Usuário:Rjclaudio/Padronizando

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A padronização tem diversos benefícios:

Benefícios para os leitores: saber onde está a informação, pois com os artigos parecidos se sabe em que seção e em que parte da introdução estará o conteúdo desejado. Ajuda na navegação entre artigos, portais, categorias, com todos tendo o mesmo padrão de nomenclatura. Permite identificar as informações relevantes mais facilmente, através do visual e conteúdo destacado na infobox.
Benefícios para os editores: as Convenção de nomenclatura padroniza o nome de predefinições e categorias, não precisando testar várias vezes até encontrar o que se quer. Com os assuntos das seções detalhadas no Livro de estilo temático, sabemos qual conteúdo falta acrescentar, uma bela ajuda para a escolha de artigos destacados.
Benefícios para os robôs: com a padronização há regras. Com as regras há os robôs. Tendo apenas uma opção de nome as regras ficam mais simples. Tendo um lugar para o conteúdo, pode-se transpor para lá informações do artigo (infobox -> introdução), de outros artigos (anexo -> artigo) ou de banco de dados externos. Com as recomendações de conteúdo, os robôs ganham um aval para editar os artigos fazendo diversos ajustes, que de outra forma seria feita por usuários.

Diferentes tipos de padronização:

Padronização da técnica: aplicada sobre o título dos artigos, nome das predefinições e de seus campos, categorias, onde usar predefinições, transclusão ou substituição. Usar predefinição ou escrever o texto simples? Referência formatada ou não?
Padronização do visual: informações sobre o mesmo assunto devem ter cores e formatos iguais, para facilmente identificar o assunto antes mesmo de ler o texto.
Padronização de conteúdo: são os Livros de estilo, tanto o geral como o temático dos projetos, que fazem recomendações sobre a introdução, as seções e seus conteúdos, as predefinições, e similares.

Projetos pessoais[editar | editar código-fonte]

Atalhos[editar | editar código-fonte]