Usuário:Dbastro/Camila Mac Lennan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Virgínia Ocidental
uma ilustração licenciada gratuita seria bem-vinda
Nome local
(en) State of West Virginia
Outro nome
Mountain State
Geografia
País
Parte de
Sede
Área
62 755 km2
Área da água
0,79 %
Ponto mais baixo
Ponto culminante
Spruce Knob (en)
Altitude
461 m
Geografia
geografia da Virgínia Ocidental (d)
Coordenadas
Demografia
População
1 793 716 hab.
Densidade
28,6 hab./km2
Gentílico
Oeste-virginiano[2]
Funcionamento
Estatuto
Presidente
Jim Justice (en) (a partir de )
Assembleia deliberante
West Virginia Legislature (en)
Membro de
Ohio River Valley Water Sanitation Commission (d)
História
Origem do nome
Fundação
Identidade
ISO 3166-2
US-WV
Língua oficial
-
Bandeira
Hino
Símbolo
Identificadores
GNIS
TGN
Website
(en) www.wv.gov
Mapa

Pronunciação

Símbolos estaduais da
Virgínia-Ocidental
Insígnia viva
Passáro Northern cardinal
(Cardinalis cardinalis)
Borboleta Monarch butterfly
(Danaus plexippus)
Peixe Brook trout
(Salvelinus fontinalis)
Flor Rhododendron
(Rhododendron maximum)
Inseto Western honey bee
(Apis mellifera)
Mamífero Black bear
(Ursus americanus)
Réptil Timber rattlesnake
(Crotalus horridus)
Árvore Sugar maple
(Acer saccharum)
Cores dourado e azul
Alimento Maça
(Malus domestica)
Fóssil Jefferson's ground sloth
(Megalonyx jeffersonii)
Gemas Silicified Mississippian fossil coral
(Lithostrotionella)
Pedra Coal
Slogan "Wild and Wonderful"
"Open for Business" (former)
"Almost Heaven" (former)
Terra Monongahela Silt Loam
Canção
    • The West Virginia Hills (Os morros da Virgínia Ocidental)
    • This is my West Virginia (Esta é a minha Virgínia Ocidental)
    • West Virginia, my home sweet home (Virgínia Ocidental, meu lar doce lar)
    • Take me home, country roads (não-oficial, música de John Denver)
Tartan] West Virginia Shawl
Sinal de rota estadual
Sinal de Rota estadual de Virgínia Ocidental
State quarter
Moeda de um quarto dólar de Virgínia Ocidental
Emitido em 2005
Lista de símbolos dos estados dos Estados Unidos
Placa de automóvel da Virgínia Ocidental com o slogan Wild, Wonderful

A Virgínia Ocidental (em inglêsWest Virginia, pronunciado [/vərˈdʒɪniə/] (escutar)) é um estado nas regiões Apalaches, Meio-Atlântico e Sudeste dos Estados Unidos.[Note 1] Faz fronteira com a Pensilvânia a nordeste, Maryland a leste e nordeste, Virgínia a sudeste, Kentucky a sudoeste e Ohio a noroeste. A Virgínia Ocidental é o 41º maior estado em área e ocupa o 40º lugar em população, com uma população de 1 793 716 residentes.[10] A capital e maior cidade é Charleston.

A Virgínia Ocidental tornou-se um estado após as Convenções de Wheeling de 1861, no início da Guerra Civil Americana. Delegados dos condados unionistas do noroeste da Virgínia decidiram se separar da Virgínia, que também incluía condados separatistas no novo estado.[11] A Virgínia Ocidental foi admitida na União em 20 de junho de 1863 e foi um estado chave de fronteira durante a guerra. Foi o único estado a se formar pela separação de um estado Confederado, o segundo a se separar de um estado depois que Maine se separou de Massachusetts e um dos dois estados (junto com Nevada ) admitido na União durante a Guerra Civil. Alguns de seus moradores mantinham escravos, mas a maioria eram Yeoman agricultores e os delegados previam a abolição gradual da escravatura na nova constituição do estado. A legislatura estadual aboliu a escravidão no estado e, ao mesmo tempo, ratificou a 13ª Emenda que abolia a escravidão nacionalmente em 3 de fevereiro de 1865.

O norte do Panhandle da Virgínia Ocidental se estende adjacente à Pensilvânia e Ohio para formar uma área de três estados, com Wheeling e Weirton do outro lado da fronteira com a área metropolitana de Pittsburgh. Huntington, no sudoeste, fica perto de Ohio e Kentucky, enquanto Martinsburg e Harpers Ferry na região do Panhandle Oriental são considerados parte da área metropolitana de Washington, entre Maryland e Virgínia. Virgínia Ocidental é frequentemente incluída em várias regiões geográficas dos Estados Unidos, incluindo o Médio Atlântico, o Upland Sul e o sudeste dos Estados Unidos. É o único estado inteiramente dentro da área servida pela Comissão Regional dos Apalaches; a área é comumente definida como " Appalachia ".[12]

O estado é conhecido por suas montanhas e colinas, sua mineração de carvão e indústrias madeireiras historicamente significativas e sua história política e trabalhista. Também é conhecida por uma ampla variedade de oportunidades recreativas ao ar livre, incluindo esqui, rafting, pesca, caminhadas, mochila, mountain bike, escalada e caça.

Outros nomes indicados para o estado incluem Vandalia, Kanawha, Appalachia e Western Virginia. A capital era originalmente Wheeling, antes de mudar para Charleston, voltando para Wheeling e, finalmente, de volta para Charleston. Embora agora seja um estado fortemente republicano, foi democrata desde a era Franklin D. Roosevelt até a década de 1990. O primeiro governador foi Arthur Boreman.

História[editar | editar código-fonte]

Muitos antigos montes de terra feitos pelo homem de várias culturas pré-históricas de construtores de montes sobrevivem na Virgínia Ocidental, especialmente nas áreas dos dias atuais Moundsville, South Charleston e Romney. Os artefatos descobertos mostram evidências de sociedades de vilarejos com uma cultura de sistema de comércio tribal que trabalhava com peças de cobre trabalhadas a frio.

Na década de 1670, durante as Guerras dos Castores, os poderosos iroqueses, cinco nações aliadas com base nas atuais Nova York e Pensilvânia, expulsaram outras tribos indígenas americanas da região para reservar o vale do alto Ohio como terreno de caça. Tribos de língua Siouan, como o Moneton, já haviam sido registadas na área.

Um século depois, a área agora identificada como Virgínia Ocidental também era território contestado entre anglo-americanos, com as colônias da Pensilvânia e da Virgínia reivindicando direitos territoriais sob suas cartas coloniais para esta área antes da Guerra Revolucionária Americana. Algumas empresas de terras especulativas, como a Vandalia Company,[13] a Ohio Company e a Indiana Company, tentaram, mas não conseguiram legitimar suas reivindicações de terras em partes da Virgínia Ocidental e do atual Kentucky. Esta rivalidade resultou em alguns colonos fazendo uma petição ao Congresso Continental para criar um novo território chamado Westsylvania. Com o acordo federal da disputa de fronteira entre a Pensilvânia e a Virgínia, criando o Condado de Kentucky, Virgínia, os habitantes de Kentucky "ficaram satisfeitos [...] e os habitantes de grande parte da Virgínia Ocidental ficaram gratos".[14]

A Coroa considerou a área da Virgínia Ocidental parte da Colônia Britânica da Virgínia de 1607 a 1776. Os Estados Unidos consideraram esta área a parte ocidental do estado da Virgínia (comumente chamada de Trans-Allegheny Virginia ) de 1776 a 1863, antes da formação da Virgínia Ocidental. Seus residentes ficaram descontentes por anos com sua posição na Virgínia, já que o governo era dominado pela elite de fazendeiros das áreas de Tidewater e Piemonte. A legislatura teve má distribuição eleitoral, baseada na contagem de escravos para as populações regionais, e os residentes brancos ocidentais estavam sub-representados na legislatura estadual. Mais agricultores de subsistência e pequenos fazendeiros viviam no oeste, e geralmente apoiavam menos a escravidão, embora muitos condados estivessem divididos quanto ao seu apoio. Os residentes daquela área ficaram mais divididos depois que a elite de plantadores do leste da Virgínia votou pela separação da União durante a Guerra Civil.

