe o que é o acto de pensar) sobre as políticas da Wikipédia. PTJoel (discussão) 21h15min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Acho que você ainda não entendeu que o meu interesse a respeito das suas intenções ou de qualquer outra coisa que você possa ter em mente é muito próximo de zero. Yone (discussão) 21h44min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Faça-me um favor, não me chateie. Não me interessa o que tem em mente ou não. A queixa já foi formalizada. PTJoel (discussão) 21h46min de 11 de Março de 2008 (UTC)

Que pitoresco!... Não desiste de me enviar mensagens ameaçadoras, tentando mostrar-se temível e poderoso. E, ao escrever, ainda se apropria das palavras que acabei de usar. A quem pretenderá enganar, pobre projeto de déspota? Inútil copiar as palavras: o estilo (ou a falta de) infelizmente não muda, e o ato de plagiar apenas explicita a vontade de ser o outro. Pura inveja - o mais mesquinho, vergonhoso e inconfessável dos sentimentos. Yone (discussão) 01h37min de 12 de Março de 2008 (UTC)

RE:[editar | editar código-fonte]

Olá Yone. Está melhor, mais conciso, mais claro, obrigado por colaborar, ok? Um abraço, --—Auréola disc. 21h36min de 14 de Março de 2008 (UTC)

OLá amiga. Não gosto e tampouco acredito na Esplanada, mas sou a favor do diálogo. Estou de olho em tudo da Wiki e já li diversas vezes a seção que me enviou da Esplanada. Eu agradeço, pedindo também que não me direcione mais para essa página de discórdias. Um grande abraço, --—Auréola disc. 21h31min de 15 de Março de 2008 (UTC)

Ativismo[editar | editar código-fonte]

Yone,

Antes de fazer observações, leia bem o que fiz no artigo "Ativismo": pode fazê-lo muito comodamente clicando aqui mesmo.

Repare que com a sua edição posterior você acabou por nitidamente diminuir a qualidade do artigo eliminando algumas partes, com o pretexto de que um artigo só deve ter uma versão do português, não que estivessem erradas. Pois bem, indique-me agora onde leu tal nas políticas da Wikipédia. Não só deixei o que estava escrito em português do Brasil como acrescentei texto em português europeu: pois bem, sou português, escrevo assim, passarei a escrever diferente, e você também, quando o Acordo Ortográfico entrar em vigor. E mesmo depois haverá muitos termos em grafia diferente, que respeito. E um mesmo artigo pode ter as duas grafias. Até lá, lamento, escrevo na minha grafia nos artigos originalmente em PT-BR, tendo o cuidado de não alterar a grafia do que já está escrito. E você escreve na sua grafia nos artigos originalmente em PT-PT, pelo que lhe exijo o mesmo cuidado de não alterar a grafia do que já está escrito. A si e a todos.

Diga-me lá agora, que mal lhe fiz? Alexg pqntc? 00h53min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Grafia original[editar | editar código-fonte]

Li agora que você constantemente tem pegado em artigos com a grafia PT-PT e colocado em PT-BR, como a guerra de edições em que mais do que uma vez substituiu o termo original "norte-americano" por "estadunidense". Repito-lhe que tal é contra as regras da Wikipédia, sejam feitas essas alterações por si ou qualquer outro editor. Alexg pqntc? 01h18min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Estado-unidense, etc[editar | editar código-fonte]

Yone,

Não me venha com lições de português. E ainda menos com lições de geografia. Admito apenas que seja por desconhecimento que ignore o facto de em Portugal NINGUÉM usar o termo estado-unidense/estadounidense/estadunidense. Ninguém. Diz-se e escreve-se, por exemplo, Bush é o presidente norte-americano, o dólar norte-americano, o cinema norte-americano, o escritor norte-americano, todos referindo-se em exclusivo aos Estados Unidos da América. Se acha que é tão pertinente andar a alterar estas coisas, porque não tenta encontrar estadunidenses em páginas noticiosas portuguesas?

Obviamente que a 2ª mensagem que lhe dirigi é referente aos conflitos de edições das efemérides, que acompanhei depois de ter alterado o texto que acrescentei (sim, não modifiquei) na página "Ativismo". Analisando o seu comportamento, aconselho-a a comportar-se com maior tolerância, respeitando os wikipedistas que usam a grafia de Portugal e que julgue os textos, referências, etc., pelo conteúdo e não pela grafia ser A ou B, salvo erros ortográficos óbvios.

A comunidade da Wikipédia e o próprio projecto beneficiam, é claro, das suas contribuições. Mas não têm beneficiado de todas elas, o que é pena. Tenha em atenção que, com toda a justiça possível, usarei ou farei usar para consigo, da mesma tolerância que você usar para com os nossos colegas que contribuem para estas páginas. Alexg pqntc? 09h39min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Difícil de entender? Mas veja lá como se dirigie às pessoas, você tem cá uma maneira de ser... Mas mesmo pouco digna de um utilizador da Wikipédia. Eu sei que é novato, eu também já fui, mas por favor, tenha um pocado de discernimento e estabeleça um limite de consciência em si. Digo isso não só pelas efemérides como pelo resto do proecto. Sabe que mais, em relação à do dia 19, dado que encontrei duas atenuantes, eu vou deixar assim. Mas não pense que é porque Sua Ex.ª tem razão, é para evitar o degradamento que faz em relação a essas mesmas efemérides desde o início. Quer-se dizer, e isto é válido para todas as outras páginas do projecto, uma pessoa altera e você, sem mais nem menos, sem saber que existem outras pessoas que editem, arrasa com tudo. PTJoel (discussão) 09h49min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Yone, Quando escreve "Por isso fiquei surpresa com a sua intervenção em Ativismo. Também por essa razão, recuperei o padrão PT-BR anterior." não está a dizer a verdade. Não recuperou o padrão PT-BR anterior, pois o que adicionei ao artigo não estava lá antes. Quanto ao estado-unidense/norte-americano, considero todas as acções de alteração em qualquer dos sentidos como violações do respeito pelas variantes do português. Alexg pqntc? 14h29min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Ponderações linguísticas[editar | editar código-fonte]

À Yone, ao PTJoel e ao Alexg:

Rezam as políticas da Wiki que (grifamos):

Este projecto é a Wikipédia em língua portuguesa, também chamada de Wikipédia lusófona. Ou seja, é de todos os falantes do português, seja qual for a norma que utilizam. Consequentemente, mudar da norma "A" para a norma "B" não é bem-vindo, porque isso implica uma falta de respeito com os utilizadores das edições anteriores.
Um artigo está tão correcto se for escrito em português do Brasil como em português europeu ou africano. A mistura das duas normas num mesmo artigo, no entanto, pode ter resultados um pouco estranhos. Assim, se um utilizador fizer mudanças significativas num determinado artigo escrito na outra norma, é compreensível que edite a parte não alterada para se adequar à parte nova. O que significa realmente "mudanças significativas" cabe a cada um decidir, mas 50% é um valor razoável.
E como saber se a intenção dos autores que iniciaram o artigo era a de escrevê-lo seguindo-se a norma "A" ou a norma "B"? Como contribuir para um artigo escrito em português — que afinal é a língua na qual cada um de nós se propõe a oferecer contribuições relevantes —, se foi escrito na norma "A", que desconheço, e me sinto capaz apenas de contribuir seguindo a norma "B"?
A Wikipédia não adopta marcadores de língua específicos, "pt-BR", "pt-INT" ou "pt-PT" (ver IANA) por exemplo, para os seus artigos, priorizando o convívio da diversidade dentro dos limites da língua. Esse provavelmente seja um dos grandes desafios daqueles que se propõem a escrever e contribuir em meio a esta comunidade. Sabemos que a unificação da língua é uma tendência mundial, e seria muito ruim para nós — todos os falantes da língua portuguesa — dividirmos nossos esforços apenas pelas pequenas diferenças entre uma norma e outra.

Assim, caso não haja alterações significativas (com o razoável valor de 50%), prevalece sempre a regra de se conservar a variante idiomática inicial. Revejam o ponto em confronto, a fim de observar se isto foi de fa(c)to observado.


Norte-americano X estadunidense ou estado-unidense

Aqui não foi este caso devidamente apreciado - pois não há uma terceira alternativa que melhor se adeque ao gentílico oriundo dos Estados Unidos da América (o próprio verbete nos lembra de "ianque" - mas este é um termo, a meu ver, muitas vezes pejorativo). Coloquialmente, cá no Brasil (e mesmo em diversas publicações), encontramos o norte-americano - e não costumo reverter quando o encontro, pois sabemos muito bem do quê se fala.

