Usuário:EuTuga/Arquivo/2006

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Arquivo da página de discussão de EuTuga

Por favor, não edite esta página, pois posso não ler a sua mensagem. Para deixar uma mensagem na minha página de discussão actual clique aqui. Não se esqueça de fornecer um cabeçalho e de assinar no final das suas mensagens. Obrigado!

2006 • 2007 • 2008 • 2009 • 2010 • 2011 • 2012 • 2013 • 2014 • 2015 • 2016 • 2017 • 2018 • 2019 • 2020 • 2021
For other languages, consider using Wikipedia:Babel
Olá EuTuga/Arquivo/2006, bem-vindo(a) à Wikipédia,
A Wikipédia surgiu em 2001, desde então estabeleceram-se vários princípios definidos pela comunidade. Por favor, reserve algum tempo a explorar os tópicos seguintes, antes de começar a editar na Wikipédia.
Wikipedia:Tutorial Tutorial
Aprender a editar passo-a-passo num instante
Wikipedia:Página de testes Página de testes
Para fazer experiências sem danificar a Wikipédia
Wikipedia:Coisas a não fazer Coisas a não fazer
Resumo dos erros mais comuns a evitar
Wikipedia:Café dos novatos Café dos novatos
Onde pode tirar dúvidas com outros wikipedistas
Wikipedia:Livro de estilo Livro de estilo
Definições de formatação normalmente usadas
Wikipedia:FAQ FAQ
O que toda a gente pergunta
Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona Políticas da Wikipédia
Regulamentos gerais a saber
Wikipedia:Ajuda Ajuda
Manual geral da Wikipédia
Wikipedia:Tutoria Programa de Tutoria.
Nele você poderá tirar dúvidas e receber dicas de um editor experiente enquanto se familiariza com a Wikipédia
Esta é a sua página de discussão, na qual pode receber mensagens de outros wikipedistas. Para deixar uma mensagem a um wikipedista deve escrever na página de discussão dele, caso contrário ele não será notificado. No final da mensagem assine com quatro tis: ~~~~

Fusão[editar | editar código-fonte]

Olá Eduardo

Preciso da tua opinião, pois encontrei uma situação meio complicada.

Recentemente li o artigo Cristianismo Ortodoxo e achei estranho que um tema tão abrangente tivesse um artigo tão limitado, daí que fiz umas pesquisas em busca de artigos relacionados (ou eventualmente repetidos). De facto, descobri que o artigo Cristianismo ortodoxo (nota a diferença na letra maiúscula) se encontra redirecionado para o artigo Ortodoxia. No entanto depois de ler os dois artigos e ainda o artigo Igreja Ortodoxa, acho que embora o título do artigo deva ser redirecionado para Ortodoxia, o conteúdo deve ser fundido com Igreja Ortodoxa.

O que fiz em relação a isto foi colocar uma referência de fusão no artigo Cristianismo Ortodoxo a apontar para o artigo Igreja Ortodoxa, mas como me parece que isso não resolve completamente a questão achei melhor pedir a tua opinião uma vez que sou ainda um novato na wikipédia.

O que pensas desta situação e que achas que deve (ou não) ser feito?

/Eu,Tuga 00:40, 11 Dezembro 2006 (UTC)

Viva! Escolheste a pessoa errada para falar de religião, mas vamos a ver. De facto, o artigo do cristianimo, com maiúscula, além de estar com título mal formatado e ser quase um "não-artigo", merece de facto a fusão (para aproveitar eventuais informações válidas e depois eliminar). De facto, podes ainda fundir a ortodoxia com a igreja ortodoxa (3 em 1!) deixando-o sob o título mais adequado (que talvez seja a igreja) e colocando as informações da ortodoxia como "história" da formação da igreja.
Podes usar as marcações à vontade, marca é todos os artigos a serem fundidos, mesmo aquele que vai ser o destinatário dos conteúdos depois da fusão. No final faz os redireccionamentos adequados e (se achares necessário) explica na página de discussão do artigo resultante o porquê da fusão!
Espero ter ajudado nalguma coisa... Continuação de boas contribuições! (se já te sentires à vontade com a formatação wiki, vê se não estás interessado em participar no Wikipedia:WikiPrenda/Primeiro WikiPrenda!) Abraço, Eduardo Pinheiro 09:13, 11 Dezembro 2006 (UTC)
Agradeço a tua resposta! Não me sinto à vontade no tema para fazer eu mesmo as alterações mas vou marcar os artigos conforme indicaste. Obrigado pela ajuda! /Eu,Tuga 10:12, 11 Dezembro 2006 (UTC)

Reindivicação ou Reivindicação[editar | editar código-fonte]

Olá Fred, não nos conhecemos mas eu agradecer-lhe-ia imenso se você me esclarecesse uma dúvida. Encontrei vários artigos em que é usado o termo Reindivicação (assim como o verbo: Reindivicar), o qual me parece incorrecto.

