Usuário:Contoaberto/Inovação tecnológica

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Inovação tecnológica é toda a originalidade implementada pelo o setor produtivo, com o uso de pesquisas ou investimentos, que aumenta a eficiência do processo de produção. É também um termo utilizado para designar a inovação de produtos e processos, tendo como objetivo o êxito do processo produtivo e o aperfeiçoamento do setor de produtos e serviços.

Conceito[editar | editar código-fonte]

A palavra inovação vem do Latim "in" + "novare", que significa fazer novo, renovar, alterar. Há incontáveis elucidações para o termo inovação, desde as mais simples até as mais complexas. "Simplificando, inovação significa ter uma ideia nova, ou aplicar/explorar as ideias de outras pessoas em novidades ou de uma forma nova". Uma definição mais completa do termo pode ser encontrada no relatório da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) onde, inovação é a implantação de um novo ou significantemente melhorado produto (bem ou serviço) ou processo, um novo método de marketing ou um novo método organizacional nas práticas de negócio, na organização do ambiente de trabalho ou nas relações externas. Existem diversas formas de inovar, inovação é valor, ainda mais no ambiente competitivo que vivemos atualmente. Além dessas definições podemos encontrar outras que são referência na literatura. Segue abaixo a lista de definições.

Definições
1. Thompson: Inovação é a geração, aceitação e implantação de novas ideias, processos, produtos e serviços. 2. Becker e Whisler: Inovação é o primeiro ou inicial uso de uma ideia por parte de um conjunto de organizações com objetivos similares. 3. Drucker: Inovação é a ferramenta específica dos empreendedores, o meio através do qual exploram a mudança como uma oportunidade

para um negócio ou serviço diferente. É capaz de ser apresentada como uma disciplina, de ser aprendida e de ser praticada.

Tipos de Inovação[editar | editar código-fonte]

Existe um encadeamento de tipos de inovação, muitos eixos para encontrar e comprovar a inovação. É considerável identificar que um tipo de inovação não suprime o outro. Na realidade, dois ou mais tipos de inovação podem estar cingidos. As classificações também variam do tipo do benefício e do grau de inovação. Por exemplo, a inovação tecnológica pode acarretar em inovações de produto ou em inovações de processo. Vamos verificar abaixo esses tipos de inovação:

  • Inovação tecnológica: Se constitui como o crescimento ou aquisição de novos conhecimentos aplicados com um propósito específico. Percebe-se por meio de novas técnicas, materiais ou equipamentos que aumentam a eficácia do processo produtivo ou que implicam em um novo ou aprimorado produto. Assim, quando se fala em inovação tecnológica, se está também falando de inovações de produtos ou serviços.
  • Inovação de produto: É a incorporação de um bem ou serviço que é novo ou foi significativamente melhorado no que diz respeito às suas características ou usos destinados. Isto inclui melhorias significativas nos detalhes técnicos, componentes e materiais, software incorporado, facilidade de utilização ou outras características funcionais.Exemplos de inovação de produto: o primeiro MP3 portátil; introdução da travagem ABS, sistemas de navegação GPS (Sistema de Posicionamento Global) ou outras melhorias de subsistemas em carros.
    S1_mp3_player_example
  • Inovação de processo: Inovação de processo é a implantação de um tipo de produção ou de entrega significativamente melhorado. Isto inclui mudanças nas técnicas, tecnologia, equipamento e/ou software.Exemplos de novos métodos de produção: implementação de um novo equipamento automático numa linha de produção. Um exemplo de um novo método de entrega é a introdução de um novo sistema de controlo de bens de código de barras ou RFID (Identificação por radiofrequência).
  • Inovação comercial: inovações que implicam nas práticas de comercialização para o seu melhoramento e mudanças expressivas nas relações comerciais.
  • Inovação organizacional: Uma inovação organizacional é a implementação de um novo método organizacional na prática de negócios da firma, no local de trabalho, na organização ou nas relações externas. Este tipo de inovação pode aumentar as atividades da corporação, diminuindo valores administrativos ou transacionais, e produzindo a satisfação laboral, auferindo ingresso a bens não comercializáveis ou reduzindo os custos dos materiais.