Os residentes dos condados do oeste e do norte estabeleceram um governo separado sob o comando de Francis Pierpont em 1861, que eles chamaram de Governo Restaurado. A maioria votou para se separar da Virgínia, e o novo estado foi admitido na União em 1863. Em 1864, uma convenção constitucional estadual redigiu uma constituição, que foi ratificada pelo legislativo sem ser submetida ao voto popular. A Virgínia Ocidental aboliu a escravidão por um processo gradual e retirou temporariamente os direitos dos homens que ocupavam cargos na Confederação ou lutaram pela Confederação.

A história da Virgínia Ocidental foi profundamente afetada por seu terreno montanhoso, numerosos e vastos vales de rios e ricos recursos naturais. Todos esses eram fatores que impulsionavam sua economia e o estilo de vida de seus residentes, que costumavam viver em muitas comunidades pequenas e relativamente isoladas nos vales das montanhas.

Pré-história[editar | editar código-fonte]

Uma análise de 2010 de uma estalagmite local revelou que os nativos americanos estavam queimando florestas para limpar terras já em 100 BCE.[15] Algumas tribos regionais da pré-história tardia da Floresta Oriental estavam mais envolvidas na caça e pesca, praticando o método de jardinagem do Complexo Agrícola Oriental, que usava o fogo para limpar os arbustos de certas áreas. Outro grupo progrediu para o método de jardinagem mais demorado e avançado de campos de cultivo complementares. Também continuando com os antigos povos indígenas do estado, eles cultivaram o tabaco até os primeiros tempos históricos. Foi usado em vários rituais sociais e religiosos.

"O milho (milho) não fez uma contribuição substancial para a dieta até depois de 1150 AP ", para citar Mills (OSU 2003). Eventualmente, as aldeias tribais começaram a depender do milho para alimentar seus rebanhos de perus, à medida que os Antigos do Forte Kanawha praticavam a criação de pássaros. Os índios locais faziam pão de milho e um pão de centeio chato chamado "bannock", conforme emergiam da era proto-histórica. Um horizonte que se estende um pouco antes do início do século 18 é às vezes chamado de cultura aculturante Fireside Cabin. Postos comerciais foram estabelecidos por comerciantes europeus ao longo dos rios Potomac e James.

As tribos que habitavam a Virgínia Ocidental a partir de 1600 eram a cultura Siouan Monongahela ao norte, a cultura Fort Ancient ao longo do rio Ohio de Monongahela a Kentucky e estendendo-se por uma distância desconhecida para o interior,[16] e as tribos Siouan Tutelo e Moneton do leste no sudeste. Havia também o Susquehannock Iroquoian na região aproximadamente a leste do Rio Monongahela e ao norte da Floresta Nacional Monongahela, uma possível tribo chamada Senandoa, ou Shenandoah, no Vale do Shenandoah e a ponta mais oriental do estado pode ter sido o lar do Pessoas Manahoac. O Monongahela pode ter sido o mesmo que um povo conhecido como Calicua, ou Cali.[17] Os seguintes também podem ter sido da mesma tribo - Moneton, Moheton, Senandoa, Tomahitan.

Durante a Guerra dos Castores, outras tribos se mudaram para a região. O Iroquoian Tiontatecaga (também Little Mingo, Guyandotte)[18] parece ter se separado do Petun depois que eles foram derrotados pelos Iroquois. Eles finalmente se estabeleceram em algum lugar entre os rios Kanawha e Little Kanawha. Durante a década de 1750, quando o Mingo Seneca se separou dos iroqueses e retornou ao Vale do Rio Ohio, eles afirmam que essa tribo se fundiu com eles. O Shawnee também chegou; embora estacionados principalmente dentro do antigo território Monongahela aproximadamente até 1750, eles estenderam sua influência por toda a região do rio Ohio. Eles foram a última tribo nativa da Virgínia Ocidental e foram expulsos pelos Estados Unidos durante as Guerras Shawnee (1811-1813). Acredita-se agora que os Erie, expulsos de Ohio por volta de 1655, sejam os mesmos que os Westo, que invadiram até a Carolina do Sul antes de serem destruídos na década de 1680. Nesse caso, o caminho deles os teria levado através da Virgínia Ocidental. O movimento histórico dos Tutelo[19] e a datação por carbono dos Antigos do Forte parecem corresponder ao período dado de 1655-1670 como a época de sua remoção.[16] Os Susquehannocks foram participantes originais das Guerras dos Castores, mas foram isolados do rio Ohio pelos iroqueses por volta de 1630 e se encontraram em apuros. Sofrendo de doenças e guerras constantes e incapazes de se sustentarem financeiramente, eles começaram a entrar em colapso e se moveram cada vez mais para o leste, para o rio Susquehanna, no leste da Pensilvânia.[20] Os Manahoac provavelmente foram expulsos na década de 1680, quando os iroqueses começaram a invadir a Virgínia.[21] As tribos Siouan lá se mudaram para a Carolina do Norte e mais tarde retornaram como uma tribo, conhecida como Eastern Blackfoot, ou Christannas.[22]

O Westo não garantiu o território que conquistou. Mesmo antes de partirem, os nativos deslocados do sul invadiram regiões recém-conquistadas e as dominaram.[23] Eles ficaram conhecidos como Shattaras, ou Cherokees da Virgínia Ocidental. Eles aceitaram e se fundiram com os Monetons, que começaram a se chamar de Mohetons. Os Calicua também começaram a se chamar Cherokees logo depois, mostrando uma aparente fusão posterior. Esses Shattaras eram intimamente relacionados às tribos que se formaram ao sul após o Westo - os Yuchi e Cherokee. De 1715 a 1717, a Guerra Yamasee começou. Os Senandoa supostamente ficaram do lado dos Yuchi e foram destruídos pelos aliados de Yamasee.[24] Portanto, se os Senandoa fossem da mesma tribo dos Moneton, isso significaria o colapso da cultura Shattara-Moneton. Outra tribo que apareceu na região foi a Canaragay, ou Kanawha.[25] Mais tarde, ele migrou para Maryland e se fundiu à cultura colonial.

Exploração e colonização europeia[editar | editar código-fonte]

Thomas Lee, o primeiro gerente da Ohio Company of Virginia

Em 1671, o general Abraham Wood, sob a direção do governador real William Berkeley da Colônia da Virgínia, enviou um grupo de Fort Henry liderado por Thomas Batts e Robert Fallam para fazer o levantamento deste território. Eles foram os primeiros europeus registados como descobrindo Kanawha Falls. Algumas fontes afirmam que a Expedição Cavaleiros da Ferradura Dourada do governador Alexander Spotswood de 1716 (que dá nome à Competição da Ferradura Dourada do estado para alunos da 8ª série) penetrou até o condado de Pendleton, mas historiadores modernos interpretam os relatos originais da excursão como uma sugestão que nenhum dos cavaleiros da expedição se aventurou muito mais a oeste das Montanhas Blue Ridge do que Harrisonburg, na Virgínia. John Van Meter, um comerciante indiano, penetrou na parte norte em 1725. No mesmo ano, colonos alemães da Pensilvânia fundaram New Mecklenburg, a atual Shepherdstown, no rio Potomac, e outros seguiram. [26]

O rei Carlos II da Inglaterra, em 1661, concedeu a uma companhia de cavalheiros o terreno entre os rios Potomac e Rappahannock, conhecido como Northern Neck. Thomas Fairfax, 6º Lord Fairfax de Cameron finalmente tomou posse desta concessão, e em 1746 uma pedra foi erguida na nascente do Rio Potomac North Branch para marcar o limite oeste de sua concessão. George Washington pesquisou uma parte considerável desta terra entre 1748 e 1751. Seu diário registou que já havia muitos invasores, em grande parte de origem alemã, ao longo do South Branch Potomac River. [27]

