Usuário:DarwIn/Via sacra do novato

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Introdução[editar | editar código-fonte]

O que se segue é um ensaio irónico sobre o pior cenário possível da via sacra percorrida por qualquer novato que crie um artigo cujo conteúdo é, por alguma razão, contestado, e sobre os vários estádios que ele é obrigado a percorrer, quase sempre sem suspeitar do que o espera no estádio seguinte. Não tem por objectivo servir como crítica ao sistema, nem recomendar nada aos novatos, apenas dar uma imagem do pior cenário que os pode esperar, do ponto de vista do novato.

Preâmbulo[editar | editar código-fonte]

O novato chega ao projecto, e cria o seu artigo. Seja uma porcaria medonha, um esboço apresentável ou uma obra prima, ele está feliz com o seu trabalho e sente-se realizado. Mas o seu calvário ainda agora começou.

1. Captura[editar | editar código-fonte]

Seja nas mudanças recentes, nas páginas novas, no Huggle ou por outro meio qualquer, o novato é sempre capturado. Não pense que escapa, novato. Pode não ser hoje nem amanhã, pode até ser daqui a um ano ou mais, mas você será invariavelmente capturado e levado à presença de um Editor.

Atenção: Essa é a única oportunidade que terá de escapar ileso. Se tiver juízo assuma que é um vândalo ocasional e desista logo.

2. Julgamento e condenação[editar | editar código-fonte]

Uma vez capturado, o novato é sumariamente julgado, e por via de regra o seu trabalho é declarado impróprio e mandado para o lixo. Se está fazendo um artigo sobre si mesmo e teve a ingenuidade de colocar o seu nome no registo do projecto, os seus tormentos multiplicar-se-ão, e só por milagre jamais conseguirá fazer alguma coisa aqui. Nem a criação de uma nova conta o poderá ajudar, pois aí será declarado sockpuppet e condenado ao fogo eterno.

Por vezes, porém, o milagre acontece e o novato consegue um adiamento da sentença, durante o qual pode apelar.

Atenção: Se tentar remover a marcação que chama o seu trabalho de lixo, será logo metido a ferros e enviado para as galés. O jogo terminou para você.

3. Apelação[editar | editar código-fonte]

O novato luta a todo o custo para salvar o seu trabalho. Coloca fontes, lê o livro de estilo, e até faz o pino se o Editor mandar. Provavelmente o seu trabalho será eliminado de qualquer jeito, e nesses casos pode se dar por feliz, pois foi poupado ao castigo maior. Mas por vezes, por pura crueldade, o Editor aceita a apelação e manda para o tribunal superior.

Atenção: Se tentar remover a marcação que chama o seu trabalho de delírio, vaidade ou coisa de nerd tarado, será logo metido a ferros e enviado para as galés. O jogo terminou para você.

4. Supremo Tribunal[editar | editar código-fonte]

Se o novato foi azarado o suficiente para chegar até aqui, o seu trabalho é levado ao tribunal superior, no qual é exposto em público e esmifrado até ao mais ínfimo pormenor. Imagine uma arena de circo romano com uma ovelha no meio e um monte de leões, no qual dão à ovelha um tratado em latim de 1789 volumes com 678 aditamentos e correcções, que a ovelha tem de ler e saber de cabo a rabo em poucas horas para poder se defender dos leões (partindo do princípio que a ovelha sabe ler, sabe latim e que os leões sequer ligam a isso). Essa ovelha é você.

Atenção: Se tentar remover o pregão público que meteram no seu artigo, convocando o povo para o auto de fé, será logo metido a ferros e enviado para as galés. O jogo terminou para você.

5. Linchamento[editar | editar código-fonte]

Se chegou até este ponto, ou é maluco ou masoquista. No centro da arena já montaram o patíbulo e armaram a guilhotina. A populaça espera ansiosa a sua chegada para ver o sangue correr. Se ainda lhe restar um pouco de juízo, suma logo e deixe a coisa por aí mesmo, o máximo que podem fazer é queimar a sua efígie em estátua. Se, pelo contrário, começou a ler os 1789 volumes de legislação e respectivos 678 aditamentos e correcções em latim, anotados à margem em bielorusso arcaico, e vai tentar a sua defesa, então merece tudo o que lhe vai acontecer.

Lembre-se: Você é uma ovelha, e todos sabem que as ovelhas não sabem ler, por isso não espere que alguém leia o que escrever. É-lhe cabalmente demonstrado que não tem talento nenhum, que só está ali para se promover a si próprio e às suas ninharias, que as coisas que escreveu são mais próprias de um primata inferior que de um ser inteligente, invariavelmente um disparate total ou produto do mais cego fanatismo. Se é descoberta qualquer ligação entre o novato e o artigo que escreveu, seja pelo nome de conta ou por outro meio qualquer, prepare-se para a pior humilhação da sua vida. Seu nome ou o daquilo que defende será infamado e arrastado na lama e reduzido à mais abjecta condição. É bom que tenha guardado um bom pé de meia para pagar o psiquiatra, pois vai precisar dele.

Atenção: Se tentar remover o conteúdo do artigo para tentar escapar à humilhação, agora é tarde demais. Será logo declarado a pior espécie de vândalo daninho, metido a ferros e enviado para as galés pela vida toda. O jogo terminou para você, da pior maneira.

[editar | editar código-fonte]

O cadáver ensanguentado do novato jaz no meio da arena, semi-devorado pelos leões. A sua obra foi totalmente destruída e o chão salgado para que nada mais ali volte a crescer. Ao seu lado, o relato da luta final e respectiva sentença são gravados na pedra, para memória e exemplo futuros, e perpétua humilhação daquele que um dia ousou enfrentar o Editor. Não se conhecem casos de sobreviventes, mas lendas wikipedianas falam de zumbis e fantasmas que ainda hoje vagueiam pelo projecto, memórias assombradas de novatos que em tempos se recusaram a aceitar a sua condição. Alguns anciãos murmuram entre dentes que alguns deles se transformaram mesmo em Editores, embora seja comummente aceite que isso é demasiado horrível para ser verdade.