Em Português Europeu (na dúvida, verifiquei nos dois dicionários indicados na tua página de usuário e no meu dicionário pessoal) o termo correcto é Reivindicação (verbo: Reivindicar), e os termos que refiro acima não existem.

Em Português do Brasil (verifiquei no dicionário que indicas na tua página de usuário) o termo correcto parece ser também Reivindicação (verbo: Reivindicar), e os termos que refiro acima também não existem. Também não encontrei nenhuma referência a estes termos na tabela de diferenças entre Português do Brasil e Europeu da wikipédia.

Assim, comecei a corrigir estes termos em vários artigos. No entanto, face ao número de artigos que surgiram nestas condições, surgiu-me a dúvida se este termo não seria porventura um termo brasileiro com sentido diferente do termo Reivindicar. Daí que tenha decidido pedir a tua ajuda sobre isto, porque és natural do Brasil e porque és um usuário experiente.

Desde já obrigado! /Eu,Tuga 00:54, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Oi! Mil desculpas pela demora na resposta, meu caro. Estive pesquisando para lhe responder. Fiz algumas consultas a alguns dicionários e, em nenhum deles, encontrei o termo reindivicar. Encontrei apenas Reinvindicar que significa:
  1. Intentar demanda para reaver (propriedade que está na posse de outrem).
  2. Tentar recuperar.
  3. Reclamar, exigir.
Ao meu ver, o termo não existe e se trata apenas de um erro de digitação (tal como o Leslie confirmou acima).
De todo modo, nestas dúvidas, sempre gosto de consultar Wikipedia:Versões da língua portuguesa.
Abraços e boas contribuições! JSSX msg 10:52, 13 Dezembro 2006 (UTC)
Valeu! /Eu,Tuga 16:39, 13 Dezembro 2006 (UTC)
Olá. Você perguntou ao JSSX sobre o uso da palavra "reindivicação". Tal termo é incorreto sim, e não uma diferença pt-pt/pt-br, empregado - obviamente incorretamente - por mim, nos artigos onde as correções foram realizadas :( Obrigado por deixar claro o meu erro, do qual não tinha idéia. Abraços, Leslie Msg 07:11, 12 Dezembro 2006 (UTC)
Olá. Fico satisfeito por ter contribuído de forma positiva, embora reconheça que provavelmente teria sido mais sensato colocar a dúvida mais cedo, antes de proceder à correcção dos artigos. Pela minha parte, fica a lição para o futuro.
Quanto ao resto, acredito que só não erra quem nada faz e pelo que pude ver tu tens contribuído e muito (tanto em quantidade como em qualidade) para este projecto. Continua o bom trabalho! Abraços, /Eu,Tuga 11:30, 12 Dezembro 2006 (UTC)

Prenda[editar | editar código-fonte]

Olá Eduardo,

Olha, depois de me teres falado no assunto tenho vindo a trabalhar num artigo para a Wikipedia:WikiPrenda/Primeiro WikiPrenda, mas tenho algumas dúvidas:

1. O artigo pode ser uma tradução, ou ser baseado numa tradução de outra wikipédia?

2. Temos de votar obrigatoriamente no concurso certo? Então e se não temos direito a votar nas votações convencionais da wikipédia?

3. Não fiz nenhum teste ao texto para além de pré-visualizações mas usei a minha subpágina de testes para guardar material copiado da wikipédia inglesa, para referência. Achas que há crise? Na dúvida dá um saltinho aqui.

Desde já obrigado! /Eu,Tuga 01:29, 22 Dezembro 2006 (UTC)

O meu e mais uns 2/3 artigos são traduções da wiki.en, não há qualquer problema em traduzir/adaptar enquanto que não seja VDA (o material da wiki não é VDA portanto tudo ócápa!). O direito/obrigação ao voto no concurso é independente do resto (claro que não é porque podes votar no concurso que podes votar no resto), no mais, enquanto que não salves testes tudo bom.
Faz um artigo vencedor que parece haver material para isso! Abraço e bom Natal! Eduardo Pinheiro 09:06, 22 Dezembro 2006 (UTC)
Esclarecido! Obrigado. /Eu,Tuga 14:59, 22 Dezembro 2006 (UTC)