Usuário(a) Discussão:Roxinha

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá Roxinha, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No fim da mensagem assine com quatro tis: ~~~~
  • Desejo-lhe uma boa estadia na Wikipédia!  Laobc 01:04, 23 Março 2007 (UTC)

Desejas participar da tutoria? Alex Pereiradisc - falaê 01:19, 23 Março 2007 (UTC)

É portuguesa? E irei mexer na tua página de usuária... Alex Pereiradisc - falaê 01:26, 23 Março 2007 (UTC)


Bem-vindo ao programa de Tutoria. Eu, Alexanderps, serei o seu tutor até que você esteja mais familiarizado com a Wikipédia ou não deseje mais participar da tutoria. Não fique com receio de tirar qualquer dúvida que possa ter. Para entrar em contato comigo acesse minha página de discussão.

Primeiras dicas[editar código-fonte]

Vamos por partes:

  1. Categorias: você tem acesso a uma lista de Categorias. Verás muito boas dicas por lá.
  2. Usuários: Você pode, tendo o nome de usuário, encontrar à partir do sistema de busca. Existe uma lista, já te dou o link.
  3. Minhas contribuições: Principalmente em biografias, militares (do Brasil) e muito trabalho burocrático, de acerto de páginas mal elaboradas (por gente que não tem tutoria Alegre). Você pode conferir isso aqui.

Conselhos: leia os seguintes links:

Vão esclarecer bastante como editar por aqui.

E você, quais serão as suas colaborações? Em quais temas quer escrever? E ao escrever a alguém, não esqueça de assinar, com quatro tiles (~~~~).

Espero ter respondido as suas perguntas. Como sabe, falamos portugueses diferentes. Abraços. Alex Pereiradisc - falaê 01:43, 23 Março 2007 (UTC)

Achei a lista de usuários: está aqui. Alex Pereiradisc - falaê 02:33, 23 Março 2007 (UTC)
Leu os links acima? Vou ter que sair agora, mas não deixe d eescrever, assim que voltar, respondo...
Aqui no Brasil ainda é de tarde, mas mais à niote, já retorno. Se quiser, vá utilizando a página de testes para se familiarizar. Acho importante, assim, você pode praticar o que já viu. Abraços. Alex Pereiradisc - falaê 19:28, 23 Março 2007 (UTC)
Alex Pereiradisc - falaê 19:28, 23 Março 2007 (UTC)

Não tenho muito o que olhar não, ainda estou me familiarizando. Estou me concentrando em fazer o pouco que eu sei, enquanto vou aprendendo de pouquinho em pouquinho. Já vi que está bem tutorada! Já já vai estar sabendo tudo! Abraços e boas edições! -- Laobc 02:17, 24 Março 2007 (UTC)

Perguntas e respostas[editar código-fonte]

Vamos lá. A página de testes geralmente não salva, mesmo. Mas é bom que tenha visto alguns dos truques de edição. Se já quiser editar algo (não apague, apenas acrescente, se não for começar um novo verbete), comece. E me avise. Assim, já posso te dar alguns feedbacks (vocês usam esse termo em Portugal?), assim, já te passando um pouco mais de experiência.

Quanto ao artigo água (como tantos outros), trata-se de um artigo protegido. Provavelmente, estava a ser vandalizada. Hoje mesmo protegi algumas páginas, ou por guerra de edições, ou por vandalismos.

Índice: Ele surge sozinho. Reparou que a sua página de discussão já tem um? Isso acontece por conta das secções que se criam, utilizando ==secção==, ===subsecção=== e assim por diante. Entre aqui e veja mais.

Finalmente, você não me incomoda, muito pelo contrário. É um prazer ajudar alguém, ainda mais quando quer colaborar de modo a(c)tivo aqui. Continue conversando. Bjaum. Alex Pereiradisc - falaê 03:22, 24 Março 2007 (UTC)

É assim mesmo. Fazendo ligações internas, você já colabora (e muito) com o verbete, que não fica sem saída. Fique a vontade para editar o artigo. Você pode vigiá-lo (lá em cima do artigo tem uma aba escrito vigiar), assim, você pode saber quando editaram o verbete, e comparar com a sua versão. Assim, pode desenvolver o artigo e, de quebra (por consequência), cuidar dos vandalismos. Estou de olho.

