Usuário:MSN12102001/Testes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Esta é uma lista das espécies de aves registradas no Azerbaijão. A avifauna do Azerbaijão inclui um total de 419 espécies.[1][2]

O tratamento taxonômico desta lista (designação e sequência de ordens, famílias e espécies) e a nomenclatura (nomes comuns e científicos) seguem as convenções da The Clements Checklist of Birds of the World, edição de 2021. O nome da ordem e da família no início de cada cabeçalho reflete essa taxonomia, assim como as contagens das espécies encontradas em cada grupo da família. As espécies acidentais estão incluídas na contagem total de espécies do Azerbaijão.[3]

As seguintes tags foram usadas para destacar várias categorias. As espécies nativas de ocorrência comum não se enquadram em nenhuma dessas categorias:

  • (A) Acidental - uma espécie que ocorre raramente ou acidentalmente no Azerbaijão.
  • (I) Introduzida - uma espécie introduzida no Azerbaijão como consequência, direta ou indireta, das ações humanas.

Patos, gansos e aves aquáticas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Anseriformes   Família: Anatidae

Os Anatidae incluem os patos e a maioria das aves aquáticas parecidas com patos, como gansos e cisnes. Essas aves estão adaptadas a um habitat aquático e possuem pés palmados, bicos achatados e penas que possuem uma cobertura oleosa.

Faisões, tetrazes e semelhantes[editar | editar código-fonte]

Ordem: Galináceos   Família: Phasianidae

Os Phasianidae são uma família de aves terrestres. Em geral, eles são arredondados e cheios (embora variem de tamanho) e têm asas largas e relativamente curtas.

Flamingos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Phoenicopteriformes   Família: Phoenicopteridae

Os flamingos são aves de 1 a 1,5 metro de altura, encontradas nos Hemisférios Ocidental e Oriental. Os flamingos alimentam-se de mariscos e algas. Seus bicos de forma estranha são especialmente adaptados para separar lama e lodo dos alimentos que consomem e, exclusivamente, são usados de cabeça para baixo.

Mergulhões[editar | editar código-fonte]

Ordem: Podicipediformes   Família: Podicipedidae

Os mergulhões são pássaros de mergulho de água doce de pequeno a médio porte. Eles pés achatados e são excelentes nadadores e mergulhadores. No entanto, eles têm seus pés colocados para trás no corpo, tornando-os bastante desajeitados em terra.

Pombos, pombas e rolas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Columbiformes   Família: Columbidae

Pombos, pombas e rolas são pássaros encorpados com pescoços curtos e bicos nectívoros curtos e esbeltos.

Cortiçol[editar | editar código-fonte]

Ordem: Pterocliformes   Família: Pteroclidae

Os Cortiçol têm cabeças e pescoços pequenos e semelhantes a pombos, mas corpos compactos resistentes. Eles têm asas pontiagudas e às vezes caudas e um voo direto e rápido. Os bandos voam para os poços ao amanhecer e ao anoitecer. Suas pernas estão emplumadas até os dedos dos pés. Existem 16 espécies no mundo inteiro e 2 espécies que ocorrem no Azerbaijão.

Abetardas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Otidiformes   Família: Otididae

As abetardas são grandes aves terrestres associadas principalmente ao país aberto e estepes no Velho Mundo. Elas são onívoras e fazem ninhos no chão. Elas possuem pernas fortes e dedões grandes, bicando por comida enquanto andam. Elas têm asas largas com padrões marcantes em voo. Muitas têm interessantes exibições de acasalamento.

Cucos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Cuculiformes   Família: Cuculidae

A família Cuculidae inclui cucos, papa-léguas e anus. Estas aves são de tamanho variável com corpos esbeltos, caudas longas e pernas fortes.

Bacuraus/Noitibós[editar | editar código-fonte]

Ordem: Caprimulgiformes   Família: Caprimulgidae

Os bacuraus/noitibós são aves noturnas de tamanho médio que geralmente fazem ninhos no chão. Elas têm asas longas, pernas curtas e bicos muito curtos. A maioria tem pés pequenos, de pouca utilidade para andar, e longas asas pontudas. Sua plumagem macia é camuflada para se assemelhar a casca ou folhas.

