Usuário(a) Discussão:Vmadeira/Arquivo/2006/06

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo de Junho de 2006.

Notas sobre o Arquivo:

Todo o texto abaixo desta nota é a cópia integral em arquivo da minha página de discussão, referente ao mês de Junho de 2006.

  • Para voltar à minha página pessoal, clique aqui;
  • Para consultar o índice do meu aquivo, clique aqui;
  • Para ir para a página principal da Wikipédia lusófona, clique aqui.


O som da palavra "Wikipedia"[editar código-fonte]

Informação de Lijealso[editar código-fonte]

Por analogia, o som (pronúncia) será identico a:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Wikip%C3%A9dia.ogg

 Lije*Also  ? 18:36, 26 Junho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Obrigado Lije, pelo ficheiro de som em formato OGG com a demonstração real de como soa a palavra "Wikipédia". (a minha dúvida residia mais precisamente na forma como seria lida a letra 'W')

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/5/53/Wikip%C3%A9dia.ogg

Resposta de Lijealso[editar código-fonte]

Neste caso, penso que será como "U".  Lije*Also  ? 15:22, 27 Junho 2006 (UTC)


O problema dos bots[editar código-fonte]

Verbete "Ectoplasma (parapsicologia)"[editar código-fonte]

Informação de Conhecer[editar código-fonte]

Vi que marcaste o verbete do Ectoplasma (parapsicologia). Vou lá fazer a reversão - não da marcação que fizeste, mas porque o verbete foi vandalizado por um IP e depois editado por um desses bots (programa de usuário para atualizações automáticas). Quando encontrar qualquer conteúdo suspeito num verbete, verifique no histórico, desconsiderando as edições dos bots... Neste caso, o termo não é espírita, mas da parapsicologia, como diz o próprio título.

Se tiver qualquer dúvida, não hesite em pedir ajuda a algum editor mais experiente - com certeza todos irão ajudar-te de boamente.

Cordialmente, Conhecer Digaê 08:31, 29 Junho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Olá André! Obrigado pela ajuda. Realmente, ainda não compreendo muito bem o que são os Bots e qual a sua função aqui na wikipedia. Vou prestar mais atenção aos históricos, pois aquela reversão realmente era necessária para que o artigo ficasse consistente.

Obrigado!

--Vitor Madeira 08:42, 29 Junho 2006 (UTC)

Informação de Conhecer[editar código-fonte]

Vítor (agora vi vosso nome, desculpe),

Comecei lá a dar uma editada no verbete, de memória. Vi o outro, da Parapsicologia, que também está problemático. De ectoplasma entendo um pouco, espero voltar ali, até deixar o verbete no "meu estilo" - ou seja, espremo tudo o que sei - especialmente falando dos trabalhos de Sir William Crookes sobre o assunto, ainda no século XIX. Como é algo muito raro, e extremamente dependente de uma coisinha que os laboratórios jamais conseguirão "dominar", a ectoplasmia deixou de merecer a atenção da ciência oficial (cujo objeto é e sempre será a matéria).
Uma outra dica: quando o verbete disser, sobre assuntos genéricos: "No Brasil é uma pseudociência" - podes ver que não foi um wikipedista quem editou! É forte indício de alguém opinativo, carregado de preconceitos, em geral oculto num IP, e que ali chegou depois de ver algo na televisão...

Quanto aos bots, são programas que qualquer um pode instalar - só não me pergunte como...

Vi que tens interesse nas traduções... que tal enriqueceres os verbetes sobre a Mitologia greco-romana?

Ih, falei demais, como sempre... forte abraço, e que continue sempre a ter esta opinião sobre a Wiki! Conhecer Digaê 08:58, 29 Junho 2006 (UTC)

Resposta de Vitor Madeira[editar código-fonte]

Olá novamente André. Realmente, ainda não conhecia muito sobre a ectoplasmia e confesso que agora começo a ficar um pouco mais curioso sobre o assunto.

Pelo que tenho descoberto nos últimos tempos, acho que a ciência pode estar precisamente no teu caminho, ou seja, a matéria por si só já não é o principal objectivo directo da ciência!

Na "Racionalista" (uma lista de discussão Racionalista Cristã disponibilizada pelo Yahoo) é possível 'assistir' a debates frequentes por e-mail sobre a origem da matéria, da vida, do universo, das manifestações fora do corpo, etc. Podes registrar-te aqui: http://br.groups.yahoo.com/group/Racionalismo para passares a seguir diáriamente as discussões.
  • Por outro lado, e já com uma vertente mais científica (seguindo o método cartesiano), temos o exemplo do Prof. Newston Milhomens (físico) daí do Brasil, que vem provar, através da fotografia Kirlian, que o corpo humano é muito mais do que simples matéria. Ele passa a chamar a fotografia Kirlian de "Bioeletrografia", e tem realmente um trabalho notável reconhecido pela UNESCO (Nações Unidas). Podes consultar o seu site oficial (http://www.kirlian.com.br) ou um resumo dos saus últimos anos de trabalho (http://www.kirlian.com.br/info_por_0078_2a.asp)

Assim, e pelo que tenho visto, julgo que poderemos estar perante um caso em que se fala do mesmo assunto mas utilizando termos diferentes. Para uns, "ectoplasma", para outros "força", e outros ainda "energia", mas quem sabe se realmente não se fala do mesmo?