Veja o que farei com o artigo Monogástricos, que você iniciou. Irei "wikificar"... De resto, continue assim, e qualquer dúvida, vá me escrevendo. Pergunta: Que horas são no seu relógio???? hehehehehehehe Jokas. Alex Pereiradisc - falaê 04:09, 24 Março 2007 (UTC)

Muito bem feito. Referências funcionam deste forma. Na sua volta, vou te ensinar a fazer uma subpágina de usuário. Vai ser divertido. Bjus. Alex Pereiradisc - falaê 17:53, 24 Março 2007 (UTC)

Divirta-se, no que for possível. Darei uma olhadinha no artigo, e qualquer coisa te escrevo. Tenho o seu e-mail, que você disponibilizou nas suas preferências. Beijos e bom final de tarde (aqui, início de tarde). Alex Pereiradisc - falaê 17:51, 24 Março 2007 (UTC)

Apresentação[editar código-fonte]

Olá ... eu sou a Lúcia! Bem vinda à Wikipédia! Alegre

Estou a falar-te por uma razão simples (além de me apresentar): vi que tens a userbox dos "Pensares do Koehne" em tua página de usuário! Muito bem ... a partir de agora, sente-te à vontade para "pensares" junto connosco aqui (eu convido, hehhe, mesmo a casa não sendo minha - é que estamos a precisar de mulheres por lá) Haha Bem, foi um prazer conhecer-te. Bjs e aparece! Belanidia Olá! 21:40, 26 Março 2007 (UTC)

Pilares da Educação??[editar código-fonte]

Ou Pilares da educação???

Que nome queres dar?

Me diga, daí te digo...

E como foi de ausência? Jokitas. Alex Pereiradisc - falaê 00:48, 28 Março 2007 (UTC)

Vamos à aulinha de hoje, então: (Aproveita que hoje só irei à tarde para trabalhar)
  1. Você vai à página do artigo, e observará que lá em cima o artigo possui algumas "abas", entre elas, "mover";
  2. Clique na aba "mover", e vai abrir uma nova página, onde aparece o atual nome e logo abaixo, espaço para colocar o novo nome;
  3. Altere aí o nome, justificando o motivo da alteração (o artigo se refere especificamente ao capítulo quatro do relatório da UNESCO);
  4. Confirme e pronto.
Faça isso e já me escreva.
Bjaum. Alex Pereiradisc - falaê 14:37, 28 Março 2007 (UTC)
Muito bem. Foi fácil?? Alex Pereiradisc - falaê 15:08, 28 Março 2007 (UTC)

Bom dia (se estiveres a wikipediar agora:-)) Marquei este teu artigo para "wikificação" e "sem-fontes", porque o único link que tem é para o artigo sismo - e penso que deves ter sido tu a colocá-lo lá (podia ter verificado, mas não o fiz), porque nós geralmente criamos páginas no singular. Então este deve ser movido para "sismo interplacas". Também não tem categoria, embora o intraplacas tenha... Outra coisa que podes fazer é procurar os links para as WP noutras línguas - por ex. em sismo vai à inglesa e procuras o tal sismo interplacas e copias os links para a tua página.

Outra coisa: reverti a tua edição de Crosta porque penso que retiraste muita informação útil e muitos links para a tectó(ô)nica (vi a tua msg sobre este "problema"...); na minha opinião, o que aquilo precisa é arrumação. De qualquer modo, a tua edição (por exº para a 1ª frase) ficou no histórico da página. Abraços e votos de bom trabalho - espero que esses sismos aumentem de "magnitude"... :-) --Rui Silva 07:46, 28 Março 2007 (UTC)

Oi Roxinha, quase que corei da minha ignorância:-)) Não, tu não precisas de escrever na discussão quando quiseres alterar qualquer artigo - a não ser que retires um ponto polémico e queres que a polémica seja conhecida. No caso da crosta, como eu disse, as tuas edições do 1º para, que me pareceram boas, ficaram lá no histórico. Em relação à outra frase que tu eliminaste porque dizes que é cientificamente incorrecta, well... eu acho-a pouco clara, mas creio que tem uma referência. Então, pode haver cientistas que dão uma explicação e outros que dão outra - nesse caso, a polémica deve ficar no artigo principal. A minha sugestão para este caso é começá-lo de novo - já vi que tens bagagem para isso!
Em relação às categorias, visita (na busca) a categoria:Geologia - vais ver as subcategorias e os artigos que lá existem! Abraço e... desculpa ter metido a foice em seara alheia:-)) --Rui Silva 08:51, 29 Março 2007 (UTC)