Outra definição muito utilizada é dada por Garcia e Calantone, que divide a inovação em três tipos: inovação radical, inovação incremental e inovação moderada. Abaixo segue a explicação com os tipos de inovação, suas definições e exemplos.

  • Radical: São inovações que englobam uma nova tecnologia e que resultam numa nova infraestrutura de mercado. Exemplos: World Wide Web (WWW); Motor a vapor; Telégrafo
  • Moderada: Em um nível macro,um produto moderadamente inovador irá resultar em uma descontinuidade de mercado ou em uma descontinuidade tecnológica, mas não vai incorporar a ambas. Em um nível micro, qualquer combinação de descontinuidade mercado e/ou tecnológica pode ocorrer. Inovações moderadas são facilmente identificáveis pelo critério de que nelas deve ocorrer uma descontinuidade macro no mercado ou na tecnologia em combinação com qualquer tipo de descontinuidade no nível micro. Exemplos: Novas linhas de produtos (por exemplo o Sony Walkman). Extensões de linhas de produtos com novas tecnologias (exemplo: a impressora a laser da Canon). Novos mercados com tecnologia já existente (exemplo: primeiras máquinas de fax).
  • Incremental: Inovações incrementais podem ser facilmente definidas como produtos que apresentam novas características, benefícios ou melhorias em uma tecnologia já existente num mercado já existente. Exemplos: Transporte supersônico; sistemas digitais de controle automotivo.

Globalização e Inovação[editar | editar código-fonte]

A celeridade da história que vivemos possui a renovação da tecnologia como um conjunto de dispositivos fomentadores das composições dos territórios. A inovação faz parte do cotidiano das civilizações, mas precisamente das empresas, através de alterações nos métodos e moldes das produções que introduzem no aperfeiçoamento tecnológico. Diante disto, obtêm-se uma verossímil propagação da inovação, apoiando-se em transformações técnicas nos esquemas produtivos e na expansão e organização dos territórios, globalização, por meio de contemporâneos momentos de inovação: espontâneos e planejados, além de implicâncias territoriais provenientes do processo de inovação.

Os sistemas nacionais de inovação fundamentam-se no conceito de que muitos dos fatores que persuadiram as atividades de inovação são nacionais. Esses termos podem ser, por exemplo, de natureza institucional, cultural ou baseados em valores. Com a circulação de tecnologias e conhecimento transcendendo limites, a conexão entre empresas internacionais e universidades, e os processos de inovação também são de alguma forma internacionais.

Dessa maneira a globalização também se coloca como uma vertente poderosa que contribui para a inovação e a difusão da tecnologia. As empresas multinacionais são agentes essenciais nesse processo, pois suas atividades envolvem transferências internacionais de capital, conhecimento e tecnologia. Gerando assim, uma competição entre as empresas internacionais, levando estas a almejarem a eficiência e o desenvolvimento de novos produtos, aliando pioneirismo à inovação.

Conceituação da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico[editar | editar código-fonte]

Fundada em 1960, a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) é uma organização de cooperação internacional composta por 34 países. Sua sede fica na cidade de Paris (França). Os principais objetivos da organização são:

  • Buscar o desenvolvimento econômico permanente entre os países membros
  • Encontrar caminhos para a manutenção da estabilidade financeira entre os países membros
  • Discutir e propor metas para o desenvolvimento econômico mundial
  • Estabelecer parâmetros para o desenvolvimento do nível de vida
  • Criação de mecanismos para o crescimento do nível de emprego

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, estabelece alguns conceitos de inovação:

  1. Inovação de Produto
  2. Inovação de Processo
  3. Inovações Organizacionais
  4. Inovações de Marketing

Inovações de Produto[editar | editar código-fonte]

Envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Inclui aperfeiçoamentos de produtos já existentes e a introdução no mercado de um novo produto (bem ou serviço).

