Usuário(a) Discussão:M.F.

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá M.F., bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Agil 19:38, 12 Junho 2006 (UTC)

Para carregar imagens deve fazê-lo preferencialemtne aqui:http://commons.wikimedia.org/wiki/Special:Upload

 Lije*Also  (D) @ (C) 21:50, 12 Junho 2006 (UTC)

Wikidificando...[editar código-fonte]

Antes de dar-me um kattar (é assim?), vamos por partes...

  1. Quando enviares uma mensagem, ao final, basta colocar 4 tiles ( ~ ), que a sua assinatura aparece automaticamente...
  2. Efetivamente, o Portal está mesmo precisando de ajuda, mas pelo quanto tenho visto, não menos que os verbetes das Mitologias grega e romana! Temos alguns problemas, sobretudo naquilo que chamamos de wikificação - ou seja - dotar os verbetes das chamadas ligações internas - links para outros verbetes, categorias, etc.
  3. Também julgo como sério (seriíssimo até) a questão da nomenclatura em Português (não tanto as diferenças que temos entre nossos países, mas ao fato de o pessoal pegar verbetes em inglês, francês, e traduzir, sem o menor compromisso com a grafia em nosso belo idioma.). Há, ainda, problemas sobre acentuação, como na Proserpina, por exemplo. Minhas fontes dão-na como Prosérpina - e um acento aqui faz grande diferença...
  4. O portal, praticamente dito: Como a grande maioria dos verbetes anda meio que dispersos (o Enéias foi o primeiro que editei classificado como "mitologia romana" apenas), sem ser categorizados, o índice dos verbetes está muito aquém daqueles que realmente existem! O Portal seria uma forma de reunir a todos (portanto, assim que encontrares um verbete sem categ, pode adicioná-lo no índice do Portal!), e buscar dar-lhes uma formatação mais uniforme, de acordo com os padrões da wiki...
  5. Alguns itens de uniformização eu já consegui... Por exemplo: ao se criar um verbete cujo título possa ser usado com outros significados, adicionar apenas a palavra (mitologia) entre os parêntesis (e não mais "mitologia grega" ou "mitologia romana" como vinham sendo feitos) junto ao título; outra (me esqueci!)
  6. Mesmo assim, ainda é preciso que se faça, como nas biografias, um pequeno texto de introdução e, em seguida, começar com um título qualquer (eu em geral coloco, pra começo, o título: Mito)...

Ufa! finalmente: colocar o link {{Portal-mitogrega}} nos verbetes (pode copiar ou escrever, do jeito que aparece aqui, entre as chaves "{{", que automaticamente aparecerá a caixinha informando que existe o Portal...).

Falei demais, espero não haver lhe cansado! Qualquer dúvida que porventura tenha-me escapado, pode dizer-me. Abraço, e bem-vinda a este projeto, verdadeira en-ciclope-dico... Conhecer Digaê 19:36, 26 Junho 2006 (UTC)

Lembrei![editar código-fonte]

Desculpa, falei tanto e agora, depois de salvar, foi que me lembrei da outra uniformização para os verbetes: como as mitologias grega e romana são intimamente interligadas, criar verbetes na grega e, em seu contexto, fazer referências à variante latina - ao invés de criarmos 2 verbetes falando de uma mesma coisa! Era isso... Até mais, karateka kida... Conhecer Digaê 19:39, 26 Junho 2006 (UTC)

Serve mesmo algumas "dicas" pra os verbetes... Façamos o seguinte: tome o Bóreas como artigo base... e na medida em que for editando outros, procure dar-lhes uma conformação semelhante... Iáá Conhecer Digaê 18:41, 27 Junho 2006 (UTC)

PS: assine com 4 (quatro) tiles!

Nova assinatura[editar código-fonte]

Se ainda não estiver com conhecimentos bastantes desse treco aqui, deixe pra fazer mais tarde. São instruções que dei a um outro Usuário, que vou colocar aqui, pra mudar a assinatura (lá no link preferências, que surge ao topo desta página.

Pra usar como assinatura com data automatizada é preciso criar uma sub-página como Usuário:M.F./assinatura e depois mudar a assinatura nas preferências. Aí quando você assinar com os 4~ aparece a nova assinatura, com data etc e tal

Agora basta configurar tuas preferências. Substitui lá tua assinatura pelo nome da página da assinatura, e clica em não usar assinatura automatizada ou o que for mais parecido com isso. Salva e pronto. 4~ como sempre


  • O tamanho da fonte pode ser mudado, assim como a cor. A minha ficou com letras pequenas mas a sua pode ser maior, já que são duas letras e dois pontos (a menos que queira colocar outro nome). Então aumenta. Eis os passos:
Lá, em preferencias, na caixa "Seu cognome (para assinaturas)", escreva: {{SUBST:Usuário:T.L./assinatura}} - copia do jeito que aparece aqui - não precisa ir em editar... (não se esqueça de copiar as chaves {{...
Agora, vá na caixa "Assinatura sem atalho automático" e marque o X.

