Usuário(a) Discussão:Cesarschirmer

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a) à Wikipédia, Cesarschirmer. A Wikipédia existe desde janeiro de 2001. Desde então, e após várias discussões, foram sendo estabelecidos princípios que devem guiar o proje(c)to. O que se segue é uma compilação não exaustiva da filosofia da wikipédia. Por favor, reserve alguns minutos do seu tempo para a leitura dos textos de apoio antes de começar sua colaboração, que esperamos frutuosa, na Wikipédia.

Outras páginas que não dispensam a sua leitura, apesar de serem acessíveis por outros caminhos:


If you have trouble understanding Portuguese, please consider using Wikipedia:Babel (available in many other languages) so we are aware of your difficulties.

ATENÇÃO: Para deixar uma mensagem a um usuário é necessário escrever na página de discussão dele, caso contrário o destinatário não será notificado do seu envio com <<Você tem novas mensagens>> e é muito provável que ele não lhe responda. No final da mensagem adicione quatro tis (~~~~) a título de assinatura, para que o usuário saiba quem é o remetente.

Boa estadia e bom trabalho.

Severino666 20:09, 12 Outubro 2005 (UTC)


Muito legal sua intervenção no artigo crença. Eu pretendia fazer algo parecido, mas vc explicou o sentido filosófico do termo com bem mais detalhes do que eu planejava. Parabéns! --Leinad-Z 21:16, 30 Outubro 2005 (UTC)

Veja Wikipedia:Predefinições. -- Nuno Tavares 05:30, 1 Fevereiro 2006 (UTC)

---

César, parabéns pelas iniciativas e contribuições!

Principia14.

D Ambulans in Vicipaedia

Assim que eu tiver um tempo vou tentar trabalhar nos artigos e fundí-los. Acho que você tem razão e se quiser já ir adiantando o trabalho, fica à vontade. Adoro trocar idéias sobre os artigos! Abraço, Martiniano Hilário 20:59, 3 Março 2006 (UTC)

Olá César,

Agradeço a mensagem e a observação. Você tem razão e fez bem em recolocar a categoria filosofia no verbete metafísica. Na verdade, não era minha intenção colocar metafísica como 'conceito filosófico'. Cometi um erro por pura desatenção. Ao mesmo tempo, achei que uma categoria 'conceitos filosóficos' seria muito útil para uma melhor organização. Nous, por exemplo, fica muito melhor em 'conceitos filosóficos' do que em 'filosofia', simplesmente. Já estoicismo, por exemplo, não tem porque ser classificado como 'conceito filosófico' e pode facilmente se enquadrar na categoria 'filosofia' (embora, pessoalmente, eu pense que o mais adequado seria algo como 'escolas filosóficas').

Até mais, --Ziguratt 07:51, 4 Março 2006 (UTC)

ética dos geômetras[editar código-fonte]

Como assim Índice remissivo?? jic recado 13:36, 7 Março 2006 (UTC)

Replicado... Haha jic recado 14:57, 7 Março 2006 (UTC)

Segui minha intuição reforçada por sua recomendação e apaguei os conselhos sobre como estimular a memória. Que alívio, quilo tava me perturbando o juízo. Outra coisa que me perturba é a eliminação injusta de artigos. Por isso, se quiser dar uma forcinha aqui, agradeço. Abraço, Martiniano Hilário disc 20:15, 16 Março 2006 (UTC)

"Estimule sua memória" em discussão[editar código-fonte]

Olá, César, que tal assim, em http://pt.wikipedia.org/wiki/Discuss%C3%A3o:Mem%C3%B3ria Abraço, Ass:Rafael S. Carvalho. 13:53, 17 Março 2006 (UTC)

Linguística[editar código-fonte]

Olá Cesar. Como em qualquer caso onde existem termos diferentes em pt e em br, no caso das categorias temos que optar por um. A opção faz pela antiguidade e a outra forma fica redireccionada. Existem muitas categorias nessas condições, umas 'favorecem' o pt, outras, o br. Cumprimentos. Paulo Juntas 08:25, 30 Março 2006 (UTC)

