Usuário:Leonardomio/Portais

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Estônia

 ver · editar  Portal da Estônia
Tallinn
Tallinn
Divisões administrativas da França
Divisões administrativas da França

A EstóniaPE ou EstôniaPB é um dos três países bálticos, situado na Europa Setentrional, constituído por uma porção continental e um grande arquipélago no Mar Báltico. Limita-se ao norte com o Golfo da Finlândia que o separa da Finlândia, a leste limita-se com a Rússia, no sul com a Letônia e a oeste com o Mar Báltico, que o separa da Suécia. A sua capital é Tallinn. Suas cidades mais importantes são: Tartu, Narva e Pärnu.

A Estônia é uma República democrática parlamentarista. O presidente é eleito indiretamente pelo Parlamento (Riigikogu), no qual é eleito diretamente pelo povo. Um primeiro ministro é apontado pelo presidente para reger o país.

Localização
Localização

Sua geografia é caracterizada pela grande quantidade de lagos e o seu litoral repleto de penínsulas e ilhas. Com um clima temperado, o país possui estações bem definidas, com um verão quente e um inverno extremamente frio, nevando regularmente por um período de 2 meses.

Na economia, tem destaque ainda a forte influência de Suécia, Rússia e Alemanha, seus principais parceiros. O setor de comunicações na Estônia é extremamente forte, sendo um dos países com maior penetração da internet no mundo.

 ver · editar Artigo destacado

A História da Estônia como país é recente; antes fora domínio de outros países como Dinamarca, Suécia e Rússia. Até o século XIII, a Estônia não era nada mais do que tribos semi-organizadas, que sofreram com a cristianização no inicio desse mesmo século. Após isso, passou, sucessivamente, ao domínio de dinamarqueses, ordens católicas, suecos, alemães e russos, até, no século XX, obter sua independência; ainda assim, foi posteriormente, subjugada pelos soviéticos e apenas retomou sua independência em 1992. A história estoniana é a de um povo que teve seu território dominado por séculos, mas que aos poucos foi criando, após muita luta, um sentimento nacionalista.

A ocupação humana na Estônia remete-se a 11000 anos atrás, data da primeira colônia, a colônia de Pulli. Ainda existem muitas dúvidas sobre de qual etnia era esse povo. Sabe-se no entanto, que aí se estabeleceram os primeiros povos sedentários da Europa, atravessando o golfo da Finlândia quando este estava a degelar-se,o que parece indicar que os estonianos fazem parte do grupo dos povos fínicos.

Achados arqueológicos de equipamentos de pesca e caça, caracterizaram-na como comunidade sedentária, datada de 6500a.C. Na Idade do Bronze e do Ferro, observou-se a consolidação do sedentarismo, com a transição para o cultivo de alimentos, acompanhado de grande desenvolvimento cultural e econômico,.

Com o crescimento da população em anos seguintes, surgiram as disputas de território com outros povos, como as tribos Bálticas do sul e as guerras contra a Escandinávia.


 ver · editar Imagem destacada
 ver · editar Imagem destacada


Portal:Estônia/Imagem destacada/1

Homens construindo um navio em Saaremaa em julho de 1913.

Portal:Estônia/Imagem destacada/2

Castelo Episcopal em Kuressaare, construído com blocos de dolomita esculpida no final do século XIV.

Portal:Estônia/Imagem destacada/3

Igreja Pauluse (de São Paulo) em Viljandi, construída em 1863-1866.

Portal:Estônia/Imagem destacada/4

Rio Narva com o castelo de Narva à esquerda e o castelo de Ivangorod à direita.

Portal:Estônia/Imagem destacada/5

Palácio Kadriorg em Tallinn.

Portal:Estônia/Imagem destacada/6

Manhã no parque natural de Rabivere no lago Kaselaug. Condado de Raplamaa, Estônia.

Portal:Estônia/Imagem destacada/7

Nascer do sol em Viru bog, Parque Nacional de Lahemaa.

Portal:Estônia/Imagem destacada/8

Moinho de vento da mansão de Aaspere, Haljala, norte da Estônia. Foi construído no século XIX e restaurado em 1988.

Portal:Estônia/Imagem destacada/9

Igreja Ortodoxa de Santa Maria Madalena em Haapsalu.

Portal:Estônia/Imagem destacada/10

Castelo Purtse, construído em meados do século XVI.


 ver · editar Você sabia?
...que além do estoniano, dois dialetos são considerados oficiais na Estônia: o Võro e o Seto?


 ver · editar Por temas
 ver · editar Colabore!
Colabore!
Colabore!

Agradecemos o seu interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Estônia na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a sua colaboração.


 ver · editar Categorias
 ver · editar Wikiprojetos