Entretanto, o assunto foi discutido ainda nos primórdios da Wiki, sem qualquer celeuma, em 2004 na Esplanada.

Vamos a preconizar algo, tomando por analogia o que ocorreu com a proposta do termo adotado em português europeu para holandês, que passamos, após infindáveis debates - a usar neerlandês. Tratando-se aqui duma enciclopédia, devemos nos furtar de quaisquer casos de anfibologia, mesmo que corriqueira: norte-americano, como sul-americano e centro-americano dizem respeito às regiões da América - e não a um país especificamente. O ideal, a meu ver, já antecipando a reforma ortográfica recentemente subscrita pelo Presidente de Portugal, é que venhamos a descobrir formas de melhormente nos adaptarmos (daí, creio, ser mais preferível a forma estadunidense, sem o hífen).

Mas, mesmo que esta ponderação não agrade a uma das partes, cumpre-nos remeter às dezenas de verbetes em que, ao se usar duma forma a outra vem logo a seguir (conforme o editor, alternam-se) - embora creia que haja um pouco de má-vontade a respeito - e para tanto sirvo-me do seguinte comentário da Nice poa, dito alhures:

(...) respondendo sobre o uso da palavra estadunidense, tenho a te dizer que eu tb a estranhava logo no início em que comecei a colaborar na Wiki, pois nós brasileiros não usamos comumente o termo para designar os nativos do país Estados Unidos da América. Mas, como a Wiki é uma enciclopédia para todos os falantes de língua portuguesa, e não apenas para os brasileiros, temos que nos habituar com algumas diferenças de vocabulário, até para que todos possam entender o que escrevemos com toda a clareza. E a explicação para o uso de estadunidense ao invés de norte-americano até que tem lógica, vc não concorda?

Como podem ver, estadunidense não é brasileirismo; creio, mesmo, ser uma solução de convivência wikipédica, para evitarmos coisas como essas disputas que há muito deixaram de ter qualquer fundamento e são, as disputas, elas sim, algo reprochável e a ser combatido.

Espero, sinceramente, que as partes venham a ponderar muito, antes de promoverem altercações - e pensem naquilo que for melhor para o falar uno que almejamos ao construir - desde 1822 - a primeira grande obra conjunta - que é a NOSSA WIKI.

Sinceros e fraternos abraços, Conhecer ¿Digaê 21h32min de 19 de Março de 2008 (UTC)

Comportamento[editar | editar código-fonte]

Cuidado com o seu comportamento. Você gosta de desafiar mas ainda vai acabar por pagar. Vou juntar à queixa a seguinte frase grosseira e estúpida Retirar informação útil é uma regra estúpida da Joelpedia que serve, por exemplo, para transformar o assassino de Trotski torna-se um inofensivo funcionário público em que nem existe sintaxe; o que me revela que você escreve sob pressão. Mas você acha que ando aqui a fazer o quê? Hà muito que as regras são as seguintes: ano - personalidade - actividade - nacionalidade. Mais, comparar aquilo que faço com o assassino de Trotski é puramente insensato e sem racionalidade nenhuma. Faça-me um favor, deixe as efemérides. É a única secção de qualidade da página principal ao invés dos Eventos Recentes e dos Sabia Que.... Já foi avisada por um administrador pelo seu comportamento e creio que devia mostrar alguma humildade perante as pessoas que já cá estão à mais tempo. É uma pena um utilizador novato começar logo com ofensas e faltas de respeito. Mas você não aprende. Ah, e não me responde. Se quiser responder, faça-o a um administrador porque de si, não quero mais nada. PTJoel (discussão) 13h51min de 28 de Março de 2008 (UTC)


Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário com seus patéticos erros ortográficos, suas ameaças inócuas e seu ultranacionalismo histérico. Yone (discussão) 17h52min de 11 de Março de 2008 (UTC)


Essa coisa que você escreve na sua própria página de discussão apenas me permite concluir o seguinte (e que eu saiba não fiz nenhum erro aí encima, dá para ver que só faz copy-paste): você é que tem actos tão histéricos como as crianças de 12 anos. Mas se você se quer achar convencida, isso é a sua mentalidade que lhe proporciona tais actos. Acredite, não irá longe na Wikipédia com essa atitude de superioridade porque você não é mais que os outros. Enfim, se você acha que escrever algo que devia ser escrito numa outra página mas que afinal escreve para si próprio, creio que tem que olhar para o limite da estupidez humana. PTJoel (discussão) 21h22min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Arquivamento de mensagens[editar | editar código-fonte]

Não existe instrução para isso, infelizmente. Existem duas opções: (1) você pode mover sua página de discussão para algo do tipo Usuário Discussão:Yone Fernandes/Arquivo 01; dessa forma, a sua página de discussão (Usuário Discussão:Yone Fernandes) vira um redirecionamento, que pode ser removido a fim de recriar a página. (2) Você pode copiar todas as mensagens antigas para Usuário Discussão:Yone Fernandes/Arquivo 01 e apagá-las da página de discussão atual. Se quiser, posso fazer para você, é só escolher qual dos dois você quer. Sds, --Leonardo Stabile msg 18h26min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Arquivei 2007 e janeiro de 2008, deu uma aliviada na página, e adicionei atalhos para as páginas de arquivo no topo da página de discussão. Quando quiser arquivar mensagens, pode remover daqui e adicionar em Usuário:Yone Fernandes/Arquivo 2008. Para mensagens mais recentes, deixo o arquivamento ao seu julgamento. Alegre Non parlo italiano, ma so che il significato di un sorriso è universale! --Leonardo Stabile msg 20h03min de 30 de Março de 2008 (UTC)
Em uma família de italianos e alemães, acabei escolhendo o alemão. Mas um dia ainda aprendo a língua da ItáliaSquadra AzzurraItália; por enquanto me relaciono com os parentes de lá com o inglês. --Leonardo Stabile msg 21h32min de 30 de Março de 2008 (UTC)

Fria[editar | editar código-fonte]

Após encontrar a frase "No deserto utilizasse o camelo" eu digo que é uma fria... hehehe. Dantadd (α—ω) 17h46min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Ponderação[editar | editar código-fonte]

Prezada Yone,

Apesar do histórico de disputas com o PTJoel, peço-lhe para opinar acerca da proposta que fiz aqui, a fim de devolver o verbete ao estado de proteção anterior.

Cordialmente, Conhecer ¿Digaê 22h14min de 3 de Abril de 2008 (UTC)

Talvez fosse boa ideia ponderar bem antes de escrever determinadas coisas, sobretudo quando a informação que coloca não é correcta, como aqui. João Sousa DC 10h18min de 4 de Abril de 2008 (UTC)

Ismaelismo[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Eu não movi Ismailismo para Ismaelismo porque o texto do artigo não tem este termo, o Ismaelismo e eu olhei as interwikis e me pareceu que o termo Ismailismo seja mais utilizado nas outras wikis. Por favor confira se de fato, devo mover este verbete. Abraços.--OS2Warp msg 19h26min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Olá. Eu movi o verbete. --OS2Warp msg 20h05min de 10 de Abril de 2008 (UTC)

Ismaelismo 2[editar | editar código-fonte]

Dei alguns dias para analisar a mudança de categoria de Categoria:Ismailismo para Categoria:Ismaelismo. Você teria que mudar os 4 artigos que usam a primeira categoria para a segunda categoria que ainda não foi criada.

Depois seria colocar dentro da primeira categoria um redirecionamento.