Um produto novo é aquele cujas características fundamentais diferem substancialmente de todos os produtos previamente desenvolvidos pela empresa. O aperfeiçoamento de um produto se refere a um item já existente, cujo desemprenho foi substancialmente aprimorado.

Não são consideradas inovações de produto:

  • Alterações puramente estéticas;
  • Na indústria de vestuário, a introdução de novas cores, cortes e coleções, seguindo as tendências de moda;
  • Na informática, pequenas alterações ou correções de bugs de um software já existente;
  • Mudanças apenas no volume ou design da embalagem, mudanças no nome do produto no mercado;
  • Comercialização ou fabricação de produtos novos integralmente produzidos e desenvolvidos por outra empresa;
  • Customização para um cliente que não inclua diferenças significativas de atributos comparados aos produtos feitos para outros clientes.

Inovações de Processo[editar | editar código-fonte]

São mudanças significativas nos métodos de produção e distribuição ou desenvolvimento de um novo processo de produção. É a introdução de tecnologia de produção nova ou substancialmente aperfeiçoada, de métodos para oferta de serviços ou para manuseio e entrega de produtos novos ou substancialmente aprimorados, como também de equipamentos e softwares novos ou substancialmente aperfeiçoados em atividades de suporte à produção. A adoção de um processo novo ou seu aprimoramento aprimorado deve ter como resultado um substancial aumento da qualidade do produto (bem ou serviço) ou a diminuição do custo unitário da produção e entrega.

Não são incluídas como inovações de processo:

  • Paralisação de alguma linha de produção, embora isto possa melhorar o desempenho da empresa;
  • Compra de um número maior de máquinas de um modelo já instalado na empresa, mesmo que este seja extremamente sofisticado;
  • Aquisição de máquinas e equipamentos mais modernos e avançados em relação aos anteriores;
  • Mudanças pequenas, rotineiras, nos processos produtivos existentes, que não envolvam um grau suficiente de novidade na forma como são produzidas ou entregues e não acrescentem nada de significativo aos seus desempenhos;
  • Alterações organizacionais que não está diretamente associada a alguma mudança tecnológica incorporada a novas máquinas, equipamentos ou software.

Inovações Organizacionais[editar | editar código-fonte]

Implementação de novos processos organizacionais, como novas técnicas de gestão ou de significativas mudanças na organização do trabalho e nas relações externas da empresa.Com objetivo de melhorar o uso do conhecimento, a eficiência dos fluxos de trabalho ou a qualidade dos bens e serviços, deve ser resultado de decisões estratégicas tomadas pela direção.

Não são consideradas inovações organizacionais, dentre outras:

  • Mudanças nas práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas baseadas em métodos organizacionais já em uso na empresa;
  • Formulação de estratégias de gerenciamento;
  • Fusões e aquisições de outras empresas, ainda que suponham uma novidade organizativa para a empresa;
  • Movimentação e promoção de pessoas, aumento de efetivo e colocação de pessoas novas em posições já existentes;
  • Interrupção do uso de um método organizacional, ainda que isso resulte em um melhor desempenho para a empresa.

Inovações de Marketing[editar | editar código-fonte]

Envolve a adoção de novos métodos de marketing, incluindo mudanças na promoção do produto e sua colocação, alterações no design do produto e na embalagem. A busca por novos métodos de estabelecimento de preços de bens e serviços também se inclui nesse conceito de inovação.Tais inovações visam a melhor atender às necessidades dos clientes, abrir novos mercados ou reposicionar o produto no mercado.

Não são consideradas inovações em marketing:

  • Mudanças na fixação de preço;
  • Alterações sazonais, regulares ou rotineiras nos instrumentos de marketing;
  • Peças publicitárias;
  • Mudança no design ou na embalagem de um produto baseada em um conceito de marketing já utilizado pela empresa, ainda que esta seja significativa;
  • Utilização de métodos de marketing existentes para atingir um novo nicho ou mercado geográfico;
  • Interrupção do uso de um método de marketing ou mudança de estratégia, ainda que isso resulte em um melhor desempenho para a empresa.