Andorinhões[editar | editar código-fonte]

Ordem: Caprimulgiformes   Família: Apodidae

Os andorinhões são pássaros pequenos que passam a maior parte de suas vidas voando. Estes pássaros têm pernas muito curtas e nunca se acomodam voluntariamente no chão, empinando-se apenas em superfícies verticais. São muito velozes e têm longas asas varridas para trás que se assemelham a um bumerangue.

Saracuras, galinhas-d'água e carquejas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Gruiformes   Família: Rallidae

Os Rallidae é uma grande família de aves de pequeno a médio porte que inclui saracuras, sanãs, galinhas-d'água, pintos-d'água, frangos-d'água e carquejas. Normalmente habitam vegetação densa em ambientes úmidos perto de lagos, pântanos ou rios. Em geral, são pássaros tímidos e solitários, tornando-os difíceis de observar. A maioria das espécies tem pernas fortes e dedos longos que são bem adaptados a superfícies macias e irregulares. Eles tendem a ter asas curtas, arrendodadas e frágeis.

Grous[editar | editar código-fonte]

Ordem: Gruiformes   Família: Gruidae

Os grous são pássaros grandes, de pernas longas e de pescoço comprido. Ao contrário das garças semelhantes, mas não relacionadas, os grous voam com o pescoço estendido, não puxado para trás.

Alcaravões[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Burhinidae

Os alcaravões são um grupo de pássaros em grande parte tropicais da família Burhinidae. Eles são encontrados em todo o mundo dentro da zona tropical, com algumas espécies também se reproduzindo em regiões tropicais da Europa e Austrália. Eles possuem uma estatura média, com bicos pretos ou amarelos, grandes olhos amarelos e plumagem enigmática. A maioria das espécies tem preferência por habitats áridos ou semiáridos.

Pernilongos e alfaiates[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Recurvirostridae

Os Recurvirostridae são uma família de grandes aves, que inclui os pernilongos e alfaiates. Os alfaiates têm pernas longas e longos bicos curvados. Os pernilongos têm pernas extremamente longas, finas e retas.

Ostraceiros[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Haematopodidae

Os ostraceiros são pássaros grandes e barulhentos, com bicos fortes usados para esmagar ou pegar moluscos.

Tarambolas, abibes e borrelhos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Charadriidae

A família Charadriidae inclui os tarambolas, abibes e borrelhos. São aves de pequeno a médio porte com corpos compactos, pescoços curtos, grossos e asas longas, geralmente pontiagudas. Eles são encontrados em país aberto em todo o mundo, principalmente em habitats próximos à água.

Maçaricos, pilritos e semelhantes[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Scolopacidae

Os Scolopacidae (ou escolopacídeos) são uma grande família diversa de aves de pequeno a médio porte, incluindo maçaricos, pilritos, narcejas e pernas. A maioria dessas espécies comem pequenos invertebrados retirados da lama ou do solo. A variação no comprimento das pernas e bico permite que várias espécies se alimentem no mesmo habitat, especialmente na costa, sem competição direta por alimento.

Corredores e perdizes[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Glareolidae

Os Glareolidae são uma família de aves pernaltas que compreende as perdizes, que têm pernas curtas, asas pontiagudas longas e longas caudas bifurcadas, e os corredores, que têm pernas longas, asas curtas e bico longo e pontiagudo que se curva para baixo.

Moleiros[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Stercorariidae

A família Stercorariidae é composta, em geral, por aves de médio a grande porte, tipicamente com plumagem cinza ou marrom, muitas vezes com manchas brancas nas asas. Elas fazem ninhos no solo e em regiões temperadas e árticas, e são migrantes de longa distância.