Christopher Gist, um agrimensor a serviço da primeira Ohio Company, composta principalmente por virginianos, explorou o país ao longo do rio Ohio, ao norte da foz do rio Kanawha, entre 1751 e 1752. A empresa pretendia estabelecer uma 14ª colônia com o nome " Vandalia ". Muitos colonos cruzaram as montanhas depois de 1750, embora tenham sido impedidos pela resistência dos nativos americanos. Poucos nativos americanos viviam permanentemente dentro dos limites atuais do estado, mas a região era um campo de caça comum, atravessado por muitas trilhas. Durante a guerra francesa e indiana (a frente norte-americana da Guerra dos Sete Anos na Europa), os aliados indianos dos franceses quase destruíram os dispersos assentamentos britânicos. [28]

Trans-Allegheny Virginia[editar | editar código-fonte]

Casamento de escravos na Virgínia, 1838

As condições sociais no oeste da Virgínia eram totalmente diferentes das da parte oriental. A população não era homogênea, pois uma parte considerável da imigração veio da Pensilvânia e incluía alemães, escoceses-irlandeses protestantes e colonos de estados mais ao norte. Os condados no leste e no sul foram colonizados principalmente por virginianos do leste. Durante a Revolução Americana, o movimento para criar um estado além de Alleghenies foi revivido e uma petição para o estabelecimento de " Westsylvania " foi apresentada ao Congresso, sob o argumento de que as montanhas representavam uma barreira quase intransponível para o leste. O terreno acidentado tornou a escravidão não lucrativa, e o tempo apenas aumentou as diferenças sociais, políticas, econômicas e culturais ( ver Tuckahoe-Cohee ) entre as duas seções da Virgínia. [28]

Em 1829, uma convenção constitucional se reuniu em Richmond para considerar reformas na desatualizada constituição da Virgínia. Philip Doddridge, do condado de Brooke, defendeu a causa dos virginianos ocidentais que buscavam uma estrutura de governo mais democrática,[29] mas as reformas ocidentais foram rejeitadas por líderes do leste de Alleghenies que "se agarraram ao poder político em um esforço para preservar seus estilos de vida de plantação dependentes sobre a escravização de negros ".[30] Os líderes da Virgínia mantiveram a qualificação de propriedade para o sufrágio, efetivamente privando os agricultores mais pobres do oeste, cujas famílias faziam elas próprias grande parte do trabalho agrícola. Além disso, a convenção de 1829–30 concedeu aos condados escravistas o benefício de três quintos de sua população escrava ao distribuir a representação do estado na Câmara dos Representantes dos Estados Unidos. Como resultado, todos os condados a oeste de Alleghenies, exceto um, votaram pela rejeição da constituição, que, no entanto, foi aprovada por causa do apoio oriental. [28] O fracasso da elite de plantadores do leste em fazer reformas constitucionais exacerbou o seccionalismo leste-oeste existente na Virgínia e contribuiu para sua divisão.[31]

A Convenção Constitucional da Virgínia de 1850-51, a Convenção de Reforma, abordou uma série de questões importantes para os virginianos ocidentais. Ele estendeu o voto a todos os homens brancos com 21 anos ou mais. O governador, o vice-governador, o judiciário, os xerifes e outros oficiais do condado seriam eleitos por voto público. A composição da Assembleia Geral foi alterada. A representação na Câmara dos Delegados foi repartida com base no censo de 1850, contando apenas os brancos. A representação no Senado foi arbitrariamente fixada em 50 cadeiras, com o oeste recebendo 20 senadores e o leste 30. Isso foi tornado aceitável para o Ocidente por uma disposição que exigia que a Assembleia Geral redistribuísse a representação com base na população branca em 1865, ou então submetesse a questão a um referendo público. Mas o leste também se deu uma vantagem fiscal ao exigir um imposto sobre a propriedade em valor verdadeiro e real, exceto para escravos. Os escravos com menos de 12 anos não eram tributados e os escravos com mais de essa idade eram tributados em apenas US $ 300, uma fração de seu valor real, mas os pequenos fazendeiros tinham todos os seus bens, animais e terras tributados pelo valor total. Apesar desse imposto e da falta de melhorias internas no oeste, a votação foi de 75.748 a favor e 11.063 contra a nova constituição. A maior parte da oposição veio de delegados de condados do leste, que não gostaram dos compromissos feitos para o oeste.[32]

Francis H. Pierpont, um líder durante a Segunda Convenção Wheeling
Abraham Lincoln Walks at Midnight, uma estátua no terreno do Capitólio do Estado da Virgínia Ocidental
Harpers Ferry alternou entre o governo Confederado e o da União oito vezes durante a Guerra Civil Americana e foi finalmente anexada pela Virgínia Ocidental.[33]

Virgínia Ocidental foi o único estado da União a se separar de um estado Confederado (Virginia) durante a Guerra Civil.[34] Em Richmond, em 17 de abril de 1861, a Convenção de Secessão da Virgínia de 1861 votou pela separação da União, mas dos 49 delegados do canto noroeste (que acabou se tornando Virgínia Ocidental), apenas 17 votaram a favor da Portaria de Secessão, enquanto 30 votou contra[35] (com duas abstenções).[36] Quase imediatamente após essa votação, uma reunião em massa em Clarksburg recomendou que cada condado no noroeste da Virgínia enviasse delegados a uma convenção para se reunir em Wheeling em 13 de maio de 1861. Quando esta Primeira Convenção de Wheeling se reuniu, 425 delegados de 25 condados estavam presentes, embora mais de um terço dos delegados fossem da área de Panhandle do norte.[37] Logo houve uma divisão de sentimento. [28]

Alguns delegados liderados por John S. Carlile favoreceram a formação imediata de um novo estado, enquanto outros liderados por Waitman Willey argumentaram que, como a secessão da Virgínia ainda não havia sido aprovada pelo referendo exigido (como aconteceu em 23 de maio), tal ação constituiria revolução contra os Estados Unidos.[38] A convenção decidiu que, se os virginianos adotassem a lei de secessão (da qual havia poucas dúvidas), outra convenção incluindo os membros eleitos da legislatura se reuniria em Wheeling em junho de 1861. Em 23 de maio de 1861, a secessão foi ratificada por grande maioria na Virgínia como um todo, mas nos condados do oeste 34.677 votaram contra e 19.121 votaram a favor do decreto.[39]

A Segunda Convenção Wheeling se reuniu conforme acordado em 11 de junho e declarou que, uma vez que a Convenção da Secessão foi convocada sem o consentimento popular, todos os seus atos foram nulos e todos os que aderiram a ela haviam desocupado seus cargos. [28] As Convenções de Wheeling, e os próprios delegados, nunca foram realmente eleitos por voto público para agir em nome da Virgínia Ocidental.[40] De seus 103 membros, 33 foram eleitos para a Assembleia Geral da Virgínia[41] em 23 de maio. Isso incluiu alguns senadores estaduais remanescentes cujos mandatos de quatro anos começaram em 1859, e alguns que deixaram seus cargos para se reunir em Wheeling. Outros membros "foram escolhidos de forma ainda mais irregular - alguns em assembleias, outros por comitês do condado, e ainda outros foram aparentemente autodesignados".[42] Uma lei para a reorganização do governo foi aprovada em 19 de junho. No dia seguinte, os delegados da convenção escolheram Francis H. Pierpont como governador da Virgínia e elegeram outros oficiais para um governo estadual rival e dois senadores dos EUA (Willey e Carlile) para substituir os separatistas antes do adiamento. O governo federal prontamente reconheceu o novo governo e nomeou os dois novos senadores. Assim, havia dois governos estaduais na Virgínia: um jurando lealdade aos Estados Unidos e outro à Confederação. [28]

