Usuário:JMagalhães/Notepad99

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Embrema da Organização das Nações Unidas WikiProjeto Organização das Nações Unidas tem como objetivo criar e melhorar artigos relacionados à Organização das Nações Unidas através de iniciativas de cooperação entre a ONU e o movimento Wikimedia. Estas páginas apresentam um conjunto de iniciativas, orientações gerais, tarefas e projetos.

Este projeto é resultado de uma parceria entre grupo Wiki Educação Brasil e o departamento de comunicação da ONU Brasil no Rio de Janeiro.

Os principais objetivos deste projeto são:

  1. Criar e melhorar conteúdos relacionados à ONU, suas iniciativas e agências;
  2. Traduzir e utilizar conteúdos produzidos e incorporados em iniciativas similares desenvolvidas em outros países;
  3. Agenda 2030: produzir e compartilhar conhecimento aberto sobre os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável propostos pela ONU;
  4. Desenvolver atividades, maratonas de edição, concursos culturais e eventos objetivando o engajamento de novos editores e a produção de conhecimento aberto como: verbetes para a wikipédia e conteúdos multimídia para o Wikimedia Commons.

Mídias da ONU

As agências da ONU têm disponibilizado conteúdos multimídia sob licenças Creative Commons compatíveis com os projetos Wikimedia, ferramentas estão sendo providas para facilitar colaboradores a encontrarem este conteúdo em múltiplos idiomas.


Publicações da ONU


As agências da ONU publicam vários [[Wikipédia:Projetos/ONU/Open_Access_text|documentos sob licença livre], cujo texto pode ser copiado para páginas dos projetos Wikimédia, como é o caso dos artigos da Wikipédia.


Fontes da ONU


As publicações da ONU são fontes fidedignas e de elevada qualidade. O seu conteúdo pode ser usado como:
  • Fonte de informação para o conteúdo de projetos Wikimédia, como é o caso dos artigos da Wikipédia.
  • Fonte de referências a outras obras citadas nessas publicações.
  • Fonte de citações.


Artigos


Escreva e melhore a qualidade dos artigos relacionados com as Nações Unidades em tantas línguas quanto possível.


Tradução


Traduza os artigos e as descrições existentes para as várias línguas dos projetos Wikimédia, como a Wikipédia, o Wikimedia Commons ou o Wikivoyage


Dados


Acrescente dados relacionados com a ONU ao Wikidata, a base de dados livre e central dos projetos Wikimédia. Os dados do Wikidata são reutilizados pela Wikipédia e pelo Google Search.


Discussão


Discussão: discussões sobre o projeto, parceria com a ONU e suas agências.


Participe


Userbox do WikiProjeto

Qualquer pessoa pode participar deste WikiProjeto. No entanto, recomendamos que o faça com uma conta. Se ainda não tem, pode criar uma carregando nesta ligação. Não é necessário usar o nome verdadeiro, mas não é possível usar o nome de uma organização. Se quiser anunciar a sua participação pode assinar a lista em baixo carregando aqui. Pode também acrescentar à sua página de usuário a userbox {{Wikipédia:Userbox/WikiProjeto ONU}}.