Usuário(a) Discussão:37.189.150.73

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Usuário 37.189.150.73, por que acrescentou no artigo "Discografia UHF" a Note 2 "Gravação inédita? O que entende por gravação inédita? Todas as canções tocadas ao vivo são novas gravações. Inédito refere-se a um tema nunca antes editado. O tema em questão não é um inédito! A WP baseia-se num padrão de edição. Andregraca (discussão) 22h14min de 14 de novembro de 2017 (UTC)

Resposta: Penso que é útil destacar as compilações em que aparecem novos temas (nunca antes editados e mesmo que depois possam ser incluídos em colectâneas do grupo como aconteceu no último best of dos Clã) e também as que incluem regravações de repertório do grupo (como esse disco do Sol da Caparica em que são tudo gravações novas feitas neste festival ou por exemplo casos conhecidos de compilações como "Ao Vivo Na Antena 3" ou "3 Pistas" que incluem gravações novas de outros grupos) ou até remisturas. O objectivo será alertar para edições com versões diferentes. Esse tipo de compilações com gravações inéditas tem mais importância do que colectâneas que se limitam a agrupar temas de discos já existentes no mercado.

Entendo a sua explicação. Mas neste caso, o tema "Os putos Vieram Divertir-se" não é um inédito, mas sim, uma versão tocada ao vivo. O tema foi editado no álbum de estúdio de 2003, La Pop End Rock. Se vamos por aí, então teríamos igualmente de realçar, com notas de rodapé, inúmeros temas só por que são tocados ao vivo de forma ligeiramente diferente do original em disco. Isso tornaria o artigo confuso para o leitor. Por isso, existe um modelo padrão na WP, que poderá verificar nos Artigos Destacados. Atenção, que Compilação é diferente de Coletânea, como pode ver aqui. Então, se pretende dar destaque a esse tema, proponho que se escreva, por exemplo, "Gravado ao vivo" em vez de "Gravação inédita", pois não se trata de um inédito. Andregraca (discussão) 11h15min de 17 de novembro de 2017 (UTC)