Políticas em ciência e tecnologia no Brasil[editar | editar código-fonte]

O grande desafio do Brasil, na área de ciência e tecnologia é formular e efetivar uma política de longo prazo que proporcione ao desenvolvimento científico e tecnológico atingir a sociedade e, que desta forma, decisivamente se tenha um impacto na melhoria das condições de vida de toda a população. O processo vem se aperfeiçoando e, aos poucos, deixa claro:

  • Grande capacidade de desenvolvimento, e
  • Inclusão social do investimento público e privado.

O país começou a estabelecer o seu sistema de Ciência e Tecnologia só em 1951 com a criação da CNPq e das Capes(Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), e hoje vê-se o seu processo de amadurecimento. Os pesquisadores brasileiros adquiriram maturidade, e a produção brasileira atualmente, cresce a uma velocidade que é oito vezes maior do que a média mundial.

Logo, evidenciar tecnologia, ciência e inovação como uma condição essencial para o crescimento do país significa privilegiar investimentos nesse setor, a fim de recuperar o atraso e avançar na geração de conhecimentos e inovações. Este fato significa também pleitear em benefício da importância da ciência e tecnologia como instrumento de integração com as demais políticas de expansão do Estado. Com relação a Gestão em Ciência e Tecnologia, o Brasil possui um sistema ordenado, constituído de um órgão central coordenador e de agências de fomento responsáveis pelas definições e implantação de políticas de incremento de ciência, tecnologia e inovação. O mesmo modelo é encontrado nos sistemas estaduais com o intuito de gerir políticas de desenvolvimento locais, observando as inclinações das regiões.

Em virtude do tamanho do país e pela contrariedade em criar e, prioritariamente em enraizar políticas nacionais que também acolham às conveniências regionais, o desenvolvimento científico e tecnológico produzidos transformam as diferenças sociais verificadas em determinadas regiões. Com isso, encontra-se que os problemas enfrentados pelo Brasil nos âmbitos da ciência e da tecnologia são complexos e de custosa resolução em um curto prazo.

Com capacidade material e intelectual disposta, apto a promover avanços expressivos nas políticas nacionais de ciência e tecnologia e de meio ambiente, o país ainda conta com um eficiente setor empresarial e uma sociedade civil estimulada. Ter a população participando e interessada nos processos de produção é essencial para o melhor desenvolvimento da ciência e tecnologia.Diante deste fato, a UNESCO procura impressionar a sociedade brasileira sobre o papel de importância da ciência pela paz e pelo desenvolvimento, englobando gestores públicos e formadores de opinião da iniciativa privada, atuando como indutora nos temas relacionados à Ciência e Tecnologia.

Legislação Brasileira[editar | editar código-fonte]

A Lei de Inovação Tecnológica, foi criada em 2 de Dezembro de 2004. Essa Lei favorece uma maior parceria na pesquisa de avanços tecnológicos e científicos entre as Universidades,Institutos de pesquisa e Empresas Privada visando a construção de ambientes favoráveis e cooperativos para a formação de parcerias e geração de inovação. O Decreto nº 5.563 de 11 de outubro de 2005 é responsável pela regulamentação dos incentivos ficais da lei de inovação tecnológica. A Lei por ser recente, ainda é um pouco desconhecida pelas empresas e instituição de ensino mas é um grande passo no incentivo ao desenvolvimento social, tecnológico e econômico do Brasil.

A Dinâmica da Inovação[editar | editar código-fonte]

De um modo geral, as empresas são o centro da inovação. É por meio delas que as tecnologias, invenções, produtos, enfim, ideias, chegam ao mercado. A maioria das grandes empresas possuem áreas inteiras dedicadas à inovação, com laboratórios de pesquisa e desenvolvimento (P&D) que contam com diversos pesquisadores. Apesar deste papel central exercido pelas empresas, a interação entre parceiros é fundamental. Sem ela, as inovações são dificultadas.