Roxinha, todos os nossos artigos necessitam de categoria (observe nos artigos que tem lá no rodapé algumas categorias). No Quatro Pilares da Educação, por exemplo, existe a categoria Unesco, colocado por mim. Não esqueça este detalhe, ele é importante para que o artigo "converse" com outros na Wikipédia. No mais, vamos conversando. Bjaum. Alex Pereiradisc - falaê 15:12, 28 Março 2007 (UTC)

PS: Está afim de fazer uma assinatura bacana?? Alex Pereiradisc - falaê 15:12, 28 Março 2007 (UTC)

Primeiro, vou te tranquilizar: o emoldurado surgiu por que você escreveu dando um espaço no início da frase.

Fica assim

Mas não é nada demais, basta "comer" o espaço. O texto fica assim por que ele fica <nowiki>.

Agora, a assinatura: você viu que na minha assinatura, existe a bandeira de onde moro no Brasil (vou fazer um link para lá nessa bandeira). E, clicando nos links da minha assinatura, você pode ir para a minha página de discussões e para criar direto um tópico na minha página de discussões.

Isso só é possível por que tenho uma subpágina de usuário.

E como se cria uma? Basta digitar em busca o seu nome de usuária, seguido de barra assinatura, assim:

Usuário:Roxinha/assinatura

Em cima, vai aparecer em vermelho o link com este nome. Clique e comece a editar.Lá, você cria os links. Veja a minha assinatura aqui. Entre, mas não edite. Na página de discussões, tem outras assinaturas que usarei no futuro. Isso é importante, já que é a sua identidade aqui. E mais, assim, você pode limpar a sua página, criando subpáginas. Se você perceber, na página de discussões, tem arquivos das minhas discussões anteriores. Entre lá e veja. E as minhas colaborações, lá embaixo da minha página de usuário, é outra subpágina.

Uma dica: a principio, use este texto na sua assinatura:

<b><font color=#DC143C>[[Usuário:Roxinha|Roxinha]]</font><sup>[[Usuário Discussão:Roxinha|msg]]</sup></b>

Depois, colocamos figuras, smilles, e outros apetrechos. Vai me escrevendo. Bjaum. Alex Pereiradisc - falaê 01:20, 29 Março 2007 (UTC)


Clique aqui e cria a assinatura. Daí, quando estiver pronto, você irá no "Minhas Preferências", que fica lá em cima, e onde estiver "seu apelido", você vai colocar o seguinte: {{subst:usuário:roxinha/assinatura}} e vai marcar que não quer atalhos automáticos.
Depois disso, me escreva, assinando o texto.
E para me achar em privado, basta clicar em "Contactar usuário", no menu ao lado, à esquerda.
Jokitas. Alex Pereiradisc - falaê 18:10, 29 Março 2007 (UTC)
Gostou da assinatura??? Alex Pereiradisc - falaê 19:35, 29 Março 2007 (UTC)
Está respondido, lá. Vai me escrevendo... Alex Pereiradisc - falaê 19:54, 29 Março 2007 (UTC)

Reparei que editou a página sobre a "crusta", de facto a edição foi bem revertida pelo Rui Silva. Apesar de a página ainda estar um caos em termos de informação, reconheço, já que fui eu quem a editou grandemente, o que lá está actualmente escrito está correcto. A designação "fria" neste contexto não é pouco cientifica, porque esta meramente a estabelecer uma relação, não quantifica, é apenas uma referência, i.e. "a crusta é mais fria do que o manto...". Em relação à questão da crusta continental de "boiar" sobre a crusta oceânica em analogia a um icebergue a referência, ou imagem (que tenho que colocar sem falta no artigo) é (com as devidas modificações), do livro "Understanding earth" (segundo capitulo, na descrição da crusta) que se é da área das geociências deve conhecer. A sua ajuda é muito bem vinda e agrada-me que alguém que discorde defenda as suas posições e pontos de vista. Se entender, esta discussão saudável pode continuar, ou não, na discussão do artigo. Se estiver interessada em editar o artigo "crusta" recomendo a análise e quem sabe a tradução da página em inglês, que me parece muito sucinta e clara. Obrigado --Orione 17:25, 29 Março 2007 (UTC)

