Usuário:Rei-artur/PP

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Boas-vindas Guia Perguntas freqüentes Comunidade Políticas da Wikipédia Doações Contatos

a enciclopédia livre que todos podem editar.

A Classe Indiana foi a primeira classe de couraçados pré-dreadnought operada pela Marinha dos Estados Unidos, composta pelo USS Indiana, USS Massachusetts e USS Oregon. Suas construções começaram em 1891 na William Cramp & Sons e Union Iron Works, sendo lançados ao mar em 1893 e comissionados na frota norte-americana em 1895 e 1896. Devido ao isolacionismo norte-americano da época, os navios da classe foram projetados para defesa litorânea e não tinham a intenção de serem usados em operações ofensivas, possuindo uma autonomia limitada e uma pequena borda livre, algo que restringia sua navegabilidade e criava sérios problemas de estabilidade.

Os couraçados da Classe Indiana eram armados com uma bateria principal composta por quatro canhões de 330 milímetros montados em duas torres de artilharia duplas. Tinham um comprimento de fora a fora de quase 107 metros, boca de 21 metros, calado de oito metros e um deslocamento carregado de mais de onze mil toneladas. (Leia mais)


Eventos a decorrer: Crise haitianaGuerra Israel-Hamas (crise do Mar Vermelho) • Invasão da Ucrânia pela Rússia (cronologia)
Mortes recentes: Gediminas KirkilasBartolomeu Costa CabralMuhammed FarisDaniel DennettDickey BettsVladimir Andreyev