#REDIRECT [[:Categoria:Ismaelismo]]

. Abraços. --OS2Warp msg 22h24min de 14 de Abril de 2008 (UTC)

Eventos atuais[editar | editar código-fonte]

Caro editor, por favor, não insira notícias de relevância apenas nacional (no caso, a Bolívia). Isso viola as regras desta seção. Caso não concorde, favor defender seus argumentos aqui. Cumprimentos! JSSX uai 20h35min de 29 de Abril de 2008 (UTC)

Cara Yone, não insira notícias de âmbito nacional que parecem à maior parte dos editores ser de pouca importância; se o assunto que quer destacar é assim tão importante, sugiro que complemente a sua avaliação através de uma passagem pelas últimas notícias de outras wikipédias, o que costuma ser uma boa bitola. O melhor ainda é criar o artigo sobre o tal referendo que parece ser assim importante, dando a todos oportunidade de julgar tal por argumentos escritos. Alexg pqntc? 23h30min de 29 de Abril de 2008 (UTC)

  • Com certeza: muito melhor do que deixar o plágio ou ainda marcar como {{suspeito}} ou {{VDA3}}, que resultariam no apagamento do verbete... Abraços, Conhecer ¿Digaê 12h31min de 1 de Maio de 2008 (UTC)

PP-Efem[editar | editar código-fonte]

Sabe perfeitamente que, apesar de a personalidade em causa já ter aparecido no anos passado (e que não é a primeira vez que isso acontece), o artigo de Huxley possui maior qualidade do que o designer. Ademais, Hepburn era anglo-neerlandesa. Ser lera versão francesa do artigo destacado pode constatar o seguinte: Nationalité anglo-néerlandaise. Ela nasceu, sim, na belga, mas não era legalmenta belga. Saudações. PTJoel (discussão) 13h52min de 4 de Maio de 2008 (UTC)


Efem? O esperto xerife das Efemérides, valoroso defensor da Língua Portuguesa, desistiu de tentar escrever "Efemérides"? Fez bem (só conseguia escrever Eférmides). Aposto que, se deixasse de escrever completamente, nunca mais cometeria erros. Seria perfeito. Por ora, o texto segue o padrão de sempre - concordância sofrível, falta de preposição com alteração do sentido, substituição indevida do topônimo pelo gentílico. Enfim, uma festa...Yone (discussão) 18h33min de 4 de Maio de 2008 (UTC)

Estou completamente desiludido com a sua cobardia, a sua falta de cooperação e a sua falta de respeito. Quando escrevi apenas efem foi apenas no sentido de abreviar como fiz em relação a PP que significa "página principal". É bom que repense várias vezes na seguinte frase: se deixasse de escrever completamente, nunca mais cometeria erros. Mostra-me simplesmente que você é uma egoísta e tem um comportamento de uma adolscente. Eu já escrevi o dobro que você neste projecto. Sabe, eu não sou um computador. Sou humano, ao contrário de si. Também erro, também faço asneiras. Mas ao menos admito enquanto que você falta ao respeito e é uma cobarde porque não consegue responder às mensagens nos sítios correctos. Onde realmente escrevi nasceu, sim, na belga, é claro que eu queria escrever Bélgica em vez de belga mas a sua mentalidade meia conservadora não lhe deixa concluir realmente que as pessoas também erram. Enfim, ainda escrevi saudações no fim mas, pelos vistos, você não merece respeito. É este o seu comportamento com os outros na vida real? Também, isso não interessa a ninguém. Mas sugiro-lhe um tempero na língua, na sua mentalidade e na sua postura em geral na Wikipédia. Só terá a ganhar PTJoel (discussão) 14h00min de 5 de Maio de 2008 (UTC)
PS: Se quer responder, seria boa educação fazê-lo na minha respectiva páginha de discussão. Mas, pelos vistos, e tendo em conta o que tem vindo a fazer e as discussões com vários utilizadores, você não consegue fazê-lo. Pena para si, você é que perde e não eu. Eu vou continuar o meu trabalho nas EFEMÉRIDES sozinho até porque é a única secção que não teve queixas ao contrário dos eventos recentes e dos sabia que.... PTJoel (discussão) 14h00min de 5 de Maio de 2008 (UTC)
Mais alguma "pequena correção" ainda hoje... Que tal na sua maneira de ser? Que tal na sua maneira de escrever? Que tal na sua educação? Realmente você deixa muito a desejar. Porque você aje sempre dessa maneira? Creio que não é necessário. Até porque prejudica a Wikipédia e acho que não é isso que você quer. A cooperação é fundamental mas se você despreza assim as pessoas só por causa de erros de digitação, sartirizando... Eu vou-lhe explicar porque causo tantos erros de digitação: eu tenho um teclado wireless, ou seja, sem fios. Só que data de 2002, antes do windows vista sair. Resultado, tenho muitos problemas de compatibilidade desde que instalei este novo sistema operativo. Daí que, ao digitar depressa, muitas palavras saem sobretudo incompletas. Espero que tenha sido claro sobre esta matéria. PTJoel (discussão) 22h53min de 6 de Maio de 2008 (UTC)

Richiesta di traduzione in portoghese[editar | editar código-fonte]

Ciao Yone Fernandes, scusa se ti disturbo e, soprattutto, se scrivo in italiano. Ho letto che sei un utente che conosce la mia lingua ad un livello avanzato e perciò vorrei chiederti un favore: potresti aiutarmi ad ampliare le versioni portoghese di questo articolo? Basterebbe soltanto che tu traducessi quello che ho scritto io nella versione italiana della voce e lo incollassi alla corrispondente voce sulla vostra Wiki. Se è possibile fammi sapere, ti ringrazio. --SpeDIt 21:59, 9 mag 2008 (CEST)

Ricevuto Yone, grazie mille! Ci tengo comunque a farti sapere che la situazione è un pò intricata, eventualmente hai intenzione di spostare la pagina da quella di una semplice lista ad una intitolata più propriamente; se infatti controlli la pagina degli Artigos afluentes puoi notare che ci sono già un sacco di redirect. Forse andrebbe fatta qualche cancellazione, magari parlane con qualche amministratore. Grazie ancora ... e scusa se ti scrivo in italiano, ma davvero non so scrivere in portoghese. Buon lavoro. --SpeDIt 22:25, 10 mag 2008 (CEST)
Fantastico! Che dire se non ... obrigrado! :-))) --SpeDIt 01:22, 11 mag 2008 (CEST)

Uma(s) dúvida(s)[editar | editar código-fonte]

Como a página de anexo foi movida para o domínio principal, o redirecionamento já não é necessário. Mandei todos os redirecionamentos de anexo para ER. Sds, --Leonardo Stabile msg 23h49min de 10 de Maio de 2008 (UTC)

Categoria:Ismailismo[editar | editar código-fonte]

Olá Yone.

Não tenho uma opinião definitiva sobre a Categoria:Ismailismo, apagar ou deixar como está. Acredito que no momento seja melhor deixar como está.

Pode ser que alguém eventualmente use a categoria e se alguém vier a clica-la, poderá ver o redirecionamento e então poderá corrigi-lo. Abraços.--OS2Warp msg 23h06min de 11 de Maio de 2008 (UTC)

ER[editar | editar código-fonte]

Oi, acho que vc está pegando mais a manha do tipo de noticias mais pertinentes para Eventos Recentes. Apenas para te lembrar que sempre que colocar alguma, retire a mais antiga e coloque no arquivo. Abs Machocarioca (discussão) 03h33min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Ok, não vi quantas tinham. E eu mesmo acho dez muito, parece jornal, enfim. Abs Machocarioca (discussão) 11h20min de 17 de Maio de 2008 (UTC)

Remover Eventos Atuais[editar | editar código-fonte]

Ao remover, não esqueça de colocar os eventos removidos em Predefinição:Ea-notícias para arquivar. Garavello (discussão) 20h42min de 23 de Maio de 2008 (UTC)


Sem dúvida nenhuma um incêndio que destrua o Tate museum é evento recente, não pixaçoes em seu muro, amiga. Vamos manter elevada a seleção do que entra ali, muito importante globalmente ou para o mundo lusófono. Não é o caso. Abs Machocarioca (discussão) 04h06min de 24 de Maio de 2008 (UTC)

É simples, porque Manchester e Chelsea decidindo o maior torneio de futebol da Europa - e o do mundo - tem muito mais repercussão global que 'pichacões artisticas' no muro de um museu, seja ele qual for. :-)


Oi Yone. Bem, eu não me ligo muito em futebol, as noticias em Eventos Recentes não ficam ou saem porque agradam a um editor ou a outro, elas ficam ou saem porque preenchem ou não o requisito acordado para estar ali, que são:

  • Grande relevância global
  • Grande relevância ao mundo lusófono (e não apenas no Brasil ou apenas em Portugal), mesmo que não seja grande relevancia global.