Se tens fontes fiáveis dos teus dizeres, vai lá e edita o artigo. E coloca essas referências que tu tens. Se for o caso, discute-se o que foi escrito na página de discussão. Se os seus conhecimentos na área te permitem isso, faça-o. Só não esqueça as fontes... Alex Pereiradisc - falaê 00:47, 30 Março 2007 (UTC)
Para colocoar uma referência, use estas dicas. As caretinhas, se quiser, pode adicionar à sua assinatura, basta colocar lá na sua subpágina de assinatura. Amanhã provavelmente estarei ausente, estou em provas e agora sou monitor de redação(hehehehehee), via web. Bjaum e continue no aprendizado. Qualquer coisa, vai me escrevendo que assim que puder, te respondo. Alex Pereiradisc - falaê 23:50, 30 Março 2007 (UTC)

Olá, Roxinha... Bem rapidinho, que estou no trabalho: aqui está a solução das fórmulas matemáticas.

Mais tarde, te escrevo.

Bjux. Alex Pereiradisc - falaê 19:49, 2 Abril 2007 (UTC)

Ufa. Seguinte: no link acima tem o passo-a-passo para fazer a notação matemática. Bom proveito. Alex Pereiradisc - falaê 03:05, 3 Abril 2007 (UTC)

Movi zona de convergência para limite convergente como sugerido. Aproveitei para fazer alguns ajustes no texto mas o primeiro parágrafo precisa ser modificado pois está um pouco confuso... Um pequeno reparo relativamente às ligações externas. Deve colocar-se texto indicativo sobre cada um das ligações, como eu fiz na primeira deste artigo. Já agora aproveito para dizer que é bom ver mais alguém que edite artigos na área das ciências da Terra, somos muito poucos :). Boas contribuições, João Sousa msg 08:49, 5 Abril 2007 (UTC)

Rigidez da crusta[editar código-fonte]

Não entendo a sua afirmação de que a crosta é menos rígida que o manto, quando me parece ser uma coisa relativamente óbvia. A crosta é mais rígida que o manto no sentido em que é menos plástica que este. Ou será que não? João Sousa msg 09:08, 5 Abril 2007 (UTC)

Fim da Tutoria[editar código-fonte]

Roxinha, considero que você, quando voltar à Wikipédia, já poderá voar com as próprias asas...

Por isso, troquei o userbox de tutoria por um outro... Mas não é por isso que deixarás de me escrever. Espero que contribua bastante com aqui. E quando quiser, sabe onde me achar. Um fraterno abraço. Alex Pereira msg 01:23, 28 Abril 2007 (UTC)

Não se preocupe: você mora no meu coração wikipédico. Alex Pereira msg 19:39, 28 Abril 2007 (UTC)
Wiki Loves Monuments 2011 Caro Roxinha, já teve início o Wiki Loves Monuments 2011, um concurso de fotografia a nível europeu, com o objetivo de fotografar todos os monumentos da Europa, organizado em Portugal pela Wikimedia Portugal.

O concurso decorre de 1 a 30 de setembro de 2011, com as fotos a terem de ser carregadas no Wikimedia Commons com uma licença Creative Commons compatível, e como é obvio, tiradas pelos concorrentes. Uma lista dos monumentos portugueses disponíveis está presente em www.wikilovesmonuments.org.pt, mais completa e actualizada que Lista do património edificado em Portugal e respectivas listas temáticas.

Para mais informações, regulamento e ferramentas de ajuda, consulte o site oficial em http://www.wikilovesmonuments.org.pt

Alchimista Fala comigo! 01h00min de 7 de setembro de 2011 (UTC)[responder]

Venho por este meio convidar para um encontro em Coimbra, em Setembro deste ano. A data e o local ainda não estão decididos, pelo que se convida também a dar a sua opinião sobre esses detalhes. Queremos fazer deste o maior encontro de Wikipedistas em Portugal, pelo que se pede que divulgue este convite o mais amplamente possível. Obrigado!

GoEThe (discussão) :Mensagem entregue por GoeBOThe (discussão) 14h02min de 23 de agosto de 2012 (UTC)[responder]