Usuário(a) Discussão:Mobe.wiki

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a), Mobe.wiki!

A Wikipédia é uma enciclopédia colaborativa, e com a sua ajuda, nós poderemos dar a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano!

Para colaborar, você pode:

Caso você tenha qualquer dúvida, pergunte a mim ou na página para tirar dúvidas para que outro voluntário entre em contato. Boas edições!

-- Ovelhamauro (diga) 01h14min de 11 de novembro de 2022 (UTC)[responder]

A História do Brasil[editar código-fonte]

Ao longo dos séculos,os grupos que compõem uma sociedade vão estabelecendo relações diferentes, às vezes mais conflituosas que em outros momentos. Também a economia mudou ao longo do tempo, de acordo com os interesses dos grupos sociais.

Vamos ver como as transformações sociais e econômicas aconteceram no Brasil em diferentes momentos da sua história, em especial nos séculos XIX e XX.

   OS PERÍODOS DA HISTÓRIA DO 
            BRASIL

É importante nos localizarmos no tempo para podermos entender um acontecimento dentro do seu tempo, isto é, no seu contexto histórico. Por exemplo, você estudou nos livros anteriores a chegada dos portugueses ao Brasil. Para você entender por que isso aconteceu em 1500, é preciso conhecer o que se passava na Europa naquele momento, ou seja, qual era o contexto europeu. Assim, você pode compreender que as conquistas da América e do Brasil fazem parte do período das grandes navegações, em busca de novas rotas marítimas.

          O PASSADO 
          BRASILEIRO 

A história do Brasil pode ser organizada em períodos. Há algumas periodizações mais usadas, mas podemos organizar os acontecimentos de várias maneiras. Uma maneira bem usada para dividir os períodos da nossa história é esta:

Período Pré-cabralino=1500 Período Colonial=1808 Reino Unido=1822 Período Imperial=1889 Período Republicano=1889

Mas há outras maneiras de dividir a história do Brasil em períodos. Veja esta outra linha do tempo:

1500 Chegada dos portugueses ao Brasil 1530 Início da colonização 1822 Proclamação da Independência 1889 Proclamação da República

Essas duas linhas do tempo podem ser consideradas corretas. Quando as comparamos, percebemos que o que mudou foi a seleção das informações usadas como marcos históricos. A primeira considerou a história indígena, anterior à colonização. Também incluiu o período intermediário entre a chegada da família real portuguesa, em 1808, e a independência do Brasil, em 1822. Nesse período o Brasil foi a sede do Império lusitano, foi a capital do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves. A segunda divide o período colonial em amtes e depois de 1530, pois foi a partir desa década que teve início a colonização do Brasil organizada por Portugal. Mas não divide o final do período, apenas marca o início do próximo período após a independência brasileira. A linha do tempo pode ser mais ou menos detalhada. Isso depende do que queremos mostrar. Quanto mais informações, mais relações podemos estabelecer. Por exemplo, se quisermos destacar o desenvolvimento de atividades econômicas, selecionaríamos informações como as culturas realizadas em cada período. Podemos perceber que, entre os séculos XVI e XIX, a economia desenvolvida no Brasil foi sendo ampliada. Atividades econômicas começaram a ser praticadas, mas isso não quer dizer que elas terminaram quando uma outra começou. Elas foram praticadas ao mesmo tempo, como você estudará na unidade 3. Muitas ainda fazem parte da economia nacional, mesmo usando novas tecnologias. Mobe.wiki (discussão) 01h56min de 11 de novembro de 2022 (UTC)[responder]