Eu até entendo seu ponto de vista, de colocarmos ali noticias que não sejam 'noticias de jornal' e existe uma linha fina, na minha opinião, que separa isso. Não necessariamente o que está ali é primeira pagina de jornal, mas não podem ser noticias menores sobre um tema do qual há noticas mais relevantes a serem dadas sobre este mesmo tema, se fosse o caso. A questão dessa notícia (que não foi colocada por mim) do futebol é que, mesmo que eu ou você não gostemos, é sobre o esporte mais popular do mundo, portanto, o interesse é enorme. Segundo, não é apenas a noticia do resultado de um jogo ou campeonato local, mas do mais importante torneio de futebol do mundo, o Campeonato Europeu (Portugal está na Europa), depois da Copa do Mundo. e não é uma noticia comum de um jogo, mas de quem foi o campeão geral. Eu sou contra por exemplo -e já briguei muito ali com o Garavello por causa disso- noticias que ali são colocadas como 'Sao Paulo campeão do Brasil' ou 'Porto campeão de Portugal'. São pra mim noticias regionais, mas a noticia Sao Paulo campeão do mundo, ou Porto campeão da Europa, é sim uma noticia esportiva global relevante. O caso ali é esse, mesmo que não nos interessemos pelo assunto e eu particularmente não me interesso por metade do que entra ali, mas a questão não é o interesse pessoal, mas seu cabimento numa seção como aquela.

O Tate Museum é um museu importante, como poderia ser o Momma, mas uma noticia de um exposição ou manifestação de arte nela não é uma noticia do tamanho de um terremoto com 5000 mortos ou a morte de uma grande personalidade. E isso é 'deafult' para um museu, uma manifestação artistica qualquer. É um evento que está acontcendo ali e mais nada. Entretanto, veja a diferença, uma noticia de que o MOMA foi destruido pelo fogo ou de que a Sothebys vendeu um Van Gogh por 100 milhõe de dolares, o quadro mais caro de todos os tempos, torna aí sim a noticia bem relevante e original , dentro do plano artistico mas tambem dentro do plano de um evento global bem relevante. Por voce, abramos ER para toda e qualquer manifestação artistica por ai em lugar importante. Isso é default. Não é assim.

Acredito que a diferença ficou estabelecida, não? E eu tbém não concordei com muita coisa que já vi ali, já retirei dezenas de noticias dali, não apenas essa notica que vc colocou. Já quis colocar várias mas pensei melhor e achei que não cabia e nunca retiraram uma minha, porque? Pq as coloco diante do binomio que te escrevi lá em cima no começo da argumentação. Abs Machocarioca (discussão) 18h53min de 24 de Maio de 2008 (UTC)

Sobre Kazimir Malevich.[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Fiz uma proteção temporária de duas semanas para o verbte Kazimir Malevich. Não é necessário colocar a tag {{protegido-ip}} no verbete. Caso veja verbetes sendo muito vandalizados, me chame. Abraços.--OS2Warp msg 19h14min de 6 de Junho de 2008 (UTC)

Latinas[editar | editar código-fonte]

Olá. A minha intenção era mesmo levantar alguma discussão sobre o assunto. Eu particularmente acho difícil, na maioria dos casos, expandir o assunto para além do sentido da palavra, que é o que se espera de um verbete enciclopédico, mas não descarto que muitas delas possam incluir um fundo histórico, aplicações, e outros elementos relevantes. E isso não ocorre somente com expressões latinas.

Enfim, penso que seria proveitoso levar essa questão adiante. Gerbilo M 03h48min de 12 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Revolução Russa de 1905[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Vejo o verbete Revolução Russa de 1905 normal, mas você removeu muitas ligações internas e deixou algo como Leon Trótski|Trotsky, removeu o link para o couraçado Potemkin. Só estou comentando. Abraços.--OS2Warp msg 18h48min de 12 de Junho de 2008 (UTC)

Oi, Yone. Na verdade o problema não era na página, mas na predefinição, que havia sido vandalizada. Abraço, Pedro Spoladore (discussão) 18h58min de 12 de Junho de 2008 (UTC)
Acredito que seja conspiração, e aposto que envolve o Sérgio Mallandro, que não fica muito tempo sem aprontar uma pegadinha, hehe. Pedro Spoladore (discussão) 20h26min de 12 de Junho de 2008 (UTC)

Sobre Revolução Russa de 1905 2[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Demorei em responder porque pretendia editar e só hoje fiz esta edição em Revolução Russa de 1905.

Basicamente coloquei ligações internas e dei alguns espaços. Quando me perguntou o que havia acontecido ao verbete e não achei nada, logo imaginei que alguém houvesse vandalizado uma predefinição e por isso não se acha o vandalismo no verbete.

Eu me enganei e ví agora que tinha sido um IP que havia removido um grupo de ligações internas, mas já corrigi. Desculpe, eu não havia prestado atenção no histórico deste verbete. Abraços.--OS2Warp msg 19h49min de 13 de Junho de 2008 (UTC)

Efemérides, mais uma vez...[editar | editar código-fonte]

É assim, eu vou ser desta vez muito directo. Não me interessa rigorosamente como pensa ou com você executa os seus pensamentos cerebrais. Mas uma coisa eu lhe garanto, (e apenas não altero nada porque não quero conflitos), a Wikipédia, apesar de lusófona é uma enciclopédia internacional que abrange muito mais do que a selecção brasileira a vencer uma taça que não tem nenhuma importância para os restantes países lusófonos por isso não esteja a puxar a brasa para a sua sardinha. Em relação à secção em causa, estão lá três linhas sobre o Brasil: dois acontecimentos e uma personalidade e você já foi avisada sobre tal por outro utilizador. Não tenho nada contra qualquer civilização mas nas efemérides, o Brasil tem tido demasiado destaque tal como aconteceu nas notícias recentes em que o problema foi resolvido: apenas acontecimentos relevantes. Ora isso é impossível no caso das efemérides mas estou a pensar seriamente em abandonar a pressão de escrever um lusófono por dia porque muitos deles e infelizmente têm relevância zero.

Por isso, apenas não altero rigorosamente nada porque primeiro, não estou com pachorra para isso e segundo, para o ano a efeméride em causa já estará alterada. Passe bem. PTJoel (discussão) 21h56min de 1 de Julho de 2008 (UTC)


"Pensamentos cerebrais"... Isso não é lindo?! Alegre Definitivamente, o general se supera...

"Pressão de um lusófono por dia"? O que significa isso?! Cruuuuzes...

O Brasil tem tido demasiado destaque. É mesmo. Que pena... Aliás, cá entre nós, aposto que nem os canadenses sabem que "descobriram o carvão" (sic), em 1850... E agora, só para lembrar dos velhos tempos:

Por gentileza, abstenha-se de poluir minha página de usuário... etc.

Claro que depois a sua mentalidade retrógrada de uma adolescente não consegue com que a resposta seja direccionada à página em causa. Por gentileza e pelo seu bem, actualize a sua maneira de ser e a sua má-educação... PTJoel (discussão) 12h53min de 2 de Julho de 2008 (UTC)


Votação[editar | editar código-fonte]

Olá, vim lhe convidar para dar seu voto em Wikipedia:Páginas para eliminar/Sílvia Mazzilli. Obrigado, Usuário:Zoicite, 2 de julho de 2008.

Sobre Arts & crafts[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Coloquei Arts & crafts nos meus vigiados. Vandalismo é algo muito intenso, mas ainda não vejo necessidade de proteger. O pessoal não saber eliminar vandalismo antigo e por isso o verbete fica deformado. Abraços.--OS2Warp msg 20h32min de 5 de Julho de 2008 (UTC)

Comboio/Trem[editar | editar código-fonte]

E daí serem regionalismos? Serei eu obrigado a pôr a porcaria das barras só porque do outro lado do Atlântico não se sabe o que significa "comboio"? Para que servem então os links azuis? Só para enfeitar, para pôr mais bonito? Então e se fosse no caso contrário em que estava escrito "trem"? Você colocaria as barras? Porquê complicar a seguinte frase: Ocorre o Atentado de 7 de Julho em Londres, onde três comboios do metropolitano da cidade e um autocarro foram alvos de engenhos explosivos por movimentos terroristas islâmicos. que é muito mais simples, objectiva e sucinta? Eu acho que, para mim, a sua alteração só se deveu ao facto de não estar o trem e o ônibus... PTJoel (discussão) 19h54min de 7 de Julho de 2008 (UTC)

PS: Da próxima vez, se conseguir, apresente as razões nas páginas de discussões. É para isso que elas servem. PTJoel (discussão) 19h54min de 7 de Julho de 2008 (UTC)

  • Sugestão atendida.Yone (discussão) 21h02min de 7 de Julho de 2008 (UTC)

Torbern Bergman[editar | editar código-fonte]

Ficou bem melhor! Já agora vi que criou alume, os químicos parecem preferir a forma alúmen, mas não sendo um realmente não sei se uma das formas é mais aceite que a outra. De qualquer modo adicionei em alume. Sds, João Sousa DC 20h22min de 8 de Julho de 2008 (UTC)

Salônica[editar | editar código-fonte]

Prezada Yone, também não acho a solução com os quatro nomes a melhor, esteticamente falando. Mas a predefinição PEPB é utilizada sempre que existem diferenças entre as versões do português, por menores que elas sejam. Pela própria obrigação de correção existente numa enciclopédia, temos que apresentar todas as versões para garantir que a versão do português de todos os países lusófonos esteja representada; pense, por exemplo, num estudante brasileiro que venha procurar informações para um trabalho escolar e encontre apenas a grafia "Salónica", ou num português que encontre apenas "Tessalônica"?