Eu, de novo...[editar código-fonte]

EmeEfe,

movi o Aba mitologia para Aba (mitologia), que deveria ter sido assim criado. A lista de nomes me parece que foi feita copiando outra em inglês - onde a sistemática é diferente.
Aqui os parêntesis têm uma função extra: quando a gente coloca uma barra vertical no link - | - logo depois do último parêntesis ), o nome aparece sem aquela palavra (mitologia, neste caso), assim: Aba.

Coloquei um aviso, na lista, pra quando alguém vier a criar um novo verbete... nem sempre a grafia dali obedece à grafia em nosso idioma.

Forte abraço, e bons trabalhos. Conhecer Digaê 11:27, 1 Julho 2006 (UTC)

Quando encontrar vandalismo, verifique o histórico, pois pode ter havido eliminação de conteudo. Sr. Tumnus msg 13:38, 29 Maio 2007 (UTC)

Wikimedia Portugal[editar código-fonte]

No WikiNorte 2, debateu-se a possibilidade de criar uma filial da Wikimedia em Portugal. De facto, grande parte da população ainda vê a Wikipédia como o site que os estudantes usam para copiar textos sem sequer os lerem. A Wikimedia Portugal seria um instrumento valioso para consciencializar as pessoas que a Wikipédia e projectos relacionados são fontes de conhecimento que todos podem consultar e editar.

Para se criar uma filial local da Fundação Wikimedia é recomendável reunir um mínimo de dez pessoas interessadas no projecto. Assim, o que se pergunta é: estaria interessado em ser um associado da Wikimedia Portugal? Se a resposta for sim, peço-lhe que assine a lista (não assumindo nenhum compromisso). Gil 18h41min de 22 de Dezembro de 2007 (UTC)


Aniversário![editar código-fonte]

"Parabéns prá voce, nesta data querida, muitos anos de vida...".


A cada aniversário, melhoramos características e amadurecemos qualidades. Vivenciamos novas experiencias e compartilhamos novos saberes. Criamos novas idéias e reconstruímos novos sonhos que antes estavam perdidos. Que neste ano você cause mais uma revolução em sua vida, que deve ser sempre comemorada!

Parabéns e muitas felicidades!


Tudo de bom à você Alegre

Sibelius (discussão) 16h30min de 25 de Fevereiro de 2008 (UTC)

Convite para o WikiTuga[editar código-fonte]

Olá M.F.! Gostava de te convidar a participar no primeiro encontro nacional de wikipedistas em Portugal, denominado WikiTuga, que se realizará em Coimbra, na data proposta de 7 de Junho de 2008. O objectivo é, entre outros assuntos, debater a criação da Wikimedia Portugal. Se estiveres interessado, inscreve-te! Waldir msg 23h16min de 28 de Abril de 2008 (UTC)

WikiTuga é já dia 7![editar código-fonte]

Olá M.F.! Desculpa estar a chatear mais uma vez, mas precisamos *mesmo* que confirmes a tua presença (ou ausência...) no 1º Encontro Nacional de Wikipedistas em Portugal, WikiTuga, que se realizará Coimbra, a 7 de Junho de 2008.

Caso a data não seja conveniente, por favor indica o(s) dia(s) que te convêm mais na página de discussão, para que se possa encontrar um compromisso que sirva à maioria. Não deixes de assinar aqui, indicando se irás ou não, para que possamos ter uma percepção da quantidade de pessoas com que podemos contar!

Cumprimentos, Waldir msg 18h37min de 25 de Maio de 2008 (UTC)

4º WikiNorte[editar código-fonte]

O WikiNorte resolveu atravessar o Douro.
O WikiNorte nasceu no berço de Portugal, esteve numa das cidades que lhe deram o nome e agora resolveu atravessar o Douro para conhecer, ao vivo e a cores, a Antiga, Mui Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto...

E contamos com a tua presença!

Wiki Loves Monuments 2011 Caro M.F., já teve início o Wiki Loves Monuments 2011, um concurso de fotografia a nível europeu, com o objetivo de fotografar todos os monumentos da Europa, organizado em Portugal pela Wikimedia Portugal.

O concurso decorre de 1 a 30 de setembro de 2011, com as fotos a terem de ser carregadas no Wikimedia Commons com uma licença Creative Commons compatível, e como é obvio, tiradas pelos concorrentes. Uma lista dos monumentos portugueses disponíveis está presente em www.wikilovesmonuments.org.pt, mais completa e actualizada que Lista do património edificado em Portugal e respectivas listas temáticas.

Para mais informações, regulamento e ferramentas de ajuda, consulte o site oficial em http://www.wikilovesmonuments.org.pt

Alchimista Fala comigo! 01h00min de 7 de setembro de 2011 (UTC)[responder]