Usuário(a) Discussão:Marcelo Spalding

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Marcelo Spalding, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia! 

Agil 02:59, 29 Novembro 2005 (UTC)

Parabéns pelas suas contribuições. A Wikipedia precisa de mais gente a produzir conteúdos de qualidade. Se precisar de algo, não hesite em mandar mensagem. Um abraço, Agil 03:32, 29 Novembro 2005 (UTC)

Olá Marcelo. Não, não se pode considerar DP, porque havia de se poder? O livro é uma obra e a capa faz parte dela. Paulo Juntas 17:51, 29 Novembro 2005 (UTC)

Pois. É um facto que qualquer site reproduz qualquer foto ou texto, limitando-se (e por vezes nem isso) a referir a fonte onde foi buscar o material. Ora a Wikipedia publica tudo sob licença GFDL, ao fazê-lo, está a autorizar que qualquer pessoa venha cá, copie o que muito bem entender e utilize-o da forma que bem quiser, inclusive, comercialmente. Ora a wikipedia não pode "oferecer" às pessoas, material que na verdade nãp "possui". Não sei porque apagaste a outra parte da mensagem mas, eu li; Cada um acredita no que quer, eu acredito (penso que bem) que, uma capa que contém uma foto (que tem autor), ou um desenho (que tem autor) ou qualquer outro tipo de grafismo (que tem autor), só poderá ser considerada de domínio público com autorização do mesmo ou decorrente dos pressupostos em lei (70 anos após a sua morte etç.). Como resolvemos essa questão, se é que ainda pretendes resolvê-la: falando, ou quando entederes, ou eu, que a nossa conversa, deu o que tinha a dar, poder-se-á continuar na Esplanada, ou chamando a esta outros contribuidores. Quanto à última parte, a saída de "novos" ou "velhos", não é para mim desejável mas, entendo que só deve contribuir para a wikipedia, quem o quiser fazer de bom grado e cumprindo as regras estabelecidas (espero sinceramente que seja este o caso). Cumprimento e continuação de bom trabalho. Paulo Juntas 19:41, 29 Novembro 2005 (UTC)

Ok Marcelo. A imagem será apagada a seu tempo. Alguma dúvida ou qualquer outra coisa que eu possa ajudar, não hesites. Bom trabalho. Paulo Juntas 20:20, 29 Novembro 2005 (UTC)

Salvamento sucessivo em "Walter Scott"

Caro utilizador, notamos que está trabalhando no artigo Walter Scott. Entretanto, observe que o sistema oferece a opção de mostrar uma previsão do texto que acabou de escrever, antes de gravá-lo.

Ao lado do botão Salvar página existe o botão Mostrar previsão, que serve justamente para que não seja necessário salvar repetidas vezes um mesmo artigo. Utilize o botão Mostrar previsão tantas vezes quantas forem necessárias e procure salvar a página apenas quando as alterações já forem significativas ou o trabalho estiver concluído.

Este nosso pedido é motivado pelo fato de que, a cada clique em Salvar Página, o sistema salva todo o conteúdo, preservando cada uma das edições salvas para efeito da história da composição do artigo. Além de consumir um espaço desnecessário nos servidores da Wikipédia, perde-se a real história do artigo, uma vez que os seus autores originais são deslocados cada vez mais para baixo no histórico de edições.

Temos certeza de que esta não é a sua intenção. Agradecemos a colaboração, boas contribuições.

--Mschlindwein msg 23:17, 29 Novembro 2005 (UTC)



Faltaram alguns detalhes em Walter Scott

Agradecemos por contribuir para a Wikipédia. A fim de garantir a homogeneidade e qualidade dos artigos, pedimos que, quando criar ou editar um artigo biográfico (como Walter Scott), não se esqueça de:

  1. colocar as predefinições {{esboço-biografia}} (em artigos curtos) e {{Biografias}} (em todos).
  2. indicar os dias de nascimento e morte (sob forma de links) e os locais (se conhecidos) logo após o nome da pessoa (como em Alexander von Humboldt).
  3. colocar as entradas nas respectivas letras do nome e do sobrenome da pessoa, clicando nas respectivas letras da predefinição "Biografias".
  4. dar entrada do nome da pessoa nos dias e anos de nascimento e morte, clicando na data e no ano.
  5. categorizar o artigo.
  6. colocar no artigo os interwikis para o artigo equivalente nas outras Wikipédias, bem como a nossa referência ([[pt:Walter Scott]]) nos artigos das outras Wikipédias.
  7. Para ter um tutorial, veja o Livro de estilo/Biografias.

Muito obrigado(a) pela ajuda, boas colaborações.

--Mschlindwein msg 23:18, 29 Novembro 2005 (UTC)

Escreveste: Sobre a criação do item, estou tateando ainda e muitas coisas são complicadas para mim, entretanto acho melhor termos o item a deixá-lo em branco
Tens toda a razão.
Escreveste: Devo colocar "esboço" em casos assim?
{{Esboço-biografia ou {{esboço}}.