Um abraço.

--Vitor Madeira 09:48, 29 Junho 2006 (UTC)

Resposta de Conhecer[editar código-fonte]

...já dizia Salomão que a sabedoria grita nas praças e nós não a ouvimos...

De fato, do "orgônio" universal, do Wilhelm Reich, perpassando por o conhecimento que secretamente se transmite em seitas, confrarias secretas, estes conhecimentos remontam há mais de 4 mil anos! Espalhados pelo mundo, encontram diversas denominações diferentes, sendo entretanto uma só e a mesma coisa...

Quanto a "dissidências" ou outras tentativas da "ciência" em pesquisar algo, antes vejo como "cientistas" tentando explicar esses elementos... Mas o destino será sempre o do descrédito, pois diante de uma única fraude fará sucumbir qualquer trabalho efetivamente sério.

Veja, por mais que se tente comprovar algo relativo à vontade (e a ectoplasmia é essencialmente volitiva) jamais estará dentro de os parâmetros do empirismo, não se subordinará ao microscópio - o que inviabilizará a comprovação em lugares e condições diversas... ou seja: não será "científico"...

Veja, um dos maiores inventores do mundo foi o Cambraia, era luso-brasileiro. Sobre o tecido que ele criou, a gente sabe, mas poucos efetivamente têm conhecimento deste gêniio: justo porque perseguiu (assim como o T. A. Edson) a construção de uma máquina capaz de falar com os espíritos! Hoje as coisas estão um pouco melhores, efetivamente, mas ainda são muitas e poderosas as instituições espalhadas no mundo que têm muito a perder se forem efetivamente comprovadas verdades, como, por exemplo, reencarnação, não é? Por isto, outro dia, vi uma matéria dizendo, da regressão de memória: "supostas vidas passadas"... não sei como alguém pode se "lembrar" de algo "suposto", curar-se de traumas, etc... mas é assim...

No mais, espero estar falando por aqui, sem entretanto deixar tão "parciais" mesmo estes verbetes potencialmente polêmicos: e a ação vandalizadora dos IPs contrariados é mais uma comprovação de o quanto estou te falando...

Forte abraço, com mais tempo verei os links. Conhecer Digaê 17:30, 29 Junho 2006 (UTC)


Orgônio[editar código-fonte]

Informação de Fernando Oliveira[editar código-fonte]

Olá Vitor! Dizem que semelhante atrai semelhante. Acho que foi este o caso (pelo menos em nossa constelação de pensamentos) porque após editar o artigo entrei na sua página através de algum link que não sei bem qual foi. Coincidência? Pessoalmente, não acredito muito em coincidências... . Andamos todos a falar do mesmo, mas através de palavras diferentes e isto ocorre a muitos séculos, sem contar a quantidade de vezes que este tipo de assunto é abordado e deixado de lado por ceticismo, acomodação, indolência ou mesmo falta de habilidade em comprovar o que pensamos. A natureza energética e espiritual do ser é uma realidade incorporada na mentalidade do povo oriental, a milênios. Por que será que o ocidental reluta tanto em aceitar algo que vivencia a todo o momento e não tem capacidade de ter consciência ou lutar para provar que o que pensa é a expressão da verdade?

O cético peca ao eliminar a possibilidade de ser uma interrogação ambulante, ou melhor dizendo, uma mente inquiridora. De que vale se vangloriar de mandar o homem para lua se ele não sabe nem sequer de onde veio e para onde vai? Tecnologia não é sinônimo de evolução do ser. Pode até ser considerada como adaptação de um ser racional ao ambiente, tanto é que nos noticiários é possível vermos noticias de irmãos matando irmãos, filhos matando pais... e pela história isto ocorre desde Cain e Abel.

A mais de 12 anos venho participando deste tipo de pesquisa (principalmente com acumuladores de orgônio) e trabalhos na área terapeutica realizados pelo professor Geraldo Medeiros e pretendo disponibilizar alguns artigos e fatos comprovados sobre o assunto. Além do Orgônio (veja também: Wilhelm Reich) coloquei mais alguns artigos que tratam do mesmo assunto/princípio: Bioenergologia; Psicobioenergia.

As obras de Charles Webster Leadbeater (Teosofia) também são interessantes pelos aspectos que trata o assunto ´consciência´ e 'mente', dentre outros.

Wilhelm Reich, havia criado um instituto para o estudo do "orgônio universal" com intenções de utilizar esta energia em tratamentos - inclusive contra o câncer. O acidente que ocorreu em 1954 onde passou a ser investigado pela FDA (Federal Food and Drug Administration) foi devido a testes que realizou usando orgônio combinado com radiação atômica. Reich havia descoberto que o orgônio também pode se tornar letal devido a diversos fatores e condições ambientais, podendo causar doenças e até matar (veja: Psicobioenergia). Quando colocar algum material referente ao assunto lhe comunico.

Um abraço, Fernando Oliveira 17:45, 11 Julho 2006 (UTC)