Usuária:Laisqb/Plataformas Wiki na Educação

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

As páginas construídas de modo colaborativo (wikis) possibilitam publicação e acesso a informações de forma rápida e fácil. Tantas facilidades tornaram a Wikipédia um dos sites de pesquisa mais acessados da web, procurado para solucionar dúvidas ocasionais ou até mesmo para ser base de trabalhos escolares. Ainda pode-se explorar muito mais, e de maneira positiva, o impacto de plataformas wiki na educação.

Início[editar | editar código-fonte]

Se alguns anos atrás a web era um espaço virtual em que os usuários costumavam apenas buscar informação, de forma passiva, atualmente, graças ao desenvolvimento da web 2.0, a internet tornou-se um espaço de participação e colaboração. Nessa nova realidade virtual, os usuários podem criar conteúdo, compartilhá-lo como desejarem, opinar sobre informações acessadas, e relacionar-se com outros internautas de acordo com interesses comuns. Os usuários, assim, assumem papel ativo na publicação de informações na web, e nesse contexto inserem-se as plataformas wiki.

Definição[editar | editar código-fonte]

Plataformas wiki são sites que se utilizam de softwares colaborativos para publicar páginas web. O que diferencia essas plataformas de sites convencionais é o fato de que nelas existe a permissão para que diversos usuários editem as informações contidas nas páginas hospedadas. Geralmente os resultados podem ser vistos logo em seguida por qualquer usuário da web.

Acesso[editar | editar código-fonte]

Após o cadastro, o usuário pode editar páginas wiki já existentes (reduzindo-as, expandindo-as, corrigindo-as) ou criar a sua própria. Entretanto, as páginas wiki não se destinam a informações pessoais, como blogs; seu conteúdo deve corresponder à proposta da plataforma wiki na qual ela se encontra.

Conceito de autoria[editar | editar código-fonte]

Visto que os textos publicados em plataformas wiki são produzidos e editados de modo colaborativo, a autoria desses textos é coletiva. Há possibilidade de alteração de dados por qualquer usuário do site. Sendo assim, não há um controle quanto ao conteúdo exposto, ao qual não se pode atribuir a credibilidade que tem um livro de um autor respeitado em sua área, por exemplo. Apesar dessa ausência de controle autoral, há tutoriais informativos e usuários tutores que verificam continuamente a estrutura e o conteúdo dos textos sempre que possível.

Tipos de plataforma wiki[editar | editar código-fonte]

A Wikipédia é considerada uma plataforma wiki de caráter enciclopédico. Entretanto, há outras plataformas semelhantes associadas a ela, pertencentes também à Wikimedia Foundation, porém com diferentes focos, como a Wikilivros, o Wikcionário, Wikisources e outros. Os sites [Zoho http://www.zoho.com] e [Wikidot http://www.wikidot.com] também oferecem aos usuários a oportunidade de criar sua própria página wiki, e apresentam alguns temas como sugestão. Já o site [Wikia http://www.wikia.com] apresenta o mesmo serviço, porém com conteúdo voltado para a cultura pop. Assim, há páginas wiki com informações de jogos de RPG, bandas musicais e séries de TV, por exemplo. O site [Educational Wikis http://www.educationalwikis.com] proporciona a educadores do mundo todo uma ferramenta que pode ser utilizada em sala de aula com seus alunos. Neste site, tanto os professores como os educandos são responsáveis pelo conteúdo das páginas conforme a proposta metodológica desenvolvida.

Impacto na educação[editar | editar código-fonte]

Sabe-se que desde a divulgação e a popularização das plataformas wikis no mundo digital esta ferramenta é amplamente utilizada principalmente pelo corpo discente. Este, devido a facilidade e rapidez no acesso à Internet, conhece as vantagens que páginas desse tipo oferecem para obtenção e compartilhamento de informações. No entanto, muitos desses estudantes, ainda em formação, podem não ter o discernimento e o senso crítico necessário para reconhecer a relevância e o alcance das informações presentes nas páginas wiki. Assim, acabam considerando essas informações como completas e inquestionáveis, o que vai de encontro com a proposta fundamental das plataformas wiki, pois estas estão em constante processo de construção. Nesse sentido, cabe ao professor orientar e mediar essas atividades dos alunos, para que estes assumam autonomia para buscar, pesquisar e produzir conteúdos, não só ao que diz respeito às plataformas wiki, mas à Internet como um todo.