Gaivotas, andorinhas-do-mar e bicos-de-tesoura[editar | editar código-fonte]

Ordem: Charadriiformes   Família: Laridae

Os Laridae são uma família de aves marinhas de médio a grande porte, gaivotas, andorinhas-do-mar e bicos-de-tesoura. As gaivotas são tipicamente cinzentas ou brancas, geralmente com marcas pretas na cabeça ou nas asas. Elas têm um corpo robusto e comprido e pés palmados. As andorinhas são um grupo de aves marinhas geralmente de médio a grande porte, tipicamente com plumagem cinza ou branca, geralmente com manchas pretas na cabeça. A maioria das andorinhas-do-mar caça peixes mergulhando, mas algumas pegam insetos na superfície da água doce. As andorinhas são geralmente aves de vida longa, com várias espécies conhecidas por viverem mais de 30 anos.

Mobelhas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Gaviiformes   Família: Gaviidae

As mobelhas são um grupo de pássaros aquáticos encontrados em muitas partes da América do Norte e norte da Europa. Têm o tamanho de um pato grande ou de um ganso pequeno, com os quais se assemelham um pouco quando nadam, mas com os quais não têm qualquer relação.

Cegonhas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Ciconiiformes   Família: Ciconiidae

As cegonhas são aves grandes, de pernas compridas e pescoço comprido, com bicos longos e robustos. As cegonhas são mudas, mas o barulho do bico é um importante meio de comunicação no ninho. Seus ninhos podem ser grandes e podem ser reutilizados por muitos anos. Muitas espécies são migratórias.

Corvos-marinhos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Ciconiiformes   Família: Ciconiidae

Os Phalacrocoracidae são uma família de aves marinhas costeiras de médio a grande porte que se alimentam de peixes, e que incluem os corvos-marinhos. A coloração da plumagem varia, com a maioria tendo plumagem escura, algumas espécies sendo preto e branco e outras coloridas.

Pelicanos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Pelecaniformes   Família: Pelecanidae

Os pelicanos são grandes pássaros aquáticos com uma bolsa distinta sob o bico. Tal como acontece com outros membros da ordem Pelecaniformes, eles têm pés palmados com quatro dedos.

Garças e abetouros[editar | editar código-fonte]

Ordem: Pelecaniformes   Família: Ardeidae

A família Ardeidae contém os abetouros e as garças. As garças são aves de médio a grande porte, com pescoços e pernas longos. Os abetouros tendem a ter pescoço mais curto e mais cautelosos. Membros da Ardeidae voam com o pescoço retraído, ao contrário de outras aves de pescoço longo, como cegonhas, íbis e colhereiros.

Íbis e colhereiros[editar | editar código-fonte]

Ordem: Pelecaniformes   Família: Threskiornithidae

Os Threskiornithidae são uma família de grandes aves terrestres que inclui os íbis e colhereiros. Elas têm asas longas e largas com 11 penas primárias e cerca de 20 penas secundárias. Elas são voadores fortes e, apesar de seu tamanho e peso, são planadores muito capazes.

Águias-pesqueiras[editar | editar código-fonte]

Ordem: Accipitriformes   Família: Pandionidae

A família Pandionidae contém apenas uma espécie, a águia-pesqueira; uma ave de rapina de médio-grande porte com distribuição mundial, e especialista em comer peixes.

Gaviões, águias, milhafres e abutres[editar | editar código-fonte]

Ordem: Accipitriformes   Família: Accipitridae

Os Accipitridae são uma família de aves de rapina, que inclui gaviões, águias, milhafres e abutres. Essas aves têm poderosos bicos em forma de gancho para arrancar a carne de suas presas, pernas fortes, garras poderosas e visão aguçada.

Corujas-das-torres[editar | editar código-fonte]

Ordem: Strigiformes   Família: Tytonidae

As corujas-das-torres são corujas de médio a grande porte, com cabeças grandes e rostos característicos em formato de coração. Elas têm pernas longas e fortes com garras poderosas.

Corujas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Strigiformes   Família: Strigidae

As corujas típicas são aves de rapina noturnas solitárias de pequeno a grande porte. Elas têm olhos e orelhas grandes voltados para a frente, um bico semelhante ao de um falcão e um círculo notável de penas ao redor de cada olho, chamado de disco facial.

Poupas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Bucerotiformes   Família: Upupidae

As poupas têm coloração preta, branca e laranja-rosa com uma grande crista erétil na cabeça.

