Usuário:FML/opiniões/Portal para leigos/Sendo um voluntário

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Esta página é somente um esboço de FML (Lipe) (DctribAElogsBMF).
Por favor, não altere o contexto sem autorização.

Em processo de passagem da Wikipédia para um HTML comum. Desculpem pelo transtorno.


Sendo um voluntário[editar | editar código-fonte]

Nesta página você aprenderá algumas coisas importantes para se tornar um voluntário deste projeto.

Trabalhando no conteúdo: criação e edição de artigos na enciclopédia.

Importante! Você pode ajudar o projeto corrigindo e acrescentando conteúdo nesta enciclopédia:

  • Criando novos artigos enciclopédicos;
  • Acrescentando informações a artigos já existentes;
  • Corrigindo informações incorretas ou padronizando artigos;
  • Ilustrando artigos com fotos, diagramas ou gráficos;
  • Vigiando artigos e ajudando a combater o vandalismo do dia-a-dia;
  • Meta-investimento: seleção e organização do conteúdo, manutenção de políticas e padrões editoriais, desenvolvimento de portais temáticos e outros.

Existem outras formas indiretas também de ajudar o projeto, como divulgá-lo para as pessoas próximas de você ou fazer uma doação para a coleta de fundos da Fundação Wikimedia com o objetivo de manter o site da Wikipédia livre de publicidade.

Este Manual concentra-se na contribuição através do conteúdo, pois é a colaboração mais interessante ao voluntário, ao projeto e à humanidade.

DicaDaqui pra frente, os voluntários que colaboram com conteúdo poderão ser chamados também de "editores", "colaboradores" ou "usuários" da Wikipédia. Está animado para fazer parte do nosso time editorial?

Direitos e "deveres" do voluntário[editar | editar código-fonte]

Ao contribuir na Wikipédia você não tem nenhum vínculo empregatício com nenhuma pessoa ou instituição, nem mesmo a Wikimedia Fundation, Inc, porque ao contribuir:

  • Não há remuneração nem nenhum tipo de recompensa;
  • Não há ordens de superiores ou subordinação;
  • Não há privilégio editorial entre nenhum editor;
  • Não há horários, obrigações ou prestação de contas;

Portanto, você não terá nenhum direito trabalhista a ser cobrado de quem quer que seja, saiba que sua colaboração é útil para a humanidade e contribua apenas de boa vontade, quando puder, sem nenhuma preocupação ou obrigação.

DicaApesar de na Wikipédia você não ser subordidado a ninguém, não fique aborrecido nem tente revidar caso algum editor mais experiente te der uma "bronca" ou não compreender o seu propósito e reverter sua alteração. Também não desanime se alguém fazer críticas ao seu estilo de edição ou até mesmo algum ataque pessoal que possa te ofender. Lembre-se: todos são voluntários, é normal que as pessoas cometam equívocos; até mesmo os mais experientes. — Existem políticas internas que recomendam que se mantenha a boa educação e que não se faça ataques pessoais a outros voluntários, principalmente aos novatos; mas isso as vezes não é seguido e somente com a convivência e o tempo você identificará os editores mais críticos, poderá entender os seus propósitos e lidar melhor com eles. Lembre-se também que todos estão aqui pelo mesmo motivo: querem o bem do projeto. Essa convivência com outros colaboradores será melhor explicada na seção "Lado de trás".
As políticas da Wikipédia lusófona são diversos documentos que compilam decisões da comunidade (decididas por censenso ou por votação) para guiar o projeto numa linha próspera e "não virar bagunça".

Para que não seja bloqueado no sistema (proibição de edições num determinado período de tempo) caso desrespeite insistentemente as Políticas Oficiais, é obrigação do voluntário, como editor ativo, que tenha em mente a existência das políticas da Wikipédia lusófona (localizadas em O link seguinte não é do Manual: Wikipedia:Políticas da Wikipédia lusófona).

As principais políticas serão explicadas de forma didática neste Manual em uma seção dedicada. Não é necessário que se debruce por enquanto sobre essas políticas.

O bloqueio é (ou deveria ser) utilizado somente em casos extremos; e isso geralmente se limita a usuários que querem vandalizar (mesmo depois de avisado) o projeto ou quando algum tipo de "robô" emite propaganda (spam) editando diversos artigos seguidos. Esse recurso tem como objetivo não deixar que vandalismos ou desrespeitos às normas editoriais ultrapassem a capacidade colaborativa de se reverter os conteúdos para a versão mais estável, fazendo com que o projeto não "ande para trás" e somente "para frente", melhorando cada vez mais. Detalhes sobre o bloqueio serão explicados em seção dedicada.

Os dois lados da Wikipédia[editar | editar código-fonte]

Antes de qualquer coisa você deverá saber que a Wikipédia possui basicamente dois lados: o "lado da frente" e o "lado de trás". O "lado da frente" são os artigos e seu conteúdo, e o "lado de trás" são os "bastidores de edição", o contato com outros voluntários e decisões sobre qual conteúdo deve permanecer no artigo.

Continua em... Continue em: Lado da frente.

Continua em... Continue em: Lado de trás.

Em construção!!



Ou volte para: Conceitos básicos.