Esses parceiros têm diversas funções, desde a realização externa de pesquisa e de desenvolvimento de produtos e processos, até a aplicação de investimentos ou subsídios, passando por desenvolvimento de prototipação, de pesquisa de mercado e de escalonamento de produção.nDessa forma, um conjunto de instituições formam o que conhecemos como sistema de inovação: universidades, centros de pesquisa, agências de fomento, investidores, governo e empresas com seus clientes, fornecedores, concorrentes ou outros parceiros.

Uma tendência que está se tornando cada vez mais intensa é um modelo de inovação aberta (ou open innovation), onde as empresas vão buscar fora de seus centros de P&D ideias e projetos que podem ajudá-las a agregar diferenciais competitivos.

Tal dinâmica pode ser dividida em 3 partes:

Etapa Definição
Fluida Grande grau de incerteza e possibilidade de mudanças. Entre as principais características desta fase estão: a valorização do empreendedorismo, o uso de mão de obra super qualificada, os processos ineficientes e a alta taxa de mudança no produto visando seu aperfeiçoamento.
Transição Ocorrendo a aceitação do produto, o mercado cresce. A concorrência, então, dedica-se a fabricação de produtos para usuários mais específicos ao mesmo tempo em que as necessidades do mercado tornam-se mais evidentes. O número de inovações em produto é reduzido enquanto as inovações de processo atingem seu auge, buscando o melhor processo tecnológico para que se obtenha uma maior qualidade e um menor custo do produto.
Específica Relação qualidade-custo é a base da concorrência. Caracteriza-se pelo grau de definição e especificidade dos produtos. Os vínculos entre produto e processo tornam-se estreitos. Qualquer tipo de mudança torna-se complicada e cara, pois exigirá alteração equivalente no outro. Para James M. Utterback, apenas uma inovação radical possui o poder de liberar uma empresa que se estabelece em uma determinada etapa. O risco que se delineia dessa constatação é o marco de “fim de caminho” para as empresas que se acomodam em seus produtos e processos, sem se importarem com os movimentos do mercado.

Importância de Inovar[editar | editar código-fonte]

Nos últimos tempos o aumento da competição entre as empresas e o desejo incessante por bons resultados tem levado a extensão da preocupação com a inovação. Não somente a inovação tecnológica, mas sim qualquer inovação que se possa obter através, por exemplo, da transformação de um processo. A conveniência de renovação ou implantação de novas informações se tornou uma questão de suma importância, ultrapassando os limites da questão de distinção no mercado globalizado.

Entender porque, quando e onde inovar e com qual intensidade provocar cada inovação se tornou algo que as organizações incorporaram a seu cotidiano. A inovação adiciona valor aos produtos de uma empresa constituindo-se como indispensável para a sustentabilidade da mesma e do mercado de trabalho do país que se encontra. Permite o acesso a novos mercados, aumento de suas receitas e o valor de sua marca, novos conhecimentos e parcerias. Os benefícios do processo contínuo de inovação vão além de ampliar valor ou maior competitividade, contudo possibilita um impulso fundamental que incentiva e cria novos métodos, novos produtos, novos mercados, novas formas de organização empresarial e social. A corporação que inova fica em posição privilegiada em relação as demais. É claro que os benefícios da inovação não se limitam às empresas. Para os países e regiões, as inovações possibilitam o aumento do nível de emprego e renda, além do acesso ao mundo globalizado. Entender o conceito de inovação e praticá-lo demanda tempo, dedicação e investimentos. Entretanto, o que se pode perceber é que as empresas que se tornam verdadeiramente inovadoras não se arrependem de ter tomado esse caminho.