Guarda-rios[editar | editar código-fonte]

Ordem: Coraciiformes   Família: Alcedinidae

Os guarda-rios são aves de tamanho médio com cabeças grandes, bicos longos e pontiagudos, patas curtas e caudas curtas.

Abelharucos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Coraciiformes   Família: Meropidae

Os abelharucos são um grupo de pássaros próximos da família Meropidae. A maioria das espécies são encontradas na África, mas outras ocorrem no sul da Europa, Madagascar, Austrália e Nova Guiné. Eles são caracterizados por uma plumagem ricamente colorida, corpos delgados e penas centrais da cauda geralmente alongadas. Todos são coloridos e têm bico longo voltado para baixo e asas pontiagudas, que lhes dão uma aparência de andorinha quando vistos de longe.

Rolieiros[editar | editar código-fonte]

Ordem: Coraciiformes   Família: Coraciidae

Os rolieiros assemelham-se a corvos em tamanho e constituição, mas estão mais intimamente relacionados com os guarda-rios e os abelharucos. Eles compartilham a aparência colorida desses grupos com predominância de azuis e marrons. Os dois dedos do pé dianteiros internos estão conectados, mas o dedo externo não está.

Pica-paus[editar | editar código-fonte]

Ordem: Piciformes   Família: Picidae

Os pica-paus são pássaros de pequeno a médio porte, com bico em formato de cinzel, pernas curtas, cauda rígida e língua comprida, usadas ​​para capturar insetos. Algumas espécies têm pés com dois dedos apontando para a frente e dois para trás, enquanto várias espécies têm apenas três dedos. Muitos pica-paus têm o hábito de bater ruidosamente nos troncos das árvores com o bico.

Falcões e semelhantes[editar | editar código-fonte]

Ordem: Falconiformes   Família: Falconidae

Os Falconidae são uma família de aves de rapina diurnas. Eles diferem dos gaviões, águias e milhafres porque matam com o bico em vez das garras.

Papagaios e periquitos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Psittaciformes   Família: Psittaculidae

As características dos papagaios e periquitos incluem um bico forte e curvo, postura ereta, pernas fortes e pés zigodáctilos com garras. Muitos papagaios e periquitos têm cores vivas e alguns são multicoloridos. Em tamanho, eles variam de 8 centímetros a 1 metro de comprimento. Os papagaios e periquitos são encontrados no leste da África, passando pelo sul e sudeste da Ásia e da Oceania até a Austrália e Nova Zelândia.

Papa-figos[editar | editar código-fonte]

Ordem: Passeriformes   Família: Oriolidae

Os papa-figos são pássaros passeriformes coloridos. Eles não estão relacionados com os Icterus.

Picanços[editar | editar código-fonte]

Ordem: Passeriformes   Família: Laniidae

Os picanços são pássaros passeriformes conhecidos por seu hábito de pegar outras aves e pequenos animais e empalar as porções não comidas de seus corpos em espinhos. O bico de um picanço típico é em forma de gancho, como uma ave de rapina.

Corvos, gaios, gralhas e pegas[editar | editar código-fonte]

Ordem: Passeriformes   Família: Corvidae

A família Corvidae inclui corvos, gaios, gralhas, pegas e quebra-nozes. Os corvídeos estão acima da média em tamanho entre os Passeriformes, e algumas das espécies maiores mostram altos níveis de inteligência.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Lepage, Denis. «Checklist of birds of Azerbaijan». Bird Checklists of the World. Avibase. Consultado em 2 maio de 2020 
  2. Clements, James F. (2000). Birds of the World: a Checklist. [S.l.]: Cornell University Press. p. 880. ISBN 0-934797-16-1 
  3. Clements, J. F., T. S. Schulenberg, M. J. Iliff, S. M. Billerman, T. A. Fredericks, J. A. Gerbracht, D. Lepage, B. L. Sullivan, and C. L. Wood (2021). «The eBird/Clements checklist of Birds of the World: v2021» (em inglês). The Cornell Lab of Ornithology - Clements Checklist. Consultado em 3 de setembro de 2021 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]