A segunda Convenção Wheeling teve um intervalo até 6 de agosto, então foi remontada em 20 de agosto e pediu uma votação popular sobre a formação de um novo estado e uma convenção para elaborar uma constituição se a votação fosse favorável. Na eleição de 24 de outubro de 1861, 18.408 votos foram lançados para o novo estado e 781 contra. [28] Os resultados da eleição foram questionados desde que o exército da União então ocupou a área e as tropas da União foram estacionadas em muitas das urnas para evitar que simpatizantes confederados votassem.[43] Este também foi o dia da eleição para cargos locais, e as eleições também foram realizadas em campos de soldados confederados, que elegeram funcionários do estado rivais, como Robert E. Cowan. A maioria dos votos pró-estado veio de 16 condados ao redor do Pântano do Norte.[44] Mais de 50.000 votos foram lançados na Portaria da Secessão, mas a votação sobre a condição de Estado angariou pouco mais de 19.000.[45] No condado de Ohio, onde fica Wheeling, apenas cerca de um quarto dos eleitores registados votaram.[46] Na maior parte do que viria a ser a Virgínia Ocidental, não houve votação alguma, já que dois terços do território da Virgínia Ocidental votaram pela secessão e os oficiais do condado permaneceram leais a Richmond. Os votos registados em condados pró-secessão foram em sua maioria lançados em outros lugares por refugiados unionistas desses condados.[47]

Geografia[editar | editar código-fonte]

Mapa dos condados da Virgínia Ocidental

Localizada na cordilheira dos Apalaches, Virgínia Ocidental cobre uma área de 62,754.8 km2 (24,229.76 sq mi), com 62,361.0 km2 (24,077.73 sq mi) de terra e 393.8 km2 (152.03 sq mi) de água, tornando-o o 41º maior estado dos Estados Unidos.[48] Virgínia Ocidental faz fronteira com a Pensilvânia e Maryland no nordeste, Virgínia no sudeste, Ohio no noroeste e Kentucky no sudoeste. Sua fronteira mais longa é com a Virgínia em 613 km (381 mi), seguido por Ohio a 391 km (243 mi), Maryland a 280 km (174 mi), Pensilvânia a 190 km (118 mi) e Kentucky a 127 km (79 mi).[49]

Geologia e terreno[editar | editar código-fonte]

Mapa de relevo sombreado do Planalto Cumberland e dos Apalaches de cume e vale

West Virginia está localizado inteiramente na região dos Apalaches, e o estado é quase totalmente montanhoso, o que dá razão ao apelido de The Mountain State e ao lema Montani Sempre Liberi ("Montanhistas são sempre livres"). As elevações e aspereza caem perto de grandes rios como o rio Ohio ou o rio Shenandoah. Cerca de 75% do estado está dentro das regiões do Planalto Cumberland e Planalto Allegheny. Embora o relevo não seja alto, a região do planalto é extremamente acidentada na maioria das áreas. A elevação média de Virgínia Ocidental é de aproximadamente 1,500 ft (460 m) acima do nível do mar, que é o mais alto de qualquer estado dos EUA a leste do rio Mississippi.

Na divisa oriental do estado com a Virgínia, os altos picos na região da Floresta Nacional de Monongahela dão origem a uma ilha de clima mais frio e ecossistemas semelhantes aos do norte da Nova Inglaterra e do leste do Canadá. O ponto mais alto do estado está no topo do botão Spruce, a 4,863 ft (1,482 m),[50] e é coberto por uma floresta boreal de densos abetos em altitudes acima de 4,000 ft (1,200 m). Spruce Knob fica dentro da Floresta Nacional de Monongahela e faz parte da Área de Recreação Nacional Spruce Knob-Seneca Rocks.[51] Um total de seis áreas selvagens também podem ser encontradas dentro da floresta. Fora da floresta ao sul, o New River Gorge é um cânion de 1,000 ft (300 m) fundo, esculpido pelo Rio Novo. O National Park Service administra uma parte do desfiladeiro e do rio que foi designada como Parque e Reserva Nacional New River Gorge.

O cume do Spruce Knob é frequentemente coberto de nuvens

A maior parte da Virgínia Ocidental fica dentro da ecorregião de florestas mesofíticas mistas dos Apalaches, enquanto as elevações mais altas ao longo da fronteira leste e no panhandle ficam dentro das florestas de Appalachian-Blue Ridge. O nativo de vegetação para a maioria do estado era originalmente mista de madeira da floresta de carvalhos, castanheiros, bordo, faia e pinho branco, com salgueiro e sicômoro americano ao longo de cursos de água do estado. Muitas das áreas são ricas em biodiversidade e beleza cênica, um fato apreciado pelos nativos da Virgínia Ocidental, que se referem à sua casa como Quase o Paraíso (da canção " Take Me Home, Country Roads " de John Denver ). Antes da música, era conhecido como "The Cog State" (Carvão, Petróleo e Gás) ou "The Mountain State".

Os estratos de rocha subjacentes são arenito, xisto, leitos de carvão betuminoso e calcário depositados em um ambiente próximo à costa a partir de sedimentos derivados de montanhas a leste, em um mar interior raso a oeste. Alguns leitos ilustram um ambiente de pântano costeiro, alguns delta de rio, algumas águas rasas. O nível do mar subiu e desceu muitas vezes durante as eras do Mississipio e da Pensilvânia, resultando em uma variedade de estratos rochosos. Os Montes Apalaches são alguns dos mais antigos da Terra, tendo-se formado há mais de trezentos milhões de anos.[52]

Clima[editar | editar código-fonte]

Tipos climáticos de Köppen da Virgínia Ocidental
Gráfico climático para Médias do estado Virgínia Ocidental
JFMAMJJASOND
 
 
3.3
 
39
22
 
 
2.9
 
43
24
 
 
3.8
 
53
32
 
 
3.7
 
64
40
 
 
4.4
 
73
50
 
 
4
 
80
59
 
 
4.2
 
83
64
 
 
4
 
82
62
 
 
3.4
 
76
56
 
 
2.9
 
65
44
 
 
3.5
 
54
35
 
 
3.3
 
44
27
Temperaturas em °CPrecipitações em mm

O clima da Virgínia Ocidental é geralmente um clima subtropical úmido ( classificação climática de Köppen Cfa, exceto Dfb nas elevações mais altas) com verões quentes a quentes, úmidos e invernos frios, aumentando em severidade com a elevação. Algumas áreas montanhosas do sul também têm um clima montanhoso temperado (Köppen Cfb ), onde as temperaturas do inverno são mais moderadas e as do verão são um pouco mais frias. No entanto, o clima está sujeito a mudanças em todas as partes do estado. As zonas de robustez variam da zona 5b nas montanhas Apalaches centrais à zona 7a nas partes mais quentes das elevações mais baixas.[53]

No Panhandle Oriental e no Vale do Rio Ohio, as temperaturas são quentes o suficiente para ver e cultivar plantas subtropicais como magnólia do sul ( Magnolia grandiflora ), murta crepe, Albizia julibrissin, sweetgum americano e até mesmo a palmeira agulha e sabal minor. Essas plantas não se desenvolvem tão bem em outras partes do estado. A pera espinhosa do leste cresce bem em muitas partes do estado.

As temperaturas médias de janeiro variam em torno de 26 ° F (−4 ° C) perto do rio Cheat para 41 ° F (5 ° C) ao longo de seções da fronteira com Kentucky. As médias de julho variam de 67 ° F (19 ° C) ao longo do braço norte do rio Potomac até 76 ° F (24 ° C) na parte oeste do estado. É mais frio nas montanhas do que nas partes mais baixas do estado.[54] A temperatura mais alta registada no estado é 112 °F (44 °C) em Martinsburg em 10 de julho de 1936 e a temperatura mais baixa registada no estado é −37 °F (−38 °C) em Lewisburg em 30 de dezembro de 1917.