Mas não me oponho de maneira alguma à alternativas, só não pensei em nenhuma. Você tem alguma outra solução para o problema? Saudações cordiais, RafaAzevedo msg 15h38min de 31 de Julho de 2008 (UTC)

Campora San Giovanni[editar | editar código-fonte]

Buongiorno a te dalla lontana Italia, ti scrivo perché ho potuto capire col mio pessimo portoghese arrugginito che ami fare le traduzioni. Questo per i molti camporesi che vivono in Brasile, circa 50.000 senza esagerare, tra cui due attori vostri famosi che in un certo senso sono miei cugini Marcello Antony (di 8° grado) e Gabriel Braga Nunes (di 9° grado) entrambi discendenti dal mio antenato che porta il mio cognome di chiare origini croato-ungheresi. Questo stando ad alcuni documenti in Italia, comunque è necessario che l'articolo sul mio paesino venga tradotto in portoghese, io purtroppo l'ho studiato da piccolo, quando cioè era arrivata in Italia la mania di Terra Nostra, e senza esagerare lo parlavamo io e una ragazza che come me vedeva la telenovela, infatti per delle cose nostre parlavamo in portoghese, ma ora per altre cose il mio portoghese è arruginito. Potresti fare qualcosa in merito? Ti ringrazio in anticipo--Lodewijk Vadacchino (discussão) 12h00min de 11 de Setembro de 2008 (UTC)

Economia[editar | editar código-fonte]

Yone, já que estou vendo que gosta de editar em economia, vc poderia dar uma atualizada lá no artgo de Crise de Crédito Hipotecário, atualizando ele para os acontecimentos do momento, com a quebra de todo mundo e dando nome aos bois. Abs MachoCarioca oi 23h57min de 15 de Setembro de 2008 (UTC)

Não é muito a minha praia, deixo pra vc caprichar quando voltar rs. De qualquer manira vou colocar alguma coisa lá, esperando que depois vc melhore e expanda. Abs MachoCarioca oi 00h14min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Ainda está aí? MachoCarioca oi 04h33min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Pela primeira vez estou em duvida sobre uma noticia para EvR, porque não sou muito fã de noticias de mortes ali, senão vira obituário, mas depende do tamanho da importancia, principalmente cultural, do falecido:

"Morre em Londres, aos 65 anos, Rick Wright, tecladista do lendário grupo de rock progressivo Pink Floyd"

Apóia a inserção desta noticia fresquinha ou não? MachoCarioca oi 04h39min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

O Subprime está muito bom MachoCarioca oi 04h42min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Ok, dois apoiando é mais que um, é algum consenso rs Bons sonhos. MachoCarioca oi 04h43min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Birmingham = é verdade estou ficando cego, em vez de United Kingdom li United States rs MachoCarioca oi 23h24min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Vc é carioca ou paulistana? MachoCarioca oi 03h00min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

O q acha disto aqui? [3] MachoCarioca oi 03h17min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Pois é, votou lá? MachoCarioca oi 03h34min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Claro, estão tentando apagar a categoria ,que maluquice aquilo. MachoCarioca oi 04h02min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre o verbete Subprime[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

O verbete Subprime foi desbloqueado. Eu o tinha bloqueado devido a um vândalo que criava artigos sobre uma tal revolta dos monges. Abraços.--OS2Warp msg 02h49min de 16 de Setembro de 2008 (UTC)

Evr[editar | editar código-fonte]

Cara Yone,

Vc apagou uma notícia da seção, deixando-a com 9 notícias. Conforme decidido em votação e descrito nas regras, a seção deve conter 10 notícias curtas. Abraços! Garavello (discussão) 14h00min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Oi Yone. Pelo que vi aqui, foi mesmo a sua edição que apagou... O que eu acredito que tenha acontecido é q vc tenha aberto uma versão anterior à reinserção da notícia pra editar e quando foi editar não percebeu q a versão anterior tinha só 9 notícias.
Tanto q a edição posterior q vc fala é a minha re-reinserindo a notícia. Uma dica que eu sempre uso é, principalmente nessa seção, antes de salvar ver a previsão e verificar se está tudo certo (links, imagens, número de notícias). Acredito que o que houve foi só um descuido. Alegre Garavello (discussão) 17h26min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)
Imagine, conflito de edição acontece com todo mundo. Alegre Garavello (discussão) 17h53min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

EvR2[editar | editar código-fonte]

Já que participa da seção, gostaria de sua opinião aqui [4]. Sds MachoCarioca oi 17h37min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Ok, eu só te pediria que ajudasse na objetividade da consulta, escolhendo ali entre um daqueles numeros que te fosse mais satisfatorio, de maneira a conseguirmos alguma coisa em comum e não apenas comentasse. Abs MachoCarioca oi 19h59min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Eu acho que mais uma pessoa também comentou que preferia cinco, mas votou em seis. Eu te sugeriria que votasse então ou em 6 ou 4, expressando sua opinião de que prefere cinco (senão cada um que entra ali acaba colocando um numero, bagunçou geral rs). Assim, se tivermos mais opinioes para cinco, já temos uma base para mudar , talvez até estipulá-lo, quem sabe. Acho que a coisa está entre cinco e seis. MachoCarioca oi 20h13min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre a Predefinição:Eventos atuais[editar | editar código-fonte]

Olá Yone Fernandes.

Não vi na Predefinição:Eventos atuais o problema que relatou. Olhei o histórico e não vi nada de equivocado.

Mas acompanho diariamente o que acontece nas Predefinição:Eventos atuais e vejo sempre muita discussão. Alguns editores adicionam fatos que segundo outros, não deveriam estar lá.

Pelas discussões, vejo que isso causa estresse entre os editores. Talvez seja melhor não editar por lá. É apenas uma sugestão minha. Abraços. --OS2Warp msg 21h43min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Teoria construcionista crítica[editar | editar código-fonte]

Yone, muito obrigado por sua colaboração e também na página de Alípio de Sousa Filho. Ela nos é importantíssima. Augusto. Gots (discussão) 21h17min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)

Ainda...[editar | editar código-fonte]

Por favor, Yone, você poderia acrescentar uma informação relevante para o Tosqueira, que afirmou que o autor da Teoria construcionista crítica não é citado? Ele afirma no comentário da eliminação: "Pelo Google Scholar não aparece nada: [1] e [2]. Se ele é o único que fala da teoria e não é citado por ninguém, a teoria morre por aí, é pesquisa inédita. Quando a tal teoria começar a ser citada por outros, começa a possuir algum respeito. Na minha opinião, só é enciclopédico uma teoria já bem aceita pela comunidade científica, a ponto de virar pelo menos referencial teórico de pesquisas de mestrado. Pelo que vi, apenas o próprio fala da teoria. Por melhor que seja a teoria, se ninguem a segue, cai no esquecimento, se torna irrelevante. E isso acontece com a imensa maioria dos trabalhos acadêmicos. Quem quiser, leia o livro "Ciência em Ação" de Bruno Latour. Tosqueira D C 01h22min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)". A minha tese foi de mestrado e muitos colegas utilizam no mestrado e doutorado a referência da teoria em questão, entre elas, a Eliane Quirino, que a aplicou para estudar uma cultura indígena, e a Tatiana Glicio, que a estudou em sua crítica das interpretações sobre o discurso sobre o incesto. A vantagem dessa teoria é que presume a ideologia como fenômeno cultural, de onde os antropólogos podem também colher bons frutos. Antes, somente com a perspectiva marxista, a etnografia e a etnologia perdiam muito. Seria importante que os interessados lessem a "discussão" de Teoria construcionista crítica para concluirem se querem desprezar esse verbete ou não. E seria lamentável se o eliminarem, diante de tantas provas que provam a minha boa-fé aqui no Wikipedia e a minha tentativa de que seja reconhecida uma coisa nossa, lusófona, brasileira, nordestina... Você poderia adicionar isso na discussão de vocês, por favor? Eu não sou administrador, e nem intento ser, para acrescentar isso para a tomada de decisão coletiva dos administradores. Muito obrigado, Augusto. Gots (discussão) 21h17min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)

