Usuário:Maddox/Séries médicas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Séries Médicas não é apenas um dos mais populares formatos de séries existentes, como também o nome desse "mini-projeto", de minha autoria e "responsabilidade", criado pouco depois que constatei a necessidade de artigos sobre seriados aqui na Wikipédia lusófona, um tema meio "abandonado". Enquanto tem muitos usuários por aí (eu incluso), se focando em animes, mangás, novelas, cinema, história e geografia, eu tento fazer o meu melhor em relação à séries de televisão, hehehe.

Como não posso fazer de tudo, me centrei naquele que é meu "gênero" favorito:
As chamadas "séries médicas", como E.R., Grey's Anatomy e Nip/Tuck (por mais que alguns não a considerem essa última parte do gênero).


Séries Médicas?[editar | editar código-fonte]

Para o artigo sobre o gênero, clique acima. Para a categoria, clique aqui.

Dentre os vários gêneros de seriados, há um que produziu séries de enorme destaque: As "séries médicas", que se focam em mostrar o cotidiano de médicos, cirurgiões, seja nos seus consultórios, no hospital ou em suas vidas privadas. Um conhecidissimo exemplo é o seriado E.R., também chamado no Brasil como "Plantão Médico". Nas últimas temporadas, diversos seriados do gênero começaram a surgir nos Estados Unidos. Dentre eles, destacam-se: Scrubs, Strong Medicine, House, M.D. e Grey's Anatomy.


Curioso notar como o gênero permite as mais variadas vertentes, com a inclusão de "subgêneros", vide:

Ainda falta muito o que desenvolver, em especial no artigo principal. Essa página serve pra mostrar a trajetória e o progresso desse "projeto".

Início[editar | editar código-fonte]

Bem, tudo começou com Grey's Anatomy, creio. Um dos seriados recentes que mais tenho gostado de assistir. Quando vi que ele ainda não tinha um artigo por aqui, pouco depois de ter me cadastrado na Wikipédia, tratei de começar, tomando como exemplo o artigo da Wikipédia em inglês. Fui traduzindo aos poucos, adicionando mais e mais informações, e quando vi, o artigo até melhor que a versão "original", que pecava pelo excesso. É, sem dúvida, o artigo mais adiantado e completo de todo o "projeto", até porque me concentrei mais nele do que em qualquer outro.

O que já existia[editar | editar código-fonte]

Antes do início do projeto, ou até da criação do artigo sobre Grey's Anatomy, por toda a Wikipédia, só dois artigos do gênero: Scrubs, mínimo, quase uma entrada de dicionário, e E.R., sobre a famosa série, mais conhecida como Plantão Médico.

Mais tarde, descobri que um artigo sobre Dr. 90210, também mínimo, havia sido criado em 2005.

O que criei[editar | editar código-fonte]

(Adicionar aqui os artigos que criei)

Categorias[editar | editar código-fonte]

Grey's Anatomy

Artigos[editar | editar código-fonte]

(por ordem alfabética)

  • Nip/Tuck - criado recentemente, ainda um esboço

À serem criados[editar | editar código-fonte]

(Adicionar aqui os artigos que ainda não foram criados.)

  • House, M.D. - Um anônimo criou antes de mim ¬¬. Ainda bem que o Neko apareceu por lá, "wikificou" e se interessou em melhorar o artigo, hehe.
  • Strong Medicine
  • E/R - puatz, eu nem sabia dessa série até recentemente. Mas, além de compartilhar a sigla de Plantão Médico, também se passava num pronto-socorro e também teve George Clooney no elenco!!

Grey's Anatomy[editar | editar código-fonte]

...ainda é o carro-chefe do projeto, heh. Vou transformá-lo num artigo de destaque, pode contar!

Progresso[editar | editar código-fonte]

Ano Data Acontecimento
2006 4 de Fevereiro
22 de Maio
1 de Junho
  • Criada a predefinição {{Grey's Anatomy}}, à ser colocada em todos os artigos relacionados à série, à exceção do principal.
3 de Junho
  • Crio essa subpágina de usuário, "oficializando", assim, o projeto.
9 de Junho
  • Criado, por um anônimo, o artigo House, M.D..
    Neko, ao wikificá-lo, o define e o categoriza como série médica, mostrando que o projeto está dando resultado.
11 de Junho
12 de Junho
14 de Junho
18 de Junho
  • O artigo Scrubs é ampliado por um anônimo. Várias informações são adicionadas.
    Bom saber que não é só eu que me interesso por séries médicas.
20 de Junho
  • Me empolgo e começo a adicionar diversas figuras ao artigo principal desse projeto: Séries médicas. Nos dias seguintes, várias idéias e textos são adicionados, tornando-o cada vez melhor e completo.
23 de Junho
24 de Junho
25 de Junho Criada a página de desambiguação General Hospital, com o link pros futuros artigos General Hospital (EUA) e General Hospital (Reino Unido)