A precipitação anual varia de menos de 810 mm (32 in) na seção leste inferior para mais de 1,400 mm (56 in) nas partes superiores da Frente Allegheny. Os vales no leste têm menos chuvas porque as cordilheiras da montanha Allegheny a oeste criam uma sombra parcial de chuva. Um pouco mais da metade das chuvas ocorre de abril a setembro. Névoas densas são comuns em muitos vales da seção Kanawha, especialmente no Vale de Tygart. Virgínia Ocidental também é um dos estados mais nublados do país, com as cidades de Elkins e Beckley classificando-se em 9º e 10º nos EUA, respectivamente, para o número de dias nublados por ano (mais de 210). Além dos céus nublados persistentes causados pelo represamento de humidade pelos Alleghenies, Virgínia Ocidental também experimenta algumas das precipitações mais frequentes do país, com raquetes de neve atingindo em média 200 dias por ano com chuva ou neve. A neve geralmente dura apenas alguns dias nas seções mais baixas, mas pode persistir por semanas nas áreas de montanha mais altas. Uma média de 860 mm (34 in) de neve cai anualmente em Charleston, embora durante o inverno de 1995-1996 mais de três vezes essa quantidade tenha caído, pois várias cidades do estado estabeleceram novos recordes de neve. A queda de neve média nas Terras Altas de Allegheny pode variar até 4,600 mm (180 in) por ano. O clima severo é um pouco menos prevalente na Virgínia Ocidental do que na maioria dos outros estados do leste, e está entre os estados menos propensos a tornados a leste das Montanhas Rochosas.

Demografia[editar | editar código-fonte]

Crescimento populacional
Censo Pop.
179055 873
180078 59240,7%
1810105 46934,2%
1820136 80829,7%
1830176 92429,3%
1840224 53726,9%
1850302 31334,6%
1860376 68824,6%
1870442 01417,3%
1880618 45739,9%
1890762 79423,3%
1900958 80025,7%
19101 221 11927,4%
19201 463 70119,9%
19301 729 20518,1%
19401 901 97410,0%
19502 005 5525,4%
19601 860 421−7,2%
19701 744 237−6,2%
19801 949 64411,8%
19901 793 477−8,0%
20001 808 3440,8%
20101 852 9942,5%
20201 793 716−3,2%
Fonte: US Census[55]
Pirâmide etária da Virgínia Ocidental

De acordo com o censo nacional de 2000, a população da Virgínia Ocidental naquele ano era de 1 808 344 habitantes, um crescimento de 0,8% em relação à população do estado em 1990, de 1 793 477 habitantes. Uma estimativa realizada em 2005 estima a população do estado em 1 816 856 habitantes, um crescimento de 1,3% em relação à população em 1990; de 0,5%, em relação à população em 2000; e de 0,2% em relação à população estimada em 2004.

O decréscimo populacional natural da Virgínia Ocidental entre 2000 e 2005 foi de 3 296 habitantes - 108 292 nascimentos menos 111 588 óbitos - o crescimento populacional causado pela imigração foi de 14 209 habitantes, enquanto que a migração interestadual resultou no ganho de 3 691 habitantes. Entre 2000 e 2005, a população da Virgínia Ocidental cresceu em 8 506 habitantes.

5,6% da população da Virgínia Ocidental possui menos de cinco anos de idade, 22,3% possui menos de 18 anos de idade e 15,3% da população possui 65 anos ou mais de idade. Pessoas do sexo feminino compõem aproximadamente 51,4% da população do estado.



Etnias da Virgínia Ocidental em 2010.[56]

  Brancos (93.9%)
  Negros (3.4%)
  Asiáticos (0.7%)
  Indígenas (0.2%)
  Outros (1.8%)

Raças e etnias[editar | editar código-fonte]

Composição racial da população da Virgínia Ocidental de acordo com o U.S. Census Bureau 2010:

  • 93,9% – brancos não-hispânicos
  • 3,4% – afro-americanos
  • 0,7% – asiáticos
  • 0,2% – ameríndios
  • 1,8% – duas ou mais raças

Os cinco maiores grupos étnicos da Virgínia Ocidental são norte-americanos (que compõem 23,2% da população do estado, primariamente descendentes de irlandeses ou escoceses), alemães (17,2%), irlandeses (13,5%), ingleses (12%) e italianos (4,8%).

Estados adjacentes[editar | editar código-fonte]


áreas metropolitanas[editar | editar código-fonte]

  • Beckley[57]
  • charleston
  • Huntington-Ashland
  • Morgantown
  • Parkersburg-Marietta-Vienna
  • Weirton-Steubenville
  • Wheeling

Outras áreas metropolitanas que contêm cidades em Virgínia Ocidental, mas principalmente em outros estados, incluem :

  • Cumberland
  • Hagerstown-Martinsburg
  • Washington-Arlington-Alexandria
  • Winchester

Áreas micropolitanas[editar | editar código-fonte]

Principais cidades[editar | editar código-fonte]

Grandes cidades (+ 10 mil habitanets)
Cidades de menor porte

Economia[editar | editar código-fonte]

Visão geral[editar | editar código-fonte]

A economia da Virgínia Ocidental nominalmente seria a 62ª maior economia globalmente, atrás do Iraque e à frente da Croácia, de acordo com as projeções do Banco Mundial[58] e a 64ª maior, atrás do Iraque e à frente da Líbia, de acordo com as projeções de 2009 do Fundo Monetário Internacional.[59] O estado tem um GSP nominal projetado de $ 63,34 mil milhões em 2009, de acordo com o relatório do Bureau of Economic Analysis de novembro de 2010, e um GSP real de $ 55,04 mil milhão. O crescimento real do PIB do estado em 2009 de 0,7% foi o 7º melhor do país.[60] Virgínia Ocidental foi um dos dez estados em 2009 que cresceu economicamente.[61]

Enquanto a renda per capita caiu 2,6% nacionalmente em 2009, a de Virgínia Ocidental cresceu 1,8%.[62] Ao longo do primeiro semestre de 2010, as exportações da Virgínia Ocidental chegaram a US $ 3 mil milhões, crescendo 39,5% em relação ao mesmo período do ano anterior e à frente da média nacional de 15,7%.[62]

Morgantown foi classificada pela Forbes como a 10ª melhor cidade pequena do país para conduzir negócios em 2010.[63] A cidade também abriga a West Virginia University, a 95ª melhor universidade pública de acordo com o US News & World Report em 2011.[64] A proporção da população adulta da Virgínia Ocidental com diploma de bacharel é a mais baixa dos Estados Unidos, com 17,3%.[65]

A taxa de imposto sobre o rendimento líquido das empresas é de 6,5%, enquanto os custos das empresas estão 13% abaixo da média nacional.[66][67]

O Bureau of Economic Analysis dos Estados Unidos informou que em 2014 a economia da Virgínia Ocidental cresceu duas vezes mais rápido que o próximo estado de crescimento mais rápido a leste do rio Mississippi, ocupando o terceiro lugar ao lado de Wyoming e logo atrás de Dakota do Norte e Texas entre os estados de crescimento mais rápido nos Estados Unidos Estados.[68]

Economia[editar | editar código-fonte]

As exportações de carvão de Virgínia Ocidental caíram 40% em 2013 - uma perda de $ 2,9 mil milhões e as exportações totais gerais diminuíram 26%.[69] Virgínia Ocidental ficou em último lugar no Gallup Economic Index pelo quarto ano consecutivo. A pontuação da Virgínia Ocidental foi de -44, ou 17 pontos abaixo da média de -27 para os outros estados entre os dez piores.[70] Virgínia Ocidental ficou em 48º lugar na CNBC "Top States for Business 2013" com base em medidas de competitividade, como economia, força de trabalho e custo de vida - ficando entre os cinco últimos estados nos últimos seis anos consecutivos.[71] Virgínia Ocidental ficou em 49º lugar no Índice Estadual de Nova Economia de 2014 e nos três últimos estados desde 1999. Virgínia Ocidental ficou em último ou penúltimo em indicadores críticos, como educação da força de trabalho, atividade empreendedora, empregos de alta tecnologia e cientistas e engenheiros.[72]

