Usuário:Indech/EAD

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Surpreenda-me ou devoro-te.

Eu acredito na liberdade de pensamento. Quero uma Escolha de Artigos para Destaque livre de regrinhas insignificantes. Sem essa coisa de link vermelho ou seção e subseção serem inimigos da Wikipédia. Sem tecnicalidades vazias que enterra o espírito livre da comunidade. A Wikipédia pode ser e é mais que isso. Não dê ouvidos à turma do amendoim. Siga o seu coração na hora de escolher um artigo para a página principal. Com o objetivo de auxiliar aqueles que podem se utilizar de alguma inspiração, criei a teoria dos 5V's. Abra a sua mente e sinta a profusão de idéias te atravessando...

Verse!

Bandeira da cidade de Buenos Aires tem um texto compreensivo, uma vez que abrange todos os aspectos dentro do tema proposto apesar de ser um artigo simples. Já Guerra das Malvinas não, mesmo sendo um dos maiores da Wikipédia em português. Ou seja: Abrangência não é sinônimo de tamanho. Muito cuidado com isso.

Viaje!

Dentro do conceito "A Wikipédia não é de papel", o céu é o limite. Use e abuse de imagens, animações, sons, citações, ferramentas de organização e predefinições (ver Panda-vermelho). Contanto que não atrapalhem a fluência do texto ou a visibilidade do artigo. Bicho, desperte o artista dentro de você!

Verifique!

Seja chato com isso. A Wikipédia depende de links (azuis ou vermelhos), predefinições corretas, interlinks, categorização precisa, referências e afins... mergulhe fundo nessa idéia.

Vasculhe!

Lógico que artigos-chave e gerais são fundamentais. Na lista de artigos essenciais, todos deveriam estar destacados. Entretanto, acredito que ajuda muito mais o bom desenvolvimento do conteúdo da casa um artigo do tipo transporte ferroviário na Índia ou Declaração de Independência da Lituânia. Dinamiza sensivelmente o desenvolvimento do nosso portfólio.

Vareie!

Colocar 18 artigos para destaque sobre um mesmo tema em um mesmo momento diminui muito a chance de algum deles ser aprovado. A idéia de "destacados" é justamente que tenhamos uma visibilidade quais áreas estão mais desenvolvidas e quais precisam de mais atenção. O que não falta é opção. "Vareie"!

Escala 5V

  • Usuário:Chuck Norris - Se eu pudesse, votava oito vezes seguidas nele.
  • Quáááático!!! - Nível quase perfeito. Faltou aquele tchan tipo plus adicional a mais que o faria entrar na lista abaixo de artigos que fazem história. Nível exigido para PP alcançado.
  • Santa Aquiropita do Passa Quatro, Batman! - Nível muito próximo do ideal. Detalhes adicionais para o próximo nível na seção de comentários da votação.
  • Houston, we have a problem... - Hmmm, ainda não...

Wikipedia's Most Wanted

Lista criada com o intuito de inspirar os editores a criar o fantástico. Os artigos selecionados estão acima dos outros em aspectos muito particulares e tem um valor muito mais intrínseco do que é exigido hoje na arena da EAD. Cada qual enriquece(u) a Wikipédia à sua maneira, dentro do seu contexto. Relaxe, sente-se confortavelmente, aperte os cintos e aproveite o passeio. Nota: os artigos estão em ordem alfabética.

Anexo:Atos de violência organizada no Brasil em 2006
Evento histórico no Brasil, teve seu devido artigo construído de maneira instantânea online por inúmeros editores simultaneamente. Mostra do que é feita a Wikipédia.

Bandeira da cidade de Buenos Aires
Para mim, um dos maiores exemplos de versatilidade. Até recentemente, era o melhor artigo de uma bandeira de cidade de todas as Wikipédias. Apesar do pouco material, o artigo oferece material espalhado pela internet, de maneira mais completa que os sites "oficiais".

Canto das baleias
Um dos artigos mais originais da casa. Quer ouvir uma baleia cantar? Destaque para a seção "Discografia selecionada". Pode?

Chuva de animais
Eu amo a Wikipédia. Só isso que eu tenho pra dizer...

Engolimento de espada
Tem tema, tem estilo e a cara da Wiki. Aprendam, meninos...

Escândalo do mensalão
Creio que o principal "artigo-manifesto". Foi criado por pura expressão de fúria e revolta. Teve que ser quebrado em vários artigos e acabou destaque.

Googlar
Esse é interessante: Por um acaso (daqueles que só acontecem na Wikipédia), acabou sendo o artigo 100.000 da wiki.pt. Apesar de ser controverso, foi trabalhado e mantido. Ainda hoje tem gente que se incomoda com ele e não se conforma. Por isso ele é tão atraente.

História das Ilhas Geórgia do Sul e Sandwich do Sul
Uma daquelas surpresas da Wikipédia... O que é mesmo Sandwich do Sul? É destaque, acredite se quiser.

História política dos Jogos Olímpicos de 1936
Outra surpresa. Outro destaque. Quem disse que a Wikipédia não é pródiga em temas mais complicados.

Nova Iguaçu
Em entrevistas que eu dei, esse era o artigo que eu usava como exemplo para demonstrar a diferença entre a Wiki e as de papel. Pioneiro na manifestação de conteúdo improvável sobre cidades de menor porte. O artigo ainda deu origem a uma gigantesca categoria sobre a cidade.

Rota da Seda
Eu adoro esse artigo. Por vários motivos. Mas saca só a bibliografia...

Saco de plástico
Um clássico na originalidade. O pioneiro na categoria "think outside the box" por aqui. Abriu caminho para os demais e deu identidade própria à Wikipédia.

What's so funny about Truth, Justice & the American Way?
Artigo destacado sobre um gibi. Precisa dizer mais? Digo mesmo assim: conteúdo magistral.