Usuário(a) Discussão:Raquellpires

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Bem-vindo(a), Raquellpires!

Seu trabalho é importante. Sou colaborador da Wikipédia. Espero que também goste de colaborar com esta enciclopédia, que dá a qualquer pessoa a possibilidade de ter livre acesso ao somatório de todo o conhecimento humano. Ajude-nos a melhorar e acrescentar informações. Obrigado por suas contribuições. Espero que goste daqui e decida ficar.

Aqui estão algumas páginas que podem ajudar:

Se precisar de ajuda, pergunte na página para tirar dúvidas ou diretamente para mim. Sua página de testes está à disposição para que você possa testar a sintaxe do software usado na Wikipédia. Pode também se inscrever no programa de tutoria e ser acompanhado(a) por um(a) editor(a) mais experiente. Por favor, assine suas mensagens nas páginas de discussão usando quatro tiles (~~~~) ou o botão presente no alto da janela de edição; isso irá inserir automaticamente seu nome de usuário e a data. Stego (discussão) 11h43min de 23 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]


O verbete Fontes históricas digitalizadas e nascidas digitais, editado por você, foi marcado para eliminação por consenso, por ter sido considerado, por algum editor, não condizente com a Wikipédia; isso significa que o verbete talvez não satisfaça os critérios de notoriedade estabelecidos pela comunidade ou se encaixe no descrito em O que a Wikipédia não é.

Você poderá expor seus argumentos na discussão para manter ou eliminar, porém jamais remova o aviso de eliminação que está no verbete, pois seria considerado vandalismo.

Boas contribuições! Stego (discussão) 11h42min de 23 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Pretendemos manter o artigo. Estamos tentando fazer os ajustes necessários para que não seja banido, conforme proposto. Raquellpires (discussão) 20h04min de 27 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Indicação de eliminação rápida para a página Fontes históricas digitalizadas e fontes nascidas digitais[editar código-fonte]

Olá, Raquellpires. A página Fontes históricas digitalizadas e fontes nascidas digitais que criou foi indicada para eliminação rápida por não cumprir a seguinte regra:

A página será eliminada por um administrador ou eliminador se estiver em conformidade com a política de eliminação. Caso a página já tenha sido eliminada e caso acredite que houve uma violação da nossa política de eliminação, abra um pedido em Wikipédia:Pedidos/Restauro ou, se preferir, deixe uma nota em minha página de discussão caso tenha qualquer dúvida sobre o assunto.

Christian msg 20h07min de 23 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Fontes históricas difgitalizadas[editar código-fonte]

Olá, você realmente desistiu de criar o artigo fontes digitalizadas? O assunto me pareceu pertinente. Se precisar de ajuda para a criação do artigo, com condições de ser mantido na Wikipedia, não hesite em me procurar na minha página de discussão. --A.WagnerC (discussão) 19h25min de 24 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Resposta[editar código-fonte]

Olhando o artigo, para nível acadêmico está bom, mas a nível enciclopédico, vamos analisar. O motivo do colega ter indicado seu artigo para eliminação é pela suposta falta de caráter enciclopédico, ele também apontou a presença de pesquisa inédita.

Feitas essas observações, vamos analisar seu artigo:

  • "fontes históricas nascidas digitais", mas o que isso? É um termo criado por você? Não vi nada a respeito nas referências que você anexou no artigo nem no Google. Por essa razão, soa muito como pesquisa inédita.
  • Você quer falar sobre fontes históricas digitalizadas, é isso? Se sim, seria interessante você escrever sobre o processo de digitalização desses acervos. Focar mais nesse ponto e apresentar referências que falam necessariamente disso.
  • Por outro lado, reparei que na Wikipedia português não existe um artigo falando sobre fontes digitais. Caso se interesse em falar de fontes digitais de forma mais ampla, e não necessariamente em história, tem o artigo em inglês en:Digital reference, mas ele está mal feito, é só para ter noção.
  • Use pronomes em 3º pessoa: evite utilizar pronomes como nós, você. Seu artigo tem o seguinte trecho: "uma das possibilidades que podemos observar é o caso das fontes digitalizadas". Substitua por pode ser observado.
  • Introdução em desacordo com o livro de estilo. A introdução é um breve resumo do conteúdo, a ideia da introdução aqui na Wikipedia é que com uma simples leitura, o leitor já possa entender do que se trata o tema do artigo. A sua introdução não é direta, não explica de cara sobre o qual é o tema. E também mistura fontes históricas digitalizadas com a profissão de historiador. Veja WP:INTRO para entender melhor sobre o que é uma introdução, e dê uma olhada rápida na introdução dos artigos Direito e Fonte primária, perceba que a introdução é direta, já expõe "de cara" do que se trata.
  • Você abusou muito de ligações externas, como em "A historiadora Anita Lucchesi (ligação externa) (2014, p. 45) afirma que tais fontes possibilitam a[4]" Vou tirar todas. Evite isso. Se a intenção é referenciar o que a historiadora disse, para isso existe a referência, que você colocou logo em seguida.
  • Você também colocou muito conteúdo sem referência.

--A.WagnerC (discussão) 21h20min de 27 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]

Resposta referente às novas modificações[editar código-fonte]

Olá novamente. Aquelas fontes que você colocou estão disponíveis na internet? Se sim, seria interessante deixar disponível os links para consulta. Seria interessante também você entrar em contato com Stego, dado que foi ele que marcou o artigo para eliminação, e pode esclarecer se os problemas ainda persistem. Do meu ponto de vista, preciso ver as fontes para verificar se é notório ou não o conteúdo. --A.WagnerC (discussão) 22h01min de 28 de dezembro de 2020 (UTC)[responder]