Em 9 de janeiro de 2014, um derramamento de produto químico contaminou o abastecimento de água de 300.000 pessoas em nove condados da Virgínia Ocidental perto de Charleston. De acordo com a Bloomberg News, a perda de salários, receitas e outros danos econômicos do derramamento de produtos químicos pode chegar a US $ 500 milhão.[73] [ precisa de atualização ] e o Marshall University Center for Business and Economic Research da Virgínia Ocidental estimou que cerca de US $ 61 milhões foram perdidos por empresas apenas nos primeiros quatro dias após o derramamento.[74]

Em 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) da Virgínia Ocidental cresceu 3,3%.[75] O estado emitiu um relatório destacando que o PIB do estado indica uma economia em rápido crescimento, mas não abordou os indicadores de emprego.[76] Em 2009-2013, o PIB real dos EUA aumentou 9,6% e o emprego total aumentou 3,9%. Na Virgínia Ocidental, durante o mesmo período, seu PIB real aumentou cerca de 11%, enquanto o emprego total diminuiu em 1.000 empregos, de 746.000 para 745.000.

Em 2013, Virgínia Ocidental ficou em último lugar no país, com uma proporção de emprego para população de apenas 50%, em comparação com a média nacional de 59%.[77] O estado perdeu 5.600 empregos em sua força de trabalho em quatro setores econômicos críticos: construção (1.900), manufatura (1.100), varejo (1.800) e educação (800), enquanto ganhava apenas 400 em mineração e extração de madeira.[78] A Força de Trabalho Civil do estado caiu em 15.100.[79]

Política[editar | editar código-fonte]

A partir da esquerda, o senador Joe Manchin, o secretário de energia Rick Perry, a senadora Shelley Moore Capito e o representante David McKinley em 2017

No nível estadual, a política da Virgínia Ocidental foi amplamente dominada pelo Partido Democrata desde a Grande Depressão até os anos 2000. Este foi um legado da tradição muito forte de associação sindical de Virgínia Ocidental.[80] Após as eleições de meio de mandato de 2014, os democratas controlaram o governo, a maioria dos escritórios estaduais e uma cadeira no Senado dos EUA, enquanto os republicanos ocuparam uma cadeira no Senado dos EUA, todas as três cadeiras do estado na Câmara dos EUA e a maioria em ambas as casas do Legislativo da Virgínia Ocidental. Nas eleições de 2016, os republicanos mantiveram suas cadeiras e ganharam no Senado Estadual e conquistaram três cargos em todo o estado.[81][82]

Desde 2000, os habitantes da Virgínia Ocidental apoiam o candidato republicano em todas as eleições presidenciais. O estado é considerado um estado "vermelho escuro" no nível federal.[80][83] Em 2012, o republicano Mitt Romney venceu o estado, derrotando o democrata Barack Obama com 62% dos votos contra 35% de Obama. Na eleição presidencial de 2016, o republicano Donald Trump venceu o estado com 67,86% do voto popular, com a Virgínia Ocidental dando a ele a maior parcela de votos de qualquer estado.[84] A eleição presidencial de 2008 foi a última em que o candidato democrata venceu qualquer condado do estado.

Os cristãos evangélicos representavam 52% dos eleitores do estado em 2008.[85] Uma pesquisa de 2005 mostrou que 53% dos eleitores da Virgínia Ocidental são antiaborto, o sétimo maior do país.[86] Uma pesquisa de 2014 da Pew Research descobriu que 35% dos habitantes da Virgínia Ocidental apoiavam o aborto legal em "todos ou na maioria dos casos", enquanto 58% queriam que fosse banido "em todos ou na maioria dos casos".[87]

Resultados das eleições presidenciais[88]
Ano Republicanos Democratas
2020 68,62% 545.382 29,69% 235.984
2016 68,50% 489.371 26,43% 188.794
2012 62,14% 417.655 35,45% 238.269
2008 55,58 % 397.466 42,49% 303.857
2004 56,06% 423.778 43,20% 326.541
2000 51,92% 336.475 45,59% 295.497
1996 36,76% 233.946 51,51% 327.812
1992 35,39% 241.974 48,41 % 331.001
1988 47,46% 310.065 52,20% 341.016
1984 55,11% 405.483 44,60% 328.125
1980 45,30% 334.206 49,81% 367.462
1976 41,93 % 314.760 58,07% 435.914
1972 63,61% 484.964 36,39% 277.435
1968 40,78% 307.555 49,60% 374.091
1964 32,06% 253.953 67,94 % 538.087
1960 47,27 % 395.995 52,73% 441.786

Uma pesquisa do Public Policy Polling de setembro de 2011 descobriu que 19% dos eleitores da Virgínia Ocidental achavam que o casamento entre pessoas do mesmo sexo deveria ser legal, enquanto 71% achavam que deveria ser ilegal e 10% não tinham certeza. Uma pergunta separada na mesma pesquisa descobriu que 43% dos eleitores da Virgínia Ocidental apoiavam o reconhecimento legal de casais do mesmo sexo, com 17% apoiando o casamento do mesmo sexo, 26% apoiando as uniões civis, mas não o casamento, 54% não favorecendo o reconhecimento legal e 3% não tenho certeza .[89] Em 2008, 58% eram a favor da retirada das tropas do Iraque, enquanto apenas 32% queriam que as tropas permanecessem.[90] Sobre a política fiscal em 2008, 52% disseram que aumentar os impostos sobre os indivíduos mais ricos beneficiaria a economia, enquanto 45% discordaram.[91]

Educação[editar | editar código-fonte]

Ao tornar-se um estado, em 1863, a Virgínia Ocidental estabeleceu um sistema de escolas públicas. Em 1933, os 398 distritos escolares do estado foram reorganizados em 55 distritos, cada uma operando dentro de cada condado da Virgínia Ocidental.

Atualmente, todas as instituições educacionais na Virgínia Ocidental precisam seguir regras e padrões ditadas pelo Conselho de Educação da Virgínia Ocidental, composto por nove membros escolhidos pelo governador para mandatos de até nove anos de duração. Este conselho é administrado por um superintendente, eleito pela população para mandatos de até quatro anos de duração. A Virgínia Ocidental possui 55 distritos escolares, cada uma operando em um condado. Cada distrito escolar possui seus próprios superintendentes. A Virgínia Ocidental não permite a operação de escolas charter - escolas públicas independentes, que não são administradas por distritos escolares, mas que dependem de verbas públicas para operarem. Atendimento escolar é compulsório para todas as crianças e adolescentes com mais de seis anos de idade, até a conclusão do segundo grau ou até os quinze anos de idade.

Martin Hall, um dos prédios mais antigos da Universidade da Virgínia Ocidental

Em 1999, as escolas públicas do estado atenderam cerca de 291,8 mil estudantes, empregando aproximadamente 21,1 mil professores. Escolas privadas atenderam cerca de 15,9 mil estudantes, empregando aproximadamente 1,5 mil professores. O sistema de escolas públicas consumiu cerca de 1,987 bilhões de dólares, e o gasto das escolas públicas é de aproximadamente 7,2 mil dólares por estudante. Cerca de 78,7% dos habitantes do estado com mais de 25 anos de idade possui um diploma de segundo grau.

A primeira biblioteca da Virgínia Ocidental foi fundada em 1808, em Wheeling. A primeira biblioteca pública do estado, por sua vez, foi fundada em 18 de maio de 1859, no Condado de Ohio. Atualmente, o estado possui cerca de 97 sistemas de bibliotecas públicas, que movimentam uma média de 4,4 livros por habitante.

