Usuário(a) Discussão:Karstenkascais~ptwiki

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá, Karstenkascais, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, e desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Maurício msg 22h10min de 5 de Junho de 2008 (UTC)
  • Património Mundial: Sou Alemão, mas vivo em Portugal há alguns anos. O meu Português não chega para escrever directamente na Wikipedia, mas tenho ajuda (não para a discussão – desculpe as faltas). Trabalhou muito na Wikipedia alemã sobre o Mosteiro e a Real Abadia de Alcobaça, os Coutos de Alcobaça e as 13 antigas vilas de Coutos. Estou a preparar (com ajuda Portuguesa) um artigo sobre o Mosteiro e a Abadia de Alcobaça, por isso me adicionei como interessado colaborar para artigos referentes ao Património Mundial. Queria contactar outras pessoas para discutir a implementação (com respeito de forma harmonizada mas também com respeito o artigo existente).--Karstenkascais (discussão) 19h10min de 17 de Setembro de 2008 (UTC)

Património Mundial da UNESCO[editar código-fonte]

Olá, Karstenkascais! Creio que você se enganou, a mensagem acima poderia atingir os destinatários que você deseja se colocada em Wikipedia Discussão:Projetos/Património Mundial da UNESCO. Ou seja, em vez de colocar o recado na sua própria página de discussão (que só você é avisado que foi modificada), coloque a mensagem na página de discussão do projeto, onde as pessoas interessadas no projeto poderão lê-la! Boas edições, Maurício msg 21h55min de 17 de Setembro de 2008 (UTC)

Realmente, eu encontrei a sua mensagem - espero que mais encontrem, pois esta não é a minha área de edição, mas acho que é um projecto bem interessante e tenho a certeza que você bastante pesquisa. O problema é que as suas fontes devem ser todas em alemão - ou não?! Aconselho-o a colocar as suas propostas na página de discussão do Mosteiro de Alcobaça - deve explicar se e qual a diferença entre o Mosteiro e a Abadia que, no artigo em português, seriam a mesma coisa. Mas o artigo merece melhoramento! Artigos sobre os coutos também serão benvindos! Aconselho-o também a deixar uma mensagem na usuário Discussão:Lusitana que, além de contribuir nesta área, fala alemão!!! Abraço. --Rui Silva (discussão) 12h23min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)
Olá Rui Silva, a Wikipedia Portuguesa trabalha muito bem com respostas muitas rápidas! Os fontes dos meus artigos alemães sobre o Mosteiro, os Coutos de Alcobaça e as Vilas de Coutos são geralmente em Português - quase nenhum fonte existe em alemão (só com respeito da Igreja de São Gião perto da Nazaré). Com uma portuguesa professora da Escola Alemã em Lisboa estamos a traduzir o primeiro artigo (Mosteiro de Alcobaça), está quase pronto, só faltam alguns pontos pequenos. Já formatei o artigo para a Wikipedia Portuguesa e vou mostra-lo na página de discussão do Mosteiro de Alcobaça (quando tudo é resolvido com a tradução ). --Karstenkascais (discussão) 14h18min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)
Karstenkascais, mais uma dica (acho que você não está acostumado com o sistema de mensagens aqui na wiki): para você deixar um recado para o Rui Silva, deve fazê-lo na página de discussão dele. Ou seja, ele assinou: Rui Silva (discussão). Clicando em "discussão" ao lado do nome dele, você entra na página de discussão dele, onde ele recebe os recados dirigidos a ele (e é informado que há novas mensagens para ele). Se você escrever na sua página, só quem por acaso acessar a sua página ou a ter como vigiada verá a mensagem, ou seja, tem grande possibilidade de não ser lida por quem você pretende que leia.
Se não está muito familiarizado com o sistema daqui, considere entrar no Programa de Tutoria, onde um editor experiente poderá tirar suas dúvidas e te acompanhar nos primeiros passos (o programa é facultativo e mesmo se ingressares lá, não tens obrigação nenhuma, podendo fazer perguntas ou não ao seu tutor). Boas edições, Maurício msg 14h44min de 18 de Setembro de 2008 (UTC)

Olá Karsten, recebi a sua mensagem e já visitei a Discussão:Mosteiro de Alcobaça. Está um excelente trabalho de pesquisa - e a tradução está óptima (talvez algumas pequenas dúvidas, mas pode ser falta de conhecimento meu). Mas realmente, acho que com aquela informação toda o artigo fica quase "indigerível"... Meus comentários e propostas são os seguintes:

  1. A introdução sobre a História de Portugal pode ser importante para um usuário alemão ou de outra nacionalidade que não conheça muito da história de Portugal, mas para nós lusófonos, aquele texto está a mais - talvez verificar se há ali alguma informação que falte no artigo principal (História de Portugal);
  2. Toda a parte histórica sobre a Ordem de Cister poderia também ir melhorar aquela página; aqui no mosteiro ficaria apenas o essencial, com links para a outra;
  3. Os Coutos de Alcobaça poderiam constituir um artigo novo e bem interessante!

Ou seja, na minha opinião, deixava-se apenas a descrição do mosteiro e sua história própria; penso que se reduzia para metade ou menos. Talvez a Abadia, ou seja, a história dos monges e abades e do que faziam, pudesse igualmente constituir outro artigo separado, mas aí já tenho dúvidas... Bom trabalho e um abraço. Ah, continuo insistindo que contacte outros usuários porque eu não sou especialista nesta área. --Rui Silva (discussão) 07h03min de 23 de Setembro de 2008 (UTC)

Caro Karsten, fico contente que tenha entendido os meus comentários. Claro que eu limitei-me (?) à forma e conteúdo do artigo, uma vez tenho pouco conhecimento sobre estas questões históricas. Mas finalmente percebi a diferença essencial entre convento e abadia - aliás, encontrei o conceito explicado duma forma bem concisa no Dicionário Michaelis, que eu passei a usar principalmente por ser editado no Brasil e ter, portanto, termos que não são usados deste lado do Atlântico. Então, a minha proposta é passar para Abadia de Alcobaça todo o historial do "poder abacial" dos Abades de Alcobaça (esta podia ser um anexo com a sucessão, se houver essa informação) - no artigo do mosteiro de Alcobaça ficaria apenas um resumo e o link para essa nova página (pensei que estava como redirect...). Mas penso que pode começar a passar para a página do Mosteiro os aspectos novos que já estão traduzidos e organizados. É possível que, nessa altura apareçam outros usuários com novas ideias (e também é possível que haja um bocado de discussão...).

Outra proposta (talvez para uma segunda ou terceira fase) é de reformular a Abadia para lhe colocar duma forma explícita a questão do "poder abacial" e diminuir a história das diversas ordens. O meu objectivo, neste sentido, é de deixar as páginas da Wikipédia com um tamanho e uma concisão adequadas a leigos que, assim, poderiam aprender mais, sem ficarem "cansados" com excesso de informação. Abraços. --Rui Silva (discussão) 06h56min de 27 de Setembro de 2008 (UTC)

A sua conta será renomeada[editar código-fonte]

07h38min de 20 de março de 2015 (UTC)

00h08min de 22 de abril de 2015 (UTC)