Dica: assina as mensagens que colocares nas páginas de discussão dos outro usuários, para que o dito cujo saiba quem deixou a mensagem e possa te responder. Assina-se com 4 ~ seguidos, assim: ~~~~, o sistema coloca automaticamente o nome do autor, data e hora. Saudações, Mschlindwein msg 08:34, 30 Novembro 2005 (UTC)

Counting e não só[editar código-fonte]

Olá Marcelo. Para consultar as tuas contribuições, ou de qualquer wikipedista podes seguir Spalding&dbname=ptwiki este link, colocando lá o nome de utilizador que queres consultar. (Por vezes o site está em baixo, o que acontece de momento. Poderás também clicando aí em cima onde diz (minhas contribuições) e aceder à página das tuas contribuições, escolhendo qual o domínio que pretendes consultar, ou mesmo "todos os domínios", só que neste caso terás que as contar "à mão", uma a uma ou página a página (cada página tem 100). Para mostrares na tua página de usuário essas informações, bastará colares lá o link respectivo.

A fim de evitar possíveis situações sempre desagradáveis, informo-te que só podem participar de votações, os usuários com masi de 100 (cem) contribuições no domínio principal (artigos) e que se tenham registado pelo menos 45 (quarenta e cinco) dias antes da votação em causa.

Depois do nosso pequeno mal-entendido (que nem o chegou a ser) fico feliz por teres decidido ficar por cá (todos somos poucos). Em relação à nossa conversa inicial e após ter visitado o teu site pessoal, achei engraçada a frase que lá consta: "Textos de autoria de Marcelo Spalding. Reprodução não autorizada."

Dei uma olhada (rápida) por alguns dos teus "textos", irei voltar lá para ler melhor. Abraço. Paulo Juntas 17:41, 1 Dezembro 2005 (UTC)

O conteudo pode até existir, mas o que penso, é que ele esta desorganizado, e minha proposta era organiza-lo. Por exemplo, do que adianta vc ter uma página " Escolas Literarias de Portugal " sendo que o link sobre arcadismo que tem lá, é o mesmo o que existe em " Escolas Literárias do Brasil " ? Ainda, o artigo arcadismo está desorganizado, e pouco conteúdo, o quinhentismo esta uma bagunça .. por exemplo..coisas assim. Pedi ajuda. Só isso. Espero que me entenda. --Gabrielt4e 16:54, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Que bom que me compreendeu. A página literaruta já está até com um bom conteúdo creio eu. O grande problema são cada escola literaria.. Pois a maioria dos artigos esta bagunçados, ou pobres. Olhe para arcadismo por exemplo. Acho que nossa tarefa, seria padronizar o estilo das páginas de literatura, pra passar organização, e o que for informação extra vem abaixo.

Entende, minha sugestão é que cada página se organize em:

  • Marco Inicial
  • Contexto Histórico
  • Caracteristicas
  • Autores, suas tendencias e obras.

A exemplo do que é o artigo : Romantismo em Portugal, que eu criei. Ele não está completo é logíco mas penso que esta super bem organizado, e bem direto. Falta aprofundação de cada item. Mas é perfeito para uma apresentação por exemplo. Foi quando fiz o trabalho. Veja o que pensa. Vamos conversar e discutir sobre isso. Abraço =D

Gostei[editar código-fonte]

Gostei muito de sua iniciativa em Escolas Literárias Brasileiras. Vai ficar bem legal, ta bem sintetisado. Depois precisamos trabalhar bem cada conteúdo no seu artigo principal. Parabéns pela iniciativa. Aos poucos vou te ajudando também, e você me ajudando, e quem quiser também. Isso Vai longe! =D --Gabrielt4e 20:40, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Novidades[editar código-fonte]

Opa, Então, gostei muito do seu artigo como disse, e melhorei o artigo sobre Arcadismo, digamos, coloquei em itens, e aos poucos podemos completar. Mas já tem a estrutura do movimento lá. Coloquei algumas informações sobre cada autor também, nas páginas dos mesmos. Falta o contexto do Brasil, que não achei a folha aqui, então fico de completar em breve. Coloquei alguns links no final pra interligar as páginas. Está ficando legal =)

Re:[editar código-fonte]

Opa, Valeu por completar, é que como disse eu perdi a folha onde estava isso.. mas eu vou pesquisar melhor para completar. Eu dividi os autores por tópicos, eu só não sei se eu me equivoquei no país de algum, se você já souber me confirme, se não eu mesmo procuro depois.

Então, minha ideia é basicamente essa. No artigo de "barroco-literatura " por exemplo, colocar o contexto do mundo, em Portugal, e no Brasil, dai os marcos de cada, as caracteristicas gerais, e as especificas, e depois os autores de cada. Eu to pensando nessa estrutura. Acho que fica bem completo, e não fica desorganizado.