Atualmente, a Universidade da Virgínia Ocidental possui 37 instituições de educação superior, dos quais 15 são públicas e 22 são privadas. A primeira instituição de ensino superior da Virgínia Ocidental, a Universidade da Virgínia Ocidental, foi fundada em 1867, em Morgantown. A Universidade da Virgínia Ocidental é atualmente a maior instituição de ensino superior do estado.

Transportes e telecomunicações[editar | editar código-fonte]

Vista da ferrovia U.S. Route 522, na Virgínia Ocidental

Charleston é o principal pólo de transportes da Virgínia Ocidental. O Estado, em 2002, possuía 3 595 quilômetros de ferrovias. Carvão responde por 95% da carga transportada nas ferrovias do Estado. Em 2003, a Virgínia Ocidental possuía 59 534 quilômetros de vias públicas, dos quais 884 quilômetros eram rodovias interestaduais, considerados parte do sistema federal rodoviário dos Estados Unidos.

O primeiro jornal da Virgínia Ocidental, o Potomak Guardian and Berkeley Advertiser, foi publicado pela primeira vez em 1790, em Shepherdstown. O jornal mais antigo do Estado ainda em circulação, por sua vez, é o The Intelligencer, impresso em Wheeling pela primeira vez em 1852. Atualmente, são publicados no Estado 97 jornais, dos quais 21 são diários, bem como 35 periódicos.

A primeira estação de rádio da Virgínia Ocidental foi fundada em 1923, em Huntington (Virgínia Ocidental). A primeira estação de televisão foi fundada em 1949, também em Huntington. Atualmente, a Virgínia Ocidental 123 estações de rádio - dos quais 51 são AM e 72 são FM - e 11 estações de televisão.

Cultura[editar | editar código-fonte]

Capitólio Estadual da Virgínia Ocidental em Charleston

Notas

  1. O Escritório do Censos e a Associação de Geografos Americanos classificam a Virgínia Ocidental como parte do Sul dos Estados Unidos enquanto o Escritório de Estatística do Trabalho classica o estado como parte da região do Médio Atlântico "Mid-Atlantic Home : Mid-Atlantic Information Office: U.S. Bureau of Labor Statistics". www.bls.gov. Archived.