Kaspar Capparoni[editar | editar código-fonte]

Ciao di nuovo. grazie a nome dei camporesi seri. ti chiedo ora se puoi correggere questo articolo, grazie in anticipo--Lodewijk Vadacchino (discussão) 20h36min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)

Agradecendo[editar | editar código-fonte]

Eu gostaria de agradecer o seu apoio, recomendações e dicas. Você é muito gentil, obrigado. Gots (discussão) 21h17min de 19 de Setembro de 2008 (UTC)

Opinião[editar | editar código-fonte]

Olá, Yone, poderia dar sua opinião aqui: Wikipedia:Páginas para eliminar/Chiquinha (Fabiane Bento)? Tks. FláviaCMsg 21h20min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Oi, Yone, que conflito de edição? FláviaCMsg 23h40min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Yone, aproveito para lhe convidar para esta discussão aqui. Estamos tentando implantar a justificativa obrigatória para os votos nas PEs. Passa lá se puder. FláviaCMsg 23h47min de 20 de Setembro de 2008 (UTC)

Nem percebi, Yone, mas quando voltei ao artigo notei que ele estava bem melhor que antes e que as edições eram suas (correção de texto, inclusão de fontes). JAMAIS ficaria chateada com este tipo de conflito (se é que houve), e, ao contrário, devo lhe agradecer pela contribuição. Alegre FláviaCMsg 01h39min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)

EvR[editar | editar código-fonte]

Prezados e Prezadas,

Fiz umas considerações finais, baseado nas opiniões dos editores sobre a diminuição do tamanho da seção Eventos Recentes e gostaria e pedir novamente sua participação sobre a proposta final que fiz, que é maleável, de maneira a conseguirmos este consenso ali tentado, e que parece ser bastante viável. Abs MachoCarioca oi 06h32min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)

Surfistinha[editar | editar código-fonte]

Poderia dar sua opinião aqui: Wikipedia:Páginas para eliminar/Bruna Surfistinha? Tosqueira D C 10h47min de 21 de Setembro de 2008 (UTC)

Moisés Espírito Santo[editar | editar código-fonte]

Feito

Por favor, mantenha em seus vigiados. O artigo tem um histórico enorme de VDA.

Abraço.

Porantim msg 16h08min de 22 de Setembro de 2008 (UTC)

EvR[editar | editar código-fonte]

Hello, vc marcou teu número preferido de notas em Eventos Recentes , mas não voltou pra dizer se consensamos as considerações finais que eu fiz ali. Diga lá se está ok pra vc tbém, parece que conseguimos um consenso maleavel. Sds MachoCarioca oi 07h35min de 23 de Setembro de 2008 (UTC)


Eventos atuais[editar | editar código-fonte]

Bom dia Yone,

desfiz tua edição em Predefinição Discussão:Eventos atuais, as mensagens já foram arquivadas em: Predefinição Discussão:Eventos atuais/Arquivo. Saudações Kim richard correio 15h50min de 23 de Setembro de 2008 (UTC)

Artigo em votação[editar | editar código-fonte]

Boa noite, desculpe ocupar o seu tempo, mas encontra-se em votação o artigo Aneros. Sendo que se trata de algo que existe não vejo porquê o apagar do mesmo, até porque se encontra em 4 Wikipédias diferentes além da PT. Solicito-lhe assim, uma visita ao mesmo. Obrigado. Luís Silveira correio 18h23min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

!Esboços de biografias de antropólogos[editar | editar código-fonte]

Desculpe pela demora na resposta, mas nesta semana minha disponibilidade está sendo bem reduzida. Aquilo estava bem estranho mesmo, por isso criei Categoria:!Esboços sobre antropologia. É possível que ainda haja biografias listadas temporariamente naquela categoria estranha e antiga, até o servidor atualizar todas as informações. Abraço, --Leonardo Stabile msg 20h42min de 24 de Setembro de 2008 (UTC)

Nem há a possibilidade. Se você acessar cada artigo, perceberá que a categoria apresentada já é a nova, eu fiz a mudança direto na predefinição que gera tudo. Mas o servidor às vezes demora bastante para fazer essa atualização, ainda mais em horários de pico. Relendo a mensagem acima, na realidade a categoria é Categoria:!Esboços sobre antropólogos. --Leonardo Stabile msg 00h28min de 25 de Setembro de 2008 (UTC)

Desconstrutivismo[editar | editar código-fonte]

Olá. Adicionei o link no "veja também" o verbete anamorfismo

e acrescentei o sinônimo

deconstrutivismo e a possibilidade de super-modernismo.

Gostaria de verificar mais detalhadamente o sufixo des e de , já que trata-se de conceitos ligeiramente diferentes, e sendo o termo original deconstructivism, creio ser mais apropriado o padrão deconstrutivismo. Além de tudo, é muito mais fácil de se pronunciar. Digo isso porque em rigor teórico, des pode significar desmonte, em detrimento do processo criativo que só caminha em direção à obra. Portanto, a arquitetura não é desmontada, mas sim montada de forma diversa (de), e mesmo durante os percursos de ida e vinda na fase projetual, a linha mestra do percurso é a construção, e portanto, o prefixo de é mais apropriado. É claro que os dois sufixos são similares, mas semânticamente podemos perceber, no dia-a-dia, a diferença sutil. Antes de atropelar, não sei quem criou o conjunto onde predomina o termo desconstrutivismo, e prefiro sugerir. Abraços,


=;-)

Arq. Gabriel Ishida (discussão)

pronúncia[editar | editar código-fonte]

Você há de concordar... é bem melhor pronunciar deconstrutivismo que desconstrutivismo. Ademais, vc sabe, os idiomas evoluem também em funçao do uso, da estética, do clima e etc. Só não vou criar uma campanha para mudar tábua para talba e problema para pobrema porque é muito feio, mas que é mais gostoso pronunciar, ninguém pode negar...

PP[editar | editar código-fonte]

Hehe! Acontece... Bom trabalho! Vinicius Siqueira MSG 18h04min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

Ao adicionar uma nova nota, a mais antiga deve ser removida e colocada em Predefinição:Ea-notícias. Vinicius Siqueira MSG 18h09min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

novata[editar | editar código-fonte]

Acho que você já deve tirar essa caixa porque já edita com prudência e controle das ferramentas. t+ David Andrade (discussão) 21h37min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

Sobre Alfabeto fonético internacional[editar | editar código-fonte]

Olhei o verbete Alfabeto fonético internacional e olhei todas as predefinições que ele utiliza.

O problema parece refletir em {{Vogais IPA}}. Mas esta predefinição não foi vandalisada. Acredito que o problema esteja em outro local.--OS2Warp msg 20h03min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)

Aquela figura que me mostrou, já tinha visto anteriormente e sei do que se trata. Mas não consigo saber o que esteja acontecendo. Parece que mudaram as fontes de alguma coisa.--OS2Warp msg 20h33min de 28 de Setembro de 2008 (UTC)
Pessoal muda predef como se fosse brinquedo Hein?. A questão toda estava em {{IPA}}, que tive que reverter para o estado original. Parece que agora voltou ao normal. Avisarei o autor da mudança sobre uma solução alternativa para a idéia dele, que apesar de ajudar em alguns casos, fazia aquela caca nas predefinições de vogais. --Leonardo Stabile msg 04h01min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)
Bem... já resolveram o problema. Eu imaginava que o problema fosse exatamente nesta predefinição. Editei ela, mas não consegui resolver o problema. Agora parece que tudo está em ordem. Abraços.--OS2Warp msg 18h40min de 29 de Setembro de 2008 (UTC)

Re: Ciao![editar | editar código-fonte]

Grazie! Terrò presente. Ciao! --Paginazero (discussão) 06h21min de 30 de Setembro de 2008 (UTC)

EvR[editar | editar código-fonte]