Conceito de Tecnologia[editar | editar código-fonte]

Entender o conceito de tecnologia também é importante para melhor apreender o campo da inovação tecnológica, já que são temas que estão intrinsecamente relacionados dentro do cenário que vivemos hoje de globalização e inovação. Do grego tekne (“arte, técnica ou ofício”) e logos (“conjunto de saberes”),o termo tecnologia é utilizado para determinar os conhecimentos que permitem produzir objetos e transformar meio ambiente e a sociedade, a fim de suprir as necessidades humanas. As características desses conhecimentos variam a cada civilização e , por isso, o conceito obtêm novas significações de acordo com o período histórico.

De modo geral, a tecnologia é o conjunto dos dispositivos, métodos e técnicas que permitem o aproveitamento prático do conhecimento. Na sua origem, poderia ser definida como ferramentas feitas pelo homem com o objetivo de auxiliá-lo nas tarefas diárias e a resolver problemas de necessidades básicas, no entanto se tratando de um termo tão amplo, seu conceito deve ser sempre contextualizado culturalmente.

A palavra caiu tanto no uso comum,que é associada o tempo todo pela mídia e pela sociedade aos aparelhos modernos da atualidade, como celulares,computadores, aviões e etc. Sem dúvida nenhuma estes aparatos são avançados, no entanto, a história da tecnologia é tão antiga quanto à civilização.A classificação da tecnologia de acordo com os variados campos de estudo,dão origem a muitos termos que se associam ao seu conceito,como:

  • Tecnologia da informação
  • Tecnologia militar e tecnologia de defesa
  • Tecnologia doméstica ou residencial
  • Tecnologia medicinal
  • Tecnologia do comércio
  • Tecnologia digital
  • Tecnologia educacional
  • Tecnologia espacial

Existe uma dificuldade em estabelecer um mesmo esquema para as diferentes aplicações da tecnologia, pode-se dizer que a fabricação de um novo aparelho/dispositivo começa com a identificação de um problema prático a resolver. Atualmente, porém, esse argumento é frágil, pois essa necessidade não é comprovada. Em seguida, são fixados os requisitos que deve cumprir a solução (materiais, custos, etc.) e o seu princípio de funcionamento.

O avanço das tecnologias traz:

  • Impactos positivos e negativos para a sociedade. A principal vantagem é refletida na produção industrial: a tecnologia funciona como um catalisador da produção e, a medida que a torna maior e mais rápida, aumenta a qualidade e reduz o custo dos produtos.

A principal desvantagem trazida pelos avanços tecnológicos é:

  • O desemprego estrutural,que acontece quando o trabalho do homem é substituído pelo uso intensivo das máquinas nos diferentes setores da economia.Outra desvantagem preocupante é a poluição,que evolui para um quadro cada vez mais grave.

Teorias da Inovação Tecnológica[editar | editar código-fonte]

Joseph Schumpeter é conhecido por ter estabelecido uma relação entre inovação e desenvolvimento econômico (Teoria do Desenvolvimento Econômico, 1934). O sistema capitalista se perpetua e progride por estar constantemente revolucionando sua estrutura econômica através da criação e implementação de novos produtos e novas tecnologias, que substituem os antigos. Gerando assim um ciclo onde a inovação é necessária para o desenvolvimento e manutenção do sistema. Esse conceito está sintetizado no termo "Destruição Criativa".

Por isso o termo inovação “schumpeteriana” é utilizado para definir inovações que destroem, o modo como se realizava determinada atividade. A partir desse primeiro conceito, inovação se estabelece como a introdução de um novo bem ou de uma nova qualidade de um bem ou ainda na introdução de um novo método de produção definindo com isso a abertura de um novo mercado.

Disquete - tecnologia ultrapassada que pode ser chamada de tecnossauro.