Olá outra vez Cesar. O procedimento que descreveste, é exactamente o correcto e que eu apliquei. O problema é que o redireccionamento de categorias, não tem um comportamento semelhante ao dos artigos, ou seja: Quando se redirecciona uma categoria, os artigos não passam automaticamente para a categoria alvo e por outro lado, se alguém colocar artigos na categoria a redireccionar, neste caso a Lingüística, eles ficam lá, sendo necessária de vez em quando a verificação e correcção manual; foi o que fiz e que mereceu este teu questionamento. Espero ter sido explícito; senão, já sabes, é só perguntar. abraço. Paulo Juntas 13:33, 30 Março 2006 (UTC)

Cesar, Gostaria de lhe pedir que comentasse uma dúvida minha, que registrei na discussão do artigo memória. Vendo o histórico notei que a informação a qual não entendo bem foi editado por você, por isso resolvi vir pedir sua ajuda. Saudações, Martiniano Hiláriocuma? 18:27, 20 Julho 2006 (UTC)


Vandalismo de novo[editar código-fonte]

O IP 201.12.149.24 continua a atacar com vandalismo. Veja artigo Iago. Bloqueio nele! --Limper 01:27, 20 Setembro 2006 (UTC)

Artigo Crítica[editar código-fonte]

Dê uma olhada em Crítica, onde tentei conceituar. Mexa à vontade. Há necessidade de desambiguação. Seus artigos são muito bons. Parabéns. --Limper 01:34, 20 Setembro 2006 (UTC)


Filosofia Analítica e Quine[editar código-fonte]

Caro César:

Pude percerber que possuis interesse em Filosofia Analítica, embora não saiba até que ponto chega tal interesse. Gostaria de saber se possuis alguma documentação a respeito do artigo On What There Is (Sobre o Que Há) de Quine.

Abraço, Sérgio Farias.

Sérgio Farias 03:40, 18 Outubro 2006 (UTC)

Olá, Cesar!

Vi q vc fez uma providencial edição no artigo Leandro Konder q regularizou sua inclusão nas categorias. Gosto de deixar tudo com espaços, mas parece haver um problema no software MediaWiki, q está por trás da Wikipedia, q impede o bom trabalho caso haja espaços.

Vejo q vc é filósofo e gostaria de pedir sua revisão sobre o artigo Movimento político e a categoria Categoria:Filósofos marxistas q andei criando.

Sou um bárbaro (além de um pretensioso :)) nesses temas, uma vez q meu trabalho e estudo são ligados à computação, mas vi q havia necessidade e q, ademais, outros sempre podem melhorar nosso trabalho -- desde q a gente dë o primeiro chute. Literalmente, neste caso. :)

Obrigado,
--Hgfernanmsg 22:37, 7 Janeiro 2007 (UTC)

P.S.: li Animotseu diário filosófico e vi q vi q vc incorporou a ele o artigo do Losurdo. Muito interessante o artigo. Agora, com sua explicação, vou entendê-lo melhor.

Citação: Cesarschirmer escreveu: «Olá Hgfernan, Obrigado pelo retorno (feedback). Olharei os artigos indicados por você assim que puder. Grande abraço, --César Schirmer dos Santos 21:57, 7 Janeiro 2007 (UTC)»

César,
quem agradece sou eu. Aguardo suas dicas.
Obrigado,
--Hgfernanmsg 22:37, 7 Janeiro 2007 (UTC)