Referências

  1. «Archived copy». Consultado em 8 de março de 2016. Arquivado do original em 8 de março de 2016 
  2. Correia, Paulo (Direção-Geral da Tradução – Comissão Europeia) (Verão de 2015). «Os estados dos Estados Unidos da América» (PDF). «a folha» – Boletim da língua portuguesa nas instituições europeias (n.º 48). ISSN 1830-7809. Consultado em 24 de setembro de 2015 
  3. «United States Summary: 2010 Population and Housing Unit Counts» (PDF). census.gov. Departamento do Censo dos Estados Unidos (setembro de 2012). Consultado em 9 de maio de 2021 
  4. Bureau, US Census (26 de abril de 2021). «2020 Census Apportionment Results». The United States Census Bureau. Consultado em 13 de agosto de 2021 
  5. «Spruce Knob Cairn 1956». NGS data sheet. National Geodetic Survey (Estados Unidos). Consultado em 24 de novembro de 2011 
  6. «Elevations and Distances in the United States». United States Geological Survey. 2001. Consultado em 24 de outubro de 2011. Arquivado do original em 15 de outubro de 2011 
  7. Elevation adjusted to North American Vertical Datum of 1988.
  8. «Gross domestic product (GDP) by state (millions of current dollars)» (PDF). Bureau of Economic Analysis. Consultado em 8 de dezembro de 2017 
  9. «Sub-national HDI - Area Database - Global Data Lab». hdi.globaldatalab.org (em inglês). Consultado em 21 de julho de 2018 
  10. «Census Data» (PDF). Census.gov. 26 de abril de 2021. Consultado em 26 de abril de 2021 
  11. Foner, Eric, Reconstruction: America's Unfinished Revolution, 1863–1877, Harper, 2002, p. 39
  12. «Appalachian Region: Counties in Appalachia». Appalachian Regional Commission. Consultado em 13 de novembro de 2007. Cópia arquivada em 17 de setembro de 2008 
  13. Charles Henry Ambler, "A History of West Virginia" pg. 104
  14. Charles H. Ambler.
  15. Thier, David (18 de abril de 2010). «W.Va. Stalagmite Points to Surprising Carbon Footprint». Science. aolnews.com. Cópia arquivada em 20 de abril de 2010 
  16. a b Ellis, Laura Elizabeth "Investigating the Orchard Site: A Protohistoric Fort AncientSite in West Virginia" 2015
  17. (Extrapolation from the 16th-century Spanish, 'Cali' ˈkali a rich agricultural area—geographical sunny climate. also 1536, Cauca River, linking Cali, important for higher population agriculture and cattle raising & Colombia's coffee is produced in the adjacent uplands.
  18. Franquelin, Jean Baptiste Louis.
  19. "Discoveries of John Lederer," reprinted by O.H. Harpel, Cincinnati (1879)
  20. Jennings, Francis "Glory, Death & Transfiguration: The Susquehannock Indians in the 17th Century" 1968
  21. "Lambreville to Bruyas Nov. 4,1696" N.Y. Hist.
  22. Lawson's "History of Carolina" reprinted by Stroller & Marcom.
  23. cherokeelessons.com/pdf/Cherokee Lessons 978-0-557-68640-7.pdf
  24. «The Shenandoah Valley of Virginia... its Secret Native American History». 23 de outubro de 2016. Consultado em 17 de março de 2018. Cópia arquivada em 1 de março de 2019 
  25. Mooney 1894:7–8.
  26. Chisholm 1911, p. 562.
  27. Chisholm 1911, pp. 562–563.
  28. a b c d e f g Chisholm 1911, p. 563.
  29. Richards, Samuel J. (2019). «Reclaiming Congressman Philip Doddridge from Tidewater Cultural Imperialism». West Virginia History: A Journal of Regional Studies (em inglês). 13: 1–26. ISSN 1940-5057. doi:10.1353/wvh.2019.0019 
  30. Richards, Samuel J. (outono de 2019). «Reclaiming Congressman Philip Doddridge from Tidewater Cultural Imperialism». West Virginia History: A Journal of Regional Studies. 13. 7 páginas. doi:10.1353/wvh.2019.0019 
  31. Ambler, Charles H. (1964). Sectionalism in Virginia from 1776–1861. New York: Russell & Russell 
  32. Charles H. Amber, A History of West Virginia, pp. 276–79
  33. «Harpers Ferry and the Civil War Chronology». National Park Service. 24 de julho de 2019 
  34. «"Chapter Twelve "Reorganized Government of Virginia Approves Separation"». Wvculture.org. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 7 de abril de 2010 
  35. A detailed list of delegate names and votes are located in Virgil Lewis' How West Virginia Was Made, pg. 30, and also Charles Ambler's A History of West Virginia, 1933, pg. 309.
  36. Those not voting were Thomas Maslin of Hardy County and Benjamin Wilson of Harrison County.
  37. J. McGregor "The Disruption of Virginia", pg. 193
  38. The United States Constitution provides that no state may be divided without its consent.
  39. Richard O. Curry "A House Divided", pg. 147
  40. C. Ambler "The History of West Virginia", pg. 318
  41. Virgil Lewis "How West Virginia Was Made" pgs. 79–80
  42. Charles Ambler "The History of West Virginia", pg. 318
  43. «West Virginia Statehood». Wvculture.org. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 7 de março de 2007 
  44. Richard O. Curry "A House Divided", pgs. 141–152
  45. Richard O. Curry "A House Divided", pgs. 149–150
  46. Richard O. Curry "A House Divided", pg. 149
  47. Richard O. Curry "A House Divided", pg. 86
  48. «Land and Water Area of States, 2000». Information Please. 2000. Consultado em 7 de julho de 2010. Cópia arquivada em 23 de julho de 2010 
  49. «Bordlist». umn.edu. Cópia arquivada em 8 de fevereiro de 2012 
  50. «Elevations and Distances in the United States». U.S Geological Survey. 29 de abril de 2005. Consultado em 9 de novembro de 2006. Cópia arquivada em 2 de novembro de 2006 
  51. «FS.fed.us». FS.fed.us. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 1 de outubro de 2009 
  52. Coney, Peter J (1970). «The Geotectonic Cycle and the New Global Tectonics». Geological Society of America Bulletin. 81: 739–748. Bibcode:1970GSAB...81..739C. doi:10.1130/0016-7606(1970)81[739:tgcatn]2.0.co;2 
  53. «West Virginia USDA Plant Hardiness Zone Map». plantmaps.com. Consultado em 11 de novembro de 2010. Cópia arquivada em 9 de dezembro de 2010 
  54. «West Virginia University data». West Virginia University Health Office. Consultado em 7 de julho de 2010. Cópia arquivada em 31 de maio de 2008 
  55. «Change in Resident Population of the 50 States, the District of Columbia, and Puerto Rico: 1910 to 2020» (PDF). census.gov. Departamento do Censo dos Estados Unidos. Consultado em 1 de maio de 2021 
  56. Resident Population Data. «Resident Population Data – 2010 Census». 2010.census.gov. Consultado em 24 de dezembro de 2012. Arquivado do original em 20 de dezembro de 2012 
  57. a b c «Archived copy». Consultado em 29 de janeiro de 2016. Cópia arquivada em 26 de janeiro de 2016 
  58. "The World Bank: World Development Indicators database" Arquivado em 2009-09-12 no Wayback Machine, World Bank.
  59. "Report for Selected Countries and Subjects" Arquivado em 2011-11-18 no Wayback Machine, International Monetary Fund.
  60. "ECONOMIC DOWNTURN WIDESPREAD AMONG STATES IN 2009" Arquivado em 2010-12-13 no Wayback Machine, Bureau of Economic Analysis.
  61. "West Virginia showed GDP growth from 2008 to 2009" Arquivado em 2012-02-03 no Wayback Machine, The Herald-Dispatch.
  62. a b "West Virginia improves per capita ranking" Arquivado em 2010-11-17 no Wayback Machine, Catherine Zacchi.
  63. "Morgantown makes Forbes list again" Arquivado em 2010-11-25 no Wayback Machine, Charleston Daily Mail.
  64. "Best Colleges 2011" Arquivado em 2009-08-26 no Wayback Machine, U.S. News & World Report. 2010.
  65. «State Rankings-Statistical Abstract of the United States-Persons 25 Years Old and Over With a Bachelor's Degree or More, 2004». Census.gov. 7 de janeiro de 2009. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 18 de outubro de 2010 
  66. "Business Taxes" Arquivado em 2010-12-01 no Wayback Machine, West Virginia Department of Commerce.
  67. "West Virginia Industries" Arquivado em 2010-12-20 no Wayback Machine, West Virginia Department of Commerce.
  68. Analysis, US Department of Commerce, BEA, Bureau of Economic. «Bureau of Economic Analysis». bea.gov. Cópia arquivada em 11 de junho de 2015 
  69. "State Exports via West Virginia" Arquivado em 2014-04-13 no Wayback Machine, U.S. Census Bureau.
  70. "Economic Confidence Still Highest in D.C. in 2013.
  71. "America's Top States for Business 2013" Arquivado em 2017-08-22 no Wayback Machine, CNBC.
  72. "2014 State New Economy Index" Arquivado em 2014-08-19 no Wayback Machine, Information Technology and Innovation Foundation.
  73. "Diners Urged to Tip More as West Virginia Water Ban Ends" Arquivado em 2014-01-21 no Wayback Machine, Bloomberg News.
  74. "CBER Calculates Impact from Chemical Spill into Elk River" Arquivado em 2014-04-13 no Wayback Machine, Marshall University Center for Business and Economic Research.
  75. "Widespread Economic Growth in 2012" Arquivado em 2014-06-11 no Wayback Machine, U.S. Bureau of Economic Analysis.
  76. "Governor Releases July Edge Business Report", West Virginia Department of Commerce.
  77. "Regional and State Unemployment—2013 Annual Averages" Arquivado em 2014-03-08 no Wayback Machine, U.S. Bureau of Labor.
  78. "West Virginia's February Unemployment Rate at 6.0 Percent" Arquivado em 2014-04-13 no Wayback Machine, WorkForce West Virginia.
  79. "Labor Market Information by West Virginia County February 2014" Arquivado em 2014-04-13 no Wayback Machine, WorkForce West Virginia
  80. a b Woodruff, Betsy (29 de outubro de 2014). «Goodbye West Virginia». Cópia arquivada em 21 de julho de 2017 – via Slate 
  81. «The Latest: GOP maintains majority in West Virginia Senate». Miami Herald. 9 de novembro de 2016. Consultado em 9 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2016 
  82. McElhinny, Brad (9 de novembro de 2016). «W.Va. Republicans celebrate Trump win and GOP gains». West Virginia MetroNews. Consultado em 10 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 10 de novembro de 2016 
  83. «Democrats Are Getting Destroyed In Key Senate States». yahoo.com. Cópia arquivada em 2 de fevereiro de 2017 
  84. Leip, David. «General Election Results—West Virginia». United States Election Atlas. Consultado em 18 de novembro de 2016. Cópia arquivada em 9 de julho de 2018 
  85. «Local Exit Polls—Election Center 2008—Elections & Politics from CNN.com». CNN. Cópia arquivada em 5 de junho de 2010 
  86. «SurveyUSA - 50 State Abortion 0805 Sorted by Pro Life». SurveyUSA.com. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2010 
  87. «Religion in America: U.S. Religious Data, Demographics and Statistics | Pew Research Center». Pew Research Center's Religion & Public Life Project (em inglês). Consultado em 11 de outubro de 2018. Cópia arquivada em 12 de outubro de 2018 
  88. Leip, David. «Presidential General Election Results Comparison – West Virginia». US Election Atlas. Consultado em 13 de janeiro de 2015 
  89. Public Policy Polling: "WV against gay marriage, for Tea Party, Steelers, Reds/Bucs", September 15, 2011 Arquivado em 2012-07-23 no Wayback Machine, accessed September 20, 2011
  90. «Rasmussenreports.com». Rasmussenreports.com. Consultado em 31 de julho de 2010 
  91. «Rasmussenreports.com». Rasmussenreports.com. Consultado em 31 de julho de 2010. Cópia arquivada em 16 de maio de 2010 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Dbastro/Camila Mac Lennan

{Usuário:Dbastro/Testes/Predefinição6| Name = Nebraska | Flag = Flag of Nebraska.svg | Seal = Seal of Nebraska.svg | Bird = western meadowlark (Sturnella neglecta)[1] | Fish = Channel catfish | Flower = Tall Goldenrod[2] | Grass = Little bluestem[3] | Insect = Western honey bee[4] | Mammal = White-tailed deer[5] | Tree = Eastern Cottonwood[6] | Fossil = Mammoth[7] | Beverage = Milk
Soft drink: Kool-aid | Dance = Square dance | Gemstone = Blue agate[8] | Other = River: Platte River | Rock= Prairie agate[9] | Slogan = Welcome to NEBRASKAland where the West begins[10] The Official Symbol and Slogan of Nebraska | Soil = Holdrege series | Route Marker = N-92.svg | Quarter = | QuarterReleaseDate = 2006 }}

  1. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-107». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  2. LTC. «Nebraska Legislature statute 1-101». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  3. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-112». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  4. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-114». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  5. LTC. «Nebraska Legislature statue 90-117». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  6. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-113». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  7. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-109». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  8. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-108». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  9. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-110». nebraskalegislature.gov. Consultado em 20 de fevereiro de 2019. Cópia arquivada em 21 de fevereiro de 2019 
  10. LTC. «Nebraska Legislature statute 90-105». nebraskalegislature.gov. Consultado em 4 de setembro de 2017. Cópia arquivada em 4 de setembro de 2017