Não é por nada não, mas acho que vc transformou aquilo numa noticia de caderno de economia de Gazeta Mercantil. Não me parece é por aí. Ali é como se fosse uma manchete principal, bem mais sucinto e superficial, pegando o todo e não o detalhe. Até palavra entre aspas tem, coisa que jamais foi colocado em Eventos Recentes e nada tem com o estilo da seção. Não tem como ser mais sucinta ali não? É preciso dar uma enxugada.. Sds MachoCarioca oi 05h21min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Acho que não, me parece algo muito original, tentado no campo da ciencia matemática há muito tempo e agora conseguido. E me parece um assunto bem enciclopedico, num nivel bem diferente do que comumente tentam colocar ali como morte de Dercy Gonçalves ou furacão na Tailandia, isso sim noticia de agencia de noticia. Tem que ter inspiração para ir buscar um evento desses, não é noticia principal de jornal, é academica, apesar de global. Uma noticia diferente da mesmice que ali rola, e de alcance mundial. Mas se não concorda, fique a vontade para retirar. :-)

Entretanto, vc me devolveu a msg falando de outra coisa, da validade de uma noticia e não de como ela foi escrita. Não falei sobre a noticia economica que colocou agora, inclusive fui o primeiro a colocá-la, há mais de dez dias atrás, quando tudo estourou, e vem sendo atualizada, por mim, por vc e outros. Falei apenas da maneira como ela está exposta. Não do merito da noticia, mas do conteudo, Aquele 'titulos podres' ali, tá brabo. rs Sds MachoCarioca oi 05h39min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Já vi que tirou o parenteses, ficou bem melhor, aquilo estava esquisito, até pq titulo podre está linkado, a definição do que é - p jargão -está no link já. Mas vc precisa linkar direito a Câmara, só linkou Camara e EUA, o link deve ser para tudo, Camara dos EUA MachoCarioca oi 05h45min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

É, mas o link fica quebrado, não é o estilo correto. O link deve ser pro verbete em questão, não tem brinde rs MachoCarioca oi 05h59min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Explicando melhor, se vc fala da 'Câmara dos Estados Unidos', o link deve ser para a 'Camara dos Estados Unidos', e não para a 'Camara' e para os 'Estados Unidos'. Acorda aí e arruma lá hehe MachoCarioca oi 06h01min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Senado dos Estados Unidos e Câmara dos Estados Unidos não formam juntos o Congresso dos Estados Unidos? Muito mais sucinto não acha? Já que as duas casas aprovaram, o Congresso todo aprovou....:-) MachoCarioca oi 06h16min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Todo mundo está acompanhando este leva e trás, sabe-se do que se trata. Sugeria então que colocasse Congresso dos Estados Unidos para diminuir, o negocio ali é ser o mais sucinto possivel, não é dissertação. Sugiro 'econômica', depois de 'anti-crise' (*crise do q?) e bancários depois de correntistas, bem explicado mas sucinto. Não esqueça de trocar o selo pelo do Congresso.MachoCarioca oi 06h26min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Achei q vc tinha ido dormir pela demora em responder e mudei lá, veja se está bom. MachoCarioca oi 06h46min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Selo eu coloco porque no ingles eles usam selo mesmo, é o selo do presidente, não é emblema, que seria insignia. Quanto aos titulos podres, não sei se titulos inadimplentes são o exato, me parece ser, titulos que não foram pagos são titulos inadimplentes (ou não? serão só os donos ou seu papel? )mas a primeira expressão me parece muito jargão economês esculhambado. Nunca vi esta expressão como manchete de jornal ou revista. (a não ser setorial) Sei lá. Se tiver coisa melhor pra lá, que defina sem crescer, deixo com vc. Dê a melhor definição, se achar. MachoCarioca oi 06h58min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Eu sei o que é inadimplente sem precisar do Houaiss, uai .E títulos de inadimplentes? Funciona em economia? Outra coisa, fui lá na Wiki-en e independente do termo ali, já tem que atualizar: Congresso dos Estados Unidos aprova e presidente George W. Bush assina pacote bla bla bla MachoCarioca oi 07h05min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Quem dormiu foi vc que ja foi ate passear no dicionario haha MachoCarioca oi 07h07min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Tem algum nome mais formal pra 'titulos podres'? Eu não sei MachoCarioca oi 07h09min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Sobre crise financeira e crise economica, acho que vc está precisando cria novos artigos aí, pra acompanhar isso, não temos 'bailout'. MachoCarioca oi 07h12min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Poe o que vc achar melhor então, pra mim tá bom, fui onde podia pra melhorar. Poe o mais exato e vamos em frente. Atualiza, Congresso aprova e George W. Bush assina. MachoCarioca oi 07h14min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Não conheço, me parece que os maiores colaboradores de economia aqui sao IPs, gente do mercado que entra aqui pra escrever, mas não faz parte da turma que sempre está...não sei, vai ter que ser voce mesma hehe MachoCarioca oi 07h20min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Acho q nao precisa, é uma pequena atualização da mesma coisa. Deixa o primo la q ele entrou agora, nem esquentou cadeira. MachoCarioca oi 07h24min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Deal hahaha (só acho que vc deve ser formal com o nome do Moita e colocar ele inteiro, tá muito intimo ali rs MachoCarioca oi 16h52min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Já pensaste em dar uma arquivada na tua pagina e deixar só outubro que está pesada paca? MachoCarioca oi 17h14min de 4 de Outubro de 2008 (UTC)

Convite[editar | editar código-fonte]

Você está convidado ao WikiSampa Seis!

Muito bom[editar | editar código-fonte]

Olá, Yone, como estás? Espero que bem. A sua contribuição ficou muito boa. O legal daqui é que não é necessário fazer as coisas de uma vez, a gente vai melhorando. Qaundo propuz a criação do termo aqui, não imaginei a dificuldade... Daí, a redação não ficou como gostaria. Ainda bem que temos você para colaborar :-) Eu acho muito interessante a discussão da proposta da teoria. O modo como o professor Alípio trabalha com a ideologia, como um produto da cultura, é muito enriquecedor. Desarticula os preconceitos da gente. A gente reflete sobre as necessidades, qualquer delas. Às vezes, o que achamos necessário para viver não é tanto assim... É um prazer poder contrbuir nesse espaço público. Muito obrigado, um abraço, Gots (discussão) 22h02min de 7 de Outubro de 2008 (UTC)

Obrigado pelo gentil comentário. Continuarei aqui, produzindo calmamente. Os Srs. Anônimos que denigrem o espaço da Wikipedia, hostilizando colegas, são uma piada, não merecem credibilidade e respeito, são apenas revoltados. Em breve, eles mesmos se extinguem. Chega um dia em que a gente tem que olhar nos olhos, e aí a gente vê quem merece respeito. Um abraço, Gots (discussão) 15h43min de 8 de Outubro de 2008 (UTC)

Coisa estranha[editar | editar código-fonte]

Feito, faltava só uma das duas categorias. Estava lidando com algo parecido ainda hoje =) --Leonardo Stabile msg 03h52min de 10 de Outubro de 2008 (UTC)


Gostaria[editar | editar código-fonte]

Yone, dadas as suas contribuições aqui e o seu interesse pelo tema Economia/Finanças, gostaria de convidar você a visitar o Think Finance. Devido a polémicas no passado, aqui na wikipédia, não posso colocar o link, mas com uma pesquisa no Google você acha. Além de um fórum, tem uma Wiki completamente dedicada aos temas que você gosta.

Além do mais, a crise presente foi por nós prevista, tem bons artigos escritos ANTES da crise, que a explicam, e esperamos no futuro ter igual capacidade de prever coisas semelhantes (também ajudámos a acabar com fraudes na Europa, como a Afinsa e Fórum Filatélico).

Como disse, gostaria que você visitasse ...

Cumprimentos,

Incognitus

CSCW[editar | editar código-fonte]

Você com certeza não é única! Até eu que sou da área custo a cria coragem para corrigir aquilo. Para falar a verdade, desde fevereiro de 2007 ehehe. Para já, essa categorização me parece suficiente, mas acho que quando eu fundir todos os artigos manterei sobre a categoria da IHC. --Leonardo Stabile msg 04h23min de 12 de Outubro de 2008 (UTC)

Nobel[editar | editar código-fonte]

Tá bom baby, se a editora de Economia do pedaço diz que não é redundante, não sou eu que vou desdizer. Boas aplicações!....quer dizer....Boas contribuições! MachoCarioca oi 17h18min de 16 de Outubro de 2008 (UTC)

Escultores da Ucrânia[editar | editar código-fonte]

Falta de tempo mesmo, não pude nem lidar com aquele CSCW logo acima. Em todo caso, pelo menos um é de pronta entrega. Sds, --Leonardo Stabile msg 06h46min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Complementando: durante os próximos dias mudarei bastante minha rotina por questões pessoais. Até voltar ao normal vai demorar um pouco =). --Leonardo Stabile msg 06h48min de 22 de Outubro de 2008 (UTC)

Sobre a Categoria:Advogados de Portugal[editar | editar código-fonte]

Olá Yone.