Marquei este artigo para eliminação por considerar a proposta muito nova para merecer um artigo. Se quiser pode defender o artigo na seção de comentários da votação. Luís Felipe Braga Msg 02:41, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Desculpe Luís, mas não ocuparei meu tempo nessas futricas de bastidores que tomam conta da Wikipédia lusófona. Meu negócio é o front, os artigos. Se quiser apagar, apaga.
Só esclarecendo, a proposta é nova, novíssima, mas relevante. E vem sim de um mero post de um mero blog. Mas de um mero post de um mero blog de um filósofo e educador que se ocupa do ensino da filosofia há décadas.
É claro que você não ficará sabendo disso pela Wikipédia, pois a informação é nova.
Seja feliz.
--César Schirmer dos Santos 02:49, 11 Janeiro 2007 (UTC)
Eu já passei por isso e entendo a sua agressividade. Mas pode ficar tranquilo, eu não sou dado a futricas e briguinhas! Quanto ao artigo, que é o motivo da discussão, as suas palavras reforçam a minha suspeita. Se o artigo trata de uma proposta "novíssima" ele deve ser eliminado pois a Wikipédia é uma enciclopédia e seu objetivo passa longe de ser um meio para divulgação de qualquer material, por melhor que ele seja. Por último, eu não apago nada, quem decide é a comunidade. Um abraço e boas contribuições. Luís Felipe Braga Msg 02:54, 11 Janeiro 2007 (UTC)
Pois é, mas a wiki em inglês tá cheia de artigos de propostas novíssimas da minha área -- filosofia -- que você deixa passar só porque viu o interwiki para outras línguas. Eu traduzo esses artigos, e isso ajuda o pessoal da filosofia a ver mais utilidade na wiki em português. Mas, segundo você, eles devem ser apagados, e conseqüentemente a wiki em português deve ser menos útil do que a wiki em inglês. Tenho pena de quem não sabe inglês. Ou talvez eu comece os artigos na wiki em inglês, pois daí você os consideraria relevantes, apesar de novíssimos. --César Schirmer dos Santos 03:03, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Leia o documento "Nada de pesquisa inédita" antes de sair insinuando coisas. Se resolver "enganar" a comunidade através de meros interwikis mostrará que a sua vaidade é maior que o seu interesse em construir este projeto. Mais uma coisa, nós temos autonomia e não seguimos a Wikipédia anglófona. Luís Felipe Braga Msg 12:01, 11 Janeiro 2007 (UTC)

"... 'enganar' a comunidade através de meros interwikis..." Não foi o que eu disse que faria. Seria ridículo, e mera vaidade, como você bem disse. Eu estava exemplificando para onde poderiam te levar as tuas maneiras de identificar o novo. Era um experimento mental. Todavia, quem começou com o tratamento considerado rude pela outra parte fui eu, então não cabe agora eu ficar me lamuriando. Peço desculpas pelo tom áspero que lhe dirigi anteriormente.
O documento "Nada de pesquisa inédita" é muito bom. Mas, a partir dele, veja: (1) o artigo em questão não está hospedando a pesquisa inédita, nem (2) lançando-a, e (3) Ronai Rocha, Professor de Filosofia da Universidade Federal de Santa Maria (USFM), em Santa Maria, RS, Brasil, é uma fonte fiável. Enfim, não vejo onde burlei as regras da nossa comunidade.
Bem, que a comunidade decida. Eu só criei o artigo porque me pareceu uma idéia muito importante, vinda de uma autoridade reconhecida pelos seus pares, em um assunto de grande relevância, a saber, a obrigatoriedade da presença da disciplina de filosofia nos currículos de ensino médio brasileiros. Se o juízo da comunidade for outro, tudo bem. --César Schirmer dos Santos 16:29, 11 Janeiro 2007 (UTC)

Questionário de pesquisa sobre a Wikipédia[editar código-fonte]

Olá Cesarschirmer,

Meu nome é Alexandre Rosado, estou na Wikipédia desde 2004 e gostaria de lhe fazer um pedido. Estou fazendo mestrado na área de Educação e Novas Tecnologias e tenho como tema de pesquisa a produção coletiva de conhecimento fora da universidade, estudando portanto o caso da Wikipédia e seus voluntários.

Para realizar esta etapa da pesquisa coloquei disponível um questionário para ser respondido pelos wikipedistas. Na primeira página estão as principais informações necessárias para responde-lo, sendo que a identificação do nome ou apelido na Wikipédia é opcional, podendo ser feito anonimamente.

Tive um retorno baixo de responstas até agora, 33 somente. Gostaria muito que o maior número de wikipedistas respondesse para dar maior precisão aos resultados desta pesquisa. Teria uma forma de você me ajudar na divulgação? O anúncio na Esplanada por si só não gerou um retorno muito alto.

