Usuário(a) Discussão:Lopium

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Lopium, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Paulo Juntas 01:51, 23 Outubro 2006 (UTC)

Ortografia


Caro editor,
o seu contributo para a Wikipédia é bem-vindo. A Wikipédia em português é escrita e lida por falantes portugueses, brasileiros, africanos, timorenses e não só. Por isso devemos conviver com todas as variantes da língua e sermos tolerantes para com as diferenças ortográficas. Assim, não mude a ortografia da norma brasileira para a norma luso-africana (por exemplo, projeto para projecto; ótimo para óptimo etc) nem o contrário. Para mais informações recomendo-lhe a página Versões da língua portuguesa.

Claro que está à vontade para emendar erros ortográficos reais e que não derivem das diferenças entre normas estabelecidas da língua portuguesa.

Obrigado pelo interesse demonstrado e boas contribuições! --Whooligan msg 14:21, 31 Outubro 2006 (UTC)

Não mude as palavras do pt-br para pt-pt nem vice-e-versa, como o aviso acima, a WP é feita por falantes de diversos países, leve em consideração antes de fazer tais mudanças. Rangel Tilgon 02:10, 2 Novembro 2006 (UTC)

Lopium, você mudou novamente o artigo Rockabilly para pt-pt, quando essa mudanã não se faz necessária. Rangel Tilgon 03:03, 2 Novembro 2006 (UTC)

Caro(a) Lopium. Segundo as regras definidas em Wikipedia:Direito ao voto pela votação em Wikipedia:Votações/Direito ao voto e confirmada em Wikipedia:Votações/Direito ao voto (adendo) informamos que por enquanto não podemos aceitar o teu voto em qualquer votação. De facto, para minimizar a possibilidade de fraudes, tivemos de estabelecer que qualquer wikipedista, para ter direito ao voto nesta comunidade tem de estar registrado (registado) pelo menos há 45 dias e ter pelo menos 100 edições válidas no domínio principal (artigos) antes do início da votação.

Enquanto não cumpres estes pré-requisitos, poderás, contudo, participar de discussões e deixar a tua opinião como entenderes, inclusive nas páginas de votações. Por essa razão, teu voto foi anulado em Wikipedia:Pedidos de administração.

Esperamos que continues contribuindo ao projeto, desta forma em breve poderás usufruir do teu direito ao voto em qualquer esfera da Wikipédia. Obrigado pela compreensão e bom trabalho! Eduardo Pinheiro 17:13, 2 Novembro 2006 (UTC)

Versões do português[editar código-fonte]

Caro Lopium, gostaria de dizer o que significa "português correcto", como falaste aqui?

Estaria falando do "português de Portugal" (sic)? Pois, até onde eu sei, o português é um só...

Flávio, o Maddox (msg!contrib) 17:53, 2 Novembro 2006 (UTC)


Caro editor, por favor não apague informação, não insira informações que sabe serem erradas nem crie artigos com textos sem sentido, como fez no artigo "26 de Março". Isto pode vir a ser considerado como vandalismo. Se quiser experimentar o software da Wikipédia pode fazê-lo na página de testes, à sua vontade.


Consulte: Políticas | Normas | Edição | Não fazer | Erros comuns | Imparcialidade | FAQ | Ajuda

Por favor, não troques a grafia dos artigos. Se continuares com isso serás bloqueado. Obrigado. Mschlindwein msg 00:56, 3 Novembro 2006 (UTC)

Quanto à Imagem:Helen Svedin cara.jpg


Por favor, indica sempre a origem e o copyright das imagens que carregares para a Wikipédia.
Não indicaste estes dados de forma completa na Imagem:Helen Svedin cara.jpg. Peço que também verifiques todas as imagens que carregaste para ver se alguma delas se encontra sem estes dados essenciais. Se não for indicada esta informação na página da imagem ela será futuramente eliminada da Wikipédia.

