Usuário:JeanVitorSouza/Testes/Froot

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kate Bush
Informação geral
Nome completo Catherine Bush
Nascimento 30 de julho de 1958 (65 anos)
Local de nascimento Bexleyheath, Kent,[nota 1] Inglaterra
Reino Unido
Gênero(s) Art rock, baroque pop, experimental pop, art pop
Instrumento(s) Vocal, piano
Extensão vocal Soprano
Período em atividade 1975–presente
Página oficial www.katebush.com

Catherine "Kate" Mary Bush (nascida em 30 de julho de 1958 em Bexleyheath, Londres) é uma musicista, cantora, compositora e produtora musical britânica. Seu estilo musical distinto e trabalho vocal único a tornaram uma das artistas solo femininas de maior sucesso no Reino Unido nos últimos quarenta anos.

Ela estreou em 1978 aos 19 anos com "Wuthering Heights", seu primeiro single que liderou o UK Singles Chart por quatro semanas. A partir daí, se tornou a primeira mulher a alcançar o primeiro lugar nas paradas musicais britânicas com uma canção escrita por ela mesma. Posteriormente, ela lançou dez álbuns, três dos quais alcançaram o número um na UK Albums Chart. Entre seus singles, vinte e cinco deles ficaram entre as quarenta primeiras posições; entre eles, se inclui "Running Up That Hill", "King of the Mountain", "Babooshka", "The Man with the Child in His Eyes" e "Don't Give Up", esta última uma parceria com Peter Gabriel.

Em 1987, ela ganhou um Brit Awards de Melhor Artista Solo Feminina Britânica, e em 2002, recebeu um Ivor Novello Award em homenagem a sua contribuição para a música britânica. Em sua carreira, ela também foi indicada para três prêmios no Grammy Awards. Após sua primeira e única turnê em 1979, o álbum Never for Ever (1980) foi lançado, estreando no número um da tabela musical de álbuns do Reino Unido; sendo a primeira vez que uma artista solo feminina conseguiu este feito, também foi a primeira vez que uma mulher britânica alcançou o primeiro lugar na lista. Em maio de 2012, o álbum 50 Words for Snow ganhou o South Bank Arts Award, sendo indicado ao Ivor Novello e ao Brit Award no mesmo ano.
Erro de citação: Existem etiquetas <ref> para um grupo chamado "nota", mas não foi encontrada nenhuma etiqueta <references group="nota"/> correspondente