Disponibilizo também meu e-mail (alexandre.rosado@globo.com) e meu MSN (alexandrerosado@hotmail.com) para contatos mais diretos.

Um grande abraço,

Alexandre Rosado 22h30min de 14 de Junho de 2007 (UTC)

Movimento apolítico[editar código-fonte]

Você é antigo de casa: poderia desenvolver minimamente o verbete Movimento apolítico? Do jeito que está não pode ficar. Dantadd 19h51min de 12 de Agosto de 2007 (UTC)

WikiEncontro[editar código-fonte]

Um WikiEncontro está se organizando em Porto Alegre: ver Wikipedia:Encontros/WikiAlegre. Espero que possas comparecer! Saudações, Mschlindwein msg 23h40min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)

Olá, Cesarschirmer. Bem-vindo. Alerto que a contribuição que realizou no artigo Novos Ensaios sobre o Entendimento Humano não possui fontes confiáveis e independentes, conforme orienta a política de verificabilidade da Wikipédia, por isso seu texto foi removido, modificado ou marcado com o uso de predefinições (como {{sem-fontes}} e {{carece de fontes}}).

Para adicionar referências é necessário colocar <ref>referência</ref> após sua edição, substituindo o termo referência pela bibliografia ou ligação de onde obteve a informação que adicionou, de acordo com o livro de estilo. Encontre fontes: ABW  • CAPES  • Google (N • L • A).

Por favor, leia as ligações apresentadas acima e observe o que dizem, assim seu esforço aqui terá um bom resultado. Se, ao ler a política, lhe surgir alguma dúvida, por favor deixe-me uma mensagem em minha página de discussão e quando eu puder lhe responderei, ou então, pode consultar algum membro do programa de tutoria ou um administrador da Wikipédia. Também pode utilizar o assistente para a criação de artigos, que o guiará passo a passo no processo de criação. Saudações e boa sorte em suas edições. Yanguas diz!-fiz 04h05min de 13 de junho de 2015 (UTC)[responder]

O verbete Lista de princípios filosóficos, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 17h07min de 28 de junho de 2016 (UTC)[responder]

O artigo Princípio de prazer foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Princípio de prazer, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Mister Sanderson (discussão) 00h55min de 27 de fevereiro de 2018 (UTC)[responder]

O artigo Tigarah foi proposto para eliminação[editar código-fonte]

O artigo Tigarah, criado ou editado por você, foi nomeado para eliminação semirrápida. Se não concorda com a proposta de eliminação, edite a página, retire o aviso dela e grave-a. Justifique, no sumário de edição e/ou na página de discussão do artigo, por que não considera válida a proposta. Remoções de aviso sem justificativa válida poderão ser revertidas. Procure melhorar o artigo de forma a enquadrá-lo nas normas da Wikipédia e sobretudo corrigir os problemas que levaram à proposta de eliminação. Boas contribuições. Rena (discussão) 02h18min de 25 de outubro de 2019 (UTC)[responder]

O verbete Oren Patashnik, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Yanguas diz!-fiz 22h49min de 23 de março de 2021 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Compatibilismo (externalismo e autoconhecimento)[editar código-fonte]

Olá, Cesarschirmer. A página Compatibilismo (externalismo e autoconhecimento) que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • G2: Impróprio. A página que criou foi considerada imprópria por não respeitar alguma regra da Wikipédia. Ver mais info›
    • Observação do proponente: p
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

JoaquimCebuano (discussão) 00h48min de 5 de novembro de 2022 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Compatibilismo[editar código-fonte]

Olá, Cesarschirmer. A página Compatibilismo que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

  • G2: Impróprio. A página que criou foi considerada imprópria por não respeitar alguma regra da Wikipédia. Ver mais info›
    • Observação do proponente: Só dois itens, logo não cumpre WP:DESAMBIG.
A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Patrick discussão 02h30min de 5 de novembro de 2022 (UTC)[responder]

O artigo Compatibilismo (externalismo e autoconhecimento), editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Patrick discussão 02h44min de 5 de novembro de 2022 (UTC)[responder]