Para mais informações acerca do uso de imagens na Wikipédia em língua portuguesa consulta Política de imagens, FAQ:Direitos Autorais e Como usar imagens.

Notas importantes
  1. A Wikipédia em língua portuguesa só aceita imagens cedidas para qualquer fim, sem restrição de uso, mesmo comercial. Assim, imagens "de divulgação" não são aceitas, pois têm restrições de uso.
  2. Se não fores o(a) autor(a) da imagem, certifica-te que a imagem respeita a regra 1 acima antes de carregá-la para a Wikipédia.
  3. O fato de uma imagem estar disponível em sites na Internet não significa de maneira alguma que a imagem respeite a regra 1 acima! Diversos sites na Internet possuem imagens sem informação de licença ou de direitos autorais. Por favor, não carregues tais imagens para a Wikipédia, pois elas serão eliminadas.
  4. A Wikipédia em língua portuguesa não aceita imagens sob fair use. Por favor, não carregues imagens sob esta licença, mesmo que a imagem esteja presente em uma ou mais Wikipédias em língua estrangeira. Essa licença tem restrições de uso, por isso não respeita a regra 1.

Para uma lista de predefinições/logos existentes para marcar imagens, consulta Predefinições de copyright e direitos autorais.

Desde 2005 recomenda-se que as imagens sejam carregadas no Commons, um repositório global para os projectos da Wikimedia, a fim de torná-las acessíveis a partir de qualquer projecto-irmão da Wikipédia. Este procedimento é aconselhável para evitar sobrecarregar nossos servidores. Também, antes de carregares alguma imagem, verifica se uma imagem equivalente já não está disponível no Commons.

Obrigado e boas contribuições! Mschlindwein msg 01:07, 3 Novembro 2006 (UTC)


Tens um dicionário em casa? Procura "estado-unidense", lê o que significa e aprende alguma coisa. Mschlindwein msg 01:17, 3 Novembro 2006 (UTC)

Minha reversão está documentada aqui --Mschlindwein msg 01:27, 3 Novembro 2006 (UTC)
Escrever "incluíndo" na minha página e além disso me chamar de ignorante é uma bela piada. Saudações. Mschlindwein msg 01:30, 3 Novembro 2006 (UTC)

Norte-americano[editar código-fonte]

Por favor, olha aqui a definição de "norte-americano". Nota que se trata de um dicionário pt-pt. Sei que no Brasil se usa "norte-americano" como "sinônimo" de "estado-unidense", mas isso é um abuso de linguagem. "Norte-americano" é quem nasce na América do Norte, assim como "sul-americano" é quem nasce na América do Sul. Mesmo que "norte-americano" seja aceito como "estado-unidense", o último termo é bem mais preciso. Se escreves "norte-americano", deverias precisar se o sujeito é canadense, mexicano ou estado-unidense. Trata-se aqui de clareza. Mschlindwein msg 08:59, 3 Novembro 2006 (UTC)

O fato de um abuso ser empregado por muita gente não o torna menos abuso. Muita gente também se refere aos Países Baixos como Holanda, e isso também é abuso e erro. Estamos aqui para escrever informação correta, não o que a maioria pensa ou emprega como terminologia. Saudações. Mschlindwein msg 23:53, 4 Novembro 2006 (UTC)

Foste bloqueado[editar código-fonte]

Até que aprenda a se dirigir aos outros com mais educação e sem ofensas. --Whooligan msg 14:30, 10 Novembro 2006 (UTC)


Olá Lopium, por favor, vê aqui a minha mensagem sobre a guerra de edições no artigo acima referido. Obrigada! Lusitana 19:11, 11 Novembro 2006 (UTC)

Por favor, não mude a ortografia da norma brasileira para a norma luso-africana, como fez em Língua vietnamita. A Wikipédia em português é escrita e lida tanto por portugueses como brasileiros. Procure manter em suas edições a grafia em que o artigo foi escrito pela primeira vez. RafaAzevedo msg 03h14min de 28 de Janeiro de 2008 (UTC)