Coloquei a Categoria:Advogados de Portugal na lista de verbetes vigiados. Tenho aqui uma pasta cheia de categorias que são costumeiramente enchidas de spam e que as vigio. Abraços.--OS2Warp msg 19h03min de 23 de Outubro de 2008 (UTC)

Predefinição:Música por século[editar | editar código-fonte]

Fiz uma tentativa, espero que o texto não tenha fica muito técnico =). Sds, --Leonardo Stabile msg 08h16min de 26 de Outubro de 2008 (UTC)


Wikificando o Brasil...

Olá! Hoje vim te falar sobre a Wikimedia Brasil.

Imagine um país em que qualquer pessoa de qualquer classe social possa ter acesso a toda a base de conhecimento produzida em toda a história da humanidade. E imagine que esse país é o nosso querido Brasil! Essa é a proposta da Wikimedia Brasil, ser uma organização que faça projetos, estimule e desenvolva o uso de projetos Wiki no Brasil.

A Wikimedia Brasil é o capítulo da Wikimedia Foundation, a fundação que criou e mantêm, dentre outros projetos, a Wikipédia, que visa a produção colaborativa e a disseminação inclusiva de conhecimento gratuito em língua portuguesa e de povos indígenas no Brasil. Você, que edita a Wikipédia, sabe que o conhecimento gratuito é muito importante e pode mudar o mundo.

Se quiser participar, assine aqui. Veja mais motivos para participar aqui.

Participe!


Essa mensagem foi mandada em nome da Wikimedia Brasil

Charia[editar | editar código-fonte]

Olá, Yone, tudo bem? Vi sua última edição no artigo Charia (aliás agradeço sua preocupação pelo assunto das grafias corretas, realmente esta é uma luta que tenho travado sozinho por aqui), e fiquei intrigado: você disse que o Aurélio mostra a grafia 'Charia', porém não a pude encontrar na versão online. Você poderia me confirmar, ela ocorre mesmo na versão escrita? Acho esta informação extremamente importante pois "sancionaria", por assim dizer, a atual grafia atual do artigo. Obrigado e saudações, RafaAzevedo msg 08h13min de 30 de Outubro de 2008 (UTC)

Olá Yone! Eu sinceramente não tenho uma opinião formada sobre o tema. Eu sempre prefiro que o título contenha termo consagrado em dicionários, mas no caso em epígrafe (como estou escrevendo bonito) estou sem condições de pesquisar a respeito. Um grande abraço, Dantadd (α—ω) 18h50min de 17 de Novembro de 2008 (UTC)

Irã, Irão, do Irã, do Irão[editar | editar código-fonte]

É coisa que não acaba mais =) Dei uma geral nas categorias e nos esboços. Acho que agora foi. --Leonardo Stabile msg 02h53min de 16 de Novembro de 2008 (UTC)

Persas[editar | editar código-fonte]

Olá, Yone, tudo bem? Obrigado pelo aviso, realmente eu coloquei a infobox no artigo e acabei me esquecendo de corrigir alguns parâmetros. Acabei de consultar e atualizar a tabela e vou ver se expando ainda hoje o artigo com conteúdo da Wiki-en. Mais uma vez agradeço pelo toque. Um abraço cordial, RafaAzevedo msg 21h07min de 20 de Novembro de 2008 (UTC)

Lola Pagnani[editar | editar código-fonte]

Buongiorno a te! Ti ricordi di me? quell'italiano che voleva aiuto col portoghese. Ebbene dopo tanto tempo ti chiedo aiuto per questo articolo sia in portoghese che in inglese. Se per cortesia puoi aiutarmi poi io ti aiuterò con l'italiano e qualcuno dei suoi dialetti, tra cui il napoletano, il veneto, il calabrese, il siciliano e il milanese.Nell'attesa di una tua certa risposta ti porgo i ringraziamenti anticipati e ti saluto da Campora San Giovanni, il mio villaggio natale. Grazie tante!--Lodewijk Vadacchino (discussão) 12h17min de 30 de Novembro de 2008 (UTC)
P.S. lo spagnolo e l'italiano sono le ben curate, scegli quale ti conviene.
Ho scritto qualcosina io, poi correggere i miei erroroni? Obrigado!--Lodewijk Vadacchino (discussão) 09h19min de 4 de Dezembro de 2008 (UTC)

Mistérios de um Lobisomem[editar | editar código-fonte]

He, he, he. Sabe que eu já participei até de congresso de estudos cemiteriais... todo mundo me goza por isso. Passei minha infância me divertindo no cemitério do lado da minha casa... Freud explica. Dantadd (α—ω) 18h45min de 3 de Dezembro de 2008 (UTC)

Pichação[editar | editar código-fonte]

Oi, Yone. Gostei do que tem feito no artigo. Não gostaria de aproveitar e colocar ali também a história do Celacanto provoca maremoto? Haha Pedro Spoladore (discussão) 02h28min de 20 de Dezembro de 2008 (UTC)

Mirko Vidovic[editar | editar código-fonte]

I noted your message to my colleague, but I think that he is on hollidays. If you need anything, just log to irc:wikipedia-hr and ask, there is always somebody speaking english logged on. By --Armchoir 08h04min de 23 de Dezembro de 2008 (UTC)

Olá Yone Fernandes,

As I understood, you want somebody to translate article and post it to en.wiki. If that is what you want, I can do it, or find somebody to do it. Please, just let me know if I am right in my assumption. Bye --Armchoir 07h48min de 24 de Dezembro de 2008 (UTC)

EvR[editar | editar código-fonte]

Peço-lhe pelo amor de Santa Teresinha que pelo menos escreva Guerra Fria com maiúsculas, como é e retire estadunidense, não usado nem no Brasil nem em Portugal, uma invenção feita aqui tendo por base a Wiki espanhola. E que evite colocar noticias passadas no meio de EvR. Passou, já era. Baci :-) MachoCarioca oi 21h45min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Grato. Mais uma coisinha: muito bom vc ter criado o artigo da Fortis, fazia falta aqui, é uma gigante européia, temos poucos colaboradores de nivel, o negocio aqui é escrever sbre novelas e jogadores de futebol. Não pude citá-lo na nota, justamente poreuqe não tinha, eu não quis fazer, não é minha praia e acho sempre que a nota deve ser mais conscisa e generica, citando mais o fato em si que pretensos envolvidos nele.

Mas, ao mudar o meu texto da nota, vc tbém mudou todo o sentido da importancia dela. O principal é o cara ter renunciado, a renuncia dele, e não o rei aceitar. Vc tornou o rei o personagem mais importante da noticia, quando não o é, é o primeiro-ministro e sua renuncia. Leia com atenção que notará. Sugiro que adapte meu texto antigo à nova informação que colocou. Desnecessário citar o Paribas, fica grande, a crise do Fortis me parece suficiente e mais conciso, o resto da informação, vi no artigo em si. Baci MachoCarioca oi 22h16min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Acho que ficou bem melhor, a citação do Fortis realmente era necessaria no contexto. Só acho que a noticia devia ficar acima da copa e do acordo nuclear, pois foi posta ali e foi depois. Vi sair antes, assim. Baci MachoCarioca oi 23h09min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Dei um mudada lá na ordem e atualizei a noticia. Baci MachoCarioca oi 23h53min de 28 de Dezembro de 2008 (UTC)

Bombardeio da Faixa de Gaza de dezembro de 2008[editar | editar código-fonte]

Yone, Yone, você sempre me arranja os melhores mas mais difíceis casos ehehe esse é um problema antigo, mais um daqueles que está na minha lista de afazeres faz tempo mas que não resolvo de uma vez. É uma falha do seu navegador, mas que afeta muitos outros leitores. Estou pensando em desabilitar a funcionalidade de compactar as referências para poder pelo menos evitar este problema aos leitores até que uma solução seja encontrada. Acho que foi exatamente isso que foi feito na en. Continua me mandando esses casos, só engenheiro para gostar disso ehehe. Abraço, --Leonardo Stabile msg 06h08min de 30 de Dezembro de 2008 (UTC)