Nicola Nosengo em seu livro A Extinção dos Tecnossauros, faz uma análise sobre os objetos tecnológicos que se transformaram em antiquado, pois foram ultrapassados por novas tecnologias. O termo Tecnossauros é um neologismo, que une os conceitos “tecnologia” e “dinossauro”, essa relação expressa a luta pela sobrevivência em um cenário cada vez mais competitivo. O autor ainda aborda que existem três tipos de tecnossauros: os que ao longo do tempo, foram ultrapassados e acabaram substituídos por tecnologias mais novas; aqueles que foram para as prateleiras, mas não obtiveram a atenção da população e, por isso, não emplacaram; e aqueles que nem sequer chegaram a ir para o mercado, permanecendo apenas dentro dos laboratórios como uma mera aposta que poderia ter dado certo. Mesmo diante de tudo isso, Nicola Nosengo deixa explícito que a história dos fracassos, por vezes é mais interessante que a de um êxito, pois as histórias de sucesso são mais parecidas entre si, como exemplo, ele coloca o fracasso do videofone.

As relações teóricas colocadas no texto, através de metáforas, visam retratar os fracassos tecnológicos (que são encarados dessa forma por possuírem certas limitações), mas, na realidade são vantagens para o próprio produto e para a sociedade. As tecnologias são ultrapassadas quando imediatamente, são colocadas a venda, e isso é uma estratégia de mercado, decorrente do desenvolvimento do capitalismo.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Areas_de_Atuacao/Inovacao/Politica_apoio_inovacao/definicoes_inovacao.html Acessado em 22 de novembro de 2013
  2. http://www.pit.org.br/1a-fase/inovacao-conceito Acessado em 23 de novembro de 2013
  3. http://www.oecd.org/ Acessado em 24 de novembro de 2013
  4. http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/natural-sciences/science-and-technology/science-and-technology-policy/]Acessado em 24 de novembro de 2013.
  5. http://www.clickciencia.ufscar.br/portal/edicao19/materia1_detalhe.php Acessado em 26/11/2013.
  6. GARCIA, R.; CALANTONE, R. “A critical look at technological innovation typology and innovativeness terminology: a literature review”. Journal of product innovation management, v. 19, n. 2, pp. 110–132, 2002.
  7. OECD (Organisation for Economic Co-Operation and Development). Oslo Manual: Guidelines for Collecting and Interpreting Innovation Data. 3 ed. Paris: OECD/Eurostat, 2005.
  8. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.973.htm Acessado em 25 de novembro de 2013
  9. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5563.htm Acessado em 25 de novembro de 2013
  10. http://www.fundocriatec.com.br/arquivos_internos/focalizandoaleideinovacao.pdf Acessado em 25 de novembro de 2013
  11. DRUCKER, P. F. “The discipline of innovation”. Harvard Business Review, v. 80, pp. 95–104, 2002.
  12. THOMPSON, V. A. “Bureaucracy and innovation”. Administrative Science Quarterly, v. 10, n. 1, pp. 1–20, 1965.
  13. BECKER, S. W.; WHISLER, T. L. “The innovative organization: A selective view of current theory and research”. The Journal of Business, v. 40, n. 4, pp. 462–469, 1967.
  14. F.MARCOS P.; VILHA, ANAPATRÍCIA M. Inovação Tecnológica: da definição à ação. Revista Contemporâneos, n.9, nov. 2012/abr.2013
  15. http://inventta.net/radar-inovacao/a-inovacao/ Acessado em 28 de novembro de 2013
  16. http://www.suapesquisa.com/geografia/ocde.htm
  17. http://www.momentumsaga.com/2011/11/o-que-e-tecnologia.html
  18. http://www.ub.edu/geocrit/sn/sn-170-33.htm/ Acessado em 25 dezembro de 2013.
  19. http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/inovapucrs/Capa/NAGI/Inovacao/ Acessado em 26 de dezembro de 2013.
  20. http://www.mc.gov.br/acoes-e-programas/inovacao-tecnologica Acessado em 26 de dezembro de 2013
  21. http://www.dihitt.com/barra/a-extincao-dos-tecnossauros/ Acessado em 26 de dezembro de 2013