Qualquer coisa. Abraço.

contribuições[editar código-fonte]

Olá Marcelo. O link referido está, efectivamente, em baixo. Não sabemos quando estará ok. O melhor é ir tentando. Entretanto, pode verificar em qualquer altura quais são as suas contrinuições clicando em "minhas contribuições" no canto superior direito. Se tiver curiosidade, pode também consultar as contribuições de outros wikipedistas no mesmo link (dentro da respectiva página de usuário) ou em Wikipedia:Wikipedistas/Ranking. Um abraço! Agil 19:51, 2 Dezembro 2005 (UTC)

Escritores do Brasil[editar código-fonte]

Citação: Marcelo Spalding escreveu: «Olá. Quando se coloca na categoria escritores do Brasil a entrada aparece tanto em escritores quanto em escritores do Brasil? Se não, por que não deixar ambas categorias?» Marcelo, a informação deve estar sempre catalogada o mais exata e correta possível. Respondendo a tua pergunta, a resposta é não. O artigo catalogado em Escritores do Brasil vai aparecer apenas nesta categoria, que é onde deve aparecer o artigo, digamos de Luiz Antonio de Assis Brasil. Observa a categorização noutra área que tenho dado muito do meu contributo, os Rios do Brasil. Existe a categoria Rios >> Rios da América do Sul >> Rios do Brasil, notas que os rios do Brasil todos estão na categoria Rios do Brasil, que é a correta. Um usuário navegante que navegue pela árvore de categorias, deve vir de cima para baixo: Escritores >> Escritores por país >> Escritores do Brasil e assim sucessivamente. Qualquer dúvida, escreva sempre. Ah, vc esqueceu de assinar a mensagem que deixou em minha página de discussão. Para assinar, poste ao final da mensagem quatro tis como os que anoto aí ao lado ~~~~, a assinatura será gerada automaticamente. Boas contribuições. Gervásio Santana de Freitas Clique sobre a mãozinha ao lado para deixar uma mensagem em minha página de discussão - 18:35, 3 Dezembro 2005 (UTC)

Olá.. como vai? Você ainda tem feito algo nos artigos de Literatura?? Estava pensando em fazer um projeto sobre. O que acha? --Gabrielt4e 23:49, 14 Janeiro 2006 (UTC)

Estive a editar o artigo e achei isto. Não sei se foi contribuição tua, pois não informava quem o fez. Que achas? Achei esquisito estar em primeira pessoa.

Café das humanas[editar código-fonte]

Ola, notei que tem interesse por humana, mais precisamente Comunicação, gostaria de pedir seu ponto de vista nas discussões das páginas para eliminar destes dois artigos:
Acho que a wikipedia carece de mais artigos que tratem do tema produtos e marcas e que sirvam de consulta para estudantes e interessados nas áreas.

Obrigado Glum paz responder 14:59, 18 Março 2006 (UTC)

New Criticism e Formalismo Russo[editar código-fonte]

Olá, Marcelo! Andei alterando alguns de seus artigos antigos como o de New Criticism e o de Formalismo Russo. Ambas as versões que coloquei são traduções que fiz dos artigos americanos. Gostaria de sua opinião sobre eles e especificamente sobre o termo "New Criticismo", pois sendo este de certa importância literária traduzi para "Neo Crítica". Acho que esse termo nunca foi traduzido academicamente para o português. Gostaria de saber sua opinião. Até! Tommy amorim 19:02, 11 Maio 2006 (UTC)

Marcelo, estou trabalhando na recategorização dos artigos da categoria:escritores do Brasil. Encontrei lá teu artigo. Peço que dê uma pequena wikificada nele e que recategorize, pois ninguém melhor que você para fazer isto. A recategorização procede da seguinte maneira: estamos especificando a área de atuação de cada escritor. Há os romancistas, novelistas, escritores infanto-juvenis, enfim. Há inúmeras categorias. Peço que faça isto para melhorar a estética do artigo e torná-lo mais específico e compreensível. Qualquer dúvida me pergunte. Boas contribuições! Vinicius Siqueira ¿msg? 20h49min de 29 de Julho de 2007 (UTC)

WikiEncontro[editar código-fonte]

Um WikiEncontro está se organizando em Porto Alegre: ver Wikipedia:Encontros/WikiAlegre. Espero que possas comparecer! Saudações, Mschlindwein msg 23h05min de 6 de Janeiro de 2008 (UTC)


Olá, Marcelo Spalding, receba as nossas boas-vindas.


Notamos teu interesse em História e gostaríamos de te convidar a participar do desenvolvimento do Projeto História.Ele têm como objetivo o aumento e melhora do conteúdo de História dentro da Wikipédia Lusófona.

Boa estadia na Wikipédia! Alegre. Saudações!

Tosão (discussão) 23h55min de 18 de Maio de 2008 (UTC)

A página Berenice Sica Lamas foi eliminada por não apresentar WP:FF e WP:FI que satisfizessem os WP:CDN. Queira ver WP:BSRE e WP:V. Um aviso foi colocado na página e lá ficou por 5 dias, aguardando edição que a melhorasse. Como você a criou sem se registrar, não pôde ser avisado da iminente eliminação.

Por favor, não se esqueça, nunca, de assinar seus comentários, para viabilizar o contato.

Cordialmente, Yanguas diz!-fiz 12h48min de 20 de janeiro de 2014 (UTC)[responder]